Café Como Pré-Treino: Vale a Pena? Entenda Como Funciona

Benefícios do Café na atividade física
Anúncios

Ânimo e motivação não é uma coisa que temos todos os dias para fazer atividade física. Então, como driblar o cansaço e a falta de disposição nos treinos? Tomar o nosso amado café como pré-treino pode ser de grande ajuda.

Veja a seguir como o café pode ser usado no pré-treino, quais os benefícios e algumas dicas de receitas para ter ainda mais energia.

Café como pré-treino: como a bebida age no organismo durante a atividade física?

Café como pré-treino
Fonte: korneevamaha (Elements)

Como sabemos, o café é rico em cafeína, um estimulante natural. Quando entra na corrente sanguínea, a cafeína deixa o nosso corpo em estado de alerta, inibindo a sensação de cansaço e melhorando a concentração.

Por que isso acontece?

Quando estamos cansados, o nosso cérebro produz um composto químico chamado adenosina.

Ele serve como um depressor do sistema nervoso central, diminuindo a produção de adrenalina (hormônio responsável por preparar o corpo para o esforço físico) e fazendo com que sintamos sono.

Mas, quando tomamos café, a cafeína presente na bebida se liga à adenosina e diminui os seus efeitos no organismo.

Como resultado, os níveis de adrenalina voltam a subir e nos sentimos mais dispostos. Por isso, tomar café como pré-treino pode ajudar a melhorar nosso desempenho.

Contudo, o excesso de cafeína também pode ter efeitos negativos para a nossa saúde. Assim, é importante saber como usar o café antes do treino para ter bons resultados.

Quando e como tomar café como pré-treino?

A cafeína presente no café é absorvida rapidamente pelo trato gastrointestinal.

Em média, o pico de concentração no sangue acontece de 15 a 45 minutos depois da ingestão.

Por isso, para ter mais disposição o ideal é tomar o café como pré-treino aproximadamente meia hora antes da atividade física.

Além do tempo, a quantidade de café também influencia no desempenho do treino. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é não consumir mais do que 6 mg/kg de cafeína por dia, o que corresponde a cerca de 400 mg para um adulto de 70 kg, ou 3 xícaras de café coado.

Mas, no geral, 1 xícara de café já é o suficiente para garantir mais disposição durante o treino.

Além disso, o café também pode servir de pós-treino, dependendo do seu objetivo.

Enquanto no pré-treino a cafeína dá mais disposição para fazer treinos mais intensos, potencializando o gasto calórico, no pós-treino o composto químico ajuda no ganho de massa muscular. Isso porque, tem um papel importante no transporte de açúcar para dentro do músculo e na recuperação do tecido.

Quais os benefícios do café na atividade física?

Benefícios do Café na atividade física
Fonte: korneevamaha (Elements)

A forma como o café age em nosso organismo traz benefícios durante e depois do exercício. Quando consumido dentro da quantidade recomendada, ele ajuda a equilibrar o metabolismo e trás vantagens como:

Ajuda a queimar mais calorias

A cafeína tem efeito termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, os batimentos cardíacos e a desidratação das células — aumentando a queima de calorias e, consequentemente, a perda de peso.

Além disso, tanto o café como o exercício físico deixam o metabolismo mais acelerado durante algumas horas. Ou seja, o corpo continuará com gasto energético mais elevado depois do treino.

Aumenta a energia durante o treino

Como vimos, o café como pós treino ajuda a inibir a sensação de cansaço, pois aumenta os níveis de adrenalina no corpo.

Por isso, tomá-lo antes do treino vai dar mais energia e disposição para fazer treinos mais intensos ou por mais tempo.

Melhora o desempenho das atividades

Como resultado do aumento de energia, o seu desempenho será melhor durante as atividades físicas. Por exemplo, você vai conseguir correr por mais tempo, pedalar mais rápido ou levantar mais peso.

Sem contar que terá mais disposição ao longo da atividade. A cafeína consegue manter um bom pico de atuação no corpo, o que permite a você fazer exercícios de alta intensidade com melhor eficiência.

Só lembre-se de sempre ter acompanhamento profissional para a escolha dos exercícios. Assim, é possível acompanhar a evolução e ver os efeitos.

Melhora a concentração

Tomar café antes do treino também melhora a concentração, pois ajuda o sistema nervoso central a se manter em estado de alerta. Assim, nós conseguimos executar melhor os exercícios, diminuindo as chances de lesão.

Aliás, essa dica vale para o restante do dia também. Ou seja, o café pode te ajudar enquanto está treinando e também no pós treino.

Diminui a dor muscular

O café também é rico em antioxidantes. Por isso, ele ajuda a reduzir a inflamação no corpo e, consequentemente, o tempo de recuperação muscular e a dor depois do treino.

Café como pré-treino: quais cuidados tomar?

Apesar dos benefícios que o café traz para a prática de atividade física, ele também pode ter efeitos negativos, especialmente se consumido em excesso.

Tomar muito café pode causar efeitos colaterais, como dificuldades para dormir, dor de cabeça e aumentar a ansiedade.

A bebida também não é indicada para mulheres grávidas ou que estão amamentando, pessoas com pressão alta, cardíacas ou que tenham alguma doença no estômago, como gastrite ou úlcera.

Outro cuidado que você deve ter ao tomar café como pré-treino é respeitar os limites do seu corpo. Como a cafeína é um estimulante cerebral, ela faz com que você se sinta mais enérgico e disposto a fazer exercícios mais intensos.

Contudo, fazer um treino mais intenso do que o seu corpo está acostumado aumenta os riscos de lesão. Então, fique atento!

Também vale a pena analisar o porquê de você tomar café como pré-treino.

Se você se sente sempre cansado e precisa de café para se manter desperto, o melhor é investigar a causa da falta de energia, pois isso não é normal.

No geral, é melhor evitar tomar café como pré treino à noite, quando estiver em jejum ou se o seu objetivo ao treinar for relaxar.

4 receitas de café pré-treino para dar energia

Café pra dar energia
Fonte: LenorIv (Elements)

Geralmente, apenas tomar uma xícara de café é o suficiente para aproveitar seus benefícios durante o treino.

Porém, se você vai treinar antes do café da manhã ou depois de ficar muito tempo sem comer, o melhor é incrementar a bebida para garantir o bem-estar durante o treino.

Então, veja algumas receitas de café pré-treino:

Café com whey

Para ajudar no ganho de massa muscular e ter mais saciedade, uma opção é fazer um café proteico. A receita é bem simples.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de café (200 ml);
  • 1 scoop de whey protein.

Modo de preparo:

Prepare o café como de costume (solúvel ou coado). Em seguida, misture o whey protein de sua preferência. Geralmente, os sabores que mais combinam com café são baunilha e chocolate.

Sirva em seguida.

Café termogênico

Para potencializar o efeito termogênico do café você pode adicionar óleo de coco e canela na bebida quente.

Além de ser uma fonte de gordura boa, o óleo de coco dá energia. Por outro lado, a canela ajuda a acelerar o metabolismo, reduzir a inflamação e aliviar a dor muscular.

Confira a receita.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de café (200 ml);
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • E 1 colher de café de canela em pó.

Modo de Preparo

Prepare o café como de costume (solúvel ou coado). Depois adicione a canela e o óleo de coco e misture bem. Sirva em seguida.

Importante: para que os ingredientes se misturem melhor, use o café ainda quente.

Smoothie de café e chocolate

Para um café da manhã que dê saciedade e energia para o treino, faça um smoothie de café. Para a refeição ficar mais completa você pode adicionar whey protein e linhaça na bebida.

Veja a receita a seguir.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de café solúvel;
  • 2 xícaras de chá de leite;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 2 scoops de whey protein;
  • 1 colher de sopa de linhaça.
  • Canela e gelo a gosto.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer e sirva logo em seguida.

Se não tiver (ou não tomar) whey protein, você pode substituí-lo por uma banana congelada. Embora o valor nutricional não seja o mesmo, a banana vai dar cremosidade para a bebida.

Shake de café

Outra opção de café pré-treino é o shake de café. Além de saboroso, a receita é ótima para se refrescar. Veja a seguir!

Ingredientes:

  • 4 cubos de gelo de café (aproximadamente 150 ml);
  • 1 scoop de whey protein;
  • 1 colher de sopa rasa de pasta de amendoim integral (sem açúcar);
  • 100 ml de água;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de chá de canela em pó.

Modo de preparo:

Coe o café e congele-o em cubos. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Sirva em seguida.

Vamos tomar café antes de treinar?

Café antes de treinar
Fonte: Rawpixel (Elements)

Não há como negar que 1 xícara de café fresquinho melhora o nosso dia.

Mas, como vimos, ele também pode melhorar nossas atividades físicas. Incrível, não é mesmo?

Seja puro ou em uma receita, o café como pré-treino pode ser uma ótima ferramenta para dar mais disposição naqueles dias que falta motivação para treinar ou para potencializar o gasto de energia e a perda de peso.

Além disso, no pós-treino, o café pode ajudar na recuperação muscular e aliviar a dor.

A verdade é que o café é tão bom que algumas empresas usam ele como ingrediente principal de bebidas termogênicas e energéticas, como é o caso do Supercoffee.

Venha conferir o nosso review completo sobre o Supercoffe e conheça os prós e contras.

Compre itens de café com desconto!