Está pensando em montar sua própria cafeteria? Se você respondeu “sim”, então saiba que para seu negócio ser um sucesso, é necessário, além do amor pelo café, alguns equipamentos para cafeteria.

Afinal, você servirá não somente café, mas também outras bebidas e acompanhamentos, tais como pães de queijo, fatias de bolo e chocolate, por exemplo.

Portanto, para que sua cafeteria se destaque pelo bom atendimento e pelos produtos de qualidade, conquistando um público crescente, alguns equipamentos são essenciais. É sobre isso que falaremos, confira!

Quais os equipamentos para montar uma cafeteria?

Quando se pensa em montar uma cafeteria, é essencial pensar que você atenderá diferentes públicos.

Ou seja, haverá os que simplesmente amam café. Já há outros que gostam de bebidas à base de café e há quem prefira sucos.

E dentre todos esses, há também os que gostam dos alimentos que você encontra somente na sua cafeteira.

Dessa forma, vamos descrever quais os equipamentos para cafeteria, opções e se você pode encontrar alternativas, caso não possa, no momento, investir em todos eles.

máquina de café expresso

Máquina de café

A máquina de café pode ser considerada o “coração” das cafeterias. Afinal, é justamente com ela que você preparará o carro-chefe do seu estabelecimento.

Você encontra inúmeras opções de máquinas de café no mercado, mas, se possível, invista em uma máquina de café expresso profissional.

Mas, por que?

Para começar, uma máquina de café expresso profissional apresenta a melhor estrutura para você preparar não somente o café expresso tradicional, mas outras bebidas à base de café que levam leite ou espuma de leite, por exemplo.

Além disso, você consegue ter um equipamento que permite o manejo correto dos grãos de café, permitindo extrair a bebida com mais alta qualidade.

Lembre-se, também, de avaliar como funciona a assistência técnica para a máquina que você escolher. Afinal, já pensou se por alguma razão sua máquina apresenta algum problema e você não tem assistência técnica rápida e adequada? Como ficará seu negócio?

Existem outros tipos de máquinas de café, que não as profissionais. Existe a cafeteira de cápsula, por exemplo, a qual pode ser bem útil caso seu estabelecimento seja pequeno e atenda a uma pequena demanda.

No caso de uma cafeteria pequena, você pode ofertar ao seu cliente as diferentes opções de cápsulas, explicando a diferença entre a intensidade e sabores. Há marcas que apresentam mais de 20 diferentes opções de café expresso.

Sem dúvida, para uma cafeteria menor, isso pode representar um diferencial no atendimento.

Outra vantagem é que cafeteiras de cápsula oferecem, ainda, a possibilidade de bebidas à base de café e chás, dependendo da marca que você escolher.

Espremedor de frutas

Muitos clientes, sobretudo em um país com alta temperatura média como o Brasil, adoram um suco fresquinho!

Então, escolher um bom espremedor de frutas é também importante. Afinal, equipamentos mais modernos permitem que você esprema as frutas rapidamente, bem como já apresentam peneira para que o suco saia sem o bagaço.

moedor

Moedor de café

Uma boa cafeteria trabalhará com grãos de café, moídos na hora. Para isso, você precisa de um bom moedor de café, também conhecido como moinho de café.

Existem boas opções no mercado de moinho de café, desde manuais até equipamentos automáticos. É importante que você saiba trabalhar as diferentes espessuras que são necessárias nos diversos preparos de café existentes.

Dentre os vários modelos existentes no mercado, os mais baratos são os manuais, porém, infelizmente esses equipamentos para cafeteria manuais não conseguem apresentar um resultado tão bom em relação à moagem do café.

Esses moedores manuais são mais indicados para uso doméstico e não para uma cafeteria comercial.

Filtro de água

Tanto sucos quanto o próprio café é feito com água. E você não pode (nem deve!) utilizar água da torneira para fazer as bebidas.

Assim, ter um filtro de água também é imprescindível, para que suas bebidas possam ser feitas com água filtrada, que elimina o cloro e não interfere no gosto final do produto servido.

Outro detalhe importante é se atentar ao prazo para troca do filtro, para manter sempre a qualidade da água.

fogão industrial

Fogão industrial

Esse é um equipamento útil para quem tem uma cafeteria com alta demanda e preparo local dos alimentos.

Ou seja, se você produz seus próprios bolos, quiches e tortas, além de oferecer refeições rápidas para seus clientes, o fogão industrial é bastante útil.

Porém, se sua cafeteria é pequena e você recebe de outros fornecedores os produtos a serem oferecidos para seus clientes, então esse equipamento não é complemente indispensável.

Um fogão simples poderá servir bem ao propósito, para no futuro, você conseguir ampliar seu negócio e investir em equipamentos mais industriais.

Forno elétrico

Para fazer aquele belo misto quente, ou mesmo assar pão de queijo, o forno elétrico é a melhor alternativa.

Inclusive, o pão de queijo é um dos acompanhamentos mais servidos, com o café, no Brasil. Dessa forma, considere ter um bom forno para sempre ter pães de queijo fresquinhos à disposição do seu cliente.

Estufa para salgados

Os salgados são produtos com alta saída em cafeterias. Isso porque os clientes adoram uma bela coxinha, por exemplo. E nada pior do que uma coxinha fria, não é mesmo?

Então, uma estufa para os salgados é bastante importante, para você conseguir mantê-los aquecidos e servi-los assim aos seus clientes.

microondas

Microondas

O microondas é uma maneira rápida de aquecer algum gênero alimentício. Portanto, pode ser muito útil em cafeterias.

Mas, vale lembrar, que em casos de misto quente ou pães de queijo, o forno deve ser tradicional ou elétrico.

Vitrine refrigerada

Por outro lado, uma vitrine refrigerada é também essencial para você manter algumas opções de bebida geladas, bem como opções de alimentos que necessitam de refrigeração.

Quer um exemplo? Que tal uma deliciosa fatia de cheesecake com calda de frutas vermelhas para acompanhar seu café?

Ou então, algo mais simples, onde você guardará o sifão para chantilly? Esse é um utensílio que você precisa ter sempre à mão, pois certamente terá clientes que vão pedir bebidas com cobertura de chantilly.

Freezer e geladeira

Para manter polpas de frutas congeladas, sorvetes, cubos de gelo e outros produtos, o freezer é essencial.

Já a geladeira é essencial para manter os produtos de gênero alimentício que não necessitam de uma temperatura tão baixa, como é o caso da manteiga, por exemplo.

Lava-louças industrial

A lava-louças industrial garante que todos os itens utilizados no preparo dos alimentos, bem como os utilizados pelos clientes, possam ser limpos e higienizados, inclusive com altas temperaturas.

Assim, copos, talheres, pratos ganham uma limpeza mais adequada e higiênica, o que ajuda certamente na manutenção da boa higiene local.

Caso não consiga investir nesse momento, pense nisso como um ótimo investimento a ser feito a longo prazo. Afinal, facilita seu trabalho e garante mais higiene.

liquidificador

Liquidificador

Para fazer aquela vitamina especial com frutas, leite e aveia, só mesmo com um bom liquidificador. O mesmo vale para um chocolate gelado.

Existem modelos de liquidificador industriais e modelos mais simples, dependendo de quanto você tem para investir nesses equipamentos.

Outros equipamentos para cafeteria

Além de todos os equipamentos já citados, existem outros utensílios importantes em qualquer cafeteria.

Dessa forma, porta guardanapos, porta molhos também são itens essenciais.

Outros utensílios indispensáveis incluem copos, xícaras, pratos e talheres, por exemplo. Tudo que é preciso para servir bem o seu cliente.

Lembre-se também que sua cafeteria pode oferecer, além de todas as bebidas, diversos alimentos, doces e pequenas refeições.

Tudo depende do tipo de atendimento que você quer ofertar a seus clientes.

Uma ótima dica para saber o que são itens indispensáveis ou não, é você pensar em uma lista apurada de tudo que pretende servir ao abrir o seu negócio. Com isso, você conseguirá elencar o que é preciso para servir tudo o que você deseja.

Ah, além de tudo que descrevemos, lembre-se de colocar seu contato, telefone e Wi-Fi aberto, para que seus clientes fiquem bem à vontade em sua loja.

Administração da sua cafeteria

Por último, a administração da sua cafeteria é outro item essencial para o sucesso do seu negócio.

Afinal, foi-se o tempo que uma caixa registradora era tudo que se precisava.

Hoje, a administração faz parte do sucesso do negócio. Portanto, mantenha o escritório bem-organizado, contrate uma empresa de contabilidade, caso não queira fazer a contabilidade sozinho e veja todos os documentos necessários para manter seu negócio na lei.

Além do CNPJ, organize-se para oferecer formas de pagamento (crédito/débito/pix), as quais facilitam a vida do seu cliente.

Você pode também buscar orientação, com o SEBRAE, sobre quais são os documentos indispensáveis, além de sempre fazer cursos, mantendo-se atualizado para oferecer o melhor ao seu futuro cliente e assim, garantir sucesso ao abrir sua cafeteria.

Apenas para Leitores do ReviewCafé

Nós como parceiros da Amazon criamos uma lista com diversas promoções de cafeteiras e acessórios para café. Veja agora!