Especialistas quando provam um café costumam tomá-lo puro, sem adição de açúcares ou qualquer outro ingrediente que possa modificar o sabor da bebida.

No entanto, a maioria das pessoas prefere adoçar a bebida, mais comumente com açúcar e adoçante. Porém, adoçar café com mel, por exemplo, tem se tornado bem popular.

Obviamente, os provadores profissionais de café não o fazem, pois, o trabalho deles é justamente provar a bebida pura, sem que nada interfira no sabor, para que possam identificar todas as suas propriedades.

Porém, o consumidor não precisa necessariamente gostar de tomar café puro, apesar de muitos apreciadores dispensarem adoçantes.

De fato, o que importa é a experiência desejada ao tomar a bebida, seja ela pura ou associada a outros ingredientes que ressaltam não só as suas características, mas também promovem novas sensações ao paladar.

Portanto, adoçar café com mel, açúcar ou não, é uma questão de preferência. Afinal, há quem ache o café puro muito amargo e prefira adoçar, enquanto outros apreciam o seu sabor característico.

O importante é não exagerar nos ingredientes para não sobrepor o café e estragar a experiência.

Há muitas formas de se apreciar a bebida e muitas receitas contribuem para ressaltar ainda mais as características do café e melhorar a experiência.

O café com mel é uma das mais deliciosas receitas, e ainda traz muitos benefícios à saúde.

Confira abaixo!

Afinal, por que adoçar o café?

No Brasil, o açúcar é abundante e barato. Ele é produzido no país desde a chegada dos europeus, no século XVI. Por isso, aprendemos a usá-lo em quase tudo que preparamos.

Acontece que isso acaba estragando e viciando o paladar das pessoas, fazendo com que se perca a referência e a identificação do verdadeiro gosto dos alimentos e bebidas.

O exemplo mais comum de consumo de açúcar nos alimentos está na xícara de café.

Por conta do vício em adoçar tudo que se consome, muita gente não consegue ficar sem consumir açúcar.

Por outro lado, no caso de um café de baixa qualidade, adoçá-lo se torna uma necessidade, já que o objetivo se torna amenizar o gosto amargo característico.

No entanto, os especialistas e apreciadores de café garantem que a melhor maneira de se aproveitar a bebida e ter uma boa experiência é não adoçando, a fim de conseguir identificar todas as suas propriedades e notas sensoriais, como sabor, aroma, doçura, amargor, corpo, etc.

Além disso, consumidores já se acostumaram a tomar o café levemente adoçado, e embora o açúcar refinado seja o ingrediente mais utilizado, há muitas outras formas de se adoçar o café bem mais saudáveis. Como, por exemplo, adoçar café com mel!

xícara de café pronto

Benefícios em adoçar café com mel

Ninguém aqui pode negar que, tanto o café quanto o mel, possuem sabores deliciosos, sendo que os dois ingredientes combinam entre si e fazem muito bem à saúde.

O mel é um ingrediente bastante conhecido para adoçar bebidas, além de muito versátil, pois não altera tanto o sabor original delas.

Por ser um alimento doce naturalmente, pode ser usado sem preocupação para substituir o açúcar, pois é extremamente benéfico para o organismo, quando consumido regularmente e em moderação

Assim, o café com mel pode ser uma melhor opção, comparado ao café adoçado com açúcar.

No entanto, é importante lembrar que apesar dos seus benefícios, se consumido em excesso pode prejudicar a saúde. Sendo assim, recomenda-se a quantidade de apenas 20 a 30 gramas de mel por dia.

O mel de laranjeiras, por exemplo, é um dos mais populares no Brasil, e ao ser misturado ao café, resulta em uma bebida com sabor incrível. É possível até criar receitas de café gelado, ou outros métodos de extração como o café espresso ou coado.

Se quiser incrementar a bebida, adicione canela em pau, como no café turco — a experiência de sabor realmente sobre para outro nível.

Propriedades benéficas do mel

O mel contém propriedades medicinais bastante benéficas à saúde do nosso organismo. Além de alto valor energético, ele contém açúcares de cadeia simples (frutose e glicose), sendo mais saudável que a sacarose presente no açúcar refinado.

Além disso, possui propriedades importantes para o organismo, como enzimas, vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, B7 e C), proteína e sais minerais.

Outra vantagem é ser mais fácil de digerir, por isso facilita os processo de digestão.

Sem falar que, por conta de suas propriedades, o mel é antioxidante, diurético, expectorante, antisséptico e ainda fortalece o nosso sistema imunológico.

Razões para incluir o café com mel na sua dieta

Depois de entender todos os benefícios do mel para o organismo, fica até fácil explicar porque você deveria passar adoçar o café com mel e incluí-lo na sua rotina, ao invés do açúcar.

Veja abaixo:

  • Fornece menos calorias que a sacarose (açúcar), com um alto poder adoçante;
  • É composto apenas por açúcares simples, sendo facilmente digestivo;
  • Contém nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas, minerais e antioxidantes;
  • Fornece energia ao organismo.

xícara de café sob a mesa

Receita de Café com Mel

Como dissemos, embora o ideal seria tomar o café puro, sem adoçantes, a maioria das pessoas gosta de um cafezinho adoçado.

Para isso, nada melhor que utilizar um adoçante natural como o mel, por conta dos seus nutrientes e alto valor energético.

No entanto, o seu sabor característico pode modificar bastante o gosto do café se utilizado em doses excessivas. Além disso, o café com mel costuma ficar um pouco mais espesso. Para não errar na mistura, segue uma receita bem simples e fácil de fazer:

Ingredientes:

  • Meio litro de café coado ou espresso;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 5 colheres de sopa de água mineral ou filtradal;
  • Meia xícara (chá) de leite integral;
  • 1 colher (chá) de essência de amêndoa;
  • 100 g de casca de laranja cristalizada.

Modo de preparar:

Escolha um café de qualidade, de preferência café gourmet, 100% arábica, em grãos e moa a quantidade correta, dependendo da forma de extração que preferir (espresso, infusão, coado).

Prepare o café e reserve. Em seguida, misture em uma panela 3 colheres de mel e as 5 colheres de água e coloque para ferver. Ao chegar quase no no ponto de fervura (apenas bolhas), junte o café pronto e desligue o fogo.

Em uma chaleira, ferva o leite integral misturado à essência de amêndoas e a colher restante do mel na receita, batendo até formar uma leve espuma.

Coloque as cascas de laranja cristalizadas dentro das xícaras, preenchendo com o café e finalizando com a espuma cremosa do leite por cima. Se quiser, pode colocar raspas de amêndoas por cima da espuma do leite para decorar.

A mistura de mel, amêndoas, leite e café oferece uma combinação de sabores impressionante e muito harmoniosa. O paladar agradece!

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.