Cappuccino Caseiro: 4 Deliciosas Receitas para Preparar em Casa

Cappuccino
Anúncios

O cappuccino caseiro é uma das bebidas mais gostosas por quem curte o afago no peito e o quentinho na boca do estômago. Não, isso não é uma poesia, mas sim o efeito que essa variedade de café proporciona.

Criado na Itália no século XVI, essa fantástica combinação entre espresso e leite vaporizado ganhou o mundo nos últimos 30 anos, passando a integrar o cardápio de tantos estabelecimentos quanto é possível contar.

A mistura dos dois ingredientes pode até parecer simples, mas esconde um sabor incrível. Quando bem feita, é uma excelente opção para tomar tanto em casa quanto em cafeterias.

Além disso, está em grandes concursos de baristas por todos os cantos, pois sua espuma permite a criação de verdadeiras obras de arte em seu topo, que vão muito além do coração feito com a espuma misturada e pura.

Para acrescentar detalhes à sua história, há versões encapsuladas que permitem que as pessoas façam em casa seus próprios cappuccinos, além de receitas incríveis que facilitam a vida de quem ama essa bebida.

Afinal, você sabe exatamente o que é um cappuccino?

A partir de agora, vamos te contar mais sobre essa cremosidade e te oferecer 4 receitas práticas para fazer seu cappuccino caseiro, uma delícia para o café da manhã ou para aquela tarde gostosa com bolo.

Como o cremoso e tradicional cappuccino surgiu?

O cappuccino surgiu em Viena, na Áustria. “O que?”, você deve estar se perguntando, já que ouviu falar que ele foi criado na Itália.

Pois, bem! Em 1683, havia uma guerra na Europa, na qual o Império Otomano estava tentando conquistar diversos territórios. Como parte da defesa austríaca, os italianos foram à guerra para ajudar na liberação vienense.

Um dos participantes dessa guerra foi o italiano Marco D’Aviano, um monge que vinha da ordem Capuchinha. Este levou à Viena diversas sacas de café, que deveriam ser usadas como parte da defesa mas que acabaram sendo, em parte, consumidas.

O próprio D’Aviano sugeriu aos vienenses que misturassem o café levado por ele ao leite e mel. O resultado não foi nada menos que sucesso, ganhando o nome de cappuccino pela origem italiana de seu criador.

Cappuccio, em italiano, é capuz. O restante seria o diminutivo, que daria ao nome da bebida o de capuzinho, mas que na Itália fica como cappuccino. Interessante, não?

O mais curioso ainda nesta história é que a bebida foi consumida com mel e com café filtrado até a época da Revolução Industrial quando as máquinas alcançaram o café e suas variadas bebidas, gerando a responsável pelo expresso – também na Itália, e sendo adoçado com açúcar desde então.

feito por barista

Como é a versão italiana do cappuccino tradicional?

Em suma, a Itália é dona da receita original do cappuccino, que hoje é oferecida, principalmente, por baristas formados e profissionais. Estes preparam a bebida com três doses iguais de expresso, leite e leite vaporizado.

Mas, há quatro variantes dessa bebida, bastante consumida em diversas partes do país da pizza e do macarrão.

A primeira é o cappuccino chiaro, ou claro, que leva mais leite do que expresso, tendo seu gosto suavizado pela ausência do amargor do café em sua versão mais intensa.

Como não poderia deixar de ser, a segunda versão é a cappuccino scuro, ou escuro, com menos leite vaporizado, que deixa o sabor mais forte.

A terceira versão é o café latte, que inclui uma dose de expresso, duas doses de leite e uma dose de leite vaporizado, tornando a bebida ainda mais clara e suave do que o cappuccino chiaro.

Sua última versão mais popular é o café macchiato, ou maquiado, o que significa que a dose do café expresso é seguida apenas por uma mancha de leite quente, seguida pelo leite vaporizado, sendo ainda mais forte do que o cappuccino scuro.

Independente disso, os italianos costumam seguir à risca a ideia de que se faz cappuccino apenas com expresso e leite. Assim, eles preservam parte da tradição dessa bebida.

Como é a versão brasileira do cappuccino?

No Brasil, o cappuccino foi adaptado ao gosto local, como tantas outras receitas de outros países.

Como brasileiro gosta de incrementar e de experimentar, por aqui o cappuccino ganhou o chocolate em pó, sua versão derretida, a canela em pó, chantily, doce de leite e gengibre, chocolate branco e até mesmo Nutella.

Tudo para mudar, de lugar para lugar, e se adaptar ao gosto do freguês.

Dessa maneira, novamente, o brasileiro mostra sua criatividade para reinventar clássicos da culinária mundial.

A grande diferença entre o cappuccino no Brasil e na Itália: os hábitos de cada país

Outra grande diferença entre o cappuccino italiano e sua versão brasileira está no hábito de seus admiradores.

Na Itália, país tradicional que não muda a receita por nada, o cappuccino é geralmente consumido na parte da manhã. A não ser que você seja turista, será bem difícil tomá-lo depois do almoço ou em uma reunião, à tarde.

Já no Brasil a versão da bebida é tomada em qualquer hora do dia. Além disso, ela serve principalmente como ponto de partida em uma conversa profissional ou entre amigos, no meio da tarde, em qualquer dia da semana.

Essa diferença levou a receita a ser adaptada no Brasil, enquanto na Itália ela se mantém mais como parte dos hábitos matutinos dos locais.

Agora que você já sabe da história e as diferenças, vamos conferir algumas receitinhas de cappuccino para fazer em casa.

cappuccino feito em casa

Cappuccino Caseiro: 4 Receitas para Colocar em Prática

Procurando alternativas de como fazer cappuccino caseiro, sem ter de usar uma máquina?

Preparamos 4 receitas – uma mais deliciosa que a outra – para você aproveitar.

1. Cappuccino com chocolate em pó

Para o tradicional cappuccino caseiro brasileiro, com chocolate em pó, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Faça o café que melhor convir com seu gosto e possibilidades.

O modo de preparo é simples.

Adicione as 2 colheres de sopa de chocolate em pó nos 100ml de leite quente. Para vaporizar os outros 100ml, você pode utilizar o mixer, ou colocar a bebida em um pote com tampa, esquentar no micro-ondas e sacudir muito bem, até formar a espuma.

Para montar a bebida, você vai adicionar o café em sua xícara, em seguida o leite quente com chocolate misturado nele e, por último, o leite vaporizado por cima.

Adoce e misture calmamente, até integrar toda a bebida. Está pronto.

2. Receita de cappuccino com panna

Para ter um cappuccino caseiro mais cremoso, chamado de panna, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Repita todos os procedimentos do cappuccino com chocolate, mas somente após deixar a sua panna pronta.

Caso não saiba, a panna é o creme de leite fresco batido, o qual se torna um creme delicioso e bastante consistente.

Bata o creme de leite no liquidificador e o adicione à mistura do cappuccino que você já preparou. Com o leite vaporizado e a panna, sua bebida vai ficar muito cremosa.

Se gostou da receita, falamos mais sobre cafés cremosos aqui.

E ainda sobre cremosidade, caso você não possa ou não queira usar a panna, uma alternativa é acrescentar uma pitadinha de bicarbonato de sódio – isso vai trazer mais cremosidade à bebida.

cappuccino premium

3. Cappuccino com doce de leite

Para a versão do cappuccino com doce de leite, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 100ml de leite;
  • 50ml de café expresso ou 100 ml de café solúvel;
  • 100ml de leite vaporizado;
  • 2 colheres de chá de chocolate em pó;
  • Creme de leite;
  • Doce de leite;
  • Adoce como preferir.

Para esta versão, você pode utilizar tanto os procedimentos do cappuccino com chocolate quanto a sua incrementação com panna.

A grande diferença está na forma com a qual você vai inserir o incremento. Em 50ml de creme de leite, adicione o doce de leite e misture até que tudo esteja incorporado.

Para adicionar essa mistura ao seu cappuccino, você vai incluir, antes de acrescentar o leite vaporizado, misturando a bebida até que o doce de leite suavizado esteja incorporado também.

Por cima do leite vaporizado e da panna, caso opte por essa receita, faça alguns riscos com o doce de leite suavizado, inserindo um garfo na mistura e fazendo movimentos por cima da pana, como se estivesse desenhando.

Sirva a sua bebida.

4. Cappuccino com Nutella

Para o cappuccino caseiro incrementado com Nutella, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 100ml de leite;
  • 50ml de café expresso ou 100 ml de café forte coado;
  • 100ml de leite vaporizado;
  • 2 colheres de chá de chocolate em pó;
  • 3 colheres de chá de Nutella;
  • Adoce como preferir.

Faça a sua bebida do jeito que preferir: a versão tradicional com chocolate em pó ou a incrementada com panna.

Para adicionar a Nutella, você vai passar esse doce, com a própria colher, no fundo, e nas laterais da xícara.

Em seguida, vai fazer toda a sua bebida. A Nutella vai se desprendendo à medida que a bebida quente toma conta de seu paladar.

Então, gostou das receitinhas? Você pode conferir outras aqui no ReviewCafé. E, se tiver alguma sugestão ou dúvida, é só enviar um e-mail pra gente!

Compre itens de café com desconto!