Borra de café: sustentabilidade em usos variados

Borra de café

Se você faz café coado e joga a borra de café fora, pense melhor! A borra do café é um material riquíssimo em inúmeras qualidades e características. Mas, você sabe como usar a borra de café de maneira a estimular a sustentabilidade?

De fato, a borra de café pode ser usada para adubar plantas, para estimular a beleza feminina e também na proteção da saúde animal.

Compilamos, no artigo de hoje, algumas informações e dicas sobre o uso da borra do café para você extrair os inúmeros benefícios que esse material oferece!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Uso da borra de café

Borra de Café
Fonte: viki2win (Elements)

Antes de descrever em quais situações você pode usar a borra de café, vamos falar um pouco de sua composição.

Quando o café é coado, o que sobra no filtro é uma mistura de pó e água, rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica.

Por isso, se você for dispensá-la, lembre-se que se trata de um material orgânico e, assim, deve ser dispensado da maneira correta, com o lixo orgânico. Lembre-se sempre de separar adequadamente o seu lixo, pois isso é importantíssimo.

Aliás, você sabia que descartar a borra de café no lixo comum pode, inclusive, trazer malefícios ao meio ambiente? Isto porque a borra do café tem componentes que acabam liberando gases de efeito estufa, como o metano, o que inclusive contribui para o aumento do aquecimento global.

Agora que você já sabe mais sobre a composição da borra, veja, em seguida, alguns de seus principais usos.

1 – Fertilizantes

Você está à procura de um fertilizante natural? Pois saiba que a borra do café é um excelente fertilizante. Isso se deve ao fato de ser um substrato rico em carbono e matéria orgânica.

Porém, é importante você saber que o ideal não é pegar a borra e já colocá-la diretamente na terra. Devido à sua composição, caso você faça isso, a matéria orgânica vai se decompor, consumindo mais nitrogênio.

Com isso, esse material perde todo seu poder fertilizante. Portanto, o ideal é misturar essa matéria orgânica com outros produtos naturais, ricos em nitrogênio, potássio e fósforo, por exemplo.

Alguns bons exemplos desse produtos naturais são: esterco de animais ou casca de frutas e legumes.

Nesse caso, deixe a borra de café em contato com as cascas de frutas e legumes, por cerca de 60 dias. Então, depois, espalhe sobre a terra que pretende adubar.

Você vai ver que as plantas vão crescer bem mais saudáveis e viçosas. Assim, você terá um adubo natural, feito com facilidade!

Outra forma é dissolver a borra em um pouco de água e sprayar sobre as plantas que necessitam de adubo. E, nesse caso, você pode usar a proporção de 100 gramas de borra para um litro de água.

2 – Proteção contra larvas e lesmas

Ainda falando sobre as plantas, o uso da borra de café também ajuda a proteger a planta de lesmas e larvas.

Dessa forma, basta utilizar um pouco da borra – seja para fertilizar, ou dissolvida em água – e você notará uma diferença em sua plantinha.

As folhas ficam mais brilhantes e não são atacadas facilmente por lesmas e larvas.

3 – Proteção dos animais domésticos contra pulgas

Quem tem cachorro, sabe! Nada mais preocupante do que pulgas nos bichinhos.

Até porque muitos cachorros, atualmente, convivem de maneira próxima, dentro de casa, com adultos e crianças. Assim, eles sobem no sofá, deitam na cama, o que aumenta ainda mais o risco caso os bichinhos tenham pulgas.

Mas, uma boa notícia e outra boa utilização para a borra de café é que ela protege os animais das pulgas.

De fato, não se sabe ao certo por que as pulgas não gostam da borra do café. Porém, é interessante perceber que algo tão simples possa ser tão útil!

Então, se você deseja proteger seu cachorrinho das pulgas, espalhe um pouco de borra de café direto no pelo do animal e deixe secar naturalmente. Você vai ver que as pulgas ficarão bem longe dos seus cachorros.

Outra característica bastante interessante é que a aplicação da borra direto no pelo do cachorro deixa os pelos brilhantes e sedosos. Ou seja, ideal para cachorros de pelo longo e pelo curto também.

Só vale aquela recomendação básica, claro: monitore o cachorrinho para que ele não lamba o café, pois não é indicado ingerir.

4 – Esfoliante natural para a pele

Quem tem pele mais oleosa sabe que uma boa esfoliação ajuda a remover as células mortas da camada superficial da pele, além de retirar a oleosidade excessiva.

Assim, quem faz esfoliação renova a aparência da pele e evita o surgimento de cravos e espinhas, pelo excesso de oleosidade.

Mas, em vez de pagar caro por esfoliantes vendidos por aí, por que não apostar em um produto natural que você certamente terá em casa? Mais uma vez, a borra de café entra em ação!

Os bons resultados de uma esfoliação com borra de café vêm das propriedades anti-inflamatórias do próprio café.

Aliás, já falamos sobre todos os benefícios que o café traz a saúde aqui no ReviewCafe. E suas propriedades anti-inflamatórias já foram confirmadas por diversos estudos científicos.

Portanto, usar a borra do café para esfoliar a pele, além de prático, sustentável e barato, produz excelentes resultados.

Quer saber como fazer? Siga nosso passo a passo abaixo:

Como esfoliar o rosto usando borra de café?

  • Remova a borra do filtro;
  • Separe em pequenas quantidades, ainda úmida;
  • Misture com um pouco de água, óleo de coco, óleo de girassol ou azeite de oliva, para formar uma pastinha fácil de espalhar;
  • Espalhe em movimentos circulares suaves na região da bochecha, ao redor dos olhos, na testa e queixo;
  • Deixe agir por no máximo um minuto;
  • Enxágue abundantemente.

5 – Combate a celulite

A celulite é uma das maiores preocupações das mulheres, quando se trata da saúde da pele das coxas e bumbum. E o que não faltam são cremes caros, prometendo milagres!

Mas saiba que a celulite é o resultado da flacidez da pele, bem como de uma alimentação não adequada, além da tendência genética.

Por isso, ter uma forma de poder combater a celulite que não custe caro e seja prática, sem dúvida, é a melhor saída. Isso, claro, aliado a bons hábitos alimentar e prática de atividade física regular.

Nisso, a borra de café é excelente, devido às propriedades anti-inflamatórias do café e que também estimulam a circulação sanguínea local.

Como combater a celulite com a borra do café? Veja o passo a passo abaixo:

Combatendo a celulite com borra de café

  • Misture um pouco de mel e um pouco de borra. Você terá a formação de uma pasta, mais pegajosa;
  • Espalhe a pasta fazendo movimentos circulares na região dos glúteos e coxas;
  • Deixe agir por 5 minutos;
  • Remova no banho, retirando suavemente com sabão neutro.

Fácil, não é mesmo? Assim, você consegue combater e amenizar a celulite, substituindo tratamentos caros ou produtos químicos que podem, inclusive, provocar efeitos colaterais a médio e longo prazo.

6 – Estimula a saúde e beleza dos cabelos

Quer ter cabelos brilhantes e saudáveis? Aposte na borra do café!

Isso mesmo! A borra de café ajuda a esfoliar levemente o couro cabeludo, o que remove células mortas e estimula o crescimento do fio. De fato, uma das coisas que mais contribuem para o crescimento do cabelo é um couro cabeludo bastante saudável.

Assim, passando um pouco de borra de café na raiz do cabelo e fazendo movimentos suaves, depois enxaguando, você terá uma esfoliação suave e natural do couro cabeludo.

E, dessa forma, seus cabelos crescerão de forma bastante saudável!

Porém, não exagere: qualquer esfoliação deve ser feita, no máximo, duas vezes por semana.

7 – Muda a cor de tecidos

Você sabia que a borra de café é um excelente pigmento? Isso mesmo! Com ela, você pode alterar a cor de um tecido, dando-lhe um aspecto mais vintage.

Os melhores tecidos para essa técnica são o algodão e o linho, visto que eles absorvem corantes de maneira mais rápida e profunda.

Então, cubra o tecido que você deseja tingir com a borra do café e deixe em contato por pelo menos 8 horas. Um detalhe: é importante que a borra cubra toda a área que você deseja tingir.

Depois, deixe o tecido secar, preferencialmente no sol, para que o pigmento fique bem fixado.

Outros tipos de tecido que são bastante apropriados para serem tingidos com borra de café são as rendas. Assim, você pode pegar um pedaço de renda branca e transformá-la em renda de cor de café. A técnica é a mesma, não tem segredo.

Por último, você também pode usar a mesma técnica para alterar a cor do jeans, por exemplo. Assim, ele ganha uma coloração diferente e um ar mais desgastado.

A importância da borra de café para a sustentabilidade

Borra de café
Fonte: Farknot (Elements)

Já deu para perceber como a borra pode ser utilizada em diversas situações, não é mesmo?

Desde adubar as plantas até evitar pulgas em animais domésticos, passando pelo combate à celulite e atuando como pigmento natural, há muitas formas de aproveitar a borra. Ou seja, é um material que não se pode simplesmente jogar fora!

E você sabia que existem empresas que utilizam esse produto para a produção de peças sustentáveis?

Sim, há empresas que se especializaram na produção de produtos derivados da borra do café. São diversos produtos que utilizam esse produto como matéria-prima para a produção de biojoias e objetos de artesanato, por exemplo.

Essas empresas misturam a borra jogada fora por cafeterias e outros estabelecimentos que servem café, com aglutinantes, produzindo como resultado outros materiais .

Dessa forma, essas empresas fazem um modelo de negócio chamado upcycling, em que um produto jogado fora, dispensado, considerado sem nenhum uso, é utilizado para a produção de outros produtos, completamente diferentes.

Portanto, a utilização da borra é importante e tem um grande impacto na sustentabilidade.

Ler o futuro na borra do café

Outro uso bastante interessante para a borra é a possibilidade de ler o futuro. Isso se chama cafeomancia.

Na cafeomancia, um oráculo é utilizado para adivinhar o futuro, conforme os desenhos que aparecem no fundo da xícara de café, após beber a bebida.

Através dos desenhos, além de advinhar o futuro, é também possível estabelecer o que está aflingindo aquela pessoa, se algo do passado ou do futuro. E isso faz parte da cultura árabe.

Trata-se de uma prática bastante antiga e com muita história. Conforme a História árabe, a cafeomancia ajuda na previsão do futuro, como também melhora a intuição de quem a pratica. Assim, era utilizada por odaliscas para seus sultões.

Mas, como é esse processo? Vamos falar mais sobre a cafeomancia!

Como se faz a leitura do futuro na borra?

Primeiramente, é necessário preparar o café árabe. Para isso, é utilizado um pó bem mais fino do que a moagem tradicional.

Tenha certeza que o ambiente está tranquilo e que a energia é positiva. Não se deve tentar fazer a leitura caso você esteja angustiado, por exemplo.

A seguir, o café é depositado na xícara e a pessoa que deseja saber o futuro deve mentalizar as perguntas para as quais deseja as respostas, enquanto bebe o café.

Ao terminar a bebida, a xícara deve ser coberta por um pires e o conjunto virado, em um movimento rápido. O conjunto deve então ser desvirado e destampado. Assim, pode-se observar o desenho formado pela borra.

Algumas dicas são importantes: é necessário ter sensibilidade para interpretar os desenhos formados. Mas, outras dicas também são essenciais:

  • A leitura sempre deve ser feita da esquerda para direita, em sentido horário;
  • Use sempre uma xícara branca;
  • Oriente a pessoa a beber o café devagar, para não ingerir o pó;
  • Desenhos à esquerda da asa da xícara significam influências do passado;
  • Desenhos à direita da asa significam que a pessoa está sofrendo por fatos no futuro, que ainda não ocorreram;
  • Imagens na asa ou próximas da borda da xícara indicam que os eventos acontecerão em breve;
  • Já imagens na laterais significam eventos futuros.

Quer saber o que significam alguns desenhos formados? Veja essa lista de significados!

Significados dos desenhos na borra

  • Âncora: sucesso nos negócios;
  • Castelo: felicidade no campo amoroso;
  • Chaleira: problemas amorosos;
  • Círculos: grandes, indicam o fim de relacionamentos; pequenos, indicam casamento;
  • Cobra: traição;
  • Cruz: brigas e problemas no futuro;
  • Estrela: felicidade em vários setores da vida;
  • Ferradura: ganhos no setor financeiro, de maneira inesperada;
  • Flecha: novas notícias chegando;
  • Lua: romance chegando;
  • Ponte: viagens em planos futuros;
  • Sol: sorte;
  • Trem: uma pessoa chegando à vida da pessoa;
  • Triângulo: novo relacionamento, com sorte;
  • Vela: término de um romance.

Para a correta interpretação, é necessário observar onde a imagem se formou e seu tamanho. Pode-se, por exemplo, prever que um desenho que se estende por toda a área, que terá duração aproximada de um mês. Porém, não é uma tarefa fácil!

Mas, se você se interessou, por que não tentar?

Gostou de saber mais sobre a borra do café?

Agora que você já sabe de todas as utilidades da borra, que tal começar a colocar em prática tudo o que esse produto sensacional tem de benefícios para sua saúde, para suas plantas e animais de estimação? É colocar a mão na massa – ou melhor, na borra!

Gostou desse conteúdo? Tem comentários ou dúvidas a respeito? Envie um e-mail para o Review Café. Vamos adorar conversar com você.

Até a próxima!

Compre itens de café com desconto!