Latte Art: Saiba Tudo Sobre Essa Arte!

latte art

Você sabe o que é Latte art? Latte art é a técnica consiste em desenho, feitos na espuma do leite vaporizado, sobre o café expresso.

Se você já foi a alguma cafeteria e degustou um latte, com um belo desenho, então você já teve a experiência que o Latte art oferece.

Mas, como essa arte surgiu? E, porque ela faz tanto sucesso atualmente? Vamos saber mais sobre Latte art, confira!

O que é e Como o Latte art surgiu?

Essa é uma questão que ainda não se tem certeza.

Já no século 19, baristas italianos já faziam desenhos e figuras sobre a espuma do leite vaporizado. Mas, a técnica foi consagrada por David Schommer, um barista de uma cafeteria norte-americana denominada Espresso Vivace, localizada na cidade de Seattle.

A partir de então, a técnica ganhou o mundo e hoje é difícil encontrar uma cafeteria que não utilize desenhos e a arte na espuma do leite.

Por que o Latte art é tão popular no mundo?

O Latte art se tornou uma tendência mundial por vários motivos.

Para começar, os consumidores gostam dos desenhos diferenciados que vêm e isso também agrega maior valor ao produto.

Assim, uma simples xícara de café com leite vira, muitas vezes, uma obra de arte, que merece uma foto publicada nas diversas redes sociais.

Outras bebidas como cappuccino e chocolate também ganham desenhos, o que faz com que essa arte também se estenda a outras bebidas com bastante saída em cafeterias.

Dessa forma, a criatividade dos baristas, com belos desenhos de figuras e arte, cativa os olhos dos consumidores.

desenho feito na espuma de café

Quais são as principais técnicas da Latte art?

Cada barista tem sua técnica, mas de maneira geral, podemos descrever as principais técnicas de Latte art em dois grandes grupos:

Free pour

O free pour, como o próprio nome diz em inglês, significa fazer o desenho utilizando somente o leite vaporizado.

Para isso, é necessária bastante técnica e treino, já que o barista tem, somente, o leite vaporizado para executar sua arte.

É também uma das primeiras formas que qualquer profissional se inicia nessa arte.

Grafismo

No grafismo, o barista utiliza outros acessórios para fazer os desenhos, tais como palitos ou pinceis, por exemplo.

Outro acessório bastante utilizado no grafismo são as caldas, sobretudo a calda de chocolate ou de caramelo, que são bastante utilizadas para fazer belos desenhos em café com espuma de leite, cappuccino ou outras bebidas.

Passos para fazer a técnica

Se você está interessado em começar a fazer Latte art nas suas bebidas, então confira o passo a passo, para que o resultado seja incrível.

1 – Faça o café espresso

O primeiro passo é você começar a cafe o café espresso. Para isso, é necessária uma cafeteira para café espresso e também um café de alta qualidade.

Faça a moagem dos grãos na espessura correta e coloque o pó no cachimbo, pressionando-o para que fique bem compactado.

Coloque o filtro, ligue a cafeteira e coloque uma xícara de porcelana, preferencialmente aquecida, para receber o café.

2 – Vaporize o leite

O segundo passo, que deve ser feito enquanto o café espresso é extraído e cai na xícara, é a vaporização do leite.

Assim como no caso do café, um leite de alta qualidade é essencial. Nessas horas, o teor de gordura do leite importa: o leite a ser utilizado em ideal deve ser integral, com maior teor de gordura.

Portanto, outros tipos de bebida, em especial leite desnatado, não é o tipo ideal para essa técnica.

Afinal, quanto maior o teor de gordura do leite, mais creme você terá formado quando vaporizá-lo.

Em caso de cafeterias profissionais, o leite é colocado em uma pequena leiteira denominada pitcher.

Você deve colocar leite na pitcher até atingir a ponta do bico vaporizador. O leite deve estar, preferencialmente, gelado.

Segure a pitcher e ligue o vapor do bico. Levante e gire o bico, até conseguir escutar o barulho da vaporização. O leite deve estar girando suave e uniformemente. Mantenha a pitcher estável enquanto faz a vaporização.

Uma dica: para saber se o leite foi bem vaporizado, observe a espuma formada. Ela deve ser estável e se colocada em uma colher, virando a colher para baixo, ela não deve cair.

3 – Despeje o leite

Aqui começa uma parte importante da técnica. Despeje o leite mantendo a pitcher bem alta e distante da xícara e fazendo movimentos circulares.

Isso fará, de fato, o leite e o café se misturarem de maneira uniforme na xícara.

4 – Hora do desenho

Quando chegar na metade da xícara, aproxime a pitcher e mantenha-a em um ângulo mais inclinado. É hora de começar a desenhar.

Para desenhar, inspire-se primeiramente em desenhos mais simples, como coração, por exemplo, para só então partir para artes mais elaboradas.

Lembre-se que o Latte art é, na verdade, uma arte que demanda treino e paciência para executar desenhos em xícaras de café, graças à espuma e creme do leite.

Baristas experientes apresentam anos de prática para executar visual de flores, ou de outras figuras em cafés.

Não existe uma única forma correta, mas seguindo as dicas apresentadas aqui, certamente você conseguirá ótimos e lindos resultados. É só apostar em sua criatividade e se deixar levar pela experiência maravilhosa de criar figuras sobre a bebida.

Mas, vamos descrever, em maiores detalhes, como fazer um dos desenhos mais pedidos e feitos: o coração.

Como fazer um coração na xícara de leite

Como fazer um coração na xícara de leite?

Vendo os passos descritos anteriormente, você deve ter entendido o que se precisa para chegar no ponto para fazer o desenho.

No momento, pegue a leiteira (ou pitcher) com leite vaporizado e despeje, inicialmente a uma grande distância, para a parte líquida misturar-se com o café.

Então, vá arrumando a leiteira, para que a espuma seja “ajeitada” corretamente, nas laterais. O que vai determinar a base do desenho é a forma que você inclina a leiteira e também essa base está ligada ao creme do leite. Quanto mais cremoso ele estiver, sem bolhas, mais fácil fica fazer a arte.

Portanto, no momento que chegar até a espuma, incline a xícara, fazendo um ângulo maior com a pitcher.

A seguir, pegue um palito, para fechar as duas pontas do coração formado. Pronto! Você terá um lindo desenho feito!

Agora que você já sabe como faz o coração, parta para outras artes, como flores e outras opções. A criatividade é que manda!

Como posso saber mais sobre a técnica?

Caso você tenha se interessado sobre o assunto, existem cursos especializados em Latte art, que podem, inclusive, serem feitos de maneira online.

De fato, esses cursos ensinam a arte de desenhar no café, bem como são fontes de inspiração para você que deseja se aprofundar no assunto.

E então? Gostou do assunto? Dê seu feedback sobre Latte art!

Compre itens de café com desconto!