O café é uma das bebidas mais adoradas do mundo, encontrada em diversos formatos e misturas, que faz parte do dia a dia de milhões de pessoas do amanhecer às reuniões de negócio.

Com as suas possibilidades exploradas em todos os continentes, é bem provável que você já tenha ouvido falar de alguns tipos de café, mas talvez não saiba o suficiente para fazer a sua versão em casa.

Que tal conhecer um pouco mais sobre as variações e, melhor ainda, aprender a fazer em casa?

É para isso que preparamos esta lista com 8 variedades da aconchegante bebida feita à base de grãos.

Conheça, então, 8 opções de cafés para você preparar em casa.

Os 8 Tipos de Café para Fazer em Casa

Independente do tipo de café que você gosta, uma coisa é certa: um café bem feitinho, é sensacional.

Independente do tipo de cafeteira, o resultado é sempre bom. O intuito desse conteúdo é te mostrar 8 opções para fazer na sua casa.

1. Coado

café coado

O tradicional café coado costuma ser comprado nos supermercados já moído, o qual é passado em um coador de papel ou de pano com água fervente e, então, servido no café da manhã ou da tarde, de preferência com um pão francês ou torradas.

Te deu um aconchego só de pensar? É exatamente essa a intenção.

O café coado está no lar dos brasileiros há décadas, com diferentes nuances e modos de preparo, de acordo com a região.

Você sabia que existe uma lógica por trás da água fervente, coador e pó de café? É a proporção.

Isso é bastante simples: basta colocar para ferver a quantidade correspondente de água ao pó que utilizará.

Para cada 250 ml de água, 1 colher rasa de sopa de pó regular. Se for o extraforte, também encontrado nos supermercados, utilize uma colher de sobremesa para a mesma proporção.

O resultado é uma bebida leve, mas ainda encorpada, que precisa ser feita com a água fervente, mas não fervendo.

A diferença técnica está na temperatura, mas você pode perceber isso quando a água começar a subir bolhas de fervura, antes de começar. Esse é o ponto correto para não queimar o pó do café.

2. Café Expresso

Café Expresso

Talvez, seja um dos tipos de café mais famosos. Existem duas grafias para essa forma de café: com “x” e com “s”. Ambas estão corretas.

Enquanto “expresso” significa algo rápido, de feitura dinâmica, o termo “espresso” tem sua origem italiana, e vem de “espremido”. No dicionário em português, o correto é expresso, mas a palavra vem do italiano.

Ou seja, ambos os significados têm sentido, tendo em vista que é uma bebida rápida para o costume da maioria dos brasileiros, e que seus grãos são espremidos para que o resultado seja mais encorpado, de sabor forte e revigorante.

Aliás, o café expresso é uma das bebidas mais famosas do mundo, principalmente com a criação de máquinas de café em cápsulas, como Dolce Gusto e Nespresso.

Apesar de haver necessidade de uma máquina ou de instrumentos mais precisos para fazer um café expresso de verdade, você pode improvisar o seu.

Ao invés de uma colher para cada 250 ml de água, tente a mesma quantia para 180 ml, de preferência o pó extraforte que você encontra no mercado.

O sabor, amargo, será parecido com o que você encontra em diversos estabelecimentos

3. Americano

café Americano

O café Americano pode ser confundido com o tradicional coado brasileiro, mas a diferença está no modo de fazer.

Com a mesma água fervente, quantidade de pó de café e coador de pó de pano ou de papel, você vai fazer um coado normalmente. Logo em seguida, meça em uma xícara a quantidade que pretende coar.

Agora coloque um terço dessa quantidade de água, aqueça-a e, em seguida, despeje o café coado.

O resultado é uma bebida suave, clarinha, que os americanos estão mais acostumados a tomar, como vemos em filmes.

Um dos tipos de café favoritos de quem acompanha as super produções americanas.

4. Latte Macchiato

Latte Macchiato

Existe um tipo de café elegante, consistente e, ao mesmo tempo, suave, que mistura sabores e texturas em sua boca e te dá a sensação de tomar uma bebida aconchegante, enquanto ela te despertará.

Esse café não poderia ser outro, senão o Latte Macchiato.

No mesmo café expresso que você preparou em casa, despeje um pouco de leite quente e, por cima, uma espuma do mesmo leite.

Para fazer a espuma, basta esquentar um pouco do leite no micro-ondas, em um recipiente fechado. Em seguida, agite-o bem, formando a tal espuma. Despeje-a em cima de sua bebida.

Vale lembrar que a quantidade de leite para essa bebida é de um terço da quantidade do café, então basta apenas um pouco da bebida branca e, por cima, sua espuma.

Se quiser, polvilhe com um pouco de canela em pó e adoce à vontade.

Esse é um dos tipos de cafés mais gostosos, na minha humilde opinião.

5. Ristretto

Ristretto

Esta variação do café também é muito comum em cápsulas industrializadas, mas você pode fazer em sua casa uma versão semelhante e tão boa quanto.

Da mesma forma que um expresso seria um café espremido em quantidade o suficiente para proporcionar uma dose forte e pequena, o Ristretto é ainda mais potente.

Ou seja, se em casa você fizer seu expresso caseiro com uma colher rasa de sopa para 180 ml, agora você utilizará a mesma quantidade do pó para apenas 100 ml.

O resultado vai ser uma dose forte, potente e altamente amarga.

6. Café Latte

Café Latte

O Café Latte não é apenas um café com leite, e nem um Macchiato. Ele é uma versão mais incorporada da bebida do grão às partes em leite e em espuma.

Para uma xícara de Café Latte, você vai preparar um expresso caseiro, potente e amargo. Em cima dele, despejará dois terços em leite quente. Ou seja, um terço de café e dois de leite.

A bebida só estará completa quando você adicionar a espuma, que aqui poderá ser, em quantidade, o mesmo tanto que despejou em leite.

Então, para isso acontecer, talvez você precise de um recipiente maior para agitá-lo, ou bater no liquidificador o leite quente até que ele se transforme em espuma.

Se despejar tudo em uma xícara transparente, seu Café Latte terá dois terços em leite, um terço em café e a mesma quantidade de leite em espuma.

Antes de misturar, será uma boa ideia tirar uma daquelas fotos “instagramáveis”.

7. Cappuccino (Um dos Tipos de Café mais Querido)

Cappuccino

Esta é uma versão diferente da que você costuma tomar em cafeterias e restaurantes.

O Cappuccino caseiro merece ser experimentado, até porque ele é versátil e pode ser feito de várias formas.

No jeito tradicional, você precisará de:

  • 50g de café solúvel;
  • 250g de leite em pó integral;
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó (não pode ser achocolatado);
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 250g de açúcar refinado.

Bata, primeiramente, o café solúvel no liquidificador, até que seus grumos estejam transformados em pó. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e bata tudo, até que vire uma só unidade.

Em uma xícara, esquente o leite na quantidade que gostaria de tomar. Num recipiente fechado, esquente um terço referente ao leite da xícara e agite em seguida, para formar a espuma.

Quando o leite estiver quente, adicione uma colher de sopa cheia da mistura que fez no liquidificador, misture tudo e, em seguida, adicione a espuma. Por cima, salpique um pouco de canela em pó e sirva.

Se quiser incrementar a receita, processe no liquidificador uma xícara de creme de leite, até que fique em textura de veludo. Passe um copo de café, no formato do expresso que aprendeu aqui.

Adicione a bebida, ainda quente, ao liquidificador e, em seguida, duas colheres generosas de sopa da mistura do Cappuccino. O resultado é uma deliciosa, cremosa e encorpada bebida quente.

Gostou da dica? Confira nossas receitinhas de cappuccino caseiro.

8. Mocha

Mocha

Para finalizar a lista de tipos de café, vamos falar do Mocha.

O Café Mocha é uma verdadeira delícia, tendo em vista a mistura que lhe provém.

Para experimentar uma xícara dessa adorada variação do café, você precisará de:

  • Café expresso caseiro;
  • Leite vaporizado;
  • Calda de chocolate.

Para fazer o café expresso caseiro, basta adicionar uma colher de sopa do pó extraforte a cada 180ml de água, resultando na mesma bebida forte e encorpada que você aprendeu a fazer aqui.

O leite vaporizado caseiro funciona da seguinte forma: esquente o leite no micro-ondas ou fogão até o ponto anterior à fervura.

Em seguida, bata-o no Mixer até que ele fique aerado, como se estivesse para se tornar uma espuma, só que antes disso acontecer. A diferença está na consistência, que aqui é maior.

Já a calda de chocolate pode ser feita com cacau em pó, açúcar, leite e leite em pó.

Em fogo baixo, adicione a uma panela (ou caneca de fogão) 240 ml de leite, 4 colheres de sopa de leite em pó, 1 colher de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de cacau em pó. Mexa tudo até ferver. Continue mexendo até engrossar.

Quando a textura for a de um caldo, o conteúdo estará pronto.

Para servir o Café Mocha, você despejará em uma xícara o café expresso quente, o leite vaporizado por cima e, em seguida, a calda, de forma a desenhar na espuma com essa finalização. O resultado é uma bebida doce e amarga, quase cremosa e simplesmente deliciosa.

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.