Um bom café pode fazer a diferença para acordar bem e ter um ótimo dia.

Apesar de parecer, não é uma frase dita somente pelos mais sábios, e sim por qualquer pessoa que tenha essa bebida em sua rotina.

Aliás, nada melhor para tornar a rotina mais palatável do que uma xícara de café.

Porém, é bem provável que o dia a dia traga um ar de mesmice, sobretudo se você sempre tomar o mesmo expresso ou café coado.

Seja para começar o dia ou tornar sua rotina mais agradável, que tal pensar em diferentes versões de sua bebida favorita?

Um dos modos mais procurados e apreciados de tomar um bom café é a sua versão cremosa, que muda a textura e acentua o sabor enquanto você degusta cada gole, mudando, inclusive, a sua apreciação por essa bebida.

Quer saber mais sobre café cremoso? Preparamos um guia, dividido em três etapas, com 7 deliciosas receitas. Confira!

café com creme e canela

3 Receitas Apetitosas de Café Cremoso à base de água

O café e a água combinam tão bem que fica difícil imaginar versões diferentes dessa bebida sem incrementá-la com outro líquido.

É justamente para sair da rotina que vamos te apresentar 3 receitas apetitosas de café cremoso à base de água, que tornarão seu café muito saboroso.

Tradicional café adoçado

Você precisará de: café solúvel, água morna e açúcar.

Bata no liquidificador 50g de café solúvel.

Em seguida, coloque em uma batedeira o pó dessa solução, adicione 250g de açúcar e 200ml de água morna. Bata por 15 minutos e o resultado será uma mistura extremamente cremosa.

Café cremoso com mel

Que tal acrescentar, na mistura da batedeira, um tipo diferente de adocicado à sua bebida?

Basta incluir apenas 150g de açúcar, ao invés das 250g da receita original, e incluir duas colheres de sopa de mel.

A cremosidade continuará presente e, se preferir, pode adicionar essa mistura a meia xícara de leite quente. O resultado é uma bebida que foge de qualquer padrão.

Café com chocolate

Ao utilizar a mesma base de café solúvel, água morna e café, você conseguirá incluir uma boa dose de chocolate à sua bebida cremosa.

Para isso, derreta 200g de chocolate ao leite ou blend, e acrescente gradualmente à bebida, misturando gentilmente com uma colher. Já imaginou o resultado? Sim, é muito cremoso!

café cremoso caseiro

3 Receitas Imperdíveis à base de leite

Agora vamos às receitas que incluem leite à deliciosa bebida quente à base de grãos.

Diferente de um café com leite que você pode tomar todos os dias, agora você conhecerá algumas boas misturas que deixam tudo diferente.

O leite, aqui, ganha o poder de potencializar a bebida, proporcionando corpo e nuances ao sabor de sua mistura com o café. Vamos às receitas.

Café com leite vaporizado e canela

Faça uma versão caseira do café expresso, que inclui uma colher cheia de sopa do pó extraforte que você encontra no mercado para 180ml de água. Faça a versão de café coado.

Em paralelo, você precisará de um Mixer para tornar o leite uma versão caseira de seu estado vaporizado. Esquente uma xícara da bebida e use o Mixer para torná-la aerada, quase espumada, mas em um estágio antes disso.

Após passar o café, misture o leite vaporizado à bebida e, em seguida, acrescente uma pitada de canela em pó. Adoce e misture.

Pronto, eis uma versão cremosa do café com leite.

Café com cacau batido com leite

O mesmo procedimento você encontra aqui, mas desta vez utilizará duas colheres de cacau em pó no leite que você vaporizará.

Ao misturar, a química do cacau em pó reagirá ao leite quente e, com o Mixer, você conseguirá um creme leve e aromático.

Se preferir, continue acrescentando uma salpicada de canela a esta mistura, mas a intenção é justamente acrescentar amargor ao leite vaporizado com café expresso caseiro.

O resultado será um delicioso café cremoso.

Café Mocha

O Café Mocha é uma das misturas mais apreciadas pelos amantes de café, o que soa como uma ótima ideia para você variar no dia a dia, não é mesmo?

Sabe o café expresso caseiro? Faça um desse, acrescente o leite vaporizado que você também aprendeu aqui e, por cima, uma calda de chocolate.

Para a calda, você vai precisar de 240ml de leite, 4 colheres de leite em pó, 1 colher de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de cacau em pó.

Misture tudo em uma panela até que levante fervura e, alguns minutos depois, engrosse.

O próximo passo é acrescentar essa calda em cima de seu café expresso com leite vaporizado.

café com chocolate

1 Receita Insuperável à base de creme de leite

Existe uma forma de deixar o café completamente cremoso e, para isso, você precisará utilizar de base o creme de leite.

Esse ingrediente é o preferido de grandes baristas para acentuar a cremosidade de suas bebidas, além de criar versões mais elaboradas do café do dia a dia.

Veja, a seguir, uma versão diferente para deixar a sua bebida ainda mais saborosa e insuperável, utilizando o creme de leite como base.

Expresso con panna

Faça o café expresso que aprendeu, com os 180ml de água fervente sobre 1 colher de sopa cheia de café extraforte.

Se preferir acentuar mais, você tem duas opções: diminuir a quantidade de água para 100ml ou acrescentar outra colher de sopa.

Bata metade de uma xícara de leite quente com o Mixer, até que ele se torne aerado.

E bata, no Mixer ou no liquidificador, meia xícara de creme de leite fresco, até que ele se transforme em um creme aveludado, quase como um suspiro. Acrescente esta mistura ao café e, em seguida, inclua o leite vaporizado.

O resultado é um café cremoso, com o sabor acentuado do café misturado à cremosidade do leite e do creme de leite.

Aproveitando essa mesma base, você tem dois caminhos de aprimoramento para seguir.

O primeiro é bater, junto do creme de leite fresco, um terço da quantidade em leite condensado, assim sua bebida vai parecer uma daquelas sobremesas italianas à base de café.

O segundo caminho, porém, é acrescentar cacau e canela em pó ao creme de leite batido, dando um sabor de cappuccino à sua mistura.

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.