Para os apreciadores de um bom café, abrir mão da bebida não é uma opção, nem mesmo durante o verão.
Por sorte, além do tradicional cafezinho espresso, podemos contar também com deliciosas receitas de café gelado nos dias mais quentes.
Os cafés gelados são uma ótima pedida para quem adora o sabor do grão combinado a outros ingredientes que só contribuem para tornar a bebida refrescante no calor.
Eles são energéticos, revigorantes e deliciosamente irresistíveis. Além disso, uma bebida gelada combina super bem com dias de calor.
Uma boa notícia para quem é mesmo viciado em café e não dispensa a sua dose diária, ou duas, três… Também chamado de Iced Coffee, a bebida que foi originalmente criada na Europa, já conquistou adeptos no mundo inteiro e hoje se tornou muito popular entre os brasileiros.
Então, se você também não dispensa o seu cafezinho não pode ficar de fora e deixar de experimentar essa novidade.
No conteúdo abaixo, vamos explicar como o café gelado veio a se tornar esse sucesso entre tantos consumidores e ensinar algumas receitas deliciosas, super fáceis e práticas de fazer.
Confira!
Onde surgiu a ideia do café gelado?
O café é uma das bebidas mais antigas que existe.
A planta é originária do continente africano, mais precisamente da região da Cafa, na Etiópia. Há várias lendas em torno do seu descobrimento.
A mais famosa conta que a planta foi descoberta por um pastor de cabras que ao observar o comportamento agitado delas após ingerir suas folhas, resolveu levar a planta “misteriosa” aos monges para investigar.
Estes, por sua vez, constataram os seus poderes energéticos ao macerar suas folhas e fazer uma infusão, passando a ingerir a bebida em rituais religiosos.
Da Etiópia o café foi levado para a Arábia, onde os árabes o consideraram uma planta milagrosa e de uso medicinal para curar diversos males da época.
Afinal, como já contamos por aqui, o café tem diversas propriedades medicinais como poder antioxidante e metabólico.
Ainda durante o século XVI, o café foi parar no Egito, e um pouco mais tarde na Turquia, onde se criou a primeira cafeteria, ajudando a difundir a bebida pelo mundo.
Na Europa, o café chegou no século XVII, sendo produzido primeiro na Inglaterra e na Itália.
Algum tempo depois, a bebida se expandiu para outros países europeus, chegando ao Brasil pelas mãos de um Bandeirante à serviço da Coroa portuguesa.
No entanto, até aqui o consumo do café era quente.
A origem lendária do café gelado
O café gelado possui origem bastante antiga, porém não comprovada. Sendo assim, está cercado de dúvidas e algumas certezas.
Acredita-se que no passado, soldados europeus carregavam para suas batalhas um preparo de café concentrado, e o consumiam gelado porque não era possível esquentar a bebida.
Após as guerras, o hábito foi levado para dentro das casas e o café gelado acabou se popularizando pela Europa e sendo consumido no mundo todo, especialmente nos Estados Unidos e no Japão.
Outra versão para essa história conta que os holandeses levavam em suas expedições marítimas concentrados de cold brew (um tipo de café gelado) e, depois, esquentavam a mistura.
Independente disso, agora, essa antiga “novidade”, tem conquistado inúmeros amantes brasileiros de café, que vêm criando as mais deliciosas receitas. Afinal, o clima do Brasil combina muito com café gelado.
Como se faz um café gelado?
O café gelado nada mais é que uma bebida preparada com o café em temperatura fria. Ou então, preparado quente e, depois, resfriado.
No entanto, o seu preparo pode ter métodos diferentes para o seu resfriamento, cada um oferecendo sabores e sensações variadas à receita.
Sendo assim, os métodos de preparação da bebida são os seguintes:
- Natural – o café é preparado, porém, consumido apenas ao chegar à temperatura ambiente;
- Banho-Maria gelado – o café é feito normalmente, coado ou à máquina, depois é despejado em um recipiente e colocado em banho-maria com água gelada até esfriar e atingir a temperatura ambiente;
- Resfriamento – prepara-se o café normalmente para depois despejar cubos de gelo ou alimentos congelados, como sorvete, a fim de baixar a temperatura em um curto tempo;
- Infusão a frio (cold brew) – grão de café é moído a grosso modo e misturado com água em temperatura baixa e colocado na geladeira, em recipiente fechado por cerca de 10 e 15 horas. Em seguida, o café é coado e está pronto para ser consumido puro ou misturado a outros ingredientes gelados.
Seja qual for o método de preparo para o resfriamento do café, existem várias receitas que podem ser incorporadas à bebida fria para dar origem ao café gelado de sua preferência.
Depois de frio, você pode até congelá-lo em forminhas de gelo para suas próximas receitas.
Como preparar um Cold Brew para receitas de café gelado
Seja qual for a receita, a proporção normalmente indicada para a extração cold brew é de a cada 10 gramas de pó de café moído para french press, usar 100 ml de água.
Veja o passo a passo da receita abaixo:
Ingredientes para o Cold Brew:
- 40 g de café moído para french press (moagem grossa)
- 400 ml de água fria
Ingredientes para o Café gelado:
- 100 ml de leite
- 400 ml de café extraído a frio
- Gelo a gosto
Modo de preparo:
- Em um recipiente de vidro com tampa hermética bem vedada, coloque o pó de café já moído e em seguida a água fria (temperatura ambiente);
- Deixe descansar cerca de 10 a 15 horas na geladeira;
- Coe apenas a quantidade de líquido que vai usar na receita, que pode ser pura ou misturada com leite e outros ingredientes;
- Se optar por uma receita de café gelado com leite, bata o leite junto com o café em um liquidificador até formar espuma;
- Sirva imediatamente com cubos de gelo ou depeje o café sobre uma bola de sorvete de creme (affogato gelado).
Receitas de café gelado rápidas e práticas para fazer em casa
As receitas de café gelado são praticamente infinitas, basta usar a sua imaginação.
Normalmente, essas receitas costumam usar sorvetes, frutas cítricas (limão ou laranja) e caldas doces como caramelo, mel e chocolate.
Outras receitas mais elaboradas incorporam essência de baunilha ou outros sabores, chocolate em pó, Nutella, Ovomaltine e outros ingredientes como chantilly, leite, especiarias, (canela, anis) e hortelã, finalizadas com farofa de castanha ou amendoim.
Enfim, o seu é o limite, vai de gosto e preferência do freguês!
Veja abaixo algumas das principais receitas de café gelado, super fáceis e práticas para fazer em casa:
1. Café Gelado Tradicional
Essa é a receita básicas das básicas, que pode ser preparada através do Cold Brew ou qualquer outro método que preferir.
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de café coado
- Cubos de gelo à vontade (normal ou de café)
- Açúcar ou adoçante
Como preparar: O preparo é simples, basta escolher o processo de sua preferência para extrair o café, preparado normalmente e resfriado ou cold brew e acrescentar os cubos de gelo.
2. Café Gelado com chocolate Mocha Frapê
Essa é uma variação gelada da bebida italiana café Mocha original (Mocaccino), que mistura três níveis de ingredientes: o café expresso, leite achocolatado, leite vaporizado e chantilly por cima para decorar.
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de café coado
- ½ xícara (chá) de leite gelado
- 1 colher (sopa) de açúcar ou adoçante
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 2 colheres (sopa) de chocolate derretido (ao leite ou meio amargo)
- Chantilly e calda de chocolate para decorar
Como preparar: congele por 4h o café preparado em forminhas de gelo, depois bata no liquidificador a quantidade desejada com o leite, o açúcar, o chocolate em pó e o chocolate previamente derretido em banho maria ou no microondas.
Bater até obter uma consistência bem cremosa.
Pegue uma taça ou copo de milkshake e passe a calda de chocolate por dentro nas laterais. Despeje o conteúdo do liquidificador na taça e decore com chantilly, polvilhando um pouco de chocolate em pó por cima.
3. Café Caramel Frapê e Ovomaltine
Para esta receita você pode fazer a sua própria calda de caramelo derretendo o açúcar ou comprando pronta. Ela vai servir para misturar na receita e decorar a bebida.
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de café coado
- ½ xícara (chá) de leite gelado
- 1 colher (sopa) de Ovomaltine
- 2 colheres (sopa) de calda de caramelo
- Chantilly e calda de caramelo para decorar
Como preparar: congele por 4h o café preparado em forminhas de gelo, depois bata no liquidificador os cubinhos de café com o leite, o ovomaltine e a calda de caramelo, até obter uma consistência cremosa.
Pegue uma taça ou copo de milkshake e passe a calda de caramelo por dentro nas laterais e na borda (bem grossa).
Coloque um pouco de ovomaltine em um prato raso e vire a taça de cabeça para baixo no prato para grudar no caramelo da borda.
Despeje todo o conteúdo do liquidificador na taça e decore com chantilly, polvilhando um pouco de ovomaltine por cima.
4. Café gelado com limão e hortelã (Iced Coffee Mint Lemonade)
A receita é uma variação da original criada pela Starbucks. É uma excelente opção de bebida para se refrescar no verão, sem abrir mão da energia do café.
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de café coado
- ½ colher (chá) de açúcar ou adoçante
- Raspas de ½ limão-siciliano e/ou rodelas ou tiras de casca de limão taiti
- Cubos de gelo a gosto
- 2-5 folhinhas de hortelã
Como preparar: em uma coqueteleira, misture o café, o açúcar, as raspas de limão-siciliano, 3 folhas de hortelã e os cubos de gelo.
Tampe e chacoalhe bastante até misturar bem e dissolver todo o açúcar. Transfira a bebida para um copo de vidro transparente e sirva em seguida.
Adicione as tiras ou rodelas de limão taiti na hora de servir e duas folhas de hortelã para decorar.
5. Café Gelado com suco de laranja e tônica
Outra receita cítrica super refrescante e deliciosa que cai muito bem nos dias quentes de verão.
Ela leva xarope de laranja com cardamomo para adoçar, vai te surpreender! (Você pode preparar o seu próprio xarope em casa com antecedência ou comprar pronto).
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de suco de laranja espremido na hora
- Cubos de gelo de café sem açúcar
- 1 xícara de água (para o xarope)
- 1/4 xícara de cardamomo inteiro
- 2 xícaras (chá) de açúcar (para o xarope)
Como preparar: primeiro prepare o xarope de cardamomo levando ao fogo a água e o cardamomo até ferver. Adicione o açúcar até dissolver completamente e reduza o fogo. Tampe e cozinhe por cerca de 15 minutos, depois retire do fogo e deixe esfriar.
Deixe na geladeira por pelo menos 3 dias e depois coe o cardamomo, colocando a calda em uma garrafa de vidro bem vedada.
Para fazer o café gelado com o xarope, bata parte dos cubos de gelo no liquidificador e acrescente o suco de laranja e 1 colher de sopa do xarope.
Coloque o restante dos cubos de gelo em um copo e sirva a bebida imediatamente.
6. Milkshake de café
A receita é para os “shake lovers” amantes de café! Uma opção cremosa deliciosa e super energética para uma tarde quente de verão.
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara de café espresso ou coado
- 3 a 4 bolas de sorvete de creme
- Calda de chocolate ou caramelo a gosto
- Chantilly para decorar
Como preparar: bata no liquidificador o café, o leite, as bolas de sorvete e um pouco de calda no sabor escolhido.
Em seguida, despeje o conteúdo em uma taça ou copo alto, colocando a calda nas laterais de dentro e, no fundo, decore com o chantilly por cima com um pouco mais de calda e sirva em seguida.
7. Café vegano
Quem falou que vegetarianos e veganos não podem usufruir de uma deliciosa receita de café gelado? Mesmo se você não seja vegetariano ou vegano vai gostar porque é realmente deliciosa.
Ingredientes:
- 500ml de leite vegetal gelado (coco, amêndoa, arroz)
- 4 colheres (sopa) de cocoa em pó
- 2 colheres de café solúvel
- Açúcar mascavo ou orgânico
- 1 colher (chá) de essência de baunilha ou outra de sua preferência
- 50g de chocolate em barra 75% cacau (sem leite) derretido
Como preparar: bater o leite, o café solúvel, o cocoa em pó, a essência e o açúcar por cerca de 2 minutos, acrescentando o chocolate em barra derretido no final.
Bater por mais cerca de 2 minutos e servir em seguida com cubos de gelo.
8. Café gelado com especiarias e mel
Esta é uma receita de café gelado para quem tem o paladar sofisticado e gosta do aroma e sabor de especiarias para dar um toque especial ao café.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de mel de abelha orgânico
- 1 pitada generosa de canela em pó
- 90 ml de café gelado pronto
- 150 ml de leite gelado
- Raspas de meia noz-moscada ou raspas de chocolate
- 4 colheres de sopa de gelo triturado
Como preparar: prepare o café da forma que desejar, espere esfriar e acrescente o mel, o leite e as especiarias, batendo tudo em uma coqueteleira ou liquidificador. Coloque a mistura em um copo de vidro transparente com o gelo triturado.
Se tiver um espumador, faça uma espuma com 50 ml de leite para jogar por cima e salpique com canela em pó, noz-moscada ou raspas de chocolate.
Concluindo
Ao longo do texto você aprendeu um pouco sobre a história do café gelado e, por fim, foi apresentado a uma série de receitas para ir testando.
Agora, você tem mais do que a obrigação de degustar as receitas de café gelado incríveis para se deliciar no verão e oferecer aos seus amigos e familiares. Temos certeza de que todo mundo vai adorar!
Eu era concursado, tinha uma rotina de trabalho super tranquila! Sempre tomei muito café no trabalho, que ficava pronto na térmica, tinham dias que estava bom, outros ruins, outros intragáveis kkk…Foi aí que eu quis descobrir porque mudava tanto de um dia para o outro e descobri os Cafés Especiais, depois disso, virou uma paixão, abandonei o concurso para viver apenas do Café e não me arrependo em nada.