Para muita gente é moda, para outras tantas uma necessidade.

Essa é a fama do café descafeinado, uma bebida polêmica que mais gera dúvidas do que compreensão.

Apesar de ser a bebida mais famosa do mundo, apreciada em tantas versões quanto é possível imaginar, o café traz consigo a fama de ser altamente estimulante, o que pode gerar ansiedade, insônia e até mesmo gastrite.

Por outro lado, outros tantos estudos apontam que o grão que gera essa aromática e encorpada bebida traz mais benefícios do que gera dúvidas.

Independente de qual seja o lado que seu organismo está mais acostumado, existe ainda o grupo de pessoas que prefere a versão descafeinada, pois ela mantém os benefícios sem boa parte da cafeína.

Quais são os principais benefícios do café com cafeína?

Apesar de haver estudos a favor e divergentes, especialistas do mundo inteiro concordam que o café é uma excelente bebida, caso seja tomado com cautela.

Essa quantidade é de até duas xícaras por dia.

O café estimula o corpo através das vitaminas B3 e B2, que ajudam o corpo a se desestressar, liberando toxinas desnecessárias, além de aliviar possíveis dores de cabeça, justamente por ser um estimulante.

Na mesma bebida, você vai encontrar potássio, excelente para manter a pressão arterial em dia, assim como evitar problemas cardíacos e relacionados a diabetes tipo 2.

O ferro contido nele, por sua vez, renova as células do corpo; o cálcio faz bem para os ossos; e o fósforo melhora a memória.

Aliás, a ingestão de café está relacionada à prevenção de doenças seríssimas, como câncer, Alzheimer e Parkinson.

deliciosa xícara de café

O brasileiro toma muito café e isso pode ser um problema

O hábito de tomar um cafezinho faz parte da vida de milhões de brasileiros todos os dias.

Apesar de parecer inofensivo, muitas pessoas acabam exagerando na quantidade do café durante o dia, o que é prejudicial à saúde.

Em excesso, ao invés de eliminar a dor de cabeça, por exemplo, ele a potencializa.

O estômago começa a enxergar o exagero dessa bebida como algo corrosivo, que pode, de fato, causar gastrite e, em muitos casos, úlcera.

A sua fama de ser uma bebida que desperta pode se transformar no pesadelo acordado de muita gente que sofre de insônia e de ansiedade. Ou seja, o excesso é realmente uma péssima ideia para o dia a dia.

Se você toma três ou mais xícaras diárias, uma vez ou outra, não se preocupa. Mas se um dos sintomas acima começar a aparecer, é bom você avaliar qual é a sua origem, a qual pode ser, sim, no café.

É justamente aqui que surge a necessidade de diminuir a quantidade da bebida – ou, se você preferir, trocar a versão regular pelo café descafeinado.

A eliminação da cafeína faz toda a diferença para o resultado dessa bebida em seu corpo.

Como o café descafeinado se tornou uma das bebidas mais interessantes de se consumir?

Com o surgimento do café descafeinado, muita gente questionou sua eficácia, alegando ser apenas mais uma moda passageira.

Mas, como nos últimos 30 anos essa bebida se tornou parte da vida de muita gente, é bem provável que você queira se inteirar sobre o que de fato ela é, ao invés de apenas ouvir histórias.

O café descafeinado pode ser combinado, por exemplo, com outras bebidas, como a versão gelada, acrescentando leite e algum complemento, e formando o famoso frappuccino.

Se preferir, a versão descafeinada pode acompanhar um creme batido, formando a famosa panna e, assim, resultar em uma versão cremosa e inofensiva para o seu sono.

Seja como for, a versão descafeinada é o símbolo perfeito dos tempos modernos, nos quais as pessoas não precisam deixar de lado seus gostos para ficar bem.

xícara de café na mesa

O que é o café descafeinado, afinal de contas?

Essa é a grande questão. O que é o café descafeinado e como isso é possível? É realmente eficaz?

Sim, é eficaz porque os processos conseguem eliminar até 97% da cafeína de cada grão.

Então, quando ele é torrado e processado, o sabor permanece, mas a parte dele que é estimulante não está mais presente.

Existem três técnicas bastante conhecidas e utilizadas: o método do gás carbônico, o solvente e a lavagem de grãos.

O método do gás carbônico é uma forma curiosa de efetivar a química na produção de café, pois o gás atrai as células da cafeína, mantendo o grão intacto. Curioso, não?

Tanto quanto o solvente, que pode parecer algo químico demais, portanto, prejudicial, mas, na verdade, é apenas um processo para retirar a cafeína também, através do acetato de etila, o tal do solvente.

Mas a forma natural, de lavagem de grãos, é a que resulta melhor, pois um extrato utilizado faz com que a cafeína saia dos grãos, preservando o sabor de cada grão.

Quais são os benefícios do café descafeinado?

Grande parte dos benefícios do café permanecem em sua versão descafeinada, então tudo o que você precisa saber é que esta bebida é uma ótima opção para se ter por perto, sobretudo se você precisa maneirar em sua versão tradicional.

Como você sabe, seu coração, pressão arterial, cérebro, ossos, pele e visão são beneficiados pelo grão processado e transformado na encorpada bebida.

Mas, além disso, ele regula os níveis de açúcar no sangue e mantém o colesterol controlado.

O melhor é que você pode se despreocupar com as noites de sono, pois os supostos 3% de cafeína não te afetarão o suficiente. O mesmo vale para a ansiedade: o lado estimulante da bebida está de fora.

No final das contas, o café descafeinado é uma excelente opção, muito mais do que uma moda ou algo duvidoso.

É uma vantagem a quem ama a bebida, mas não pode apreciá-la como gostaria.

Por isso, da próxima vez que você for perguntado se quer a versão tradicional ou descafeinada, se dê uma chance: experimente algo novo e, quem sabe, isso se transforme em um hábito mais saudável em sua vida.

Se quiser conferir as opções de cafés descafeinados, fizemos uma lista com as marcas que vendem em pó, cápsulas e solúvel.

Confira outras dicas e curiosidades sobre o café.

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.