Como Usar Cafeteira Italiana Moka e Fazer um Café Delicioso!

Como Usar Cafeteira Italiana

Se você aprecia cafés especiais, aposto que curte explorar vários métodos de extração para descobrir novos sabores e aromas.

Então, já deve ter ouvido falar ou experimentado um café preparado na cafeteira italiana. Mas você saberia como usar Cafeteira Italiana para preparar o seu próprio café em casa?

Essa cafeteira é também conhecida por Moka, nome oficial dado pelo seu criador, Alfonso Bialetti, em 1933. Ela é super charmosa e prática, estando presente na maioria das casas italianas, mas nem tão utilizada aqui no Brasil.

Na época em que foi criada, a Moka revolucionou o modo com que se preparava café, sendo até responsável pela popularização do café expresso na Itália e no resto do mundo.

Embora a cafeteira não seja uma máquina de espresso, ela também utiliza a pressão como método de extração.

Por isso, muita gente compara o café resultante com o sabor do espresso. Isso porque ela pode produzir uma bebida forte, encorpada, de amargor ressaltado e menos ácida, como o próprio espresso.

Quer saber mais sobre ela e aprender a usar cafeteira italiana Moka para preparar um delicioso café e impressionar a todos? Confira agora.

Como funciona a cafeteira italiana Moka?

Antes de saber como fazer café na cafeteira italiana Moka, você deve entender como ela funciona.

A cafeteira possui dois compartimentos principais: a parte de baixo para colocar a água, que fica em contato direto com o fogo; e a parte de cima em formato octagonal, furada no meio, para onde sobe o café depois de pronto.

É através de um pequeno tubo central com dois orifícios em cima que passa o café para o compartimento de cima, sob o efeito da pressão que o vapor da água em ebulição exerce.

Ou seja, à medida que a água esquenta, o vapor começa a subir forçando a água a subir e passar pelo pó de café.

O pó de café é colocado em uma peça de metal com furinhos, que permitem a passagem da água.

Além disso, o compartimento de cima possui uma placa de metal com pequenos orifícios, que serve de filtro, para que a água suba em direção à superfície, sem levar o pó de café junto.

preparando café na moka

Como usar Cafeteira Italiana Moka

Agora que você já entendeu o mecanismo, vamos aprender os passos para usar cafeteira italiana e preparar um café delicioso, encorpado, com amargor destacado e levemente ácido.

  • Coloque água na parte de baixo, respeitando o nível da válvula de segurança;
  • Enrosque o filtro em forma de funil;
  • No filtro, compartimento metálico que se encaixa dentro da base, coloque o pó de café (moagem média-grossa) até encher, mas sem pressionar, para que a água possa passar;
  • Rosqueie a parte de cima girando no sentido horário, respingando um pouco de água gelada dentro para que a bebida não “queime” ao tocar as paredes de alumínio;
  • Coloque a cafeteira sobre a chama do fogão (baixa);
  • Espere o vapor atingir uma pressão suficiente para forçar a água a subir, passando pelo funil onde está o pó de café, indo parar na parte de cima;
  • Preste atenção, ao som característico como um gorgolejo quando o café começa a subir;
  • Assim que o café subir para o compartimento de cima, feche a tampa e desligue o fogo. Não demore nesse processo para não queimar o café;
  • Sirva imediatamente em seguida, pois a Moka não é térmica.

Dicas importantes de preparo

Para que o seu café saia perfeito da cafeteira italiana, é fundamental escolher um café gourmet de qualidade, bem como colocar água e pó nas medidas certas.

Se você colocar pouca água, sem respeitar o nível indicado (na altura da válvula), a cafeteira não fará a quantidade de necessária para fazer a água subir.

A quantidade ideal de pó é a proporção 1:16 (1g de pó para 16 ml de água), de acordo com o tamanho da cafeteira.

Embora existam vários tamanhos de Moka, a cafeteira segue as medidas do café espresso, que corresponde a 50 ml.

Portanto, se a sua cafeteria faz 200 ml (4 xícaras), calcule 200÷16 = 12,5 g, lembrando que a quantidade de pó deve ser suficiente para encher o compartimento, sem compactar.

Alguns errinhos frequentes

Normal cometer alguns erros durante o preparo até se acostumar a usar a cafeteira e chegar na preparação do seu café perfeito.

Um dos mais frequentes é deixar o café ferver na cafeteira por muito tempo e utilizar moagem de pó inapropriada. Veja abaixo:

  • A moagem de café correta é de granulometria média para grossa, pois o pó muito fino impede a passagem da água e muito grosso deixa a bebida fraca (mesma moagem da French Press);
  • Adicionar umas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar queimar o café e amargar;
  • Preste atenção na hora que a água estiver subindo. Logo que começar a subir, espere cerca de 10 segundos, e retire a cafeteira do fogo ou desligue a chama;
  • Não deixe a chama do fogão acesa até passar todo o café para a parte de cima. Isso vai queimar o pó e deixar a bebida.

Afinal, cafeteira italiana faz espresso?

O café expresso é um método de preparo que também utiliza a alta pressão para passar a água quente pelo pó de café.

Uma máquina industrial de café expresso tradicional utiliza uma pressão de 900 a 1000 quilopascal (9 a 10 atmosferas ou bars).

Portanto, nenhuma máquina de uso doméstico que vai ao fogo irá produzir a mesma pressão, suficiente para fazer um café preparado nas máquinas das cafeterias.

Ou seja, a Moka não é uma máquina de café espresso, mas um equipamento que também utiliza a pressão para preparar um café de sabor próximo ao café espresso.

Já um café 100% espresso, só mesmo nas cafeterias ou comprando uma cafeteira espresso.

Compre itens de café com desconto!

Apenas para Leitores do ReviewCafé

Nós como parceiros da Amazon criamos uma lista com diversas promoções de cafeteiras e acessórios para café. Veja agora!