Quem não é fã de um café coado na hora? Mas, na hora de fazer o café coado perfeito, você sabe como?

Então, confira essas dicas de como não errar no preparo do café e garanta que preparar o café coado, sem erros!

Por que o café coado é tão popular?

Um café coado perfeito conquista até os mais exigentes paladares.

Além disso, é o modo de preparo mais popular do café, visto que não é necessária uma cafeteira complexa, apenas usando café, água na temperatura certa e filtro.

O resultado desse método de preparar um café é uma bebida equilibrada, sem excesso de amargor ou acidez, e um aroma que encanta a todos e preenche o ambiente.

De fato, um café coado perfeito une os aromas, óleos, sabores e notas do café em uma proporção ideal, conquistando a todos! É difícil encontrar uma única pessoa que não goste ou um barista que não adore preparar um café coado perfeito.

Formas de fazer café coado

Existem várias formas de fazer café coado. Desde as mais antigas, usando coadores de pano, passando pelo filtro de papel, até os métodos mais modernos. Vamos descrevê-los com mais detalhes:

1) Método tradicional

Sem dúvida essa é a forma mais comum de preparar o café. Desde nossas avós, que utilizavam coadores de pano, até inúmeras pessoas que utilizam filtro de papel e uma garrafa térmica.

Os coadores de pano entrarem em desuso já que sua higienização não é fácil e a versão de filtro de papel descartável, é mais higiênica e recomendada.

Você sabe como surgiu o filtro de papel? Foi graças a uma dona de casa chamada Mellita Bentz (daí o nome tão popular ligado a produtos de café), que utilizou um mata-borrão no fundo de um recipiente de latão.

Ela fez isso porque achava a qualidade do café ruim e assim foi criado o primeiro papel de filtro descartável, no início do século XX.

2) Chemex

A cafeteira de vidro Chemex ganhou destaque pelo seu design exclusivo, em formato de ampulheta, mas também por utilizar um filtro de papel mais grosso, como os filtros utilizados em laboratório.

O resultado é um café limpo, sem resíduos, o que garante, de acordo com baristas especializados, uma das formas mais práticas de se beber um café sem nenhuma impureza e delicioso, sem amargor.

preparando café na cafeteira chemex

3) Hario V60

Outro modo de preparo de café coado é utilizando o Hario V60. Ele, de fato, parece um coador comum, mas a grande diferença está em sua estrutura interna.

Ele possui ranhuras em sua parte interna, em espiral e um formato cônico, o que resulta no maior contato do pó com a água quente, durante o preparo do café.

Outra característica interessante é o ângulo de 60 graus, no seu vértice. Além disso, o material com o qual o Hario V60 é feito também influencia no sabor final da bebida.

Por exemplo, o Hario V60 de porcelana, de acordo com especialistas, permite que a temperatura ideal da água seja mantida por mais tempo, fazendo que o café ganhe doçura e fique mais encorpado.

4) Clever

Clever, em inglês, significa astuto, esperto ou inteligente. Assim, podemos concluir que essa é uma forma inteligente de fazer café.

Para quem nunca viu ou ouviu falar desse método de fazer café coado, ele apresenta um tampão, que permite que o pó de café fique em imersão por um tempo na água.

Dessa forma, esses poucos minutos nos quais o pó de café fica imerso na água quente deixam o sabor da bebida diferenciada e muito saborosa.

Como preparar um bom café coado?

Para não errar na hora do preparo do café, algumas dicas são essenciais. Assim, veja esse passo a passo para não cometer nenhum erro do modo de preparo da segunda bebida mais consumida no mundo e assim, garantir um café coado perfeito.

Independente do método escolhido para preparar o café, alguns cuidados são essenciais. Então, vamos passar todas as dicas, para você não errar. Confira!

receitinhas para fazer café

1 – Escolha um bom café

Claro que gosto é muito pessoal e quando se pensa em café, todo mundo tem uma marca favorita.

Mas, primeiro, é necessário escolher um café de qualidade.

Existem tipos diferentes de café, mas quando você escolhe um café gourmet ou um café especial, tem a garantia que o produto é de qualidade.

Dessa forma, quando você escolhe um produto superior, você tem a garantia que a torra foi feita da maneira adequada, que o grão foi adequadamente escolhido e que o sabor da bebida será melhor no seu paladar.

Quando você compra qualquer pó de café, você não tem a informação sobre a procedência dos grãos, ou sobre o processo de torrefação e quais são as notas daquele café, por exemplo.

Portanto, escolha sempre uma boa opção de café.

Outra boa opção é fazer a moagem na hora do grão, sempre que possível. Quando você opta por moer os grãos na hora, o pó de café é mais fresco e o aroma fica mais forte e o sabor, mais especial. Café moído na hora é muito mais gostoso!

Além disso, é essencial saber a espessura certa da moagem do grão, conforme a maneira que você vai preparar seu café. Afinal, a moagem interfere diretamente no resultado. Se muito grossa, a água não consegue hidratar corretamente o pó.

De maneira geral, a espessura ideal é a média. Espessura muito fina não é adequada, pois, o pó pode passar pelo filtro e acabar na sua xícara.

2 – Preste atenção na temperatura da água

Muita gente acredita que para passar café, tem que ferver a água.

Mas, você sabia que quando a água fervendo entra em contato direto com o pó de café, ela queima o café? E isso resulta em um sabor amargo muito pronunciado?

Assim, você não deve colocar a água fervendo, direto em contato com o pó.

Mas, qual é a temperatura certa, então?

Os passos são os seguintes: escolha água filtrada ou mineral, já que o teor de cloro é menor. Quando se pensa na quantidade de cloro existente na água da torneira, ele é muito alto, o que também influencia no sabor final da bebida.

A seguir, deixe levantar fervura, quando você observará a formação de muitas bolhas na água. Então, desligue o fogo e aguarde 5 minutos.

Somente então, utilize essa água. A temperatura ideal é nunca muito abaixo de 90ºC, mas também não é 100ºC, conforme nós já explicamos.

como fazer café coado

3 – Pré-escalde o filtro

Essa é uma ação que muita gente esquece, mas é muito importante. O passo de escaldar o filtro traz vantagens porque ajuda na eliminação da celulose do papel de filtro.

Isso resulta em um café com sabor mais puro.

Para pré-escaldar o filtro, derrube um pouco de água quente em toda a extensão do filtro, antes de colocar o pó escolhido. E não se esqueça de jogar essa água fora. Ela não fará parte da bebida.

Por último, não use filtros de pano. Conforme já explicamos, filtros de papel descartáveis não vem com bactérias e filtros de pano, por mais que você lave, sempre pode ficar algum resíduo.

A higienização faz parte das boas práticas de se fazer café.

4 – Afinal, qual é a proporção correta de pó e água?

Muita gente tem essa dúvida na hora de passar o café de maneira tradicional. Afinal, nem sempre há balanças ou medidores para nos ajudar, não é mesmo?

Ou seja, quantas gramas de café são necessárias para quantos ml de água, para fazer o café coado perfeito?

Essa é uma das perguntas mais comuns por todos que amam café.

A regra, de maneira geral, é uma colher de sopa (ou seja 10 g de café) para 100 ml de água. Com essa regra, você conseguirá fazer uma bebida não muito fraca, nem forte demais.

5 – Hora de passar o café!

Chegou o momento de passar o café da maneira certa.

Café de qualidade, preferencialmente moído na hora, água filtrada, deixe a água ferver, formação de bolhas, desligue, aguarde 5 minutos. Pré-escaldou o filtro, mediu o pó, chegou a hora de passar o café!

Então, coloque o café no filtro e só então despeje a água, em movimentos circulares, mas não tudo de uma vez. Afinal, o que você deseja é que o pó entre em contato com a água quente para que seja feita uma pré-infusão.

A quantidade ideal de água, nesse momento, é o suficiente somente para cobrir todo o pó. Esse processo de infusão é muito importante, para que o café tenha tempo de ser hidratado e soltar os aromas e sabores da bebida.

Todo o pó coberto, segundos aguardados, então, coloque a água restante e aguarde mais outros segundos. Preferencialmente, opte por movimentos circulares, mais uma vez, ao colocar o restante da água.

cafezinho coado na hora

Dicas importantes

Não utilize colher para mexer no pó enquanto está coando o café.

Além disso, aguarde os segundos necessários para que a bebida tenha tempo para ser coada da maneira ideal.

Se possível, você pode esquentar um pouco a xícara que vai receber o café, para que não haja um grande choque térmico.

Outra dica, consuma o café ainda fresco. O café, com o tempo, oxida e então, seu consumo não é mais indicado.

Qualquer barista vai te dizer isso: café bom é café fresco! Portanto, agora que você já aprendeu o passo a passo para fazer o café coado perfeito, que tal botar tudo isso em prática?

Apenas para Leitores do ReviewCafé

Nós como parceiros da Amazon criamos uma lista com diversas promoções de cafeteiras e acessórios para café. Veja agora!