Para os apreciadores de um bom café, abrir mão da bebida não é uma opção, nem mesmo durante o verão.

Por sorte, além do tradicional cafezinho espresso, podemos contar também com deliciosas receitas de café gelado nos dias mais quentes.

Os cafés gelados são uma ótima pedida para quem adora o sabor do grão combinado a outros ingredientes que só contribuem para tornar a bebida refrescante no calor.

Eles são energéticos, revigorantes e deliciosamente irresistíveis.

Uma boa notícia para quem é mesmo viciado em café e não dispensa a sua dose diária, ou duas, três… Também chamado de Iced Coffee, a bebida que foi originalmente criada na Europa, já conquistou adeptos no mundo inteiro e hoje se tornou muito popular entre os brasileiros.

Então, se você também não dispensa o seu cafezinho não pode ficar de fora e deixar de experimentar essa novidade.

No conteúdo abaixo, vamos explicar como o café gelado veio a se tornar esse sucesso entre tantos consumidores e ensinar algumas receitas deliciosas, super fáceis e práticas de fazer.

Confira!

Onde surgiu a ideia do café gelado?

drink de café
O café é uma das bebidas mais antigas que existe.

A planta é originária do continente africano, mais precisamente da região da Cafa, na Etiópia. Há várias lendas em torno do seu descobrimento.

A mais famosa conta que a planta foi descoberta por um pastor de cabras que ao observar o comportamento agitado delas após ingerir suas folhas, resolveu levar a planta “misteriosa” aos monges para investigar.

Estes, por sua vez, constataram os seus poderes energéticos ao macerar suas folhas e fazer uma infusão, passando a ingerir a bebida em rituais religiosos.

Da Etiópia o café foi levado para a Arábia, onde os árabes o consideraram uma planta milagrosa e de uso medicinal para curar diversos males da época.

Ainda durante o século XVI, o café foi parar no Egito, e um pouco mais tarde na Turquia, onde se criou a primeira cafeteria, ajudando a difundir a bebida pelo mundo.

Na Europa, o café chegou no século XVII, sendo produzido primeiro na Inglaterra e na Itália.

Algum tempo depois, a bebida se expandiu para outros países europeus, chegando ao Brasil pelas mãos de um Bandeirante à serviço da Coroa portuguesa.

No entanto, até aqui o consumo do café era quente. Já o café gelado também possui origem bastante antiga, porém não comprovada.

Acredita-se que no passado, soldados europeus carregavam para suas batalhas um preparo de café concentrado, e o consumiam gelado porque não era possível esquentar a bebida.

Após as guerras, o hábito foi levado para dentro das casas e o café gelado acabou se popularizando pela Europa e sendo consumido no mundo todo, especialmente nos Estados Unidos e no Japão.

Agora essa antiga “novidade”, tem conquistado inúmeros amantes brasileiros de café, que vêm criando as mais deliciosas receitas. Afinal, o clima do Brasil combina muito com café gelado.

Como se faz um café gelado?

bebida de gelo com caféO café gelado nada mais é que uma bebida preparada com o café em temperatura fria.

No entanto, o seu preparo pode ter métodos diferentes para o seu resfriamento, cada um oferecendo sabores e sensações variadas à receita.

Sendo assim, os métodos de preparação da bebida são os seguintes:

  • Natural – o café é preparado, porém, consumido apenas ao chegar à temperatura ambiente;
  • Banho-Maria gelado – o café é feito normalmente, coado ou à máquina, depois é despejado em um recipiente e colocado em banho-maria com água gelada até esfriar e atingir a temperatura ambiente;
  • Resfriamento – prepara-se o café normalmente para depois despejar cubos de gelo ou alimentos congelados, como sorvete, a fim de baixar a temperatura em um curto tempo;
  • Infusão a frio (cold brew) – grão de café é moído a grosso modo e misturado com água em temperatura baixa e colocado na geladeira, em recipiente fechado por cerca de 10 e 15 horas. Em seguida, o café é coado e está pronto para ser consumido puro ou misturado a outros ingredientes gelados.

Seja qual for o método de preparo para o resfriamento do café, existem várias receitas que podem ser incorporadas à bebida fria para dar origem ao café gelado de sua preferência.

Depois de frio, você pode até congelá-lo em forminhas de gelo para suas próximas receitas.

Como preparar um Cold Brew para receitas de café gelado

prensa francesa

Seja qual for a receita, a proporção normalmente indicada para a extração cold brew é de a cada 10 gramas de pó de café moído para french press, usar 100 ml de água.

Veja o passo a passo da receita abaixo:

Ingredientes para o Cold Brew:

  • 40 g de café moído para french press (moagem grossa)
  • 400 ml de água fria

Ingredientes para o Café gelado:

  • 100 ml de leite
  • 400 ml de café extraído a frio
  • Gelo a gosto

Modo de preparo:

  • Em um recipiente de vidro com tampa hermética bem vedada, coloque o pó de café já moído e em seguida a água fria (temperatura ambiente);
  • Deixe descansar cerca de 10 a 15 horas na geladeira;
  • Coe apenas a quantidade de líquido que vai usar na receita, que pode ser pura ou misturada com leite e outros ingredientes;
  • Se optar por uma receita de café gelado com leite, bata o leite junto com o café em um liquidificador até formar espuma;
  • Sirva imediatamente com cubos de gelo ou depeje o café sobre uma bola de sorvete de creme (affogato gelado).

Receitas de café gelado rápidas e práticas para fazer em casa

As receitas de café gelado são praticamente infinitas, basta usar a sua imaginação.

Normalmente, essas receitas costumam usar sorvetes, frutas cítricas (limão ou laranja) e caldas doces como caramelo, mel e chocolate.

Outras receitas mais elaboradas incorporam essência de baunilha ou outros sabores, chocolate em pó, Nutella, Ovomaltine e outros ingredientes como chantilly, leite, especiarias, (canela, anis) e hortelã, finalizadas com farofa de castanha ou amendoim.

Enfim, o seu é o limite, vai de gosto e preferência do freguês!

Veja abaixo algumas das principais receitas de café gelado, super fáceis e práticas para fazer em casa:

1. Café Gelado Tradicional

Essa é a receita básicas das básicas, que pode ser preparada através do Cold Brew ou qualquer outro método que preferir.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de café coado
  • Cubos de gelo à vontade (normal ou de café)
  • Açúcar ou adoçante

Como preparar: O preparo é simples, basta escolher o processo de sua preferência para extrair o café, preparado normalmente e resfriado ou cold brew e acrescentar os cubos de gelo.

2. Café Gelado com chocolate Mocha Frapê

Essa é uma variação gelada da bebida italiana café Mocha original (Mocaccino), que mistura três níveis de ingredientes: o café expresso, leite achocolatado, leite vaporizado e chantilly por cima para decorar.

Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de café coado
  • ½ xícara (chá) de leite gelado
  • 1 colher (sopa) de açúcar ou adoçante
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de chocolate derretido (ao leite ou meio amargo)
  • Chantilly e calda de chocolate para decorar

Como preparar: congele por 4h o café preparado em forminhas de gelo, depois bata no liquidificador a quantidade desejada com o leite, o açúcar, o chocolate em pó e o chocolate previamente derretido em banho maria ou no microondas.

Bater até obter uma consistência bem cremosa.

Pegue uma taça ou copo de milkshake e passe a calda de chocolate por dentro nas laterais. Despeje o conteúdo do liquidificador na taça e decore com chantilly, polvilhando um pouco de chocolate em pó por cima.

3. Café Caramel Frapê e Ovomaltine

Para esta receita você pode fazer a sua própria calda de caramelo derretendo o açúcar ou comprando pronta. Ela vai servir para misturar na receita e decorar a bebida.

Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de café coado
  • ½ xícara (chá) de leite gelado
  • 1 colher (sopa) de Ovomaltine
  • 2 colheres (sopa) de calda de caramelo
  • Chantilly e calda de caramelo para decorar

Como preparar: congele por 4h o café preparado em forminhas de gelo, depois bata no liquidificador os cubinhos de café com o leite, o ovomaltine e a calda de caramelo, até obter uma consistência cremosa.

Pegue uma taça ou copo de milkshake e passe a calda de caramelo por dentro nas laterais e na borda (bem grossa).

Coloque um pouco de ovomaltine em um prato raso e vire a taça de cabeça para baixo no prato para grudar no caramelo da borda.

Despeje todo o conteúdo do liquidificador na taça e decore com chantilly, polvilhando um pouco de ovomaltine por cima.

4. Café gelado com limão e hortelã (Iced Coffee Mint Lemonade)

A receita é uma variação da original criada pela Starbucks. É uma excelente opção de bebida para se refrescar no verão, sem abrir mão da energia do café.

Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de café coado
  • ½ colher (chá) de açúcar ou adoçante
  • Raspas de ½ limão-siciliano e/ou rodelas ou tiras de casca de limão taiti
  • Cubos de gelo a gosto
  • 2-5 folhinhas de hortelã

Como preparar: em uma coqueteleira, misture o café, o açúcar, as raspas de limão-siciliano, 3 folhas de hortelã e os cubos de gelo.

Tampe e chacoalhe bastante até misturar bem e dissolver todo o açúcar. Transfira a bebida para um copo de vidro transparente e sirva em seguida.

Adicione as tiras ou rodelas de limão taiti na hora de servir e duas folhas de hortelã para decorar.

5. Café Gelado com suco de laranja e tônica

Outra receita cítrica super refrescante e deliciosa que cai muito bem nos dias quentes de verão.

Ela leva xarope de laranja com cardamomo para adoçar, vai te surpreender! (Você pode preparar o seu próprio xarope em casa com antecedência ou comprar pronto).

Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de suco de laranja espremido na hora
  • Cubos de gelo de café sem açúcar
  • 1 xícara de água (para o xarope)
  • 1/4 xícara de cardamomo inteiro
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (para o xarope)

Como preparar: primeiro prepare o xarope de cardamomo levando ao fogo a água e o cardamomo até ferver. Adicione o açúcar até dissolver completamente e reduza o fogo. Tampe e cozinhe por cerca de 15 minutos, depois retire do fogo e deixe esfriar.

Deixe na geladeira por pelo menos 3 dias e depois coe o cardamomo, colocando a calda em uma garrafa de vidro bem vedada.

Para fazer o café gelado com o xarope, bata parte dos cubos de gelo no liquidificador e acrescente o suco de laranja e 1 colher de sopa do xarope.

Coloque o restante dos cubos de gelo em um copo e sirva a bebida imediatamente.

6. Milkshake de café

A receita é para os “shake lovers” amantes de café! Uma opção cremosa deliciosa e super energética para uma tarde quente de verão.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara de café espresso ou coado
  • 3 a 4 bolas de sorvete de creme
  • Calda de chocolate ou caramelo a gosto
  • Chantilly para decorar

Como preparar: bata no liquidificador o café, o leite, as bolas de sorvete e um pouco de calda no sabor escolhido.

Em seguida, despeje o conteúdo em uma taça ou copo alto, colocando a calda nas laterais de dentro e, no fundo, decore com o chantilly por cima com um pouco mais de calda e sirva em seguida.

7. Café vegano

Quem falou que vegetarianos e veganos não podem usufruir de uma deliciosa receita de café gelado? Mesmo se você não seja vegetariano ou vegano vai gostar porque é realmente deliciosa.

Ingredientes:

  • 500ml de leite vegetal gelado (coco, amêndoa, arroz)
  • 4 colheres (sopa) de cocoa em pó
  • 2 colheres de café solúvel
  • Açúcar mascavo ou orgânico
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha ou outra de sua preferência
  • 50g de chocolate em barra 75% cacau (sem leite) derretido

Como preparar: bater o leite, o café solúvel, o cocoa em pó, a essência e o açúcar por cerca de 2 minutos, acrescentando o chocolate em barra derretido no final.

Bater por mais cerca de 2 minutos e servir em seguida com cubos de gelo.

8. Café gelado com especiarias e mel

Esta é uma receita de café gelado para quem tem o paladar sofisticado e gosta do aroma e sabor de especiarias para dar um toque especial ao café.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel de abelha orgânico
  • 1 pitada generosa de canela em pó
  • 90 ml de café gelado pronto
  • 150 ml de leite gelado
  • Raspas de meia noz-moscada ou raspas de chocolate
  • 4 colheres de sopa de gelo triturado

Como preparar: prepare o café da forma que desejar, espere esfriar e acrescente o mel, o leite e as especiarias, batendo tudo em uma coqueteleira ou liquidificador. Coloque a mistura em um copo de vidro transparente com o gelo triturado.

Se tiver um espumador, faça uma espuma com 50 ml de leite para jogar por cima e salpique com canela em pó, noz-moscada ou raspas de chocolate.

Concluindo

Pronto!

Agora você tem receitas de café gelado incríveis para se deliciar no verão e oferecer aos seus amigos e familiares. Temos certeza de que todo mundo vai adorar!

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.