Affogato: o que é e como fazer?

Affogato

Affogato significa “afogado”. E resume muito bem como ele é feito, afinal, o affogado é um sorvete “afogado” em uma dose de café expresso.

Mas, qual é a história por trás do affogato? E como você pode fazer essa receita em casa? Se você ficou curioso(a) sobre o que é o affogato e como fazer essa delícia, então, continue com a gente até o final.

História do affogato

Affogato
Fonte: grafvision (Elements)

Não se sabe, ao certo, quando o affogato surgiu. Porém, como ele leva, tradicionalmente, uma dose de café expresso, acredita-se que ele tenha surgido na Itália na mesma época que as máquinas de café espresso foram criadas.

Sim, o affogato é uma receita italiana e, de maneira bem tradicional, é a mistura de café despejado por cima do sorvete. E essa receita, acredita-se também, tem mais de 100 anos!

Entretanto, não se tem dados históricos que confirmem isso. Não há ninguém que registrou a criação do affogato. Nem nenhuma cafeteria que foi a primeira que serviu essa mistura deliciosa.

Vale lembrar que os sorvetes também sempre foram populares na Itália e como os gellatos fazem sucesso, bem como o café espresso, misturou-se ambos na criação do affogato.

Na receita do affogato tradicional, o sorvete utilizado é o fior de latte, um sorvete feito somente com leite e amido, mas que não utiliza ovos. A tradução é sorvete “flor de leite”, justamente por não levar ovo na receita.

Como em outros lugares nem sempre é fácil achar um sorvete assim, a receita sofreu adaptações ao redor do mundo, usando sorvete de baunilha, sorvete de creme, sorvete de chocolate e até sorvete de frutas, por exemplo.

No Brasil, há cafeterias que oferecem o affogato com sorvetes de frutas da época.

Porém, se você quiser um affogato com a receita tradicional, aposte em uma dose de expresso e uma bola de sorvete fior de latte.

Variações da receita

Affogato
Fonte: annapustynnikova (Elements)

Se você deseja fazer uma receita de affogato, mas não tem uma máquina de expresso em casa, pode fazer variações.

Uma dessas variações é usar café Moka ou um café coado mais concentrado, por exemplo.

Já quem tem as máquinas de café de cápsulas, mais modernas, poderá fazer a receita com uma dose de ristretto, por exemplo.

Ainda há outras possibilidades, como bater o sorvete escolhido com o café e ter um frapê, uma variação do affogato.

Além disso, você também pode decorar o sorvete escolhido com calda de chocolate ou até colocar biscoitinhos de wafer. Tudo depende da sua criatividade!

E para quem gosta de uma crocância, você pode espalhar castanhas ou amendoim por cima do sorvete.

Mas, vale sempre a pena lembrar: a receita tradicional leva apena dois ingredientes: café espresso e uma bola de sorvete fior de latte.

Affogato: sobremesa ou bebida?

Affogato
Fonte: FabrikaPhoto (Elements)

Um questionamento comumente feito é se o affogato é uma sobremesa ou uma bebida.

Você encontra o affogato em diversas cafeterias espalhadas pelo mundo. E também no menu de alguns lugares que servem sobremesas. Ou seja, afinal, trata-se de uma bebida à base de café ou de uma sobremesa?

Muitos baristas o consideram uma sobremesa. Afinal, o maior volume é do sorvete e você precisa de uma colher para poder saborear. Não tem como “beber” um affogato, visto que ele deve consumido antes que o sorvete derreta por completo.

Embora muitas cafeterias coloquem o affogato como bebida, nós do ReviewCafé acreditamos que ele está mais para uma sobremesa do que para uma bebida.

Como fazer affogato em casa: receita e dicas (passo a passo)

Como fazer affogato
Fonte: Racool-Studio (Elements)

Antes de seguirmos para a receita do affogato propriamente dita, vamos começar com alguns detalhes essenciais para o sabor final.

Escolha dos ingredientes e a louça

Para começar, escolha os ingredientes e onde você vai servir a sobremesa. O café tem que ser sempre de qualidade, não é mesmo? A regra para o sorvete é a mesma: escolha produtos de qualidade.

Quanto à louça, sugerimos um bowl, para poder acomodar a bola de sorvete e demais ingredientes, caso você opte por fazer variações, conforme já explicamos.

Uma xícara pode ficar muito pequena para acomodar tanto a dose de café expresso como a bola de sorvete. E isso dificultará o processo de apreciar o affogato.

A seguir, considere o café expresso. Uma máquina de expresso faz parte do equipamento essencial na tradicional receita italiana. Mas, conforme também já dissemos, não é todo mundo que tem uma máquina de expresso à disposição em casa para usar.

E, se esse for o seu caso, lembre-se: um café expresso é marcado pela sua intensidade e por ser encorpado. Portanto, a melhor opção para substituir o expresso na receita de affogato é o café Moka.

Mas, se você só tem como fazer um café coado, sem problemas! Apenas lembre de fazer uma proporção mais concentrada.

Dica

Não adoce o café!

Muita gente só toma café com açúcar. Mas, nessa receita, o doce virá do sorvete e o café serve justamente para dar um contraste no doce. Se você adoçar também o café, provavelmente sua receita ficará doce demais e muito enjoativa.

O objetivo do café é dar uma equilibrada no doce da receita. Portanto, fica a nossa dica: não adoce o café.

Agora que já falamos das dicas, vamos à receita!

Receita tradicional de affogato

Ingredientes

  • 1 dose de café expresso;
  • Uma bola de sorvete (recomendamos de baunilha).

Modo de fazer

  1. Posicione a bola de sorvete no recipiente e, assim que extrair o café expresso, despeje sobre o sorvete.
  2. Sirva e consuma imediatamente.

Receita de affogato com variação

Ingredientes

  • Uma dose de café sem açúcar;
  • 2 bolas de sorvete, sabor à sua escolha;
  • Licor Bailey’s;
  • Calda de chocolate;
  • Raspas de chocolate;
  • Amendoim triturado;
  • 2 colheres de sopa de creme de leite;
  • Canudinhos de wafer.

Modo de preparo

  1. Coloque as bolas de sorvete no recipiente escolhido.
  2. À parte, misture uma dose de licor Bailey’s com o café espresso e o creme de leite. Despeje sobre o sorvete.
  3. Por cima do sorvete, coloque a calda de chocolate, o amendoim triturado e as raspas de chocolate.
  4. Termine posicionando os canudinhos de wafer na lateral.

Pronto! Essa variação também fica uma delícia!

E então, gostou? Que tal fazer a receita tradicional ou a variação que apresentamos na sua casa? Deixe seus comentários sobre essa receita ou envie um e-mail para o Review Café contando o que você achou.

Aproveite essa delícia!

Compre itens de café com desconto!