Café sem açúcar: por que você deveria tentar tomar? Entenda!

Café sem açucar

Muitas pessoas, só de ouvir a expressão “café sem açúcar”, já torcem o nariz. Ainda mais o brasileiro, que tem por hábito adoçar o café com doses consideráveis de açúcar.

Mas, se você nunca experimentou, de verdade, tomar café sem açúcar, não sabe o que está perdendo… Afinal, o café foi feito para se tomar sem açúcar!

Duvida? Vamos apresentar todas as razões pelas quais você deve apreciar o seu café sem adição de açúcar e também te dar o passo a passo de como conseguir largar de vez o hábito de adoçar o seu café!

Razões para tomar seu café sem açúcar

Café sem açucar
Fonte: Civil (Elements)

Existem ótimas razões para você tirar o açúcar do café. Vamos a elas!

1 – Diminui o vício em açúcar

Você sabia que o existe vício em açúcar? Se você acha impossível, acredite, é fato!

O açúcar age sobre uma região do nosso cérebro responsável pelo prazer. De uma maneira bem simples, o organismo funciona muito no dualismo prazer-recompensa.

Ou seja, sentimos prazer quando consumimos um doce, por exemplo. Assim, o açúcar ativa as regiões cerebrais que transmitem essa sensação de prazer e de felicidade.

Por isso, muitas pessoas não ficam sem um docinho diário. Mas, é necessário quebrar esse padrão. Ou, pelo menos, guardar a adição de açúcar para sobremesas, por exemplo, e não para as várias xícaras de café consumidas diariamente.

Isso vai ajudar a aumentar sua qualidade de vida e seu bem-estar, afinal, açúcar em excesso faz muito mal. E para quem está brigando com a balança, a perda de peso também se tornará mais fácil.

2 – Altera o sabor do café

O café é uma bebida amarga. Ok, ninguém vai discutir isso!

Mas, quando você aprende a apreciar seu café sem açúcar, você consegue sentir sabores e notas que nunca sentiu antes!

Que tal sentir notas de chocolate, de amêndoas ou frutas vermelhas?

Isso só é possível se você tirar o açúcar do café e apreciar o sabor delicioso dessa bebida como ela foi feita para beber!

3 – Açúcar disfarça um café ruim

Isso é uma razão que poucos entendem, mas vão concordar quando começarem a tomar cafés de mais qualidade.

Sabe aquele café ruim, torrado ao extremo, amargo, de qualidade duvidosa, cheio de grãos de baixa qualidade? Se esse é o café que você deseja tomar, então o açúcar disfarça o gosto ruim da bebida.

Agora, se você deseja tomar um café de maior qualidade, com aroma e sabor únicos, vai perceber que os cafés de qualidade superior não são tão amargos e possuem notas sensoriais especiais.

Assim, você merece um produto de qualidade! E não tomar um café ruim, que só pode ser disfarçado com uma dose enorme de açúcar.

4 – Calorias a mais… para quê?

Outra razão forte para simplesmente eliminar o açúcar do café resume-se em um mantra, bastante conhecido “Don’t drink your calories”, o que significa “não beba suas calorias”.

A razão por trás disso é que sucos, refrigerantes com açúcar, leite integral com achocolatado e o café com açúcar são lotados de calorias vazias, as quais têm grande impacto no final do dia, mas não saciam o organismo.

E, com isso, a obesidade e o sobrepeso batem à porta.

O americano comum tem a média de consumir 400 calorias diárias, somente com bebidas adoçadas. Não é à toa que o país sofre tanto com a obesidade.

Quer um exemplo prático? Uma lata de refrigerante com açúcar, consumida diariamente, pode resultar em até 7 kg a mais no peso, por ano.

Um chá gelado adoçado com açúcar contém 11 colheres de chá de açúcar.

Então, imagine só… Você deixa de comer aquele chocolate que tanto ama de sobremesa, mas não abre mão do açúcar no café. Sendo que o açúcar no café, tomado algumas vezes por dia, tem um efeito mais prejudicial do que o chocolate, ingerido uma única fez.

Geralmente, as pessoas desconsideram o açúcar adicionado às bebidas que consomem durante o dia, mas acreditam que tirando somente  o açúcar da sobremesa, com enorme sacrifício, conseguirão entrar em forma. E dificilmente conseguem.

Que tal mudar o paradigma? Retire o açúcar do café e você verá a diferença na balança também.

5 – Picos de insulina

Outra razão para simplesmente eliminar o açúcar do café são os picos de insulina.

Você sabe o que acontece no seu organismo quando você ingere um café açucarado?

O açúcar, conhecido cientificamente como sacarose, é rapidamente digerido pelo organismo, causando aumento praticamente imediato da glicose, a taxa de açúcar no sangue.

Então, o organismo, ao perceber que a glicose está aumentando, faz com que o pâncreas secrete insulina rapidamente, gerando um pico de insulina.

A insulina é um hormônio que faz com que a taxa de glicose no sangue caia. Ela também faz com que a glicose saia do sangue e entre na célula.

Porém, com o pico de insulina, a taxa de glicose cai rapidamente. E, nessa altura, o que acontece? O organismo dá o sinal que você precisa se alimentar. Assim, surge a vontade por mais açúcar!

Forma-se, dessa forma, um círculo vicioso: açúcar → aumenta a glicose → secreção de altas doses de insulina → glicose cai rapidamente → necessidade de mais açúcar.

Tudo isso contribui para aumentar a resistência insulínica no organismo, ou seja, doses cada vez maiores de insulina são necessárias para agir sobre a glicose.

E o excesso de insulina e maior resistência insulínica contribuem para a obesidade e aumentam o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.

Que tal remover o açúcar do café? A gente te ensina o passo a passo!

Passo a passo para tomar café sem açúcar

Café sem açúcar
Fonte: SkyNextphoto (Elements)

Agora que você já viu os benefícios de apreciar o seu café sem açúcar, não só pelo gosto e prazer da bebida, como também pela saúde, vamos te ensinar como fazer isso.

Muitas pessoas dizem que não conseguem nem pensar em café sem açúcar. Mas, calma! Com esse passo a passo e um pouco de esforço, logo, logo, você apreciará seu delicioso café sem uma colher de açúcar.

1 – Escolha um café de qualidade

Você está acostumado a tomar café extraforte, de coloração bem escura e bem amargo. Pois, acredite, você está consumindo um café ruim!

Cafés extrafortes nada mais são do que grãos torrados ao extremo, inclusive carbonizados, para disfarçar sua qualidade questionável. Inclusive, há grãos verdes, bastante adstringentes, carbonizados junto.

O resultado disso é um pó escuro e um café com gosto amargo, até queimado.

Conforme já dissemos, você merece um café melhor! Tente experimentar um café especial. Você perceberá que o café não é tão amargo e possui um sabor bastante delicado.

Mas isso só é possível através de grãos de qualidade e torra média. Essas e outras características fazem um café ser considerado especial. Assim, você notará que um café do tipo especial possui uma doçura única.

Portanto, se você ainda não experimentou um café especial, está mais que na hora de partir para esse produto de alta qualidade.

Além disso, para começar, se o gosto amargo ainda é uma barreira para você, evite o café expresso, que é naturalmente mais forte.

2 – Opte por ingredientes que deixam o café diferente

Que tal substituir o açúcar por um toque de canela? Ou então cacau? Se você gosta de um sabor mais picante, por que não usar cardamomo?

De fato, todos esses ingredientes transformarão o seu café em uma bebida diferenciada, com aromas e toques especiais.

Teste e escolha uma que faça o seu café ficar mais gostoso, conforme o seu paladar.

3 – Que tal métodos de preparo diferentes?

Você só toma café feito em cafeteira. Que tal escolher um método diferente de preparo?

Opções não faltam e já descrevemos algumas aqui no ReviewCafé para você se inspirar: café coado, Chemex, Moka, Hario V60, aeropress e café turco, por exemplo.

Cada método tem suas características e produz café de maneiras diferentes. Escolha um que agrade mais o seu paladar para tornar a bebida ainda mais aprazível, à medida que você aprende a consumir café sem açúcar.

4 – Reeduque suas papilas gustativas gradualmente

Se você toma várias xícaras de café com açúcar diariamente, não é de uma hora para outra que vai simplesmente começar a amar café sem açúcar.

Isso porque suas papilas gustativas estão “acostumadas” com altas doses da bebida açucarada. Dessa forma, você precisa reeducar as papilas para que elas, gradualmente, saibam apreciar um bom café sem açúcar.

Portanto, se você usa uma colher de sopa para adoçar uma xícara de café, comece trocando por uma colher de sobremesa. A seguir, passe para uma colher de chá e depois, uma colher de café.

Só então parta para o café sem açúcar. E lembre-se de excluir o hábito mecânico de, sempre que for tomar café, já procurar o açúcar para adoçar. Tudo na vida é questão de hábito!

5 – Faça da sua escolha um hábito

Agora que você já sabe o passo a passo para tomar café sem açúcar, o último passo é fazer das suas escolhas um hábito.

Optando por um café especial de qualidade, adicionando ingredientes que deixam seu sabor diferenciado, escolhendo métodos de preparo diferentes e, aos poucos, ir reduzindo a quantidade de açúcar até conseguir eliminar, fará você um apreciador de café.

E quando se aprecia um café sem açúcar, na sua totalidade de sabores e sensações, além dos benefícios para sua saúde, você nunca mais vai querer tomar café de outro jeito!

E então, você é capaz de passar a tomar café sem açúcar?

Do Amapá ao Rio Grande do Sul, passando por São Paulo e Minas Gerais, cada um gosta do seu cafezinho do seu jeito. Mas tomar café sem açúcar é algo que todos devem tentar.

Esperamos tê-lo convencido a, pelo menos, fazer essa tentativa.

Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas se você não der o primeiro passo, nunca vai conseguir mesmo!

Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para complementar essa matéria, envie um e-mail para o Review Café. Vamos adorar ouvir sua opinião!

Compre itens de café com desconto!