JÔ que existem diversas maneiras de se extrair café, nada mais justo do que haver inúmeros modelos e tipos de cafeteiras que contemplam todos esses diferentes métodos.
Mas a escolha da cafeteira ideal vai depender muito da sua preferĆŖncia pelo resultado da bebida.
Obviamente, o principal Ć© escolher grĆ£os de alta qualidade para garantir um bom resultado. Mas a cafeteira tambĆ©m faz parte para que a experiĆŖncia seja completa. Afinal, cada mĆ©todo de extração irĆ” ressaltar caracterĆsticas especĆficas do grĆ£o utilizado.
Atualmente no mercado, você consegue encontrar cafeteiras de todos os modelos e tamanhos, não importa o método de extração escolhido (por exemplo, um café coado ou um café expresso).
Assim, você pode optar por modelos de design sofisticados, compactos, portÔteis ou até bastante simples.
O importante é investir em uma cafeteira de qualidade capaz de produzir o café a seu gosto, com a praticidade necessÔria de quem vive em um mundo moderno, mas que não abre mão do sabor autêntico de um bom café feito na hora.
Quando pensamos em cafeteira, automaticamente estamos decidindo por um mĆ©todo especĆfico de extração, seja ele o tradicional, espresso, coado ou por infusĆ£o.
HĆ” cafeteiras que sĆ£o operadas manualmente, outras utilizam energia elĆ©trica, pó, filtros ou cĆ”psulas, alĆ©m de incluĆrem outras funcionalidades, como vaporizar o leite, por exemplo.
Se vocĆŖ estiver procurando pelo modelo ideal, mas ainda nĆ£o conseguiu se decidir pelo seu mĆ©todo de extração favorito, vamos listar abaixo os tipos de cafeteiras disponĆveis hoje no mercado para facilitar a sua escolha.
Temos certeza de que alguma delas vai se encaixar perfeitamente no seu perfil!
Tipos de Cafeteiras e Métodos de Extração
HĆ” uma enorme variedade de tipos de cafeteiras nos mais diversos modelos e tamanhos no mercado. Cada uma delas vai ter suas caracterĆsticas especĆficas, funcionalidades, vantagens e desvantagens.
O mais importante Ć© saber que cada uma delas vai ter o seu mĆ©todo de extração especĆfico, influenciando diretamente no resultado da bebida, ou seja, no sabor, aroma, corpo, amargor e outras peculiaridades do cafĆ©.
Obviamente, o design, tamanho e o material da cafeteira tambƩm contam na hora de escolher o modelo ideal.
Sabendo definir o seu método preferido e escolhendo um café de qualidade, optar por uma boa cafeteira vai ser mais fÔcil do que você imagina.
Vamos aos diferentes tipos de cafeteira!
Cafeteira Francesa ou French Press
A cafeteria francesa também é conhecida por prensa francesa (French Press) e utiliza uma forma de extração manual, sem precisar de energia elétrica. Assim, se torna perfeita para levar para lugares externos em que você consegue providenciar Ôgua quente.
Como o próprio nome jÔ sugere, se extrai o café por meio de uma prensa com um filtro, após o pó de café ter ficado imerso em Ôgua por alguns minutos (4 minutos de infusão).
O mĆ©todo deve ser utilizado com a moagem do grĆ£o mĆ©dia a grossa, para nĆ£o passar pelo filtro quando prensado. Ao usar um grĆ£o moĆdo demais, o pó passa pelo filtro metĆ”lico e se mistura Ć bebida. E isso deixa o cafĆ© pronto menos palatĆ”vel.
A infusĆ£o costuma preservar os óleos naturais do cafĆ© e ressaltar mais o sabor da bebida, bem como ter maior teor de cafeĆna. O resultado Ć© um cafĆ© de amargor suave, rico em sabor.
Cafeteira Italiana ou Moka
A cafeteira italiana pode ser tanto elétrica como para fogão.
Basicamente, ela funciona como uma panela de pressĆ£o, mas tambĆ©m necessita de moagem de grĆ£os especĆfica (mĆ©dia), evitando que o pó seja compactado.
Para utilizĆ”-la, basta colocar Ć”gua em temperatura ambiente na base, atĆ© a altura da vĆ”lvula (nunca ultrapassar!), em quantidade suficiente para cobrir o alumĆnio, e o cafĆ© em um compartimento especial, que se encaixa dentro da base. Ela nĆ£o precisa de filtro de papel.
Para esquentar, os modelos convencionais vão sobre o fogo, em um fogão. Enquanto que, os modelos elétricos possuem uma resistência que aquece a Ôgua.
O método utiliza a pressão da Ôgua, que sobe quando estÔ prestes a atingir a ebulição, passando pelo compartimento do café em direção ao compartimento de cima. O resultado é um café de sabor próximo ao de um café espresso.
Cafeteira Aeropress
No Aeropress, método inventado pelo americano Alan Adler, é a pressão do ar que empurra o café contra o filtro, de forma semelhante à prensa francesa.
A técnica consegue extrair o mÔximo do café, pois a pressão utilizada remove um pouco mais dos óleos essenciais do grão, resultando em uma bebida com mais corpo e complexidade, parecida com espresso.
A extração tambĆ©m Ć© feita de forma manual, atravĆ©s de infusĆ£o, exigindo uma granulometria (moagem) dos grĆ£os e temperatura da Ć”gua especĆficas. Para utilizĆ”-la, basta colocar o pó no tubo central e adicionar 60 ml de Ć”gua a 80 °C, misturando suavemente.
Em seguida, coloca-se mais 170 ml de Ôgua para deixar em infusão por 10 segundos.
Por fim, coloca-se o filtro de papel (especĆfico) dentro de uma peƧa que enrosca no tubo, virando-o de cabeƧa para baixo, com a boca direto sobre a xĆcara. O ĆŖmbolo dentro do tubo desce empurrando o ar, que coa o cafĆ© pelo filtro.
O resultado Ʃ um cafƩ de sabor suave, com menos amargor e acidez.
Cafeteira Espresso
A cafeteira de cafĆ© espresso chegou revolucionando o mercado. Antes uma mĆ”quina apenas disponĆvel em cafeterias, agora permite saborear o mesmo cafĆ© intenso, cremoso e concentrado em casa.
Seu diferencial consiste em preparar o cafĆ© de forma prĆ”tica, em porƧƵes individuais, atravĆ©s da Ć”gua pressurizada (sob pressĆ£o), dentro da mĆ”quina. O resultado Ć© uma bebida de aroma forte e amargor especĆfico.
Em geral, as mĆ”quinas de cafĆ© expresso caseiras possuem uma ou duas saĆdas de cafĆ©, vaporizador e alguns recursos extras para preparar uma deliciosa bebida.
No entanto, o mĆ©todo exige alguns detalhes importante: a torra deve ser mais clara, a moagem mĆ©dia, uma quantidade exata de pó (moĆdo na hora), com pressĆ£o especĆfica para compactar o pó (20 kg de forƧa), fornecer segundos exatos (25 segundos) do contato da Ć”gua a 92 °C com o pó, mĆ”quina sob pressĆ£o de 9 atmosferas, entre outros.
Ela pode ser capaz de vaporizar o leite para fazer outras receitas, podendo ser manual, semi-automƔtica e automƔtica.
Cafeteira espresso de cƔpsulas
A cafeteira espresso de cÔpsulas ou sachês possui a grande vantagem de não ficar limitada apenas a fazer café, pois pode preparar outras bebidas como chÔs, chocolate e cappuccino.
A cafeteira de cĆ”psulas Ć© semelhante Ć cafeteira espresso automĆ”tica, porĆ©m a porção de cafĆ© jĆ” vem dosada e o pó Ć© colocado a cada xĆcara que serĆ” preparada.
O seu modo de extração é o mesmo do café espresso tradicional, mas com um armazenamento que permite uma melhor conservação do café até ser consumido.
As cÔpsulas possuem enorme variedade de aromas, basta encher o reservatório de Ôgua regularmente, escolher a cÔpsula, colocÔ-la no compartimento e apertar o botão para que a bebida fique pronta em segundos.
AlĆ©m disso, diferentes marcas de cafĆ© fazem cĆ”psulas compatĆveis para esses sistemas, o que aumenta ainda mais a variedade.
Cafeteira turca
A cafeteira turca utiliza uma das técnicas mais antigas de preparo de café entre os Ôrabes. O método de extração utiliza uma moagem mais fina, pois o café não é coado, semelhante ao preparo do café solúvel.
Prepara-se o cafĆ© turco em um bule especĆfico, chamado de cezve, feito de metal semelhante a uma āpanelinhaā. Ele tambĆ©m costuma ser aromatizado com especiarias como canela, anis-estrelado e cardamomo.
Nesse mĆ©todo, alĆ©m de nĆ£o ser coado, o pó Ć© fervido com a Ć”gua trĆŖs vezes, resultando em uma bebida bem encorpada, mais rica em cafeĆna e mais amarga.
Cafeteira Globinho ou Sifão
A cafeteira globinho mais parece um objeto de laboratório, por conta do seu design diferenciado.
O método pode não ser um dos mais prÔticos, mas é bem charmoso. Ele também não utiliza eletricidade, sendo que o café é aquecido pela chama na parte inferior da peça.
A cafeteira consiste em três componentes bÔsicos: um para colocar a Ôgua, outro para colocar o pó e outro que fica embaixo, esquentando na espiriteira.
Para fazer o café, coloca-se o pó em moagem mais grossa, na região superior da cafeteira, e a Ôgua no globo inferior.
Ao ferver, a Ôgua sobe, por conta da pressão de vapor e vÔcuo, e vai para o recipiente de cima.
Ali, a Ôgua e o pó ficam em infusão durante todo o tempo que a chama ficar acesa. Se você afastar a espiriteira, o café volta a descer, voltando para onde estava a Ôgua. O resultado é uma bebida mais suave e doce.
Cafeteira de coador
A cafeteira de coador Ć© a forma mais prĆ”tica e tradicional de preparar cafĆ©, embora nĆ£o extraia muita cafeĆna do pó durante o preparo. Esse mĆ©todo mais parece um filtro que uma cafeteira.
Normalmente, quando se usa coador de pano, ele se encaixa em um suporte de metal para que o cafƩ seja filtrado para dentro do bule, chaleira elƩtrica ou garrafa tƩrmica.
JĆ” quando o filtro Ć© de papel, coloca-se em um suporte (porta filtro de plĆ”stico ou de vidro), podendo ser encaixado atĆ© direto na xĆcara, dependendo da quantidade a ser feita.
A proporção mais indicada é de 10g de pó de café (1 colher de sopa) para cada 100ml de Ôgua (filtrada ou mineral, para não prejudicar o sabor), em moagem fina à média.
Antes de fazer, o ideal Ć© escaldar o filtro de papel com Ć”gua quente para remover qualquer gosto residual. JĆ” o filtro de pano deve estar seco para facilitar a passagem do lĆquido.
Para coar o café, comece derramando a Ôgua devagar, de dentro para fora, molhando todo o pó até ele absorver toda a Ôgua. Depois derrame o restante da Ôgua, em movimentos circulares e uniformes para liberar todo o sabor.
Definitivamente esse Ć© um dos tipos de cafeteiras mais famosos dos brasileiros.
Cafeteira elƩtrica
A cafeteira elétrica é a mais utilizada, principalmente por conta dos preços populares e da praticidade. Para preparar o café, basta colocar a quantidade indicada de pó no coador com filtro de papel.
A Ôgua fica em um compartimento separado que, ao esquentar, sobe com a pressão da ebulição, sendo derramada para o compartimento do pó, onde é filtrada, caindo na chaleira logo abaixo.
A base da cafeteira também se mantém quente por uma chapa de metal. Sua grande vantagem é poder fazer tudo sozinha, afinal, basta colocar Ôgua, café e apertar um botão.
HÔ modelos com timer para programação e desligamento automÔtico.
Cafeteira Pressca
A Pressca Ʃ para quem gosta de preparar o cafƩ em qualquer lugar, pois ela Ʃ leve e portƔtil, alƩm de ser capaz de preparar atƩ 350 ml de cafƩ por vez.
A cafeteira utiliza o método de infusão semelhante à French Press.
Para utilizÔ-la, todas as peças devem estar devidamente encaixadas. A proporção recomendada é de 25 g de pó em granulometria média-grossa para fazer 350 ml. A Ôgua deve ser despejada a 93 °C até atingir a marca indicada dentro da Pressca.
O cafĆ© deve ficar em infusĆ£o por atĆ© 4 minutos para que o ĆŖmbolo com o filtro seja empurrando suavemente atĆ© chegar ao nĆvel do pó. Depois Ć© só servir.
Como escolher o tipo de cafeteira ideal?
Como deu para perceber, cada um dos tipos de cafeteiras aqui listadas pode oferecer uma maneira especĆfica de preparo.
O importante é definir primeiro qual a extração de sua preferência, depois pesquisar bastante cada modelo e marcas, pois os preços podem variar bastante.
No mais, nĆ£o deixe de avaliar as suas necessidades, como a quantidade que costuma consumir, tempo disponĆvel para preparar a bebida e a frequĆŖncia. Só assim vocĆŖ vai conseguir escolher o modelo ideal.
A cafeteira deve atender também ao seu gosto pelo sabor do café, e isso vai depender da extração.
Outro fator muito importante é saber escolher um bom café, como o Octavio Café, o Baggio ou o Orfeu, por exemplo, além de não se deixar levar apenas pela aparência da cafeteira.
Viu? Escolher a cafeteira ideal nĆ£o Ć© nenhuma ciĆŖncia astrofĆsica, embora existam diferentes tipos de cafeteiras.
Basta agora definir as suas preferĆŖncias e escolher o modelo que mais se encaixa no seu perfil.
Gostou desse conteĆŗdo? Compartilhe com seus amigos coffee lovers nas redes sociais!
E se você tem alguma sugestão, dúvida ou comentÔrio, é só entrar em contato com a nossa equipe por e-mail.
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e tambĆ©m a sequĆŖncia de uma história de muitos anos, a paixĆ£o realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA Ć© possĆvel ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.