Café com canela: benefícios para a saúde e como fazer essa deliciosa receita!

Café com canela

O café com leite é uma combinação clássica para nós, brasileiros. Mas é claro que dá para ir além! Se você nunca provou café com canela, não sabe o que está perdendo.

A canela é uma especiaria já utilizada há muitos séculos, por diversos povos. Aliás, é bastante comum encontrarmos canela em diversas receitas de povos do Oriente, por exemplo.

Mas, você sabe quais são os reais benefícios da canela? E como fazer café com canela? Existe algum cuidado que você deve tomar?

Vamos falar tudo sobre o café com canela, essa mistura deliciosa que, com certeza, você já deve ter visto em postagens na internet e nas redes sociais!

Você vai saber tudo, desde os benefícios para a sua saúde até como fazer um delicioso café com essa famosa especiaria.

E então, vamos lá?

Benefícios do café com canela

Café com canela
Fonte: twenty20photos (Elements)

Que beber café traz diversos benefícios para sua saúde, já descrevemos em detalhes aqui no ReviewCafe.

Afinal, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo todo, só perdendo para a água. Além disso, o café tem cafeína e outras propriedades que ativam nosso metabolismo. Além disso, aumentam a disposição e auxiliam no foco e disposição.

Quem bebe café sabe que o dia só começa depois de uma bela xícara de café (aliás, café da manhã sem café, não é café). Sabe também que, depois do almoço, o cafezinho também nos ajuda a seguir com nosso dia a dia.

Mas, quando adicionamos canela ao café, quais são os reais benefícios à nossa saúde? Vamos falar sobre isso em mais detalhes agora.

Saiba quais são os benefícios da canela para sua saúde

Café com canela
Fonte: Feirlight (Elements)

A canela é uma especiaria encontrada com facilidade nos diversos mercados brasileiros, tanto em pau quanto em pó. No caso do café, a versão da canela mais utilizada é em pó.

Por ser uma especiaria rica em flavonoides, vitamina K, ferro, cálcio e manganês, a canela possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim, ela traz diversos benefícios, graças a essas propriedades.

1 – Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento faz parte da natureza humana. Porém, cada vez mais, mulheres e homens procuram retardar esse processo. Assim, substâncias que combatem o envelhecimento precoce são extremamente bem-vindas em nossa dieta.

Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela contribui para evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão. E isso não é nada mal, não é mesmo?

2 – Reforça o sistema imunológico

Ter um sistema imunológico reforçado significa estar bem protegido de diversas infecções, tanto virais quanto bacterianas. Assim, a canela auxilia no processo de reforço do sistema imunológico.

3 – Diminui processos alérgicos

Um recente estudo científico [1], conduzido por pesquisadores de um centro médico na Alemanha, analisou o extrato da canela, rico em aldeídos, frente a uma reação alérgica em ratos.

E o que se descobriu foi que esse extrato extraído da canela minimizou consideravelmente a reação alérgica-inflamatória das vias aéreas, bem como anafilaxia.

Dessa forma, os pesquisadores desse estudo concluíram que a canela deve ser explorada para tratamento de reações alérgicas.

4 – Previne contra o câncer

Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela tem ação anticancerígena. Essas propriedades foram listadas em outro estudo científico [2]. Nele, os autores descrevem as propriedades contra o câncer de um extrato extraído da canela.

Dessa forma, contra um tipo específico de câncer, em ratos, o tempo de sobrevivência dos animais que receberam suplementação de canela aumentou em 42%. Além disso, diminuição no volume do tumor nos animais também foi observada.

Assim, conforme os autores, as propriedades antitumorais do extrato de canela estão relacionadas à presença de flavonoides. E a presença desse extrato leva à ativação de macrófagos, células de defesa e maior produção de citocinas, os quais combatem o câncer.

5 – Ajuda a emagrecer

Se você está tentando emagrecer e já possui uma dieta equilibrada, além de praticar exercícios físicos de maneira regular, por que não apostar na canela para te ajudar nesse processo?

Inclusive, quando você associa o café com canela, você consegue uma aceleração ainda melhor do seu metabolismo ainda maior, já que tanto a cafeína quanto a canela têm efeitos termogênicos.

Claro que não há milagres! Se você não tem uma dieta equilibrada e não se exercita, será difícil conseguir a perda de peso contando somente com a canela.

Por fim, ainda dentro desse tópico, a combinação de café e canela emagrece (ou melhor, ajuda a emagrecer) porque melhora o trânsito intestinal.

6 – Auxilia no controle do diabetes

O diabetes tipo 2 é uma doença causada por excesso de resistência insulínica, ou seja, o organismo precisa de muita insulina para conseguir manter a glicemia sob controle.

Portanto, os pacientes precisam de alimentação adequada e também opções para manter a glicemia sob controle. É exatamente aí que a canela entra!

E como aqui no ReviewCafe você tem informação de qualidade sobre tudo relacionado a café, fomos verificar se essa informação era realmente verdadeira. E de fato é!

Um recente estudo científico randomizado clínico [3], o estudo mais adequado para testar protocolos e produtos em humanos, foi realizado com pacientes diabéticos tipo 2. Esses pacientes receberam suplementação de canela.

Os resultados demonstraram que os pacientes que receberam a suplementação de canela apresentaram resultados glicêmicos melhores do que os que não consumiram o suplemento.

Isso não quer dizer que a canela vai substituir medicações orais ou permitir que o paciente coma descontroladamente. Mas, trata-se de um produto auxiliar, que pode ajudar no controle glicêmico nesses pacientes.

7 – Contribui para a memória e ajuda a prevenir a doença de Alzheimer

Por último, a memória também é beneficiada com o consumo de canela. Inclusive, a canela tem efeito protetor no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Cientistas afirmam, em um estudo [4], que a canela inibe a agregação da proteína tau, bem como o acúmulo de peptídeos beta amiloide, no cérebro.

Essas duas substâncias, quando se apresentam dessa maneira, são consideradas marcos iniciais do desenvolvimento do Alzheimer.

Além disso, a canela entra no controle da progressão da doença, quando ela já está instalada, conforme esse estudo.

Receita de café com canela

Café com canela
Fonte: Feirlight (Elements)

Agora que já vimos em detalhes todos os benefícios da canela, vamos passar uma deliciosa receita de café com canela.

De fato, essa receita é bem simples de fazer e fica deliciosa. Vamos lá?

Ingredientes

  • Meia xícara de café coado;
  • 60 g de leite em pó;
  • 20 g de canela em pó.

Modo de fazer

  1. Em uma xícara, misture o leite em pó com a canela em pó;
  2. A seguir, despeje o café coado sobre a mistura e mexe bem, até dissolver os ingredientes;
  3. Adoce se desejar.

Pronto! Sua receita de café com canela está pronta para ser apreciada.

Você vai sentir o toque especial da canela. Agora é tomar café com canela e aproveitar todos os benefícios dessa bebida!

Caso não tenha café coado, pode usar o café solúvel, mas a receita fica melhor com o coado.

Contraindicações de café com canela

Vale lembrar que o consumo de canela deve ser sempre equilibrado, como tudo na vida. E que a canela só não é indicada para gestantes.

Além disso, a combinação de canela + café pode acelerar os batimentos cardíacos, portanto, não é indicada para pessoas hipertensas ou com problemas no coração.

Se ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente por e-mail.

Até a próxima!

Referências

[1] Ose et al. Cinnamon extract inhibits allergen-specific immune responses in human and murine allergy models. Clin Exp Allergy 2020 Jan;50(1):41-50.

[2] Sharma V, Rao LJM. An overview on chemical composition, bioactivity and processing of leaves of Cinnamomum tamala. Crit Rev Food Sci Nutr 2014;54(4):433-48.

[3] Zare R et al. Efficacy of cinnamon in patients with type II diabetes mellitus: A randomized controlled clinical trial. Clin Nutr 2019 Apr;38(2):549-556.

[4] Momtaz S et al. Cinnamon, a promising prospect towards Alzheimer’s disease. Pharmacol Res 2018 Apr;130:241-258.

Compre itens de café com desconto!