Você já deve ter ouvido falar no frappé de café – ou, simplesmente, frappé.
Você sabe como ele é feito? E qual é a diferença do frappé para o frappuccino ou o iced coffee? Afinal, são todas bebidas geladas, feitas com café, mas cada um com suas particularidades.
Então, confira todas as informações sobre essa bebida deliciosa, inclusive, como fazê-la em casa!
O que é um frappé?
O frappé é uma bebida gelada feita utilizando café solúvel e cubos de gelo. Os ingredientes são batidos em um mixer ou em uma coqueteleira. E, se não tiver nenhum dos dois, pode usar uma garrafa com tampa!
A palavra frappé (se pronuncia “frapê”) vem do francês e significa “batido”, mas a origem dessa bebida não é a França, mas sim a Grécia, no século XX. A história conta que um funcionário da Nestlé, na falta de água quente para fazer o café, resolveu misturar gelo e café solúvel em uma coqueteleira.
Nascia, assim, o frappé. A bebida foi ganhando versões variadas, em diferentes países. Na Irlanda, por exemplo, se usa sorvete em vez de cubos de gelo.
Existem, ainda, outras versões, servidas nas cafeterias ao redor do mundo, sendo que algumas podem incluir leite condensado, morango, chantilly, doce de leite e outras delícias.
Qual é a diferença do frappé para o iced coffee?
O chamado iced coffee é um café preparado regularmente. Ao esfriar, são colocados cubos de gelo. O iced coffee nada mais é, então, do que um café gelado.
Já o frappé é diferente: para fazer a receita original, basta misturar café instantâneo com gelo e bater em um liquidificador ou mixer. Assim, para prepará-lo você não precisa usar um café coado.
E qual a diferença para o frappuccino?
Quando se fala em frappuccino, estamos falando de uma bebida da Starbucks. Esse nome, frappuccino, inclusive, é registrado pela Starbucks.
Assim sendo, somente a Starbucks pode utilizar e oferecer uma bebida com esse nome. Com isso, se você pensa em abrir uma cafeteria e ter uma bebida parecida com o frappuccino, aproveite para criar um nome próprio. Afinal, a mistura de frappé e cappuccino já está ocupada.
A receita do frappuccino consiste na mistura do frappé com cappuccino como seu nome adianta. E, para finalizar, chantilly por cima.
Como fazer o frappé em casa?
Por conta da facilidade de preparo, você consegue muito bem fazer um delicioso frappé na sua própria casa. Afinal, nada mais gostoso que uma bebida deliciosa e refrescante, baseada em café, não é mesmo?
Veja, logo em seguida, como fazer a receita tradicional do frappé.
Receita tradicional (também chamado de grego)
- 210 ml de água;
- 1 colher (chá) de café solúvel frio (se preferir usar café filtrado, utilize a medida de uma dose, mas lembre-se que a receita original leva café solúvel na preparação);
- açúcar a gosto;
- gelo a gosto.
Modo de preparo
- Em um copo alto, misture os ingredientes e bata com um mixer, até obter uma espuma bem cremosa;
- Caso você não tenha um mixer, pode utilizar uma coqueteleira e chacoalhar bastante, mas o melhor resultado é aquele obtido com o mixer;
- Sirva e tome geladinho!
O frappé original não leva nada além de água gelada (ou gelo) e café instantâneo, então, ao acrescentar qualquer outro ingrediente, você está criando uma variação da bebida.
Algumas opções são:
- Adicionar leite condensado à mistura em substituição ao açúcar;
- Incluir bolas de sorvete de creme ou baunilha e um toque de creme de avelã (Nutella).
E então, gostou das receitas? Qual é a sua versão favorita de frappé? Envie um e-mail para o Review Café e conte para nós!
Uma boa sugestão para quem ama doces com café: conheça o delicioso pudim de café.
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.