Ao contrário que muita gente pensa, o cold brew não é uma bebida, mas um método diferente de extração de café a frio.
Nos Estados Unidos, o método se popularizou de tal forma que chegou a aumentar o consumo de café em mais de 450% nos último anos.
Aqui no Brasil a novidade vem se consolidando entre os amantes da bebida, os coffee lovers, visto que este tipo de extração combina demais com o clima quente de regiões tropicais como as nossas.
No cold brew tradicional, os grãos de café são torrados e moídos na hora, para depois passarem por um processo de infusão em água fria, de forma totalmente artesanal.
Em seguida, o líquido extraído será coado e pode servir de base para as mais diferentes receitas, inclusive sendo armazenado ou congelado para ser utilizado depois, por conta da sua durabilidade estendida.
Este processo conserva as propriedades do café intactas, mantendo-as puras, e faz com que o café tenha um sabor mais leve, refrescante, naturalmente adocicado e com menos amargor e acidez.
Portanto, na questão do paladar, o cold brew traz uma experiência diferente de todos os outros métodos de preparo da bebida.
Não tem por que existir a briga café frio X café quente: há sabores e delícias em cada método de preparo.
Quer conhecer tudo o há por trás do cold brew? Vamos explicar abaixo o que é, como se faz, seus utensílios específicos e benefícios para a saúde.
Vamos lá? Boa leitura!
Mas afinal, o que é o “Cold Brew”?
Como mencionamos acima, o Cold Brew Coffee é um café extraído a frio.
Estamos falando, portanto, de um método de infusão que passa por um longo processo de extração a frio (entre 12 horas e 24 horas), ao invés dos métodos que utilizam a água quente e/ou pressão.
No processo, o café em pó ou grão moído é submetido à fermentação pelo tempo de contato com a água, fazendo com que alguns de seus compostos sejam dissolvidos.
O resultado é uma bebida suave, de aroma intenso, sabor leve e delicado, menos amarga e ácida (70% menos ácido), que ressalta a doçura do grão, conservando as suas propriedades mais puras.
Como o café costuma ficar horas em temperatura baixa aos invés de água fervente, ele não libera todos os seus componentes solúveis, como os ácidos indesejáveis e os óleos amargos do grão.
Por isso, o sabor de um Cold Brew é mais aromático e menos ácido.
Além disso, a concentração de cafeína é menor, visto que ela é liberada com a temperatura alta da água, em determinado tempo de contato.
É um método simples, mas de peculiaridades
Cada barista vai ter o seu jeito de preparar o Cold Brew. No entanto, qualquer que seja a variação, tempo e moagem do grão podem influenciar no resultado do café.
Através desse método, o ideal é não aromatizar o café extraído com outros sabores mais fortes nem exagerar na quantidade de leite, para não perder o sabor do café.
Além disso, o grão de café escolhido deve ser especial, de preferência um café arábica de alta qualidade. Pense assim: se estou fazendo uma bebida diferenciada, preciso usar um café especial!
Para que tudo saia perfeito, o grão de café tem que ser moído grosseiramente para não amargar. Isto é, a espessura é de moído grosso.
A infusão deve ser feita com água em temperatura fria ou ambiente, e depois tampada para ficar descansando.
Quando for servir ou preparar alguma receita, basta coar o líquido com uma peneira fina, um filtro de metal ou coador de pano.
Se o recipiente estiver bem vedado, a extração pode durar até dez dias na geladeira sem perder o sabor original do grão.
O que há por trás do cold brew?
Já sabemos que o cold brew é um método de extração de café a frio que demanda longas hora de preparo, e que modifica bastante o sabor e aroma da bebida, deixando-a mais suave, adocicada e menos ácida.
Por que isso acontece?
O grão de café contém inúmeros compostos químicos, sendo os principais a cafeína, o ácido málico (composto amargo encontrado nas maçãs verdes) e o furaneol (composto doce presente nos morangos).
Quando preparamos o café, seja pela extração quente ou fria, o intuito é sempre extrair os melhores compostos dos grãos e transferi-los para a água.
Esse processo é chamado de fermentação e envolve dois fatores essenciais: a temperatura da água e o tempo em que o café moído fica em contato com ela.
É aqui que está a principal diferença entre a bebida fria e a quente, pois o processo de fermentação é completamente diferente entre elas.
Extração quente x Extração a frio
Em ambos os modos de preparo, o objetivo é sempre extrair os melhores sabores e aromas do café. Mas o método tradicional com água quente vai fazer isso em poucos minutos, enquanto que no método cold brew a extração vai levar um maior tempo.
No processo que utiliza a água quente/fervente, os compostos do café são liberados rapidamente, sendo que a alta temperatura também faz com que os ácidos e óleos de café sejam degradados e oxidados mais rapidamente, levando a uma maior acidez e amargura.
Assim, esses componentes passam para a bebida, o que diminui o tempo que deve ser consumida.
Já a extração a frio depende de um longo período de preparação através do contato do café com a água, ao invés de alta temperatura.
É a infusão que garante esse sabor singular ao café.
Dessa forma, a extração a frio produz sabor mais doce e suave porque muitos dos compostos com esse mesmo perfil são solúveis em água fria, ao contrário dos óleos e ácidos que possuem maior acidez e amargor e são estimulados pela temperatura alta.
Assim, mesmo que o café extraído pelo método cold brew seja considerado “forte” em proporção de café e água, ele não apresenta o mesmo amargor ou acidez.
Sem contar que está livre da maioria dos componentes que levam à rápida oxidação da bebida.
Outra grande vantagem é poder controlar o perfil de sabor para torná-lo ideal para o seu paladar.
Isto é, o cold brew permite aumentar a proporção de café em relação ao volume de água para torná-lo mais concentrado ou menos concentrado.
Benefícios da extração de café a frio
Por ser mais suave, ter menor concentração de ácidos e cafeína em comparação ao café extraído em água quente, um dos principais benefícios do cold brew é oferecer uma bebida que não agride o estômago.
Justamente por não liberar os óleos de sabor amargo e ácidos do café, a infusão a frio torna o café menos ácido. Assim, ele acaba por reduzir ou até anular os efeitos colaterais da bebida para quem possui um aparelho digestivo mais sensível.
Outro benefício do cold brew é a praticidade que ele traz quando preparado com antecedência. Afinal, tem uma alta durabilidade, além de poder ser congelado ou mantido na geladeira por até 10 dias para ir sendo utilizado gradualmente, sem que o seu sabor seja prejudicado.
Claro que, no início, fazer o café demora mais. No entanto, sua durabilidade faz valer a pena.
Além disso, embora seja um café suave, a bebida contém antioxidantes e outras substâncias benéficas à saúde. Por isso, o cold brew é muito utilizado em dietas pré-treino, a fim de fornecer uma energia extra para a atividade física.
Os outros benefícios incluem sabor único e incomparável, inúmeras possibilidades de preparo e consumo com relação à diferentes receitas de cafés gelados, sobremesas e drinks, misturado a outros ingredientes.
Como fazer cold brew?
A facilidade de preparo do cold brew também tem contribuído para a popularidade do método.
O mercado já oferece uma série de equipamentos e utensílios com produtos específicos para o preparo do cold brew, cada um combinando com o estilo do consumidor.
Para preparar o cold brew em casa, sem precisar investir em um equipamento específico, você só vai ter que reunir três utensílios básicos: um moedor de café ou comprar um pó já moído para esta extração, uma jarra com tampa (de preferência hermética) e um coador (preferencialmente de malha e/ou tecido).
A quantidade produzida também fica a cargo do consumidor. Porém, a proporção normalmente indicada para a extração cold brew é de a cada 10 gramas de café moído, usar 100 ml de água. Ou seja, uma proporção de 10 partes de água para uma de café.
Depois de reunir todos os utensílios, você terá que escolher um café de qualidade superior, de preferência em grãos 100% café arábica – que apresentam melhor sabor e de qualidade.
Se você adquirir o café em grão, a moagem terá que ser grossa, preparada um pouco antes do cold brew, a fim de minimizar os efeitos da oxidação dos grãos e obter uma bebida com maior frescor.
Faça seu café gelado em casa
Veja, em seguida, como você pode preparar um Cold Brew em casa:
Ingredientes para o Cold Brew:
- 60 g de café já moído (moagem grossa)
- 600 ml de água filtrada fria (em outra proporção, para uma bebida mais forte, você pode usar 400 ml de água)
Modo de preparo:
- Em um recipiente de vidro com tampa hermética bem vedada, coloque o café previamente moído e em seguida a água gelada (ou em temperatura ambiente);
- Você deve misturar bem por alguns segundos com a ajuda de uma colher;
- Tampe e deixe descansar por infusão, por cerca de 10 a 15 horas, na geladeira ou fora dela;
- Passado o tempo de infusão, coe a quantidade de líquido no filtro;
- Beba em seguida com algumas pedras de gelo ou dilua o concentrado no leite, creme ou com os ingredientes de sua preferência.
Obs: A receita fica conservada por até 10 dias na geladeira.
Cold brew na French Press (prensa francesa)
Há vários equipamentos e marcas diferentes para preparar o cold brew, mas um dos mais tradicionais e acessíveis é a French Press (prensa francesa), que dependendo do material (vidro, plástico e aço inoxidável) pode ter um preço médio a partir de R$ 20.
A french press é um método de extração bastante conhecido por quem aprecia formas mais artesanais e sustentáveis, sendo que ela pode ser usada tanto para extração tradicional, como a frio, sem ter que ser preocupar em aquecer a água.
O tempo de preparo será de cerca de 12h e não precisa abaixar o êmbolo do equipamento. A vantagem desse método é a praticidade, já que o equipamento é bem compacto e portátil.
Ela também dispensa a troca de filtros a cada preparo, pois já vem com o seu próprio, além da jarra e êmbolo com tampa.
É possível encontrar prensas de vários tamanhos e modelos, mas normalmente podem produzir 1 litro da bebida.
5 Receitas deliciosas para usar o cold brew
Existem inúmeras receitas em que você pode usar o cold brew. Em todas elas, escolher um bom café se torna a tarefa principal. Assim sendo, tome o cuidado para comprar um café 100% arábica, moer os grãos pouco antes de iniciar a produção e fique sempre atento à proporção com a água.
Para quem quer sair do básico café gelado que já mostramos, vale apostar em outras receitas. Pode apostar, todas elas ficam incríveis!
Veja abaixo algumas receitas super simples e práticas para incrementar o cold brew e servir drinks maravilhosos de café gelado.
1. Cold brew com água de côco
Essa é uma versão bem diluída, refrescante e adocicada.
Uma excelente opção para tomar no verão, podendo até adicionar cubos de gelo feitos com a própria água de côco.
Ingredientes:
- 10g de café especial/gourmet
- 100ml de água de coco
Modo de preparo: Misture o café moído em granulometria grossa e junte com a água de côco gelada no seu equipamento de cold brew ou em uma jarra com tampa hermética.
Deixe ficar em infusão na geladeira por cerca de 12h a 18h. Depois, coe todo o líquido em filtro de papel, voal ou malha, e beba em seguida. Pode adicionar cubos de gelo feitos previamente com água de coco.
2. Com leite
A receita é uma versão do Lattè gelado, outra delícia para tomar no verão e se refrescar com um sabor único de café com leite.
Rende quatro porções.
Ingredientes:
- 40g de café especial/gourmet moído
- 400ml de água fria
- 100 ml de leite
- Gelo a gosto
Modo de preparo: Em um recipiente com tampa hermética ou equipamento para cold brew, misture o pó e em seguida a água fria, mexendo com uma colher.
Tampe de deixe descansar entre 10h e 15h, em geladeira ou em temperatura ambiente.
Passado o tempo, coe a mistura em filtro de tecido e bata com o leite no liquidificador até formar espuma. Sirva em seguida com gelo.
3. Com ervas
Para quem gosta de adicionar sabores cítricos ou mais aromáticos ao café, essa receita vai surpreender. Essa mistura fica deliciosa e se adapta muito bem ao calor. Rende quatro porções.
Ingredientes:
- 40g de café especial/gourmet moído grosso
- 400ml de água fria
- 100 ml de infusão de capim-limão ou de hortelã frescos
- Gelo a gosto
Modo de preparo: Em uma jarra com tampa hermética ou equipamento para cold brew, coloque o pó de café e a água fria, deixando descansar entre 10h e 15h, em geladeira ou em temperatura ambiente.
Depois coe a mistura em filtro de tecido de trama fina e reserve. Ferva água 100 ml, desligue e faça uma infusão com as folhas de capim-limão ou hortelã por 2-3 minutos, coe e deixe esfriar.
Por fim, bata no liquidificar o cold brew com a infusão de capim-limão ou hortelã, e sirva bem gelado.
4. Affogato com cold brew
A receita é a versão gelada do Affogato italiano, uma espécie de drink-sobremesa deliciosa feita originalmente com café expresso quente. Rende duas porções.
Ingredientes:
- 2/3 xícara de café especial moído
- 3 xícaras de água fria
- 2 bolas de sorvete de baunilha
- 1 barra de chocolate ralado
Modo de preparo: Misture o café moído e a água fria em uma tigela pequena, cubra com plástico filme e reserve por 12h. Após a fermentação, coe o líquido em filtro de tecido.
Coloque as colheres de sorvete em uma taça ou bowl de sobremesa e, em seguida, derrame de 1/4 a 1/2 xícara do café extraído por cold brew por cima. Por fim, decore com o chocolate ralado e sirva em seguida.
5. Com Nutella ou calda de chocolate
A receita é uma espécie de milkshake menos cremoso, mas super refrescante e deliciosa. Ótima opção para servir para as crianças no verão.
Ingredientes:
- 200 ml de café extraído por cold brew;
- 2 colheres bem cheias de leite em pó;
- 1 colher de café de achocolatado em pó;
- 20 ml de leite de coco;
- 1 colher de sopa de Nutella ou calda de chocolate;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo: Em um copo ou taça de vidro transparente, passe uma colher de Nutella na parte inferior ou derrame a calda de chocolate pelas laterais internas e fundo, depois reserve.
Com a ajuda de um mixer, adicione o cold brew e o leite em pó, misturando por alguns segundo, depois acrescente o achocolatado e o leite de côco. Despeje em seguida, todo conteúdo na taça, coloque alguns cubos de gelo e sirva.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o cold brew e vai poder preparar deliciosas receitas na sua casa e impressionar a todos com esse sabor. Experimente!
Se você tem alguma dúvida ou sugestão, é só enviar um e-mail para o Review Café. Vamos adorar conversar com você!
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.