Atualizado em: 27 de julho de 2023

As 5 Melhores Cafeteiras Italianas do Mercado

Se você chegou até aqui porque quer saber quais são as melhores cafeteiras italianas disponíveis atualmente no mercado, não precisa mais procurar: este é o conteúdo definitivo sobre o assunto.

Uma cafeteira italiana, também chamada de moka, é o equipamento ideal para você que quer praticidade e rapidez para se ter um café feito em casa de qualidade.

As cafeteiras italianas não demandam grande conhecimento, sendo bastante práticas na hora de fazer café.

Costumam ser acessíveis, com um ótimo custo-benefício. Portanto, são opções ideais para quem toma cafezinho diariamente.

Mas, dentre as várias opções que o mercado oferece, quais são as melhores cafeteiras italianas? Neste post, vamos mostrar!

Além disso, é importante saber como as cafeteiras italianas funcionam, suas principais propriedades, para então fazer uma boa escolha de modelo.

Vamos cobrir todos esses detalhes e também mostrar onde comprar uma cafeteira italiana!

Confira nossa análise completa e tire suas dúvidas.

CARACTERÍSTICA PRODUTO

Nuova Moka Express Bialetti
  • Alça de silicone
  • Marca especialista em café
Verificar Preço →

Verona Brinox
  • Design quase que idêntico da Bialetti
  • Ótima opção mais em conta
Verificar Preço →

Naroote
  • A cafeteira moka é feita de material de alumínio premium, que é muito durável e pode ser usado repetidamente
  • Alça de plástico fenólico, ergonômico projetado com resistência a altas temperaturas e isolamento térmico
Verificar Preço →

Tramontina Inox
  • Ótimo design
  • Preço ameno
Verificar Preço →

Brinox
  • Seu corpo de alumínio é resistente ao calor e desmontável, o que facilita a limpeza
  • Inclui um conjunto de filtros (1 Anel de Silicone + 1 Filtro de Aço Inox), tem capacidade para 300 ml e prepara até 6 xícaras de café de 50ml
Verificar Preço →

Quais são as Melhores Cafeteiras Italianas do Mercado?

Agora que você já sabe quais são os principais modelos e marcas, confira também uma análise mais detalhada sobre cada modelo escolhido para ficar mais fácil decidir qual a melhor cafeteira para facilitar seu dia a dia.

NuovaMokaExpressBialetti

1. Cafeteira Italiana Bialetti Nuova Moka Express 1143

A primeira colocada da nossa lista de melhores cafeteiras italianas é a original Bialetti, com seu icônico design e corpo em alumínio polido.

É simplesmente o modelo mais famoso, original e de muita qualidade, . Se você quer uma moka, não tem muito erro com esse modelo, sendo o mais usado para preparar o café na Europa.

A cafeteira Nuova Moka Express Bialetti em alumínio produz de 6 a 4 xícaras de café e tem em sua alça um revestimento de silicone, o que ajuda você não correr o risco de queimar sua mão.

De todo jeito, mantenha uma boa distância da chama do fogão ao cabo, para não correr o risco de ter o cabo derretido ou, ainda, que você queime os dedos caso use uma boca grande do fogão em fogo alto.

Em geral, a moka de alumínio não pode ser usada em qualquer fogão – não pode ser levada, por exemplo, ao fogão de indução. Sendo assim, considere o fogão que você tem em casa antes de comprar.

A desvantagem da cafeteira Bialetti Moka Express está na necessidade de escolha do modelo adequado conforme o número de xícaras que você deseja.

O modelo 1143 é o indicado para a produção de 6 xícaras.

Já outros modelos podem ser usados para o preparo da bebida em outras quantidades. Servem para 1 xícara (1141), 3 xícaras (1142) e até 9 xícaras (1145).

Portanto, a cafeteira Bialetti Moka Express 1143, que estamos indicando, permite fazer 6 xícaras, o que é uma quantidade bastante significativa de café.

Caso você sirva menos, pode chegar a 8 ou 9 xícaras.

Prós
  • Modelo original, da marca mais famosa do mundo, sinônimo de cafeteira italiana
  • Leve e compacta
  • Diferentes modelos para escolher
  • Alça com revestimento em silicone
Contras
  • Indicado para produção de até 6 xícaras de café
  • Material de fabricação menos resistente
CafeteiraDeAlumínioXícarasVeronaBrinox

2. Cafeteira De Alumínio 6 Xícaras Verona Brinox

Essa cafeteira da Brinox tem um design claramente inspirado na clássica cafeteira Bialetti, que acabamos de analisar.

Também é feita no mesmo material (alumínio), então uma das poucas diferenças é a ausência da icônica ilustração do homenzinho de bigode da marca italiana.

Além disso, o design, por ser muito tradicional e já estar muito presente no imaginário das pessoas quando pensam em uma cafeteira moka, é copiado inclusive por várias marcas e manufaturas genéricas no mercado.

Como essa de cafeteira moka não é da marca Bialetti, seu preço é mais em conta e tem quase a mesma qualidade. Assim, pode ser uma opção para quem não quer gastar tanto dinheiro na compra.

A cafeteira italiana Verona é toda feita de alumínio e produz 6 xícaras de café, com reservatório de 300 ml de água.

A desvantagem está no seu cabo, que é mais simples e não possui o revestimento protetor da mesma forma que a cafeteira anterior. Com isso, o manuseio precisa ser mais cuidadoso, para evitar acidentes.

Prós
  • Preço mais ameno que o da Bialetti
  • Design igual à original
  • Disponível na cor preta
Contras
  • Constituição inferior do cabo
  • Material de fabricação menos resistente
Cafeteira Italiana Cadence Inox CAF

3. Cafeteira Italiana Elétrica Cadence Inox CAF 104

Essa é uma boa opção para quem quer um número maior de xícaras, afinal, essa cafeteira produz até 30 xícaras! Também é ideal para quem precisa manter o café aquecido por muito mais tempo.

Uma das diferenças é que essa cafeteira é fabricada em aço inox, não em alumínio, como as anteriores.

Além disso, a cafeteira italiana Cadence tem a característica de ser elétrica. Portanto, tem mais potencial para conservar a temperatura dos cafés feitos e não precisa de um fogão para funcionar.

Contudo, ela precisa ser ligada à energia elétrica. Assim, isso impede movimentar a cafeteira mais livremente e de ser usada em acampamentos ou picnics.

Segundo o fabricante, essa cafeteira italiana elétrica atua de uma forma que não “queima” o café, uma das desvantagens das anteriores.

A filtragem por percolação é mais desenvolvida nessa cafeteira em aço inox para evitar a queima. A diferença está em como a água esquenta.

Ou seja, esse tipo de cafeteira elétrica permite um aquecimento de mais qualidade. Assim, a cafeteira não vai diretamente ao fogo, o que é uma boa opção em termos de segurança.

Modelos de cafeteiras elétricas podem ser ótimos para garantir um aquecimento mais controlado e, portanto, um sabor superior do café.

O design da cafeteira elétrica em aço inoxidável da Cadence não parece em nada com o design clássico da cafeteira moka.

Não é uma opção para quem está buscando a elegância e a tradição dessas cafeteiras, mas conta com ótimas vantagens que somam muito à sua qualidade.

Uma delas é o seu bico mais longo e afunilado, o que permite muito mais precisão e controle na hora de servir o café. Ademais, esse formato evita que o café saia pingando por aí.

Seu lado negativo é demorar mais para preparar o café porque seu reservatório é maior e depende do aquecimento da resistência elétrica.

Seu preço também é um pouco mais elevado do que os modelos anteriores.

Prós
  • Elétrica, não necessita levar ao fogo
  • Produz até 30 xícaras
  • Não queima o café
  • Design sofisticado
  • Café pronto em até 10 minutos
Contras
  • Necessita de energia elétrica para funcionar
  • Preço mais elevado
Cafeteira Italiana Em Inox Tramontina

4. Cafeteira Italiana Em Inox Tramontina

Se você deseja uma cafeteira moka de qualidade e prática que possa manter o café aquecido por mais tempo, então a cafeteira Italiana moka em aço inox da Tramontina é uma excelente opção.

Apesar de não ser feita em alumínio como as demais, ela foi feita para ser levada ao fogo e pode ser usada em qualquer fogão.

Além do belo aspecto desse modela da Tramontina, por ser em aço inox, o café consegue ser mantido aquecido por mais tempo em comparação com o design clássico como o da Bialetti, que é de alumínio.

O aço inox, inclusive, é um material mais resistente, o que permite que você aproveite sua cafeteira por mais tempo.

A desvantagem da cafeteira fica pela estética: como a cafeteira acima, não tem o mesmo charme das mokas tradicionais. Todavia, sua usabilidade e qualidade não são prejudicadas.

Com um preço modesto, pode ser uma boa aquisição.

Prós
  • Belo design com corpo em inox
  • Não precisa de energia elétrica, podendo ser usada em qualquer tipo de fogão
  • Preço mais ameno
Contras
  • O aquecimento do café depois de feito é somente temporário, já que ela mesmo não apresenta resistência elétrica
Cafeteira Italiana Mini Express Mimo Style

5. Cafeteira Italiana Mini Express Mimo Style

Assim que bater os olhos, você logo vai notar o design diferente da Mini Express Mimo Style.

Essa cafeteira é bem particular e não tem nada igual a ela no mercado. Ainda assim, é feita no mesmo material das mokas clássicas (alumínio).

Ela é ideal para quem quer somente uma xícara de café e tem o preço muito em conta.

O que podemos observar é que essa cafeteira é simples e permite fazer seu bom café de maneira igualmente fácil. Aliás, ela funciona pelo mesmo sistema de percolação que as demais.

Ou seja, ela possui uma base, um sistema de filtragem vedado, uma válvula de segurança, mas não possui a parte superior do reservatório de café.

Ao invés disso, ela possui uma espécie de bica para escoar o café diretamente na xícara!

Se você é a única pessoa da casa que aprecia o delicioso café da moka, então esse é o seu modelo de cafeteira ideal.

Ela não possui revestimento e é de alumínio, portanto, é um modelo ideal para quem quer otimizar o uso de pó de café e possui baixa demanda.

A desvantagem é que, se você quiser 4 xícaras, deve passar o café 4 vezes. Se quiser 9 xícaras, terá que passar 9 vezes, e assim por diante. O que já deixa de ser prático, mas não é o fim do mundo para quem mora sozinho.

Enfim, é uma das melhores cafeteiras italianas em custo-benefício. Também não fica devendo nada em qualidade.

Prós
  • Preço bem em conta
  • Ideal para uma pessoa
  • Design diferenciado
Contras
  • Não tem revestimento
  • Serve apenas uma xícara de cada vez

O Que É Uma Cafeteira Italiana e Como Ela Funciona?

Cafeteira italiana é aquela que usa o mecanismo de percolação, patenteado na Itália anos atrás.

Os adoradores de um bom café falam que o melhor café é produzido nesses equipamentos, através do seu sistema de percolação.

A qualidade do café produzido nessas cafeteiras realmente é notável, mas talvez não seja para todos os gostos.

Essa cafeteira foi criada por Luigi de Ponti, sendo patenteado sob o nome de Alfonso Bialetti em 1933. A ideia dos dois era criar uma cafeteira doméstica que conseguisse fazer um café com gosto bem parecido com o do expresso italiano.

E eles conseguiram!

O design original era feito em alumínio. Inclusive, a marca Bialetti, que já analisamos aqui, é famosa no mundo inteiro e virou até sinônimo da moka.

O método pelo qual a cafeteira italiana moka funciona e foi patenteada é o mesmo das tradicionais cafeteiras Bialetti Moka, que tem três partes:

  • A primeira, a parte de baixo, compartimento para colocar a água;
  • A segunda, a parte do meio, onde é colocado o pó de café;
  • A terceira parte, de cima, onde a bebida fica pronta.

Quando a água quente atinge a temperatura de ebulição, ela se transforma em vapor.

A água quente, então, passa pela região intermediária onde fica o pó, resultando na bebida pronta na parte superior da cafeteira.

Portanto, para uma cafeteira italiana funcionar corretamente, é importante que o filtro de alumínio esteja limpo.

Na verdade, cada peça deve ser muito bem encaixada para o sistema funcionar, por isso, é sempre importante ficar atento a esse detalhe.

Qual a diferença entre cafeteira italiana e prensa francesa?

A maior diferença entre os modelos está justamente no modo de preparar o café.

De acordo com o que já vimos, o modelo italiano precisa ir ao fogo e demanda uma atenção maior para não deixar o café queimar.

Já na prensa francesa, a água quente é adicionada enquanto a cafeteira está fora do fogo. O período de infusão é mais curto e não há a necessidade de tanto cuidado.

O Que Considerar na Hora de Escolher a Melhor Cafeteira Italiana?

Se você gostou da ideia de adquirir uma cafeteira italiana, antes de definir o tipo ideal, é importante avaliar alguns critérios que precisam ser considerados.

Qual a melhor: alumínio ou inox?

Em termos de material, a melhor cafeteira italiana depende do seu fogão.

Se você possui o convencional, qualquer uma serve. Se o seu fogão é por indução, apenas a de inox vai funcionar.

A outra vantagem do inox é que ele pode conservar por mais tempo a temperatura da bebida.

No mais, ambos os materiais entregam a mesma experiência.

Qual o pó certo para a cafeteira italiana?

A moagem certa para a cafeteria moka é a moagem média. Para ter uma referência, os grãos não podem ficar tão finos quanto o da moagem para coador nem tão grossos quanto o que você usa na prensa francesa.

Veja se a Cafeteira Italiana combina com seu perfil

Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas não gostam de esperar a água entrar em ebulição para só, então, passar no pó e preparar seu delicioso café.

Uma cafeteira italiana produzirá seu café em torno de 5 minutos, mas para muitas pessoas esse é um tempo bem longo para esperar.

Se você tem pouco tempo e é bastante ansioso, então talvez uma cafeteira automática de cápsula e café espresso, na qual o café fica pronto em cerca de 30 segundos, seja mais o seu perfil.

Pense no seu gosto

Note também que o sabor do café feito na cafeteira moka deve ser do seu agrado.

O mais parecido dos outros métodos de preparação de café é a pressão, ou seja, o que faz o café expresso. Assim, se você gosta de tomar esse tipo de café, então a moka tem grandes chances de te cair bem!

Por fim, no geral, a moka de alumínio não pode ir em todo tipo de fogão.

Se você tentar usar uma dessas em um fogão elétrico (que aquece por indução ou contato), ela não vai funcionar.

Pense no tipo de fogão que você tem em casa, então, antes de comprar uma cafeteira desse tipo. Atente para o material, já que hoje temos essa opção.

Prefira também usar café moído na hora, uma vez que a moka precisa de uma moagem média grossa para dar o melhor resultado.

Dica para não deixar o café amargo

Algumas pessoas acreditam que o café produzido por cafeteiras italianas não é tão gostoso quanto outros tipos de café (como o coado ou o café expresso, por exemplo).

A explicação é porque o vapor de água pode “queimar” o pó de café, gerando um gosto mais amargo.

Uma dica é colocar uma colher de sopa de água filtrada na porção superior da cafeteira.

Escolha o tamanho adequado da cafeteira

Existem vários tamanhos entre as melhores cafeteiras italianas.

Isso está relacionado à sua parte de baixo, já que quanto mais água couber até a válvula de segurança interna, maior o número final de xícaras.

Se você mora sozinho e sua demanda de café é pequena, não precisa escolher um tipo grande.

Por outro lado, se sua demanda de café é maior, uma cafeteira pequena não vai te agradar.

Só para ilustrar, as marcas calculam que cada xícara tem, mais ou menos 50ml. Assim sendo, na hora da compra, use essa medida como referência.

Alguns cuidados importantes

Como as cafeteiras italianas vão diretamente no fogo, tome cuidado ao mexer no cabo.

Isso porque, dependendo do tamanho da cafeteira e do cabo (e da altura do fogo), ele pode esquentar e até derreter.

Portanto, opte sempre por cafeteiras com cabos longos, já que isso facilita e evita acidentes.

Você pode reconhecer facilmente a válvula de segurança da cafeteira moka pelo pequeno orifício que ele possui na parte de baixo.

Ela serve para aliviar a pressão dentro do recipiente enquanto a água está fervendo.

Para não correr nenhum risco, nunca adicione um volume de água que ultrapasse essa válvula de segurança. Assim, você permite que a pressão seja aliviada e a água não passe rápido demais pelo pó de café, prejudicando o sabor final.

Outra coisa é que você terá que prestar atenção em detalhes ao fazer seu café.

Um deles é, ao colocar o pó de café, não compactá-lo e deixar sempre o filtro bem limpo, sem entupimentos.

Um filtro entupido pode fazer com que o vapor não consiga passar livremente pela cafeteira, o que fará com que não só seu café não fique tão bom quanto poderia, como também poderá causar acidentes.

Conclusão

Uma cafeteira italiana pode ser uma excelente aquisição para você ter o melhor café na sua casa, sempre fresco e preparado de maneira simples. Seu café da manhã nunca mais será o mesmo!

Neste conteúdo, listamos as opções de melhores cafeteiras italianas, bem como o que você deve considerar antes de comprar a melhor cafeteira para o seu caso específico.

Também mostramos onde comprar cada tipo de cafeteira italiana!

Agora, é só finalizar a compra e, em seguida, curtir um belo café produzido pela sua mais nova cafeteira italiana.

E, da próxima vez, chame seus amigos e familiares para apreciar um café quentinho e de alta qualidade com você.

Não deixe de conferir os demais conteúdos do Review Café!

Compartilhe com seus amigos coffee lovers nas redes sociais!

E se você tem alguma sugestão, dúvida ou comentário, é só entrar em contato com a nossa equipe por e-mail.

Até a próxima.

Análises individuais de cafeteiras italianas

Clique em alguma imagem abaixo.