Por anos “passar um café” no coador de pano foi preferência nacional e uma tradição na maioria dos lares brasileiros. Contudo, de uns tempo pra cá, o cenário mudou com o advento de cafeteiras elétricas modernas, como as de cápsulas de espresso, ou métodos variados de extração.

Segundo uma última pesquisa em 2014 feita pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), os cafés estão agora sendo “passados” em filtro de papel por uma grande parte da população em geral (97% dos consumidores), colocando o coador de pano em segundo lugar, com 25% da preferência.

Na verdade, o método de café coado está muito relacionado às origens rurais do país e ligado às memórias afetivas em fazendas com seus fogões à lenha. É um método tão tradicional que ainda é o mais usado na maioria das casas aqui no Brasil, seja o coador de pano ou de papel.

No caso do coador de papel, ele surge em meio à rotina apressada da vida moderna, em que a rapidez de preparo se torna necessária e a pressa cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

Realmente, o coador de papel é mais prático, higiênico, fácil de usar comparado ao de pano, mas há quem não abre mão da tradição, e o apego é tão grande pelo coador de pano que existem até versões menores para preparos individuais utilizadas em casas e em alguns restaurantes.

Se você seguir alguns cuidados e souber cuidar do utensílio direitinho, é possível continuar a preparar um bom café por muitos anos, sem que ele interfira negativamente no sabor do café.

Quer saber mais sobre o coador de pano? Então vamos lá!

Por que usar ou não um coador de pano?

Muita gente pode até achar o coador de pano um utensílio ultrapassado, mas em se tratando de cafés especiais, o filtro de pano é um excelente aliado para este método de extração.

A sua estrutura é bem simples, basicamente feita de tecido 100% algodão, pouco poroso e de trama fechada, em formato de cone, revestindo um anel metálico na boca para servir de suporte.

É justamente essa sua simplicidade que o torna tão popular ao oferecer resultados bastante satisfatórios. Portanto, a utilização de um coador de pano ainda pode trazer muitas vantagens, veja a seguir:

Excelente resultado na xícara

Seja qual for o café, grande parte do seu sabor vem dos óleos essenciais liberados pelos grãos durante a torra e o preparo. No caso de um filtro de pano, as partículas de óleo essenciais não são retidas no tecido.

Isso acaba conservando o sabor original dos grãos e dando um corpo marcante no resultado, com um sabor mais prolongado na boca depois de beber.

O café também sai levemente cremoso (não tanto como o espresso), sem deixar resíduos no fundo da xícara.

Possui grande durabilidade e sustentabilidade

Um coador de pano, quando bem cuidado, pode durar por dezenas de usos, sem perder a sua eficiência. Normalmente, o seu tempo de vida útil é de três a seis meses, dependendo da sua frequência de uso.

No entanto, a maioria recomenda trocá-lo mensalmente, para garantir mais higiene.

Neste quesito ele é mais vantajoso que o filtro de papel, além de oferecer menos impacto no ambiente e gerar menos lixo.

Praticidade sem igual

O método de extração é um dos mais tradicionais e a praticidade em utilizar o coador de pano é indiscutível. Basta apoiá-lo sobre o bule ou xícara (versões menores) com a quantidade de pó de café dentro e despejar a água fervida.

Depois de coado o café, é só jogar a borra fora, lavar e deixar secar antes de guardar. Pronto! Ele pode ser novamente quando você desejar.

passando café no coador

Vantagens e desvantagens do coador de pano

Já deu para perceber que são muitas as vantagens que o coador de pano pode oferecer se for esse o método de extração da sua preferência.

Mesmo assim, vamos resumir abaixo:

Vantagens:

  • Reutilizável e sustentável;
  • Prático e econômico;
  • Fácil de usar.

Desvantagens:

  • Acumula resíduos;
  • Fica com aparência encardida;
  • Deve ser lavado após o uso.

Como preparar o café perfeito com coador de pano?

Independentemente de qualquer preparo, sendo no coador de pano ou de papel, você deve seguir alguns passos para que tudo saia perfeito.

No entanto, a escolha de um bom café é essencial, e ele deve ter, no mínimo, os certificados da ABIC na embalagem.

Além disso, um café especial e/ou gourmet, do tipo grão arábica é a melhor opção, não importa a extração.

Se for a primeira vez usando o coador de pano, lave-o e deixe ele curtindo um pouco de borra de café dentro de um recipiente, a fim de eliminar a goma do tecido e outros resíduos que possam interferir no sabor final da bebida.

Outro fator importante, é SEMPRE utilizar água filtrada, pois o cloro e outras substâncias presentes na água da torneira podem influenciar também no sabor final da bebida.

Agora siga o passo a passo abaixo:

  • 1.º Passo: Escalde o coador de pano antes de usar para eliminar qualquer resíduo do último café ou do próprio pano e evitar interferir no sabor do café;
  • 2.º Passo: Esquente a água em uma chaleira, mas sem deixar ferver, só borbulhando;
  • 3.º Passo: Enquanto esquenta a água, coloque o pó de café na quantidade ideal sem pressionar;
  • 4.º Passo: Em seguida, vá despejando a água, sem muita pressa, em movimentos suaves e circulares, para que a água passe pelo pó de café de maneira uniforme, a fim de extrair lentamente todo o sabor dos grãos;
  • 5.º Passo: Não mexa com uma colher ou qualquer outro utensílio para misturar, deixe o café ficar em infusão por cerca de dois a três minutos até passar pelo pó completamente.

Clique aqui para conferir outras receitas e modos de preparado do café.

fazendo café por gotejamento

Como manter o coador de pano por mais tempo?

Para manter o seu coador de pano por mais tempo e sempre higienizado para que ele não influencie ou comprometa o sabor do café, você deve seguir algumas regrinhas básicas de conservação e limpeza.

Veja abaixo:

  • Já vimos que antes de usar o coador pela primeira vez é preciso deixar ele curtido em uma mistura de pó de café e água fervendo, para eliminar o gosto do pano e remover a goma do tecido;
  • Quando lavar, utilize apenas água, NUNCA SABÃO, apenas enxágue bem, deixando a água escoar pelo tecido por alguns minutos;
  • Deixe secar naturalmente e guarde-o em um recipiente com água na geladeira, para evitar a proliferação de bactérias;
  • Troque sempre o coador mensalmente para evitar comprometer o sabor da bebida e mantê-lo higienizado.

E então, o coador de pano é o ideal?

A escolha vai depender muito do seu gosto e preferência pessoal pelo tipo de extração.

Embora o coador de papel seja considerado mais higiênico, por ser descartável, o coador de pano traz a vantagem de oferecer sabores mais encorpados e resultados mais agradáveis.

Isso porque a percepção das notas, dos aromas e dos antioxidantes naturais do grão de café é intensificada na filtragem com o coador de pano. Mas isso é você quem vai decidir!

A verdade é que não há uma regra que diz qual é o melhor. Depende do seu gosto!

Prefere uma xícara limpa e equilibrada? Vá pelos filtros de papel.

Gosta do cafezinho tradicional, puro e saboroso? Aposte no coador de pano.

Ou então procura um café marcante, encorpado, cremoso… por que não experimentar a Aeropress, por exemplo?

Por último, caso ainda esteja em dúvida, dê uma olhadinha na nossa seleção de coadores de café. Pode te ajudar a definir.

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.