Café com Chocolate: 2 Deliciosas Receitas para Preparar!

café com chocolate

O café é a segunda bebida mais apreciada no mundo e quando você une café e chocolate, a união agrada demais!

Mas, você sabia que existem diferenças receitas de bebidas que unem café e chocolate? Sabe a diferença entre elas?

Então, se você ficou curioso (a), veja algumas receitas deliciosas de café com chocolate, separe os ingredientes e aprecie essas bebidas deliciosas! Confira!

Como se chama café com chocolate?

Receitas de café com chocolate podem ganhar diferentes nomes, conforme a maneira que são preparadas. Vamos dar algumas sugestões de preparo.

Dentre as sugestões, vamos explicar como fazer mocha (mocaccino) e café com chocolate tradicional.

Mas, antes, vamos explicar, afinal, por que café e chocolate combinam tanto?

Por que café e chocolate harmonizam?

Seu paladar já deve ter percebido como café e chocolate harmonizam. Porém, você já parou para pensar por que isso ocorre?

Para entender porque esses dois ingredientes combinam tão bem, é fundamental perceber que o café é, originalmente, uma bebida com acentuado teor ácido e intenso amargor.

Já o chocolate, se você considerar o chocolate meio-amargo, com concentração mais alta de cacau, possui um teor de açúcar não muito alto, mas suficiente para contrabalancear o amargor do café.

Além disso, o chocolate possui um certo teor de gordura, que faz com que o café deslize de maneira diferente sobre as papilas gustativas na língua. Por isso os dois ingredientes combinam tão bem.

De fato, chocolate meio-amargo ou com pelo menos 70% de concentração de cacau combina muito bem com café de torra clara e média.

Outra boa ideia é consumir bombons de café, acompanhados por chocolate quente. Ou então, uma fatia de bolo de chocolate, acompanhada por uma xícara de café.

Independente da sua escolha, café e chocolate combinam demais!

Então, vamos às receitas?

1. Receita de mocaccino (ou mocha)

Essa bebida que alia perfeitamente café expresso e chocolate tem seu nome em homenagem à cidade de Moca, no Iêmen, que por muitos anos foi a maior exportadora de café da Península Arábica.

Existem diversas variações, mas o importante é utilizar o café expresso e o leite vaporizado, dois ingredientes essenciais na preparação do cappuccino.

Aliás, a diferença entre o cappuccino e o mocaccino é a utilização justamente do chocolate.

Ingredientes

  • 1 xícara de café expresso (pode ser feito com cápsula ou em máquina de café expresso tradicional);
  • Leite vaporizado;
  • Chocolate em calda;
  • Chocolate em pó;
  • Chantilly.

Modo de preparo

Coloque, primeiramente, o chocolate em calda no fundo da xícara. Então, passe o café expresso nessa mesma xícara. Dessa forma, o café entrará em contato com o chocolate, enquanto você prepara as demais etapas do mocha.

Vaporize o leite e coloque a mesma quantidade de leite que de café na xícara. Então, coloque espuma do leite vaporizado por cima e finalize a bebida com chantilly, pulverizando chocolate em pó sobre o chantilly.

Algumas possíveis variações: em vez de utilizar calda de chocolate, você pode usar chocolate em pó no fundo da xícara. E, em vez de café expresso, você pode optar por café solúvel.

O importante é estabelecer a proporção correta entre chocolate, café e leite: 3 ingredientes que devem ser utilizados em porções iguais.

Outra opção é polvilhar canela sobre o chantilly, em vez de chocolate em pó. Também fica igualmente gostoso!

2. Receita de café com chocolate tradicional

Se você deseja uma receita mais tradicional de café com chocolate, então experiente essa deliciosa receita que mistura muito bem café e chocolate!

Ingredientes

  • 50 mL de café fresco coado ou feito em cafeteira elétrica;
  • 50 mL de leite morno;
  • 3 colheres de chocolate em pó solúvel;
  • Adoçante ou açúcar a gosto.

Modo de preparo

Pegue uma xícara de pelo menos 100 mL de capacidade e reserve. Em um liquidificador, misture o café, o leite e as 3 colheres de chocolate em pó.

Bata até ficar bem cremoso.

Retire do liquidificador, despeje a bebida na xícara e coloque no micro-ondas, por pelo menos 30 segundos. Assim, a bebida ficará mais quente.

Adoce com adoçante e açúcar a gosto.

Pronto! Você terá uma deliciosa bebida de café com chocolate, que certamente vai agradar a todos!

E então, gostou das nossas receitas de café com chocolate? Qual é sua harmonização perfeita de café com chocolate? Conte para nós!

Compre itens de café com desconto!

Apenas para Leitores do ReviewCafé

Nós como parceiros da Amazon criamos uma lista com diversas promoções de cafeteiras e acessórios para café. Veja agora!