Pudim de café: deliciosas receitas com sua bebida favorita

Pudim de café

Quem gosta de café sabe que nada mais gostoso do que apreciar a bebida, sempre! E se você apreciar um pudim de café? Sim, é possível colocar a bebida como ingrediente de diversas sobremesas. E no ReviewCafé, o café é sempre a estrela, até em sobremesas!

Ficou interessado (a)? Então, preparamos algumas deliciosas receitas de pudim de café para você se deliciar com o toque maravilhoso do café em sobremesas fantásticas! Confira!

1) Pudim de café solúvel fácil

Pudim de café
Fonte: twenty20photos (Elements)

Essa receita é a mais prática: leva poucos ingredientes e o café é o solúvel. Separe os ingredientes e faça essa delícia!

Ingredientes

  • Uma lata de leite condensado;
  • Duas medidas da própria lata de leite condensado, de leite integral;
  • 3 ovos;
  • Duas colheres (de sopa) de café solúvel;
  • 250 g de açúcar;
  • 125 mL de água.

Modo de fazer

Comece fazendo a calda. Para isso, em uma panela, esquente a água e derreta o açúcar, assim que dissolver, pare de mexer. Essa é a dica da chef confeiteira Beca Milano, para não queimar o caramelo do pudim. Quando chegar ao ponto da cor ideal, desligue o fogo e retire a panela do fogo, colocando-a sobre a pia.

Esse é um truque para você não queimar o seu caramelo, pois, ele continua “caramelizando” quando você apaga o fogo. Portanto, não deixe ficar muito escuro. Assim que atingir uma cor caramelada bonita, é hora de desligar o fogo.

Agora, prepare o pudim: em um liquidificador misture o leite condensado, o leite, adicione os 3 ovos (lembre-se de sempre quebrar cada ovo, antes em uma xícara. Afinal, já pensou um ovo podre estragar toda a receita?!) e o café solúvel.

Bata até homogeneizar bem os ingredientes. Despeje o caramelo em uma forma com furo no meio de 20 cm de diâmetro. Depois, despeje a mistura do liquidificador. Cubra a forma com papel-alumínio e leve ao forno, a 180º C, para assar em banho-maria por pelo menos 1h30.

Para saber se o pudim está bem assado, espete uma faca no pudim e veja se a faca sai limpa. Quando isso acontecer, leve o pudim de café a geladeira por mais 6 horas.

Na hora de desenformar, pegue uma toalha ou pano de prato aquecido (pode molhar com água quente ou aquecer o tecido no micro-ondas por poucos segundos) e coloque no fundo da forma.

Em pouco tempo, o pudim desenformará, com o caramelo de calda por cima. Fica uma delícia!

2) Pudim de café coado

Pudim de café
Fonte: twenty20photos (Elements)

Se você não gosta de café solúvel e prefere café coado, então, essa receita é para você. Confira!

Ingredientes

  • 4 ovos;
  • Uma xícara de café coado;
  • Uma lata de leite condensado;
  • 875 g de açúcar;
  • 625 mL de água.

Modo de fazer

Comece pelo caramelo: reserve 500 g de açúcar e dissolva nos 625 mL de água, em fogo baixo. Quando começar a caramelizar, pare de mexer e deixe a cor ficar ideal. Cuidado para não exagerar na tonalidade do caramelo, senão você acaba queimando o açúcar, ficando um gosto ruim.

Assim que atingir a cor ideal, retire a panela do fogo e deixe-a esfriar em cima da pia.

Enquanto isso, prepare a massa: bata no liquidificador os ovos, o café coado e o leite condensado, com os 375 g de açúcar restante.

Despeje o caramelo em uma forma, com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. A seguir, despeje a massa e leve para o forno, em banho-maria, coberto por papel-alumínio, por 1h20, pelo menos.

Espete com uma faca, para ver se o pudim está assado. Quando estiver, retire do forno e leve até a geladeira, por pelo menos 6 horas.

Para desinformar, siga a dica de usar uma toalha quente ou pano de prato quente no fundo da forma, conforme descrevemos na receita anterior.

Você pode até usar um maçarico, se tiver para isso.

Ao desenformar, o caramelo cairá deliciosamente sobre o pudim, fazendo uma dupla imbatível! Aprecie!

3) Café espumante em forma de pudim

Pudim de café
Fonte: prosto_juli (Elements)

Por último, vamos dar uma receita de pudim de café que não vai ao forno: essa vai direto à geladeira, sem precisar assar. Mas, para isso, você precisará de uns ingredientes a mais.

Ingredientes

  • Meio litro de leite;
  • Um envelope de gelatina incolor sem sabor;
  • 60 g de café solúvel;
  • 2 caixinhas de creme de leite;
  • 2 claras;
  • Uma lata de leite condensado;
  • Uma xícara de açúcar;
  • Uma xícara de água.

Modo de fazer

Comece, como as três receitas anteriores, fazendo caramelo, da mesma maneira: dissolvendo o açúcar na água, em fogo baixo, até caramelizar.

Despeje em uma forma redonda com furo no meio e reserve.

Em um liquidificador, bata o creme de leite, com o leite condensado. Dissolva a gelatina incolor no leite e adicione na mistura do liquidificador.

À parte, em uma batedeira, bata as claras em neve. Adicione o café solúvel. A seguir, despeje a mistura do liquidificador com as claras em neve batidas com o café solúvel. Misture com uma colher, envolvendo a mistura com as claras em neve.

Quanto mais delicado (a) você for para fazer essa mistura, mais seu pudim de café ficará aerado e leve.

Leve até a geladeira e deixe gelar por pelo menos 6 horas. Desenforme e aprecie essa deliciosa sobremesa!

Por fim, aqui vai uma dica: as três receitas ficam deliciosas se você adicionar amendoim picado, por cima do caramelo, na hora de servir.

Outra forma bem gostosa de dar uma variada é adicionar chocolate em pó ao caramelo, enquanto faz a calda, por exemplo. Assim, vira uma calda de chocolate. Dessa forma, fica também uma delícia!

E então, gostou das receitas? Certamente uma aguçou seu paladar! Que tal fazer uma delas para você e sua família hoje ou no final de semana? Afinal, o café é delicioso também quando entra em receitas!

Compre itens de café com desconto!