Nada mais gostoso que apreciar uma bela xícara de café, esteja onde você estiver no mundo. Afinal, além de cafés diferenciados, muitas cafeterias também oferecem bebidas exclusivas, diferenciadas e que atraem grande público.

Fora que muitas cafeterias também oferecem deliciosos acompanhamentos como sanduíches, cupcakes, croissants e tantas outras opções perfeitas para acompanhar uma bela xícara de café.

Assim, se você está curioso sobre as melhores cafeterias do mundo, confira nossa seleção, na qual descrevemos as 15 melhores cafeterias espalhadas pelo mundo. Confira!

Quais são as melhores cafeterias do mundo?

Para responder a essa pergunta, é preciso primeiro entender que as cafeterias têm características muito individuais, dependendo do país.

Há cafeterias que são especialistas em cafés especiais, já outras se destacam não só pelo café, mas sim pela história do local, que já foi frequentado por grandes nomes da literatura mundial, por exemplo.

Então, vamos ver quais são as melhores cafeterias do mundo!

1. Caffé Florian – Veneza, Itália

Começamos a nossa lista de melhores cafeterias do mundo com a cafeteria mais antiga que se tem conhecimento. O Caffé Florian é datado de 1720 e fica na famosa Praça São Marcos, um dos pontos mais belos de Veneza.

De fato, esse é um ponto histórico, que possui diversos objetos da história do café no país italiano. Se puder, observe toda a arquitetura do local, que lembra bastante um belíssimo museu.

No Caffé Florian, além de excelentes opções de café, você também pode degustar os famosos Zaletti Biscuits ou então, scones.

Certamente, uma visita que deve fazer parte do seu itinerário, caso você esteja na famosa cidade italiana.

2. Café Central – Viena, Áustria

A Áustria é um país com uma belíssima história voltada para a música clássica e belíssimos pontos turísticos.

No Café Central, localizado em Viena, Áustria, você encontra a arquitetura neorenascentista, em um belo palácio.

Esse local já foi frequentado por Sigmund Freud e Leon Trotsky e é uma das melhores opções no planeta, para apreciar uma bela xícara de café.

Além disso, há no menu pratos clássicos vienenses e também doces da confeitaria local.

3. Café Les Deux Magots – Paris, França

Impossível não sentar na famosa cidade luz, à beira do Sena e apreciar uma bela xícara de café. E se ainda for em um local repleto de história, o qual foi visitado por Jean Paul Sarte, Simone de Beauvoir e Ernest Hemingway, nada melhor!

Assim é o Café Les Deux Magots em Paris.

O nome peculiar desse café se deve a uma referência teatral, “Les Deux Magots de la Chine”  que, traduzido do francês, significa as duas estatuetas chinesas. Essa referência veio devido a grande parte dos tecidos virem da China. A loja de tecidos foi transferida ao local e transformada em café em 1884.

O Café Les Deux Magot oferece ótimas opções de café, acompanhado de pain au chocolat. Além disso, o café também oferece opções para o café da manhã e de le déjeuner, ou seja, de almoço.

4. Café De La Paix – Paris, França

Ainda na cidade luz, encontramos um café que é considerado patrimônio histórico da França. Esse é o Café De La Paix.

Com suas diversas mesas nas calçadas e também no ambiente interno, é o típico café francês, com arquitetura e decoração extremamente elegantes.

Além disso, foi fundado em 1862 e está sempre com muitos turistas, apreciando um belo café em qualquer horário do dia, na cidade parisiense.

5. Café A Brasileira – Lisboa, Portugal

Com uma estátua em homenagem à Fernando Pessoa e arquitetura belíssima, o Café A Brasileira em Lisboa data de 1905 e é, sem dúvida, um dos pontos a ser visitados por quem passeia pela capital lusitana. Afinal, o famoso escritor era figura frequente do café.

Inclusive, foi nesse café que surgiu o termo “bica”, que significa “beba isso com açúcar”. O termo é utilizado até hoje pelos portugueses ao se referirem ao cafezinho.

Na época de Fernando Pessoa, podia-se apreciar a bica com um queque quentinho, que é uma espécie de muffin local.

Além disso, o ambiente interno é charmoso e todo com arquitetura Art Déco, com quadros modernistas na parede. Assim, o Café A Brasileira foi considerado, inclusive, o primeiro museu de arte moderna de Lisboa.

6. Prufrock – Londres, Inglaterra

Ainda no continente europeu, encontramos a cafeteria Prufrock em Londres, considerada a melhor cafeteria de Londres.

Essa é uma cafeteria mais moderna, administrada por dois baristas campeões, um barista campeão mundial Gwilym Davies e um barista campeão britânico, Jeremy Challender.

A cafeteria possui estilo moderno, dividida em dois andares. Lá, são produzidos diferentes tipos de café e também é um centro de estudos da bebida. Vale a pena a visita caso você esteja na cidade londrina.

7. Five Elephant – Berlim, Alemanha

Esse é um dos cafés mais tradicionais de Berlim. É também um dos cafés com mais opções de diferentes tipos de grãos. Mas, não é só isso que faz do Five Elephant uma excelente opção entre as melhores cafeterias do mundo.

O cardápio do Five Elephant conta com  bolos, croissants, panquecas e bagels, por exemplo. Além disso, você pode levar o café em grãos favorito para sua casa.

8. El Fornet, Barcelona, Espanha

Para quem gosta de cappuccino, o local para apreciar um delicioso cappuccino é o El Fornet.

Há mais de 30 opções dessa cafeteria espalhadas por Barcelona, então, não tem desculpa para você não entrar em uma e apreciar suas delícias.

No cardápio, também encontramos diversos pães e doces, tudo feito localmente e com muito capricho!

9. The Coffee Collective, Copenhagen – Dinamarca

Quem está passeando pela capital da Dinamarca, não pode deixar de visitar The Coffee Collective.

Lá, você consegue ver o barista fazendo seu café na hora. Mas, um detalhe: nessa cafeteria não há balcão.

Por outro lado, você consegue perceber a grande preocupação com todas as etapas de produção de café, dos grãos, passando pela torra, até a criação de bebidas deliciosas e fantásticas.

Há também ótimas opções com leite e toques de caramelo e chocolate.

10. Snickarbacken 7 – Estocolmo, Suécia

Snickarbacken 7 fica de frente a uma galeria de arte. Pode até ser um pouco difícil, mas se você gosta de café, certamente vai adorar o local.

Para começar, os funcionários adoram falar sobre café e dividir o conhecimento. Portanto, se você tem curiosidades sobre café, esse é um dos melhores lugares para apreciar a bebida e adquirir conhecimento sobre café.

Com paredes brancas, dotadas de arcos altos e grandes mesas, certamente é uma excelente opção para apreciar um excelente café em Estocolmo.

11. Cafeteria Winkel, Amsterdã – Holanda

A última cafeteria no continente europeu que vamos descrever é a cafeteria Winkel, localizada em Amsterdã, na Holanda.

A cafeteria Winkel é uma das cafeterias favoritas, tanto por moradores locais, quanto por turistas em Amsterdã. Fica próximo a um mercado local, com uma bela vista do ponto turístico.

Além do café, o destaque fica por conta da famosa appeltaarf, ou torta de maçã, consideradas uma das melhores do mundo. Sem dúvida, vale a visita e vale (muito!) saborear essa delícia, acompanhada de um belo café.

12. Screaming beans, Amsterdã – Holanda

O nome dessa cafeteria é no mínimo engraçado. Afinal, screaming beans significa grãos berrantes. Mas a experiência de estar na cafeteria Screaming beans tem muito a mais a ver com a experiência de experimentar diferentes sabores de grãos.

Lá, você encontra grãos vindos da Etiópia e até do Brasil, com atmosfera bastante intimista e serviço impecável.

Para quem aprecia diferentes tipos de café e está em Amsterdã, essa é uma visita imperdível!

13. The Grounds of Alexandria, Alexandria (Austrália)

Saindo agora do continente europeu, vamos falar das melhores cafeterias em outras partes do mundo.

Essa é, de fato, uma cafeteria super charmosa, que conta com um terraço, no qual há uma pequena horta, com produtos utilizados na preparação das opções de alimentos do cardápio.

Falando da cafeteria, você encontra diferentes tipos de grãos, vindos dos mais variados países do mundo, tais como Colômbia, Etiópia, Uganda, por exemplo.

Sem dúvida, uma opção excelente para apreciar um bom café, acompanhado de uma das opções de culinária local, feita de maneira sustentável.

14. Café D’espresso – Nova York, Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o D’espresso é um dos locais mais famosos e com uma decoração mais inusitada, pois você pensará que está em uma biblioteca e não em um café.

Esse café fica próximo a Grand Central Station, ou seja, é fácil de chegar. Certamente, um local inspirador que tem que ser visitado.

15. Balzac’s, Toronto – Canadá

O consumo de café em países norte-americanos é alto. Tanto que uma das maiores franquias de cafés do mundo, a Starbuck’s, tem origem em Seattle, nos Estados Unidos.

Mas, o Canadá não fica longe quando se pensa em consumo de café. E para quem estiver na cidade mais agitada do Canadá, Toronto, e gosta de café, então a visita ao Balzac’s é obrigatória!

O Balzac’s era uma antiga fábrica, que foi transformada em café, com decoração e estilo parisiense. Assim, você lembrará bastante da capital da França, na decoração, enquanto aprecia uma das várias opções de café.

Além disso, há opções dos tradicionais muffins para acompanhar as diversas opções de grãos servidos no Balzac’s.

Conclusão

E então? Gostou das melhores cafeterias do mundo? Tem vontade de visitar uma ou todas? Ainda existem diversas outras opções, mas procuramos incluir aquelas que servem o melhor café, bem como possuem características únicas, como história, acompanhamentos, dentre outras.

Agora, é escolher a sua favorita e aproveitar para visitá-la, quando estiver em um desses países!

Apenas para Leitores do ReviewCafé

Nós como parceiros da Amazon criamos uma lista com diversas promoções de cafeteiras e acessórios para café. Veja agora!