Já ouviu falar em Aeropress? Não, não se trata de nenhum brinquedo, nem de um novo modelo de avião mais rápido, mas de um método de preparo de café inovador, super criativo e prático, semelhante à French Press.

O método foi criado não tem muito tempo (2005),  mas já conquistou muitos apaixonados pela bebida.

À princípio parece ser esquisito e complicado, por conta do seu formato insusitado e sistema de encaixe na xícara, mas a Aeropress fornece um resultado delicioso, além de ser prática e trazer várias vantagens.

A extração é tão popular que existe até um Campeonato Brasileiro de Aeropress, em que baristas apresentam uma grande variedade de receitas e técnicas de preparos, que podem resultar em uma bebida de sabor mais intenso, como o café espresso; ou mais suave e de acidez acentuada, como no café coado.

O Aeropress combina três técnicas para a extração do café: infusão, pressão e filtragem, sendo mais indicada à quem deseja se aventurar por diversos métodos de preparo de café, mas que já possui certa prática.

Quer entender mais sobre o Aeropress? Vamos explicar abaixo tudo sobre ela, incluindo também os métodos de preparo!

O que é uma Aeropress?

A Aeropress é um equipamento para fazer café pequeno, formado por dois cilindros de plástico (livre de BPA) e mais duas outras peças que se encaixam entre si, formando um vácuo dentro do equipamento.

É uma cafeteira que lembra bastante a French Press (prensa francesa), mas ao invés de usar o pistão para prensar o pó de café, é a pressão do ar na base do cilindro que conclui a extração.

Para isso, o equipamento utiliza três técnicas: a infusão, deixando o café em contato com a água por vários minutos; a pressão do ar pelo vácuo ao abaixar o cilindro, como na extração do espresso; e a filtragem pelo filtro de papel, como no coador.

O conceito de preparo pela Aeropress é rápido, versátil, prático e bastante conveniente, seu único segredo é exigir mais cuidado com o tempo de contato do café com a água, que deve estar na temperatura correta.

No mais, basta escolher um café de qualidade, de preferência um grão arábica, e moer a quantidade na hora. O resultado será sempre surpreendentemente delicioso em qualquer lugar!

utensílios utilizados para preparar

Como surgiu a Aeropress?

A cafeteira Aeropress foi inventada em 2005, por Alan Adler, um engenheiro e inventor americano, professor aposentado pela Universidade de Stanford, que fundou a sua empresa em 1984, fabricando e vendendo invenções revolucionárias de artigos esportivos, com mais de 40 patentes em seu nome e uma das criações (Aerobie Flying Ring) presente no livro dos recordes, o Guinness Book.

Após estudar vários métodos de preparos e cafeteiras, Adler ansiava por uma forma de extrair café em pequenas quantidades, mas de um jeito mais prático e rápido, e que pudesse produzir uma bebida encorpada e forte como o café espresso, porém mais saborosa.

Para isso, ele precisava reduzir o amargor do grão através da redução do tempo de extração. Foi então que percebeu que podia usar a pressão do ar à vácuo dentro do equipamento.

A primeira Aeropress foi apresentada em uma feira de café em 2005 e desde então tem se tornado muito popular no mundo todo, ganhando até um campeonato próprio, o World AeroPress Championship.

Como funciona a Aeropress?

O equipamento é fácil de montar e bem simples de ser operado, sendo essa uma das suas maiores vantagens.

Na verdade, ela funciona como se fosse uma grande seringa, sendo constituída de um tubo externo ou camisa, onde o pó de café e a água serão misturados, ficando em infusão por alguns minutos.

Dentro deste tubo, encaixa-se o êmbolo ou pistão, que corre dentro do tubo para formar o vácuo que vai pressionar o ar para baixo e extrair o café. Nesse pistão, coloca-se uma tampa para impedir que o ar escape enquanto o pistão é pressionado.

No tubo externo, encaixamos o suporte de filtro (peça circular) na sua base para colocar o filtro de papel que vai filtrar o café enquanto ele vai sendo pressionado para sair da cafeteira.

O equipamento ainda inclui um suporte para escaldar o filtro, uma colher medidora para o pó de café, um porta-filtros e um revolvedor para mexer o café durante a infusão dentro do tubo.

Após moer os grãos e colocar a quantidade desejada dentro do tubo externo (camisa), é só preencher com a quantidade adequada de água, mexer para misturar e deixar em infusão por cerca de 30 segundos.

Você vai notar que o encaixe do tubo externo com pistão vai deixar uma camada de ar, que ao abaixar o pistão, pressiona o líquido a passar pelo filtro, caindo pronto na xícara.

Obs: Recomenda-se adquirir um Timer para controlar o tempo de infusão, um moedor de grãos ( no caso de café em grãos) e balança para medir a quantidade de pó de café.

preparando o café aeropress

Como preparar café na Aeropress?

O método de preparo do café na AeroPress é super fácil e prático. O melhor de tudo é que ele ainda deixa espaço para você utilizar a sua criatividade para obter o seu sabor preferido.

Através das quantidades de água e pó de café, moagem, temperatura, tempo de infusão e maneira como proporciona a turbulência ao mexer o café antes da extração com colher ou girando o utensílio, é possível obter vários resultados diferentes.

No entanto, para que tudo saia da forma correta, é preciso escaldar o filtro de papel e o tubo externo que recebe a água e o café, a fim de tirar qualquer resíduo ou gosto ruim.

A quantidade de água é medida pelas marcas na parte de fora do tubo externo, que equivalem a uma xícara de café de 50 ml.

O recipiente que vai receber o café deve ser do tamanho ideal para comportar a quantidade de café filtrado e ter uma base resistente o suficiente para receber a pressão do pistão.

No mais, você pode escolher entre dois métodos de preparo: o tradicional (inventado pelo seu criador) e o invertido (preferido dos baristas).

Veja abaixo:

Método Tradicional:

Para o método tradicional, consideramos 25g de pó de café para 200ml de água na temperatura de 80 °C.

  • Coloque o filtro de papel dentro do suporte e enrosque a peça ao tubo externo;
  • Apoie o tubo sobre a xícara escolhida e despeje o café dentro;
  • Vá derramando a água devagar em movimentos circulares;
  • Deixe em infusão por cerca de 10 a 30 segundos;
  • Após esse tempo, dissolva a crosta de pó mexendo suavemente por 10 segundos;
  • Insira o êmbolo de cima para baixo, e vá empurrando o ar para o café passar pelo filtro e cair na xícara, contando devagar de 1 a 25.

Dica de especialistas: Pressione o êmbolo gentilmente para não compactar o café demais e demorar para extrair. Pare de pressionar depois que o café estiver na xícara, para deixar uma camada de ar dentro da Aeropress e não passar sabores amargos para a bebida.

Método Invertido:

O método invertido é o mais popular entre os baristas.

Ele consiste em deixar a Aeropress de cabeça para baixo, com o êmbolo já encaixado, para depois ser invertida na hora de fazer a pressão no pistão.

Confira em vídeo uma receita prática (Créditos: Orfeu).

Vantagens da AeroPress

Uma das maiores vantagens da Aeropress é produzir uma excelente xícara de café em poucos minutos, quando e onde você quiser.

Por isso, é um dos métodos de preparo mais versáteis.

Além disso, o equipamento é fácil de limpar, guardar e transportar, podendo ser usado de várias maneiras diferentes, variando no tempo de extração, na quantidade de café em relação à água, na temperatura da água, entre outros.

Cada detalhe e alteração em relação ao tempo de infusão, velocidade de filtragem ou moagem dos grãos, vai influenciar no sabor final da bebida.

O resultado é um café marcante, bem encorpado e deliciosamente saboroso, por conta do pouco tempo de infusão.

Por isso, o método já virou um dos preferidos entre baristas no mundo todo, visto que proporciona possibilidades infinitas de sabores e receitas.

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.