Os 10 Melhores Cafés Descafeinados (Grãos, Cápsulas e Solúvel)

melhores cafés descafeinados

Nesse post, vamos falar sobre os cafés descafeinados. Ou seja, os café que passam por um processo de extração da maior parte da cafeína presente em seu estado natural.

A cafeína, como você deve saber, é um estimulante natural presente no café e até mesmo em outros alimentos (como a erva-mate). Para algumas pessoas, o excesso de cafeína atrapalha a qualidade do sono, aumenta a frequência cardíaca e eleva a pressão.

Por isso, em algumas situações na vida, a cafeína não é indicada. Esse é o caso, por exemplo, da gravidez. Então, pensando nos malefícios do excesso de cafeína, muitos fabricantes de café lançaram opções de café descafeinado.

Para ser considerado um café descafeinado, o café precisa ter retirada no mínimo 97% de sua cafeína. Isso é feito por alguns processos, sendo que cada marca pode optar por um processo diferente.

Mas agora, quais são as melhores marcas de café descafeinado no mercado? Elencamos várias opções para você escolher, confira logo abaixo!

IMAGEM PRODUTO

Orfeu
  • marcas mais consagradas
  • café encorpado, saboroso e sem amargor
Verificar Preço →

Octavio Café
  • torra média
  • métodos naturais de extração
Verificar Preço →

Nescafé
  • Marcas mais tradicionais de café
  • Sachês
Verificar Preço →

Ricco Lavazza
  • Marca mais consumidas na Itália
  • Intensidade 6
Verificar Preço →

Soave Decaffeinatto Gimoka
  • Intensidade é 8
  • Bastante agradável ao paladar
Verificar Preço →

Santo Grão Relax Descafeinado
  • Café bastante equilibrado
  • Método Swiss Water de retirada do café
Verificar Preço →

Expressus Descafeinado
  • Grãos arábicos
  • Toque de robusta
Verificar Preço →

Decaf Três
  • Blend suave, doce, aromático
  • Intensidade 3
Verificar Preço →

Qual é o Melhor Café Descafeinado?

Você já teve uma visão geral sobre as principais marcas e tipos de café descafeinado no mercado atualmente.

Agora, vamos passar por cada um desses modelos e tipos de entrega do pó de café. Assim, você vai poder entender qual são os melhores cafés descafeinados para o seu caso.

Só que, é importante entender que existem diferentes formas de consumir o café descafeinado (grãos, solúvel e/ou cápsulas).

Separamos as opções pelos diferentes tópicos, e você poderá conferir de acordo com a sua preferência.

Melhores cafés descafeinados em grãos, torrado e moído

Para quem gosta de moer seu próprio café, então, a opção de café descafeinado em grãos é uma ótima alternativa para quem não quer abrir mão do café, mas não quer os efeitos prejudiciais da cafeína.

A moagem na hora preserva as principais características dos cafés. Desse modo, você terá um sabor surpreendente , característico e mais encorpado, mesmo sem ter o estímulo da cafeína.

Porém, se você prefere o café descafeinado já torrado e moído, você poderá encontrar as melhores linhas das mesmas marcas abaixo.

1. Orfeu

A Orfeu oferece um café sem cafeína surpreendente, com notas de chocolate e baixa acidez. Com sua torra escura, o café promete uma experiência mais encorpada e, mesmo assim, que não é amargo demais.

Os processos naturais que a marca usa agrega muito valor e garante uma ótima experiência gustativa a esse café descafeinado, além de ser naturalmente mais saudável.

A Orfeu é uma das marcas mais consagradas e premiadas de café do Brasil, sendo uma linha reconhecida internacionalmente.

A extração de cafeína escolhida pela Orfeu é a totalmente hídrica. Assim, é livre de produtos químicos, utilizando o método Swiss Water, o mais puro que existe.

Caso você opte pelo café moído Orfeu, encontrará as mesmas características: um café descafeinado encorpado, saboroso e sem amargor. O aroma lembrando notas de chocolate é sua característica mais marcante.

Sua torrefação é muito controlada, entregando uma torra média muito agradável.

2. Octavio Café

Com torra média e métodos naturais de extração de cafeína, sem produtos químicos, o café descafeinado em grãos Octavio Café possui notas de cacau e amêndoas.

É uma excelente linha de café em grãos, de sabor encorpado e rico. O método de produção desse fabricante segue a tradição da família italiana dos seus fundadores, prometendo muita qualidade.

Todo o processo de extração é natural e não usa reagentes químicos para chegar ao café descafeinado Octavio. A variedade usada é 100% arábica e com torra média.

Se você prefere o café moído, o Octávio café descafeinado é uma das melhores escolhas. O sabor original do café é bem preservado pelo seu processo e embalagem, atingindo baixo teor de acidez.

3. Maria Bonita

Através de um processo de extração da cafeína sem utilizar produtos químicos, o café descafeinado da Maria Bonita chega um ótimo resultado.

O café torrado e moído descafeinado da marca Maria Bonita é uma ótima opção para quem está buscando uma torra média e um café mais saudável.

De fato, o sabor desse café descafeinado é agradável e sem amargor, resultado de sua extração natural, o que não sacrifica o sabor original do café.

O método da Maria Bonita é muito semelhante ao das marcas acima, usando apenas água para dissolver e extrair a cafeína.

Por fim, a torra média completa o processo para entregar um café de grande qualidiade.

Assim, reagentes químicos ficam de fora e as características do café descafeinado são preservadas.

Também possui uma versão solúvel com características muito semelhantes, como vamos mencionar abaixo.

As 2 melhores opções de café descafeinado solúvel

Muitas pessoas preferem o café solúvel, pela praticidade. Afinal, quem não quer acordar de manhã e rapidamente ter seu café pronto? Bastando adicionar a água ou o leite ao pó e pronto!

Nada mais fácil, concorda?

Se você quer uma opção de café descafeinado solúvel, temos essa opção para você.

1. Nescafé

É uma das marcas mais tradicionais de café, geralmente ligada a café solúvel e muito presente no mercado, devido à sua alta qualidade.

A grande vantagem do café solúvel Nescafé é o fato de vir em sachês e pode ser levado para onde você precisar. Então, se você é bem seletivo com o seu café, essa pode ser uma ótima escolha.

A versão do café descafeinado da Nescafé também é uma das mais populares do mercado. O seu método de extração da cafeína é o mesmo usado pelos demais fabricantes citados acima.

Apenas água é usada para conservar o sabor do café na sua versão descafeinada.

Assim, o processo é natural e o sabor não vai decepcionar. Apesar disso, a Nescafé não cita quais grãos e variedades são usadas na produção do seu café descafeinado.

Também não cita a intensidade da torra, se torra média, baixa etc. Então, o sabor final esperado é menos complexo que as das outras marcas.

2. Maria Bonita

Como mencionei acima, a marca Maria Bonita também possui uma linha de café solúvel. O método de extração da cafeína é exatamente o mesmo: extração através de um processo que usa apenas água.

Nada de reagentes químicos que prejudicam o sabor do café.

Então, pode ficar à vontade para experimentar esse café descafeinado! É saudável e delicioso! Sua torra é média, livre de amargor muito intenso e usa grãos 100% arábica.

5 melhores cafés descafeinados em cápsulas

Por último, vamos apresentar os melhores cafés descafeinados em cápsulas. Comprar cápsulas de café requer que você tenha uma dessas máquinas compatíveis.

Então, primeiramente, vamos falar das opções de cápsulas compatíveis com as máquinas de Nespresso e, por último, vamos falar das cápsulas para quem tem a máquina da 3 corações.

1. Ricco Lavazza

Uma das marcas mais consumidas na Itália e no mundo, esse café descafeinado vem em cápsulas compatíveis com Nespresso.

A Lavazza, hoje em dia, é a fornecedora de muitos cafés e bares ao redor do mundo inteiro.

Se você gosta de viajar e já visitou alguns países, com certeza já se deparou com o símbolo da marca em cafeterias e restaurantes. Até mesmo no Brasil ela já está ficando comum.

Escolhendo as cápsulas espresso da Lavazza, você leva um pouco dessa qualidade tão apreciada no mundo inteiro para a sua casa.

A cápsula Ricco Lavazza intensidade 6 e sabor cremoso, avaliado por alguns usuários como o melhor café descafeinado de cápsulas espresso compatíveis com Nespresso. A Lavazza promete uma experiência mais aveludada, com sabor rico, mais cremosidade e mais adocicado.

É um tipo de café descafeinado que tem o potencial de agradar um público mais amplo pela sua leveza e delicadeza. Não surpreende que seja de uma marca que já conquistou uma grande parcela do mercado pelo mundo, como a Lavazza.

2. Soave Decaffeinatto Gimoka

Outra marca italiana que já comercializada cápsulas espresso, a Gimoka é bastante presente no mercado de café e oferece essa opção de café descafeinado em cápsulas para quem tem máquina Nespresso.

A Gimoka oferece muitas opções em intensidades então, se você gosta de ser fiel a uma marca, mas ainda quer manter opções de cafés descafeinados, ela pode ser a escolha certa para você.

O campeão de vendas da Gimoka é o de intensidade 8. É mais intenso e mais forte que a marca anterior, mas o sabor não chega a ser amargo, sendo bastante agradável ao paladar.

A marca promete uma experiência que soma o sabor incomparável do café descafeinado a um sentimento de relaxamento, mesmo com a sua intensidade mais acentuada.

Assim, a Gimoka cumpre o que promete: é mais suave apesar da intensidade.

3. Santo Grão Relax Descafeinado

Uma excelente opção de café descafeinado em cápsulas para quem tem máquina Nespresso é o Santo Grão Relax.

Como a marca acima, esse café vai te dar uma experiência mais relaxante junto com o prazer de tomar uma deliciosa xícara de café espresso descafeinado.

É um café descafeinado bastante equilibrado, com a cafeína retirada pelo método Swiss Water. Ou seja, não usa agentes químicos, apenas água para extrair a substância dos grãos de café.

Extremamente saudável, essa marca também preserva o sabor original do café descafeinado.

O seu foco é entregar uma experiência de cafés descafeinados focada em corpo e equilíbrio, com direito a muito retrogosto!

4. Expressus Descafeinado

O café Expressus tem uma torra mais intensa, que permite um sabor bastante encorpado.

Nas cápsulas compatíveis com Nespresso, vem na opção Ristretto descafeinado, sendo o único até agora que permite um café não em 40 mL, mas em 25 mL, na tradicional forma italiana.

Além disso, esse café tem sabor de grãos arábicos, com toque de robusta, e aroma marcante. O indicado é consumir em 25 mL. Ou seja, possui a acidez característica dessa variedade do café, e é tratado com uma torra mais intensa. Seus cafés descafeinados são muito distintos.

Portanto, se você for do tipo que prefere um café mais forte, para despertar todos os sentidos, essa pode ser a escolha certa.

Inclusive, essa intensidade maior pode servir como um bom substituto, menos prejudicial a longo prazo, à ação estimulante da cafeína presente no café regular.

Uma versão muito popular é a oferta das Origens Brasileiras Blend, uma mistura de variedades brasileiras muito interessante.

5. Decaf Três

Essa é a opção para quem possui a máquina de café expresso da Três Corações. Ou seja, não é compatível com as máquinas Nespresso.

Esse café é um blend suave, doce, aromático e com intensidade 3. Portanto, é mais leve e suave do que todos os citados até aqui.

De fato, o rigoroso método de extração de cafeína da Três Corações promove um café com 0,1% de cafeína e de extrema qualidade. Seu sabor é realmente distintivo e não desaponta apesar da suavidade.

Entrega algumas notas de tostado e amaro e utiliza a variedade 100% arábicas. Tem um aroma marcante. Então, ainda há um pequeno resquício de acidez nesse café descafeinado.

Onde Comprar Cafés Descafeinados com Bom Preço?

Na hora de comprar, nem sempre é fácil escolher uma loja virtual confiável.

Muitas fraudes e roubos são noticiados diariamente. Por isso, escolher uma loja com boa reputação é fundamental.

Recomendamos a Amazon, que é uma gigante no mercado mundial e tem centenas de opções para que você escolha o produto certo – com preços muito baixos.

Para clientes Prime, você ainda consegue aproveitar frete grátis para muitos produtos selecionados.

Para ajudar ainda mais, eles possuem diversas promoções no site, diariamente. Fique de olho, selecione o produto ideal e garanta agora para não perder a chance.

Clique no botão abaixo e garanta seu novo produto.

Como a cafeína é extraída do café?

Existem diversos métodos para extração da cafeína do café. É muito importante conhecer esses métodos, até para que você consiga avaliar a qualidade do café que comprará.

Nesse post, apresentamos os melhores cafés descafeinados do mercado. Portanto, focamos em marcas que entregam um processo mais natural, saudável e menos agressivo ao nosso organismo ao longo-prazo.

Como você pôde notar, todas as marcas de cafés descafeinados que trazemos utilizavam o processo de extração natural da cafeína usando apenas água. Vou explicar mais o passo a passo de como funciona logo abaixo.

Do mesmo modo, não trouxemos nenhuma marca que comercializa cafés descafeinados com produtos químicos, como o dióxido de carbono líquido.

Esses cafés descafeinados são produzidos usando reagentes químicos e são menos naturais, portanto não sendo tão populares.

O teor de cafeína no seu café

Qual o teor de cafeína de uma xícara de café? Bem, isso depende de uma série de fatores, como o tipo de grãos, o tipo de moagem, o tempo que café fica em contato com a água, por exemplo, além de outros fatores.

No caso dos grãos, os grãos tipo Arábica, que são os mais consumidos no mundo, possuem 1,2% de cafeína. Já o Robusta tem um teor muito maior, podendo variar de 2% a 4,5% de cafeína.

Mesmo sendo difícil e não muito exato, costuma-se considerar um valor “médio” de cafeína para cada xícara de café.

Para uma xícara de 50 mL, o popular cafezinho feito à moda brasileira, temos uma janela de 150 mg a 300 mg de cafeína.

O café de coador, por sua vez, já cai um pouco. A média de cada xícara é de 80mg de cafeína, ou uma janela de 40 a 170 mg.

O café instantâneo cai ainda mais nessa categoria. A média por xícara é de 60 mg, podendo variar entre 30 e 120 mg.

Pensando nos outros modos de se fazer café, o café expresso, pelo menor contato com a água, tem menor quantidade de cafeína do que o café coado, por exemplo. Uma xícara de 40ml de café espresso (o volume das máquinas Nespresso) possui em média 40 mg.

É claro que, dependendo da cápsula que você usar, esse volume pode variar bastante. Mas a média global é essa.

Cafés descafeinados, então, possuem de 99,7% a 99,9% a menos. Isso significa que a quantidade de cafeína em uma xícara de café descafeinado que foi coado é em torno de 0,16 mg. Uma xícara de café espresso, então, possui uma quantidade desprezível.

A grande vantagem é que, com a ausência da cafeína, o café descafeinado pode ser tomado em qualquer hora do dia.

Ela também não influencia no aroma e no sabor do café. Se você notar diferença entre um café descafeinado e um regular, essa diferença foi devida ao processo de extração.

Qual o efeito da cafeína no organismo?

Bom, se você está considerando trocar a cafeína pelo café descafeinado, então você provavelmente já fez a sua pesquisa sobre os malefícios da cafeína para a saúde ao longo do tempo.

Ou talvez, você pode se sentir mal, com batimentos acelerados após tomar a bebida.

O terceiro caso é se você sofre com ansiedade ou mesmo doenças físicas, sobretudo cardíacas. A cafeína, por ser um poderoso estimulante do metabolismo, tem efeitos físicos e psicológicos notáveis.

Seja como for, eu separei esse momento para falar um pouco mais sobre como a cafeína afeta nossa saúde. Ao longo da seção, então, eu vou responder à pergunta: “por que, afinal, eu devo tomar café descafeinado”?

Notem que, se consumida de modo controlado e moderano, a cafeína não terá nenhum desses efeitos no seu organismo. Pelo contrário, os malefícios dessa substância apenas têm lugar quando ela consumida em excesso.

Primeiramente, a cafeína tem efeitos diretos no funcionamento do cérebro. Podendo causar mais inquietação, irritabilidade, insônia e ansiedade, principalmente em quem é mais vulnerável a essas condições e quem já deixou o consumo de cafeína se tornar uma dependência.

Os efeitos no coração também podem ser fortes. Se consumida em excesso, pode piorar casos de hipertensão e outras doenças do coração.

O primeiro segredo para apreciar um bom café, mesmo sendo com cafeína, é moderação. Os efeitos mais graves são para casos específicos, que possuem alguma pré-condição para levarem a alguma complicação masi grave.

Se esse for o seu caso ou se você quer fazer o máximo para viver uma vida saudável, considere tomar cafés descafeinados! Como estamos apresentando aqui, você pode escolher entre as diversas opções de cafés descafeinados que já existem no mercado hoje!

Quem não pode tomar cafeína de jeito nenhum?

As pessoas que não podem tomar cafeína são:

  • alérgicos a cafeína
  • crianças
  • mulheres grávidas
  • mulheres amamentando
  • quem sofre de arritmia
  • quem sofre de outras doenças cardiológicas
  • quem tem pressão alta
  • pessoas sofrendo com insônia crônica
  • quem tem úlcera no estômago

Para essas pessoas, o café descafeinado é a melhor solução para não perder aquele sabor distinto do café e não prejudicar sua saúde!

Métodos de extração da cafeína

Hídrico e Swiss Water

O primeiro método de extração de cafeína do café é com água quente.

De fato, esse é um método bastante consagrado, no qual a cafeína dissolve-se na água e depois retirada com um solvente orgânico.

Porém, existe uma derivação desse método, o qual é chamado Swiss Water, no qual somente a água quente é utilizada.

A seguir, essa água sem cafeína é incorporada novamente aos grãos de café, que são secos.

Dióxido de carbono supercrítico

Outro método utiliza o gás carbônico, denominado CO₂ supercrítico. É um método mais caro para produzir café descafeinado, e precisa ser feito em larga escala para ser economicamente viável.

Outros

Ainda há métodos que utilizam cloreto de metileno ou acetato de etila, que são produtos químicos utilizados para retirar a cafeína do café.

Independentemente do método escolhido, há etapas básicas que são seguidas e que são:

  • Grãos de café verde em contato com água ou vapor para disponibilização da cafeína para extração;
  • Extração de cafeína dos grãos;
  • Remoção dos resíduos dos solventes dos grãos e regeneração;
  • Secagem dos grãos.

Conclusão

Concluindo, abrir mão do consumo da cafeína não significa mais abrir mão da qualidade e gosto do café!

Significa, sim, optar por um estilo de vida mais saudável, mas com o mesmo sabor daquela bebida quentinha, perfeita para começar seu dia.

Há diversas opções excelentes para quem quer consumir um delicioso café e para isso, disponibilizamos várias opções entre os melhores cafés descafeinados.

Antigamente, não era assim. Mas o mercado já evolui bastante e cada dia mais pessoas tomam a decisão de apenas tomar café descafeinado.

Então, se você já optou, escolha aquele que melhor se encaixar às suas necessidades!

Gosta mesmo de café? Então, te convidamos a conferir nossos outros conteúdos.

Compre itens de café com desconto!