Os 3 Melhores Cafés Solúveis do Mercado

melhores cafés solúveis

Quando estamos em busca de praticidade, muitas vezes optamos pelo café solúvel – e, nessa hora, é interessante saber quais são os melhores cafés solúveis disponíveis.

Aliás, a verdade é que o café solúvel caiu no gosto do brasileiro não apenas por ser super prático, mas também por ser saboroso.

Ele vai bem com leite, é de sabor mais ameno, de maior rendimento e menos desperdício.

Bem, que o brasileiro adora café e consome grande quantidade da bebida, de diferentes formas, você já sabe. E que quanto mais prático e saboroso for esse café, melhor.

Assim, o café solúvel pode ser uma ótima opção, já que apresenta grande praticidade, podendo, inclusive, ser levado na bolsa para quando aquela vontade de café aparecer.

Dentre as variadas marcas de café solúvel, qual é a melhor? Como diferenciar entre as marcas para saber os pontos positivos?

Confira, em nossa avaliação de hoje, quais são os melhores cafés solúveis do mercado e, também, como identificar suas principais características.

Boa leitura – e bom café!

IMAGEM PRODUTO

Nescafé Origens
  • Bom preço
  • Grãos 100% arábica
Verificar Preço →

Café Orgânico Liofilizado Native
  • Café orgânico e liofilizado
  • Torra média clara
Verificar Preço →

Starbucks Medium Roast
  • Grãos 100% arábica
  • Notas de castanhas e chocolate
Verificar Preço →

Quais são os Melhores Cafés Solúveis?

A má reputação do café solúvel, infelizmente, não é de graça.

O que acontece é que no Brasil, bem como na Europa e também nos Estados Unidos, o café instantâneo tem fama de pouca qualidade. Muitos, inclusive, dizem que café solúvel não é café de verdade.

Muitos mitos envolvem o processo de fabricação e a qualidade dos cafés solúveis, mas, veremos isso com mais detalhes no final do artigo.

Primeiro, vamos elencar as principais características das marcas escolhidas como as melhores da atualidade.

Acreditamos que, dessa forma, vai ficar mais fácil para você escolher.

E então, vamos lá?

1. Nescafé Origens

Nescafé Origens

Nescafé é uma das marcas mais associadas ao café solúvel. De fato, a marca é uma das maiores representantes de café solúvel e uma das mais vendidas também.

A linha Nescafé Origens apresenta uma série de sabores e produtos, os quais representam diferentes grãos e com características diferenciadas.

Seu preço ameno também é uma boa vantagem competitiva, além de vir em pote de vidro, que pode servir de armazenamento para o refil.

Dentre as opções de Nescafé Origens, há os grãos de São Sebastião do Paraíso Serras do Alto Paranaíba e Chapada Diamantina (este último, com notas aromáticas e de sabor que lembram frutas amarelas e caramelo).

São todos grãos de café 100% arábica, de torra média, frutados e encorpados, com notas de caramelo.

O café tem boa acidez final, mas é considerado por especialistas como “básico”. Para eles, a bebida poderia ser mais ousada.

E já que estamos falando da Nescafé, por favor, deixe seu preconceito de lado e experimente também o Forte solúvel da marca. É uma opção mais barata e mais básica, mas excelente para o dia a dia.

2. Café Orgânico Solúvel Liofilizado Native

Cafe Organico Soluvel Liofilizado Native

Sendo um produto orgânico certificado, o café solúvel liofilizado Native possui torra média clara.

Pelo método de obtenção de liofilização, seu sabor é marcante e, a qualidade do café, superior. Além disso, a acidez é brilhante.

É um produto que vale o investimento para quem deseja um café orgânico e liofilizado, considerado por alguns usuários o melhor café solúvel do Brasil.

Então, se ao ouvir o termo “café solúvel” você já vira os olhos, seu paladar pode se surpreender com essa opção!

3. Starbucks Medium Roast

Starbucks Medium Roast Soluvel

Se você curte o café da famosa cafeteria norte-americana, é praticamente obrigatório experimentar o café solúvel Starbucks Medium Roast.

Esse café 100% arábica, como o próprio nome já indica, tem torra suave, resultando em um café com notas de chocolate e castanha. bem cremosas.

De perfil sensorial leve cítrico e chocolate, o Medium Roast tem acidez baixa.

Aliás, destaque para sua forma de apresentação: além de lata, ele também vem em formato stick, ou seja, um pequeno sachê, podendo ser levado a qualquer lugar, o que é uma grande vantagem.

Onde Comprar Cafeteiras e Acessórios com Bom Preço?

Na hora de comprar, nem sempre é fácil escolher uma loja virtual confiável.

Muitas fraudes e roubos são noticiados diariamente. Por isso, escolher uma loja com boa reputação é fundamental.

Recomendamos a Amazon, que é uma gigante no mercado mundial e tem centenas de opções para que você escolha o produto certo – com preços muito baixos.

Para clientes Prime, você ainda consegue aproveitar frete grátis para muitos produtos selecionados.

Para ajudar ainda mais, eles possuem diversas promoções no site, diariamente. Fique de olho, selecione o produto ideal e garanta agora para não perder a chance.

Clique no botão abaixo e garanta seu novo produto.

O que Considerar na Escolha do seu Café Solúvel?

Para escolher entre os melhores cafés solúveis, é importante prestar atenção em algumas características essenciais do café solúvel.

Vamos separá-las em três pontos e explicar os detalhes.

Tipo de torra

Para quem pensa que o café colhido no pé é moído e então embalado, não é bem assim.

O café é colhido e então torrado, e o tipo de torra à qual o café é submetido é o que determina seu amargor e acidez.

Portanto, fique atento à torra do produto que você está de olho, pois assim você conseguirá já identificar algumas importantes características daquele café.

A torra escura é a que é feita no café extra-forte, mas ela não é considerada uma torra boa, uma vez que, muitas vezes, grãos de qualidade inferior são torrados com grãos um pouco melhores.

Assim, a qualidade do café nem sempre é ideal.

Essa torra produz um café com mais amargor e menos acidez.

a torra média é considerada ideal por muitos entendedores de café, uma vez que oferece o equilíbrio ideal entre acidez, amargor e doçura.

Por último, a torra clara acaba resultando em um café menos encorpado, mais “fraco”, não atendendo muito bem o perfil brasileiro em geral, que curte um cafezinho mais forte.

Pulverização ou liofilização?

Existem dois métodos para obter o café solúvel: a pulverização, também chamada de spray dryer, e a liofilização, ou freeze dryer.

De fato, os métodos são diferentes e isso acaba resultando em cafés solúveis de diferentes qualidades.

Para obtenção do café solúvel, os grãos são primeiramente hidratados e um extrato de café é obtido. É desse extrato que se obtém o café solúvel, por um desses métodos.

Na pulverização, o extrato de café é pulverizado por um spray a 30 metros de altura. Nessa altura, o extrato de café perde água, restando somente o café solúvel.

Esse é o método mais barato, mas não é considerado o melhor método. O melhor método para obtenção do café solúvel é a liofilização.

Na liofilização, o extrato de café é resfriado rapidamente em equipamentos especiais, se transformando em cristais de gelo.

Esses equipamentos são aquecidos e colocados em vácuo. Com isso, toda a água é retirada, restando somente o pó do café solúvel.

O método de liofilização é considerado melhor porque mantém as características principais do café, tanto em aroma quanto em sabor.

Mas nenhum dos métodos adiciona qualquer produto químico ao café, portanto, o café solúvel é um produto natural.

No Brasil, o café solúvel comercializado não pode ter nenhum aditivo. Assim, o café instantâneo, como também é chamado, é sim “café de verdade”.

Categoria dos grãos

Os grãos de café que resultarão no café solúvel pertencem a 3 grandes grupos:

  • Arábica;
  • Robusta;
  • Descafeinado.

Café solúvel 100% arábica costuma ser mais caro do que outros grãos. Já robusta costuma ter duas vezes mais cafeína e pode ser misturado ao café arábica.

Se você sofre com a cafeína, a opção descafeinada é uma ótima escolha, uma vez que a cafeína em excesso provoca aumento dos batimentos cardíacos, tremores e aumento da ansiedade, não sendo recomendada, inclusive, para grávidas.

Assim, optar por um café descafeinado pode ser uma boa opção pensando em sua saúde.

A cafeína é retirada antes de o café ser torrado e moído. Isso é feito deixando os grãos imersos em solventes naturais, baseado em frutas, por exemplo, ou com a mistura de ácido acético, o vinagre.

O processo de retirada da cafeína também pode ser feito com jatos de água e gás carbônico. Após a retirada da cafeína, o café passa pelos mesmos processos.

Desvantagens do café solúvel

Qualquer café solúvel, por melhor que seja, se não é bem diluído, deixa um gosto mais amargo na boca.

Muitos acabam não gostando do café solúvel justamente por não o diluir de forma adequada. Além disso, é importante utilizar o café solúvel na medida correta, para que a bebida não fique amarga em excesso.

Mas vale a pena experimentar café solúvel, sem preconceito. Você pode se surpreender com a qualidade dos produtos atuais.

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido como funciona o processo para escolha dos melhores cafés solúveis.

Aliás, as vantagens do café solúvel são várias, desde a praticidade na hora do preparo até a versatilidade de poder transportá-lo com mais facilidade.

Assim, pelo equilíbrio da bebida, tomando com água ou leite, os melhores cafés solúveis que elencamos podem fazer parte do seu dia a dia a partir de hoje.

Se quiser conhecer mais sobre cafés, pode conferir outros conteúdos aqui no nosso blog.

E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que sim, pois queremos agradar os coffee lovers de plantão!

Mande um e-mail para nós se tiver alguma dúvida ou sugestão. Se puder, compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais.

Até logo!

Compre itens de café com desconto!