Que você aprecia um bom café, nós já imaginamos. Mas você conhece a Hario V60?
Para quem gosta do método coado, esse é um dos equipamentos mais simples e eficazes para a extração do café. Além de ser uma peça com design lindo!
Ele leva o nome da sua fabricante, a empresa japonesa Hario, que desde 1921 produz instrumentos de vidro e, atualmente desenvolvem equipamentos e acessórios para preparar café e chás.
O Hario V60 é como se fosse um porta-filtro tradicional mas, com um design especial e características específicas em sua estrutura.
Isso permite que o acessório seja capaz de interferir na extração e na qualidade do café. Assim, ele fornece uma bebida saborosa e sem resíduos na xícara, ressaltando as notas sensoriais e aromáticas do grão escolhido.
Gostou da ideia? Então, continue acompanhando o post abaixo que vamos explicar tudo sobre o método Hario V60 para que você possa preparar um café filtrado de qualidade superior daqui para frente.
Affiliate: https://amzn.to/3n1l7l7
Um pouco sobre a Hario Company
A Hario é uma empresa japonesa que fabrica instrumentos de vidro desde 1921. Há poucos anos passou a desenvolver equipamentos e acessórios para a extração e preparo de café e chás.
Mas foi em 2005, que ela criou o Hario V60, uma espécie de porta-filtros tradicional, muito semelhante ao popular porta-filtros da Melitta.
No entanto, no caso da Hario, o porta-filtro passa a ser de vidro ou outros materiais como cerâmica e porcelana. Enquanto isso, os porta-filtros da Melitta são de plástico.
O intuito da empresa japonesa era desenvolver um produto que pudesse ressaltar todas as características sensoriais e aromáticas de um grão especial. Para tanto, o equipamento utiliza um método de café coado muito simples, mas de resultado formidável.
Afinal, o que é o Hario V60?
À primeira vista, o Hario V6o parece com um porta-filtro tradicional. Mas o seu segredo se encontra nos detalhes estruturais da peça.
Ela possui formato cônico, em um ângulo de 60° (vetor 60), com linhas espirais (ou ranhuras, veios) na parte interna que permitem a expansão do pó de café enquanto a bebida vai sendo coada.
Essas ranhuras também facilitam a passagem da bebida de maneira uniforme em direção ao copo. Desse modo, o produto garante uma distância ideal entre a bebida e o filtro de papel, e diminui o tempo de contato do pó com a água para abrir espaço para a circulação de ar e facilitar a evaporação dos gases.
Dessa forma, o pó de café absorve a água somente durante o tempo necessário, sendo que essa “expansão do café” consegue liberar os aromas e notas da torra.
Há também uma abertura maior na sua base que faz com que a velocidade possa ser controlada. O seu orifício de saída circular impede que a água fique parada no fundo, garantindo a passagem constante da bebida já coada.
O seu filtro de papel também é diferente dos demais, pois é em formato cônico, que direciona a água para o centro, obrigando-a a filtrar por igual sem encontrar nenhum obstáculo.
Detalhes que fazem a diferença!
O seu design especial promove uma extração perfeita, resultando em uma bebida saborosa de características destacadas (acidez e doçura), sem resíduos no fundo da xícara.
O Hario V60 pode ser encontrado em 3 opções de diferentes tamanhos: 1,2 e 3. A menor medida é ideal para preparar apenas uma xícara de cada vez. Enquanto isso, o número 2 permite preparar até 3 xícaras e o maior (3), faz quase 1L de café.
As peças podem ser encontradas em porcelana (vermelha ou branca), cobre e vidro, sendo que cada material pode influenciar no resultado da bebida.
Por exemplo, o V60 de porcelana, pode manter a temperatura da água enquanto coa o café por mais tempo. Além disso, fornece maior destaque de corpo e doçura no paladar.
Como preparar um café na Hario v60?
Para extrair o melhor do café escolhido, o método Hario V60 deve ser seguido com a mesmo precisão proposta pelos japoneses. Tenha em mente que tempo de extração pode levar de 3 a 4 minutos.
No caso da receita abaixo vamos utilizar 2min30s de infusão (30 segundos de pré-infusão + 2 minutos de extração), na proporção de cerca de 1:15 (1 parte de café para 15 de água), ou 20g de café para cada 300ml de água.
Em relação à gramatura do grão, optamos pela moagem média à fina (gramatura de açúcar cristal); moídos pouco antes de iniciar a extração.
Material utilizado:
- Café 100% arábica, especial/gourmet, em grão
- Balança
- Cronômetro
- Moedor de café
- Chaleira
- Hario V60 e filtro próprio
- Colher
- Caneca ou xícara
Passo a passo:
- Passo 1: Coloque a água para ferver e moa os grãos. Antes de atingir o ponto de fervura (bolhas), desligue o fogo e aguarde 20 segundos para a água atingir a temperatura de 95°C ou utilize um termômetro;
- Passo 2: Dobre a costura lateral do filtro de papel, para facilitar o encaixe no porta-filtros, e escalde-o com um pouco da água quente, para eliminar resíduos e não interferir no sabor. Deixe passar a água por toda a extensão antes de acrescentar o pó de café, e descarte-a;
- Passo 3: Coloque o pó de café moído no filtro de maneira uniforme, e vá acrescentando 60ml de água, bem devagar, em zigue-zague, molhando por igual todo o pó. Isso vai soltar todas as notas do grão (método de desgaseificação ou blooming) e fazer a pré-infusão. Aguarde cerca de 30 segundos com a ajuda do cronômetro;
- Passo 4: Delicadamente, acrescente o restante da água de forma contínua, em movimentos circulares, de dentro para fora, no sentido horário, em intervalos de mais ou menos 10 segundos;
- Passo 5: Após baixar a água e escorrer toda a bebida, observe uma cama de pó de café uniforme no fundo do cone. Descarte o filtro com a borra e sirva em seguida. Para uma receita de café gelado, siga os mesmos passos, com 50 ml a menos de água e filtre em um copo com pedras de gelo.
Dicas valiosas para o melhor café Hario V60
Recomendamos o método Hario V60 àqueles que desejam se aventurar em diferentes preparos de café e uma melhor extração da bebida.
Por esta razão, o café deve ser especial, isto é, de qualidade superior, a fim de proporcionar uma maior percepção de aromas e sabores, como acidez e doçura.
Se você utilizar um café inferior, o método vai evidenciar a péssima qualidade do café, destacando características como amargor pelo excesso de torra.
O filtro de papel também deve ser próprio, visto que possui um desenho especial, cônico, em um ângulo de 60° para concentrar a saída do café em um único ponto, além de um papel especial, que proporciona uma filtragem mais precisa.
Ao preparar o café, nunca despeje toda a água sobre o pó de uma vez só, para evitar a sua super extração e deixar o café amargo.
O controle do tempo também é importante, pois se a extração for rápida demais, significa que a moagem está muito grossa; e se demorar muito, a moagem deve estar fina demais.
Você pode usar um timer para controlar o tempo de preparo. Se o café ficar muito amargo, tente trocar por uma moagem um pouco mais grossa; e caso o café tenha ficado “fraco”, adstringente ou muito ácido, utilize uma moagem um pouco mais fina.
Conclusão: Vale investir no Hario V60?
Se você aprecia um café coado e métodos que destacam a doçura e acidez dos grãos, o método Hario V60 é uma excelente ideia.
Além de simples, ele valoriza bastante as características do grão de qualidade superior. Portanto, invista em um café de origem 100% arábica, e siga todos os passos e dicas de preparo nesse post. Você não vai se arrepender!
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.