Café Macchiato: O que é esse café? Veja dicas de como prepará-lo

café macchiato

O café macchiato é pedida constante nas cafeterias espalhadas pelo Brasil.

Mas, por que esse café é tão pedido e será que há como fazer essa bebida deliciosa em casa?

Se você ficou curioso(a), confira tudo sobre essa delícia e aprenda a fazer um  café macchiato de cair o queixo!

O que é café macchiato?

O termo macchiato vem do italiano e quer dizer manchado. Ou seja, é um café “manchado” por um pouco de leite. No caso específico do café macchiato, é somente a espuma do leite que é utilizada.

Assim, não se deve confundir com o tradicional pingado, tão comum nas padarias brasileiras. No pingado, o café coado é misturado com leite quente em um copo americano.

Porém, no café macchiato, o café é o expresso. E, do leite, utiliza-se somente a espuma, obtida pela vaporização do leite.

Assim, também é importante não confundir com o latte macchiato. Na verdade, um é exatamente o oposto do outro.

No latte macchiato, o leite é “manchado” por um toque de café. Dessa forma, é utilizado, no latte macchiato, uma naior quantidade de leite, sendo utilizada a bebida líquida mesmo, além da espuma de leite.

Em alguns casos, as pessoas podem acabar utilizando leite condensado no macchiato, mas não é a receita original.

copo de café macchiato

Por que é tão apreciado?

Sendo um sucesso das cafeterias, o café macchiato é extremamente apreciado justamente por unir o café espresso e a espuma do leite, a qual ajuda a dar uma quebrada no amargor do café.

Como o paladar do brasileiro tende a ser mais voltado ao doce e bebidas mais adocicadas, o café macchiato é uma bebida ideal, dado que, conforme já explicado, a espuma do leite balanceia o amargor do café.

Geralmente, os apreciadores dessa bebida costumam também adoçá-la, com açúcar ou adoçante.

Como o café macchiato é feito?

Em uma cafeteria ou se você tem uma máquina de expresso tradicional em casa, o café macchiato é feito com grande facilidade.

Primeiramente, é necessário preparar o café. Para isso, os grãos de café devem ser moídos, até atingirem a espessura de grãos de sal. Então, o pó é colocado no cachimbo, compactado e a água quente passa sob pressão no cachimbo.

Dessa forma, é extraído o expresso tradicional, que deve ser colocado em uma xícara, preferencialmente de porcelana, aquecida, para que a temperatura da bebida não se altere pelo choque térmico.

Enquanto o café é extraído, é necessário que você vaporize o leite. Para isso, utiliza-se o bico vaporizador, que faz com que o leite atinja a temperatura de 60 °C.

Com o expresso pronto, a espuma formada sobre o leite vaporizado é retirada e colocada sobre o café.

Pronto! A bebida está pronta para ser saboreada!

copo de café decorado

É possível fazer café macchiato na minha casa?

Atualmente, não é incomum pessoas terem máquinas de café expresso em casa. Alguns bons modelos dessas máquinas já foram avaliadas aqui no ReviewCafé.

Alguns bons exemplos de cafeteiras de expresso que permitem fazer o café macchiato com facilidade são a Oster Prima Latte II, a Philco 20 Bar e a Lirika Plus.

Isso porque essas cafeteiras possuem o bico vaporizador, o qual é necessário para fazer a famosa espuma do leite dessa receita.

Com essas cafeteiras, basta seguir a receita, conforme explicado anteriormente, e apreciar sua bebida.

Mas isso não quer dizer que se você não tem uma dessas cafeteiras, você não consegue fazer o café macchiato na sua própria casa.

Você pode usar cafeteiras de cápsulas para extrair seu café expresso, tais como a máquina de espresso Nespresso Inissia ou a Dolce Gusto Lumio, por exemplo.

Porém, para conseguir a espuma do café, a qual é parte integrante da receita, sem ter o bico vaporizador, você pode bater o leite utilizando um mixer. Mas, antes, esquente um pouco o leite, seja em uma leiteira ou utilizando o micro-ondas.

No entanto, se você não tiver um mixer, uma boa opção é pegar um pote de vidro com tampa, colocar o leite gelado e chacoalhar bem. Você terá um leite com espuma. Aí é só destampar o pote e colocá-lo no micro-ondas por 30 segundos.

Retire a espuma e coloque sobre o café expresso. Adoce, se desejar.

Conclusão

Saborear um café macchiato tornou-se hábito de muitas pessoas, já que a bebida tem um equilíbrio ideal entre a espuma do leite e o sabor forte do café expresso.

Você pode apreciar o café macchiato em cafeterias, mas também feito em casa, conforme descrevemos.

Se você gostou dessa matéria ou tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato com Review Café por e-mail e fale com a gente!

Aproveite e aprecie essa bebida deliciosa!

Compre itens de café com desconto!