Como somos um portal focado em assuntos relacionados a cafés e seus principais produtos, não poderíamos ignorar uma bebida muito popular entre praticantes de atividades físicas e/ou dietas cetogênicas: o Bulletproof Coffee.
Sim, o café preto básico tem mais uma versão!
O termo refere-se ao “café à prova de balas” ou “café blindado” (em tradução livre do inglês), uma bebida feita a partir da mistura de café, manteiga e óleo de coco, com o intuito de impulsionar mais energia ao corpo e obter mais disposição.
A bebida pode trazer muitos benefícios durante o exercício físico, desde que preparada da forma correta.
Para começar, a escolha de um café de qualidade e grãos selecionados é fundamental, seguida do acréscimo de gordura e óleos saudáveis, como a manteiga clarificada sem sal Ghee e um óleo rico em triglicérides de cadeia média (óleo de coco extravirgem ou MCT).
O coquetel tem o apelido de bebida dos superpoderes, pois promete a perda de peso, eficiência mental e longevidade.
Mas, na verdade, é uma releitura de uma antiga tradição tibetana, que acrescentava gordura de iaque ao chá que eles bebiam.
O criador do Bulletproof Coffee ocidental foi Dave Asprey, autor do livro “Dieta Bulletbroof” (The Bulletproof Diet), mas no Brasil a bebida também foi readaptada.
Ficou curioso para saber que se trata? Vamos explicar a origem da bebida e tudo o que ela pode fazer no organismo. Confira!
Como surgiu o Bulletproof Coffee?
A receita do Bulletproof Coffee foi criada por David Asprey, um empresário de tecnologia americano do Vale do Silício, radicado em Seattle, nos Estados Unidos.
A favor da longevidade prolongada, o empresário passou décadas da sua vida investigando a própria biologia. Mas, foi durante uma viagem ao Tibete que conheceu a bebida feita da mistura de chá com manteiga do leite de iaques, um bovino selvagem da região.
Essa bebida feita com café, manteiga e outras formas de gordura é uma tradição milenar que tem sido consumida em versões similares por povos do Himalaia, Tibete, Etiópia, Nepal, Vietnã e Cingapura durante séculos.
O intuito é fornecer energia e calor ao corpo, por conta das baixas temperaturas dessas regiões montanhosas.
Após uma longa caminhada, a bebida foi capaz de recuperar a sua energia rapidamente, deixando-o suficientemente intrigado para investigar mais a fundo a tal fonte de energia milagrosa.
Anos mais tarde, já de volta ao ocidente, o empresário fundou a empresa Bulletproof, e desde então vem difundindo o consumo da bebida no mundo ocidental com base em suas investigações científicas.
Afinal, quais os benefícios do “café blindado”?
Originalmente, o Bulletproof Coffee foi criado para ser um alimento que pudesse promover um aumento da atividade cerebral, enquanto mantinha o organismo bem alimentado para aguentar a demanda da atividade.
Há relatos de quem consome o Bulletproof que afirmam ter experienciado melhoras no desempenho cerebral, em relação ao foco e atenção, velocidade cognitiva e resposta a demandas diferentes.
Tem também aqueles que obtiveram auxílio no controle de peso, por conta de uma maior sensação de saciedade, além de mais disposição para os treinos físicos.
No entanto, esses benefícios podem variar de acordo com o metabolismo de cada indivíduo. Eles podem ser notados de imediato ou levar mais tempo, e até mesmo não haver diferença, dependendo da pessoa.
Contudo, de uma forma geral podemos esperar os seguintes resultados ao consumir o Bulletproof Coffee:
- Maior clareza física e mental;
- Melhora na concentração, aumento de memória e sensação de alerta;
- Sensação de saciedade e redução da fome;
- Aumento de foco e produtividade;
- Maior queima de gordura (ótimo para pré-treino);
- Aumento de energia física e resistência corporal;
- Redução do cansaço.
Esses são apenas alguns dos benefícios do Bulletproof Coffee.
Existem quaisquer contraindicações?
Embora tenha seus benefícios, o Bulletproof Coffee não é recomendado para quem não está acostumado a fazer jejum ou para quem tem problemas gastrointestinais.
Crianças, gestantes, lactantes, hipertensos, portadores de glaucoma, incontinência urinária, osteoporose, insônia, ansiedade extrema, Síndrome do Intestino Irritável ou doenças inflamatórias intestinais também devem evitar a bebida.
Além disso, o Bulletproof Coffee não deve ser consumido por quem está em dietas de alto carboidrato.
O ideal é consultar um médico ou nutricionista para que ele possa avaliar o caso e indicar o melhor consumo e reintegração na dieta, de acordo com seus objetivos e necessidades nutricionais.
Como o Bulletproof Coffee funciona?
No Brasil, o Bulletproof Coffee é bastante popular nas academias entre praticantes de atividades de alto impacto, a fim de elevar o desempenho e melhorar a qualidade de vida.
Contudo, o seu uso ainda é um tanto controverso, por não se saber ao certo quais os reais benefícios da bebida na dieta.
Por outro lado, a bebida é bastante consumida pelos adeptos do jejum intermitente, que promove a autofagia, uma espécie de renovação celular benéfica.
No entanto, a bebida possui excelentes propriedades, podendo também ser consumida junto a outros alimentos, sem precisar fazer jejum.
Isso porque ao prepará-la a partir de um café de qualidade, que seja livre de micotoxinas e de preferência orgânico, ela pode aumentar a termogênese do metabolismo pela ação da cafeína. Nesses casos, o ideal é usar grãos de cafés que você faz a moagem antes de preparar a bebida.
Já a manteiga Ghee, sem lactose, orgânica e livre de toxinas, é uma boa fonte de gordura saturada e vitamina A, bem como o óleo de coco, ambos ricos em triglicérides de cadeia média ou TCM, que promovem a queima de gordura com maior rapidez e facilidade.
Quer saber como?
A gordura saturada da manteiga orgânica sem sal ou Ghee possui uma queima lenta de gordura, além de ser mais benéfica, pois é produzida de vacas que só se alimentam de capim e não recebem antibióticos.
Além disso, essa manteiga não possui lactose e caseína, ou qualquer outra toxina prejudicial ao organismo.
Já os triglicérides de cadeia média presentes no óleo de coco ou no MCT puro possuem rápida digestão e absorção, promovendo a termogênese e acelerando o metabolismo.
E o café também aumenta a queima de gordura, além de outros benefícios promovidos por suas propriedades.
Ademais, quando usamos um café livre de micotoxinas (toxinas produzidas por fungos), evitamos maiores riscos à saúde e à função saudável do cérebro.
Isso porque são as toxinas presentes em muitos alimentos as maiores responsáveis pela sensação de fadiga, insônia, indisposição, falta de concentração, entre outros fatores.
Bulletproof Coffee na dieta de emagrecimento
Para as dietas de emagrecimento o ideal é consumir o Bulletproof em jejum, para que o organismo possa se acostumar a processar a gordura com o intuito de usar essa energia gerada por ele.
Há quem opte por consumir o Bulletproof ao acordar, ignorando o café da manhã, para depois voltar a comer só no almoço.
Os atletas fazem o mesmo antes de começar a praticar uma atividade física de alto impacto, por 15 ou 20 minutos, no máximo.
A intenção é promover uma maior extração de energia da gordura e acostumar o organismo a usá-la como fonte primária de energia.
Por mais que se possa pular o café da manhã depois de beber o café à prova de balas, você não está obrigado a fazer isso. Dessa forma, pode fazer uma quantidade um pouco menor da bebida e consumir junto com frutas e outros alimentos recomendados por sua nutricionista.
Por falar nesses profissionais, confira algumas informações adicionais que uma especialista nos deu:
Com a palavra, a opinião profissional da Nutricionista:
Na minha prática clínica priorizo adicionar o MCT (proveniente do óleo de coco) no café, pois a absorção é extremamente rápida, oferecendo energia para a mente e o corpo funcionar de forma mais eficiente.
O MCT, em especial os ácidos c:8 (caprílico) e c:10 (capríco), são conduzidos diretamente para o fígado, aumentando a produção de cetonas que são queimadas pelo organismo como combustível.
Essa estratégia pode auxiliar no processo de emagrecimento e melhorar o desempenho em treinos de intensidade moderada realizados em jejum.
Os vegetarianos/veganos podem substituir a manteiga Ghee por manteiga de coco.
Em quantidades exageradas, o Bulletproof pode soltar o intestino. Procure um profissional qualificado que irá te orientar se essa estratégia é pra você!Nutri Gabriela Pereira de Jesus
Como fazer Bulletproof Coffee?
Para conseguir obter os melhores resultados do Bulletproof Coffee, é preciso que o seu preparo seja adequado.
Portanto, a escolha do grão de café é fundamental. Portanto, dê preferência aos grão de café arábica ou café gourmet.
Isso porque, como já mencionamos, os cafés de baixa qualidade possuem micotoxinas produzidas por mofo e fungos, que podem causar uma série de condições e riscos à saúde, além de enfraquecer o metabolismo e gerar inflamações.
Veja abaixo duas opções para preparar o seu Bulletproof conforme recomendado.
1. Receita original Bulletproof Coffee
Ingredientes:
- 250ml de água
- 2 ½ colheres de sopa de grãos especiais de café (moídos na hora)
- 1 ou 2 colheres de Brain Octane (marca do criador)
- 2 ½ colheres de manteiga Ghee ou sem sal
Modo de preparo: bater tudo no liquidificador por 20-30 segundos e ingerir na hora.
2. Receita Bulletproof Coffee adaptada (ingredientes nacionais)
Ingredientes:
- 250ml de água
- 2 ½ colheres de sopa de grãos especiais de café (moídos na hora)
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal ou ghee (manteiga clarificada)
- 1-2 colheres de sopa de TCM ou óleo de coco extravirgem
Modo de preparo: bater tudo no liquidificador ou mixer por 20 a 30 segundos, até atingir uma consistência cremosa e ingerir na hora.
Conclusão
Pronto, agora você já sabe tudo o que há para saber sobre o famoso Bulletproof Coffee, mas seja qual for o seu objetivo, o ideal é consultar um nutricionista antes de incluí-lo na sua dieta.
Só ele poderá orientar quanto à forma de consumir, quantidades, tempo de uso e melhores resultados.
Todo organismo precisa de equilíbrio nutricional para ter um bom desempenho e o Bulletproof pode ajudar a alcançar o bem-estar, assim como trazer outros benefícios.
Mas não se esqueça de consultar um profissional e sempre respeitar a sua individualidade e estilo de vida, a fim de evitar maiores riscos à saúde.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos coffee lovers nas redes sociais!
E se você tem alguma sugestão, dúvida ou comentário, é só entrar em contato com a nossa equipe por e-mail.
Veja outras informações sobre as variações de cafés clicando aqui. Até a próxima.
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.