Café Descafeinado: O que é e Quais são os Benefícios?

melhores cafés descafeinados
Anúncios

Para muita gente é moda; para outras, uma necessidade. Essa é a fama do café descafeinado, uma bebida polêmica que mais gera dúvidas do que compreensão.

Apesar de ser a bebida mais famosa do mundo, apreciada em tantas versões quanto é possível imaginar, o café traz consigo a fama de ser altamente estimulante, o que pode gerar ansiedade, insônia e até mesmo gastrite.

Por outro lado, outros tantos estudos apontam que o grão que gera essa aromática e encorpada bebida traz mais benefícios do que gera dúvidas.

Independente de qual seja o lado que seu organismo está mais acostumado, existe ainda o grupo de pessoas que prefere a versão descafeinada, pois ela mantém os benefícios sem boa parte da cafeína.

Quais são os principais benefícios do café com cafeína?

Apesar de haver estudos a favor e divergentes, especialistas do mundo inteiro concordam que o café é uma excelente bebida, caso seja tomado com cautela.

O Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de, no máximo, três xícaras de café.

O café estimula o corpo através da vitamina B3 e da vitamina B2, bem como sais minerais, que ajudam o corpo a se desestressar, liberando toxinas desnecessárias, além de aliviar possíveis dores de cabeça, justamente por ser um estimulante.

Na mesma bebida, você vai encontrar potássio, excelente para manter a pressão arterial em dia, assim como evitar problemas cardíacos e relacionados a diabetes tipo 2.

O ferro contido nele, por sua vez, renova as células do corpo; o cálcio faz bem para os ossos; o fósforo melhora a memória.

Aliás, a ingestão de café está relacionada à prevenção de doenças seríssimas, como câncer, Alzheimer e Parkinson.

Além disso, estudos já mostraram que o consumo moderado de café diminui as enzimas hepáticas, protegendo o fígado.

Assim sendo, quando consumido com moderação, o café é uma excelente bebida. Além de gostoso, ele também está cheio de benefícios para a nossa saúde.

deliciosa xícara de café

O brasileiro toma muito café e isso pode ser um problema

O hábito de tomar um cafezinho faz parte da vida de milhões de brasileiros todos os dias.

Apesar de parecer inofensivo, muitas pessoas acabam exagerando na quantidade do café durante o dia, o que é prejudicial à saúde.

Em excesso, mesmo o café comum coado, o café tradicional do brasileiro, ao invés de eliminar a dor de cabeça, por exemplo, ele a potencializa.

O estômago começa a enxergar o exagero dessa bebida como algo corrosivo que pode, de fato, causar gastrite e, em casos mais graves, úlcera.

A sua fama de ser uma bebida que desperta pode se transformar no pesadelo acordado de muita gente que sofre de insônia e de ansiedade. Ou seja, o excesso é realmente uma péssima ideia e os efeitos colaterais não são nada agradáveis.

Se você toma três ou mais xícaras diárias, uma vez ou outra, não se preocupe. Mas se um dos sintomas acima começar a aparecer, é bom você avaliar qual é a sua origem – a qual pode ser, sim, o café.

É justamente aqui que surge a necessidade de diminuir a quantidade da bebida – ou, se você preferir, trocar a versão regular pelo café descafeinado.

A eliminação da cafeína faz toda a diferença para o resultado dessa bebida em seu corpo.

Como o café descafeinado se tornou uma das bebidas mais interessantes de se consumir?

Com o surgimento do café descafeinado, muita gente questionou sua eficácia, alegando ser apenas mais uma moda passageira.

Mas, como nos últimos 30 anos essa bebida se tornou parte da vida de muita gente, é bem provável que você queira se inteirar sobre o que ela é, de fato, ao invés de apenas ouvir histórias.

O café descafeinado pode ser combinado, por exemplo, com outras bebidas, como a versão gelada, acrescentando leite e algum complemento, e formando o famoso frappuccino.

Se preferir, a versão descafeinada pode acompanhar um creme batido, formando a famosa panna e, assim, resultando em uma versão cremosa e inofensiva para o seu sono.

Seja como for, a versão descafeinada é o símbolo perfeito dos tempos modernos, nos quais as pessoas não precisam deixar de lado determinados paladares para investirem no bem-estar.

xícara de café na mesa

O que é o café descafeinado, afinal de contas?

Essa é a grande questão. O que é o café descafeinado e como isso é possível? É realmente eficaz?

Então, o café descafeinado nada mais é do que a versão original do grão, só que com 97% menos cafeína. Desse modo, ele consegue preservar boa parte das características, sendo eficaz para vários problemas de saúde, mas com muito menos cafeína.

Além disso, como você deve ter entendido, não existe uma versão 100% livre de cafeína. O que ocorre é uma redução muito grande essa substância.

Basicamente, quando ele é torrado e processado, o sabor permanece, mas a parte dele que é estimulante não está mais presente.

Para fazer a remoção da cafeína, existem três técnicas bastante conhecidas e utilizadas: o método do gás carbônico, o solvente e a lavagem de grãos.

O método do gás carbônico é uma forma curiosa de efetivar a química na produção de café, pois o gás atrai as células da cafeína, mantendo o grão intacto. Curioso, não?

O solvente, que pode parecer algo químico demais, portanto prejudicial, na verdade é apenas um processo para retirar a cafeína também, através do acetato de etila.

Mas a forma natural, de lavagem de grãos, é a que dá melhores resultados, pois um extrato utilizado faz com que a cafeína saia dos grãos, preservando o sabor de cada grão.

Quais são os benefícios do café descafeinado?

Grande parte dos benefícios do café permanecem em sua versão descafeinada. Então, tudo o que você precisa saber é que essa bebida é uma ótima opção para se ter por perto, sobretudo se você precisa maneirar em sua versão tradicional.

Como você sabe, seu coração, sistema imunológico, pressão arterial, cérebro, ossos, pele e visão são beneficiados pelos grãos de café processados e transformados na encorpada bebida.

Além disso, o café também regula os níveis de açúcar no sangue e mantém o colesterol controlado.

O melhor é que você pode se despreocupar com as noites de sono, pois os supostos 3% de cafeína não te afetarão o suficiente. O mesmo vale para a ansiedade: o lado estimulante da bebida fica de fora na versão descafeinada.

No final das contas, o café descafeinado é uma excelente opção, muito mais do que uma moda ou algo duvidoso.

É uma vantagem para quem ama a bebida, mas não pode apreciá-la como gostaria.

Por isso, da próxima vez que você for perguntado se quer a versão tradicional ou descafeinada, se dê uma chance: experimente algo novo e isso pode até se transformar em um hábito mais saudável em sua vida.

Se quiser conferir as opções de cafés descafeinados, fizemos uma lista com as marcas que vendem em pó, cápsulas e solúvel.

Esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que tenha sido tão interessante para você ler, quanto foi para nós produzir.

Confira outras dicas e curiosidades sobre o café aqui no nosso blog.

Compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais e ajude a espalhar essas informações. Até a próxima, coffee lover!

Compre itens de café com desconto!