O Brasil se encontra entre os principais exportadores de café do mundo, sendo que a bebida é também uma das mais consumidas no país. Mas você saberia fazer um bom café, tanto quanto aprecia?
Não há nada melhor do que o aroma de um cafezinho sendo feito na hora.
Mas assim como existem diferentes tipos de grãos de café, há vários métodos de preparo também, sendo que muito deles você já conheceu por aqui.
O sabor delicioso de um bom café é indiscutível, mas cada preparo vai destacar propriedades específicas do grão e isso faz toda a diferença no resultado da bebida. Portanto, a escolha do grão, o método do preparo e a maneira como você vai executá-lo são essenciais.
Por isso que não raramente provamos cafés de gosto amargo e queimado, ou aguado e sem gosto, todos muito desagradáveis ao paladar.
Além das diferentes espécies de grãos, moídos ou em pó, os modos de preparo também se diferenciam no equipamento usado, no material e na velocidade da extração.
Absolutamente tudo isso vai influenciar no aroma e sabor, podendo prejudicá-los, se o café não tiver qualidade alta e o preparo não estiver correto.
Viu só?!
Fazer café pode até ser uma tarefa bem fácil, mas para preparar um delicioso café, é necessário ter o conhecimento de alguns “segredinhos” básicos para que ele fique perfeito.
Acompanhe nossas dicas abaixo de como fazer um bom café!
Vamos lá!
Dica #1: Escolha um produto de qualidade
Não importa se o café será em pó ou em grão, mas é fundamental que ele seja de qualidade, de preferência 100% café arábica.
Se você já possui um moedor de café em casa, então poderá optar pelo café em grão e moído na hora, pouco antes do preparo e apenas na quantidade certa.
Café em grão costuma ter um sabor e aroma intensos. Mas, se você não possui um moedor e gostaria de investir na opção moída na hora, existem cafeterias e padarias que vendem o pó do produto moído fresquinho. Basta ir até a loja, solicitar o produto e eles moem tudo ali na sua frente!
Caso optar pelo café em pó, ele deve ser de alta qualidade também. Assim, você pode escolher entre um café especial e um café gourmet, por exemplo.
Normalmente, cafés especiais em pó são vendidos em embalagens menores, embalados a vácuo para uma melhor conservação do aroma e sabor.
É importante também optar por marcas com o selo de pureza e qualidade da ABIC, a fim de garantir a sua procedência e assegurar que o produto não contenha resíduos ou impurezas.
O tipo de café ou blend, vai depender da sua preferência de paladar, podendo ser mais tradicional, suave, forte, orgânico, descafeinado, etc.
Dica #2: Conserve-o de forma adequada
Após abrir a embalagem do café, ele precisa ser conservado de forma adequada para não perder as suas propriedades e oxidar em contato com a luz.
Dessa forma, armazene-o em recipientes bem vedados, de metal ou vidro escuros, e guarde-o na geladeira, pois a baixa temperatura vai ajudar a preservar as suas propriedades.
Além disso, não demore muito para consumir, pois, após aberto ele deve durar apenas por 15 dias. Depois disso, já não vai possuir o mesmo sabor e aroma desejados.
Manter o produto dentro da embalagem original e fechar a abertura também funciona bem. Nesse caso, só tome o cuidado para que fique bem fechadinho e não entre ar.
Dica #3: Escolha um bom coador
O tipo do coador é uma questão de preferência, mas é determinante dependendo do preparo escolhido.
Por exemplo, se você tem uma máquina de café espresso em casa não vai precisar de coador, mas a maioria dos outros preparos de café coado necessitam.
Há quem não abra mão de um cafezinho passado em coador de pano, pois o tecido de algodão não contém pigmentos, não altera o sabor da bebida e nem solta fiapos.
No entanto, ele também precisa passar por processos de limpeza, armazenamento, para melhor conservação e evitar mofo e proliferação de bactérias.
Um bom filtro de papel também é composto por 100% de fibras celulósicas, que também não comprometem o sabor e a aparência do café, além de ser mais prático e higiênico.
Ambos precisam ser escaldados antes de serem usados. Isso garante não só a higiene como também a qualidade do sabor do café.
Em relação ao coador de pano, vale lembrar que este precisa ser lavado somente com água e, quando novo, curtido com borra de café antes de usá-lo pela primeira vez.
Ele também precisa ser guardado dentro de um recipiente com água, em um pote fechado, na geladeira, a fim de durar de 3 a 6 meses.
O coador de papel, por sua vez, deve ser descartado após o primeiro uso.
Dica #4: Utilize APENAS água filtrada
Para não prejudicar o sabor do seu café, não use água da torneira, apenas água filtrada ou mineral. Isso porque, a água da torneira pode conter resíduos, impurezas e outras substâncias (cloro, flúor, por exemplo) para o seu tratamento que modificam o sabor e a aparência da bebida.
Portanto, não deixe de usar uma água de qualidade para o preparo da sua bebida. Esse cuidado é pequeno e faz uma diferença enorme no sabor da sua bebida.
Dica #5: Não adicione açúcar na água ou no pó
Há quem tem o hábito de adoçar a água ou o pó já com açúcar para agilizar o preparo, principalmente quando vai passar maiores quantidades e armazená-lo em uma garrafa térmica.
Não faça isso. O adoçante e o açúcar removem todo o sabor da bebida. Se o café for do tipo especial (café gourmet), ele pode ser tomado puro, pois o seu sabor já é mais adocicado.
Mas se você não tem um paladar para isso, ou se optou por um tipo robusta, adoce somente depois de pronto ao seu gosto.
Os açúcares durante o preparo podem alterar o ponto de ebulição da água e fazer com que o café vire uma espécie de xarope, prejudicando totalmente o preparo e o resultado.
Além disso, o açúcar acelera o processo de oxidação da bebida. Assim, seu café terá uma validade ainda menor!
Dica #6: Preste atenção na proporção e moagem
A proporção entre o pó e a água é fundamental em qualquer preparo, assim como a moagem do grão, se for essa a sua escolha.
Para saber como fazer um bom café, você deve utilizar de 5 a 6 colheres (sopa) de pó para cada litro de água.
O ideal é manter o equilíbrio, dependendo da sua preferência por um café mais forte ou mais fraco. A moagem do grão também é importante para tipos específicos de preparo.
Por exemplo, a prensa francesa utiliza moagem média a grossa, já as cafeterias elétricas com filtro de papel podem utilizar uma moagem mais fina.
Mas lembre-se, quanto mais fina a moagem, mas rápido o café será passado e mais aguado e fraco ele será. Moagens mais grossas tendem a oferecer um café de sabor mais encorpado e cremoso.
Dica #7: Não deixe ferver a água
Para fazer um café perfeito, o ideal é deixar a água ferver, mas mantê-la em uma temperatura de no máximo, 90 °C.
Você pode usar um termômetro, ou observar o ponto através do movimento da água, que vai formando pequenas bolhas antes de levantar a fervura.
Quando deixamos a água ferver, essa alta temperatura altera a acidez do pó de café, prejudicando o seu sabor final. Isso porque, a água acima da temperatura ideal pode queimar os grãos de café e, assim, trazer uma série de sabores indesejados.
Dica #8: Despeje a água devagar
Por fim, uma dica bem simples, mas muito valiosa, que vai fazer toda a diferença na extração do aroma e sabor do café. Ao despejar a água, escalde primeiro o filtro e descarta a água que passou.
Coloque a quantidade certa de pó e umedeça com uma pequena quantidade de água, deixando passar.
Depois, vá despejando o restante bem devagar, por todo o pó, em movimentos circulares. Não demore muito também (mais de 5 minutos), pois isso pode deixar o café amargo. A extração deve ficar entre 2-4 minutos.
Outras dicas universais de preparar café
Todas as dicas acima são essenciais para saber como preparar café em casa e impressionar as suas visitas pelo sabor e aroma agradáveis da bebida.
Contudo, existem algumas dicas que são universais, independente do método de preparo que você escolheu para a sua bebida:
- Utilize o pó de café apenas uma vez e, em seguida, faça o descarte.
- A borra de café seca pode ser usada para diversos fins: desodorizar geladeiras, aditivar o solo de vasos e canteiros, tingir o cabelo, etc.
- Se você quiser conservar a temperatura do café quente por mais tempo, escalde as xícaras, o bule ou garrafa térmica em água fervente antes de despejar o café.
- Não utilize pó vencido ou moído há dias, o ideal é grão moído na hora.
- Evite reaquecer o café passado já frio para não alterar o seu sabor.
- Depois de colocar o pó no filtro ou no coador, não mexa com a colher ou compacte, seja antes ou durante o preparo.
- Depois de pronto, ele deve ser consumido imediatamente, ou em no máximo uma hora depois.
Pronto! Agora você já sabe como fazer um bom café e vai arrasar quando receber visitas. Continue acompanhando outras dicas quentes!
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.