Que o café é uma das bebidas mais queridas e admiradas do mundo, não é surpresa. Mas você sabia que ele é perfeito para ser feito em diversas combinações?

Do tradicional café com leite aos frappuccinos, você deve ter provado o cappuccino ao menos uma vez em sua vida e, provavelmente, também o mocaccino.

Com tantos nomes, aliás, fica difícil decorar qual é, qual, sobretudo os dois últimos, tendo em vista que o cappuccino e o mocaccino são semelhantes em alguns aspectos.

Como saber diferenciar uma bebida da outra?

Se você é fã de café, então, é bem provável que sua curiosidade sobre as diferentes misturas baseadas nessa bebida tenha feito você pesquisar e experimentar, seja em casa ou em sua cafeteria favorita.

Com o cappuccino, por exemplo, você tem um jeito cremoso e bastante aconchegante de tomar o café.

O quentinho que ele proporciona, em seu sabor leve e adocicado, faz com que uma boa conversa flua mais. Dá vontade de tomar mais e mais.

Já o frappuccino é algo mais refrescante, que inclui pedras de gelo feitas de café, batidas com leite ou sorvete de creme, além de outros ingredientes para complementar a receita.

Mas e o mocaccino, você sabe o que é? Com certeza, quando souber, vai ser uma de suas bebidas favoritas!

A grande diferença entre uma bebida e outra com base no café está nos ingredientes, pois todas as misturas terão o especial toque do gosto de quem as pediu – ou fez. O resultado, desta forma, nunca é desagradável.

copo com mocaccino
Créditos: Rodrigo Pessoa (Flickr)

Como se tornou uma das bebidas favoritas

Você pode não ter ouvido falar, ou ouviu e não percebeu a diferença, mas o mocaccino é uma das bebidas favoritas pelos adoradores de café.

Famosa no mundo inteiro, é sobretudo a Europa e nos Estados Unidos que ela tem sua fama maior, onde o frio bate forte e as pessoas sempre procuram por variados tipos de café.

Nos últimos 15 anos, então, o mocaccino entrou para o Top 5 das bebidas baseadas em café e não saiu mais.

Afinal, o que é um mocaccino?

Caso ainda ache confuso saber o que é um mocaccino, talvez você tenha ouvido falar em seu outro nome, o Café Mocha.

Independente de qual seja a nomenclatura utilizada, o mocaccino pode ser feito com os seguintes ingredientes:

  • Café expresso;
  • Leite;
  • Espuma de leite;
  • Chocolate em pó;
  • Calda de chocolate.

Com um café expresso em mãos, que você pode preparar em casa sem uma máquina, você vai acrescentar um tanto de leite misturado com chocolate em pó e, por cima, o leite vaporizado.

Mas a base de sua xícara precisa conter uma dose de calda de chocolate.

A intenção é que a bebida tenha três diferentes cores. O marrom intenso da calda do chocolate embaixo, o café com leite e chocolate em pó em cima e o leite vaporizado no topo.

Adoce como preferir e mexa com calma, para misturar tudo de forma igual e, assim, deixar a bebida cremosa e também intensa.

café mocha
Créditos: Sergio (Flickr)

Quais são as semelhanças entre o mocaccino e o cappuccino?

No cappuccino, você vai precisar de basicamente todos os ingredientes do mocaccino, à exceção da calda de chocolate.

O cappuccino fica mais leve que seu semelhante, mantendo a cremosidade e, de preferência, sendo tomado bem quente. Mas a maioria dos ingredientes é igual.

Tanto em um quanto em outro, você pode acrescentar chantily.

Quais são as diferenças entre eles?

Há duas grandes diferenças entre o mocaccino e o cappuccino.

A primeira é que, no fundo da xícara do mocaccino, você vai ter a calda de chocolate, que deixa a bebida mais intensa, realçando o amargor do café.

A segunda grande diferença está na quantidade de leite, pois a bebida vai em quantidade menor no mocaccino. A intenção é que fique mais forte que o cappuccino mesmo.

As principais combinações entre mocaccino e cappucino

A grande vantagem de gostar de café é que suas variações combinam com diversos ingredientes, os quais podem conversar com o amargor da bebida ou não, deixando-a mais cremosa ou não.

Outra vantagem está nos acompanhamentos, que costumam complementar o que o café começou em seu paladar: ele limpa suas papilas gustativas, ao mesmo tempo, em que estimula o seu olfato.

Por isso, tanto o mocaccino quanto o cappuccino combinam com gostos parecidos de acompanhamentos, geralmente já relacionados ao café.

Biscoitinhos finos, como os feitos com base em farinha e manteiga ou farinha e leite condensado, são excelentes acompanhamentos, pois são doces e leves, com uma textura que desmancha na boca.

Da mesma forma, os tradicionais cookies fazem a alegria dos adoradores de café, tendo em vista que sua massa carrega açúcar mascavo e gotas de chocolate, trazendo o lado doce e realçando seu paladar ainda mais.

Bolos secos, daqueles que a vó faz, como de fubá, milho, cenoura e laranja, são queridinhos por quem curte ambas as bebidas. Algo que você deve ter provado em ao menos um café da manhã de sua vida.

Se você prefere acompanhar o seu mocaccino ou cappucino por um salgado, as tortas caseiras são excelentes opções.

Ou, como a boa e velha culinária mineira manda, um pão de queijo recentemente saído do forno, com a manteiga derretendo em uma de suas metades.

café na xícara
Créditos: [[[Matías]]] (Flickr)

Onde encontrar um excelente mocaccino?

Existem diversos excelentes estabelecimentos que vendem o mocaccino em sua total propriedade de sabores e cremosidade, como é o caso da Starbucks, responsável por sua popularização.

Geralmente as cafeterias que fazem um bom mocaccino são aquelas focadas nessa bebida, as quais oferecem diversas opções ligadas ao café.

Quando estiver por perto, não perca a oportunidade de experimentar o seu mocaccino.

Se tiver dúvidas sobre o que acompanhá-lo,  basta perguntar a quem te servir sobre qual é o bolo mais parecido com o que uma avó poderia servir. A resposta com certeza combinará com a sua bebida.

Ama café? Confira outras recomendações para se deliciar com a bebida tão amada.

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.