Você sabia que existem muitas outras bebidas com cafeína, que não o café? Na verdade, a substância é um composto químico (1,3,7-trimetilxantina) do grupo das xantinas, encontrada em mais de 60 tipos de plantas diferentes.
Portanto, a cafeína pode estar presente em muitas outras bebidas e alimentos e você nem iria perceber.
Naturalmente, a cafeína se apresenta sob a forma de um pó branco, solúvel em água quente, sem cheiro e com sabor amargo.
Mas é uma substância facilmente disfarçável quando misturada a outros ingredientes.
No entanto, como ela atua sobre o sistema nervoso central, suas quantidades ingeridas devem ser controladas.
Por ser um estimulante natural, a cafeína pode trazer muitos benefícios ao organismo, como ser capaz de ativar, acelerar e aumentar a produção de energia e o metabolismo.
Pode estimular a atividade cerebral, aumentar a produtividade e foco, melhorar a circulação sanguínea, o desempenho físico, facilitar o emagrecimento e até ser usada como antidepressivo.
Por outro lado, se consumida em excesso, também causa dependência e uma série de efeitos negativos no nosso organismo, como insônia, ansiedade, tremores e dor de estômago, gastrite, entre outros.
Além do mais, seus efeitos na abstinência podem ser desagradáveis, tais como dor de cabeça, irritabilidade e prisão de ventre.
Assim, muitos especialistas recomendam que o seu consumo seja moderado, não ultrapassando a dose diária de 400mg por dia, ou 6mg/kg, o equivalente a 4 xícaras de café de 200 ml.
Dessa forma, é importante saber identificar quais bebidas com cafeína podem ser inseridas na sua dieta sem prejudicar o seu organismo, principalmente se você já aprecia um café.
Ficou curioso para saber quais são? Confira abaixo!
Chás de ervas
Os chás são exemplos de bebidas com cafeína, só que em baixos teores (cerca de 20 a 90 miligramas), dependendo do fabricante e procedência.
Os importados, por exemplo, costumam conter mais cafeína.
1. Chá-verde
Uma xícara de chá-verde costuma conter cerca de 25 a 40 miligramas de cafeína.
Comparado com o café, 240 ml de chá-verde tem em média, 20 mg de cafeína, enquanto o café tem de 60 a 120 mg.
Uma xícara de chá-verde pela manhã ou após as refeições pode oferecer energia suficiente, além de ser refrescante e poder ser servido quente ou frio, até misturado com frutas.
Além da cafeína, o chá-verde contém vitamina K para fortalecer os ossos, ácido fólico para evitar anemia, potássio e magnésio.
Ele é antioxidante e diurético, ajuda no equilíbrio do organismo e favorece a perda de peso.
2. Chá-preto
O chá-preto é da mesma família do chá-verde, pois eles são originários da mesma planta, só que de torras diferentes.
Uma xícara de chá-preto contém de 15 a 60 miligramas de cafeína, com efeitos parecidos ao chá-verde.
Comparado ao café, 240 ml de chá-preto tem, em média, apenas 45 mg de cafeína.
Ele ajuda a prevenir doenças degenerativas, auxilia na digestão, acelera o metabolismo – contribuindo para o emagrecimento -, protege o coração e melhora o humor.
3. Chá-mate
O chá-mate é um dos mais consumidos no mundo, quente ou frio, e também misturado a várias receitas.
A erva pode chegar até a ter mais ou a mesma quantidade de cafeína do café, mas tudo depende da forma e do tipo de solo que é cultivado.
Em geral, uma xícara de chá-mate contém em média 20 a 30 miligramas de cafeína, comparando ao café, 240 ml de chá-mate tem cerca de 27 a 35 mg de cafeína.
Por outro lado, a erva-mate tem efeito diurético, ajuda a emagrecer, controla o inchaço, diminui a gordura no fígado, favorece a circulação sanguínea e elimina toxinas do organismo, como a glicose do sangue.
Por fim, vale mencionar que um chá que não contém cafeína é o chá de hortelã.
Chocolates e achocolatados
Alimentos e bebidas derivados de cacau também contêm cafeína, pois a fruta é rica nessa substância e isso inclui o chocolate e as bebidas achocolatadas.
Uma xícara de cacau pode conter 3-50 miligramas de cafeína, 100g de chocolate ao leite tem de 3 a 30 miligramas, e 100g de chocolate amargo pode ter cerca de 15 a 70 miligramas de cafeína, dependendo da pureza.
Uma xícara de 240 ml de leite com achocolatado pode ter de 5 a 10 mg de cafeína, podendo aumentar para 15 ou 20 gramas de acordo com o chocolate utilizado na bebida.
Isto é, quanto mais amargo for o chocolate, mais cafeína terá a bebida.
Achocolatados comuns possuem cerca de 4 a 10 mg de cafeína a cada 250 ml. Já o chocolate meio amargo pode ter de 17 a 23 mg de cafeína em 240 ml.
Por outro lado, uma xícara ou copo de chocolate pode auxiliar em algumas funções no organismo, por conta da energia gerada pelas suas calorias.
Ele também libera serotonina no organismo, aumentando a sensação de bem-estar.
Além disso, protege o coração e diminui a pressão arterial ao incentivar a produção do gás óxido nítrico, que relaxa as artérias.
Ele também protege a pele do sol por conter antioxidantes que reduzem os danos causados pela radiação UV.
Por fim, saiba que o chocolate branco não contém cafeína, pois é produzido a partir da manteiga de cacau.
Refrigerantes
Os refrigerantes contêm cafeína para alterar o sabor e manter o “efeito viciante”, podendo variar em até 40 mg.
Os refrigerantes de cola (Coca-Cola ou Pepsi), por exemplo, podem conter cerca de 30 a 39 mg de cafeína em 350 ml, enquanto a versão zero (diet) geralmente contém 35 mg.
Um refrigerante de guaraná contém 2 mg de cafeína em um copo ou lata de 350 ml, enquanto a versão zero contém 4 mg.
Guaraná natural
O fruto do guaraná é um excelente estimulante, justamente por conta da presença da cafeína, seja ingerido em pó ou em xarope.
Além de tirar o sono, ele previne cãibras, enxaquecas, problemas gastrointestinais e até a arteriosclerose.
Isso porque ele é rico em vitaminas, antioxidantes, além de ferro, fósforo, potássio. Cada 240 ml de guaraná contém cerca de 35 a 40 mg.
Bebidas energéticas
Bebidas energéticas são outro exemplo que contêm uma quantidade elevada de cafeína por porção.
Dependendo da fabricante, essa quantidade também pode variar.
Por exemplo, o energético Burn, com 250 ml, possui cerca de 36 mg de cafeína. O Monster e o Red Bull são os mais cafeinados de todos, com cerca de 75 a 80 mg de cafeína, cada um, para a mesma quantidade.
Enfim, existem muitas bebidas com cafeína além do tradicional cafezinho.
Portanto, se você costuma consumir algumas delas e precisa controlar a quantidade para não exceder na cafeína, agora sabe como fazer.
Lembrando que a dose diária de cafeína por dia não deve ultrapassar 400 mg ou 6 mg/kg.
Veja também: Drinks com Café: 12 Receitas Deliciosas e Práticas para Incrementar sua Festa!
Cuidado com a ingestão de muita cafeína
Por mais que a cafeína tenha vários benefícios para a saúde, como já comentamos lá no início, ainda assim alguns cuidados são necessários.
O primeiro deles é em relação à condições de saúde. Como a cafeína acelera o ritmo cardíaco, quem tem algum problema cardiovascular deve evitar o consumo de bebidas com esta substância.
Em segundo lugar, crianças menores de dois anos também não devem ser expostas ao produto. Isso porque, a cafeína possui amargor intenso que pode prejudicar a mucosa estomacal da criança.
Por fim, quem fica muito agitado quando toma café ou um chá verde, precisa evitar o consumo na parte da noite. Como o organismo passa a trabalhar mais rapidamente, uma bebida à base de cafeína pode prejudicar o seu sono.
Enfim, como você pode ver, existem muitas bebidas com cafeína além do tradicional cafezinho.
Portanto, se você costuma consumir algumas delas e precisa controlar a quantidade para não exceder na cafeína, agora sabe como fazer.
Lembrando que a dose diária de cafeína por dia não deve ultrapassar 400 mg ou 6 mg/kg.
Veja também: Drinks com Café: 12 Receitas Deliciosas e Práticas para Incrementar sua Festa!
E aí, gostou desse conteúdo? Você sabia que a abstinência do café (solúvel, filtrado, espresso ou qualquer outro tipo) podia causar dores de cabeça, irritabilidade e prisão de ventre?
Na verdade, é a falta de consumo da cafeína que causa esses efeitos. Muito bacana saber tudo isso, não é mesmo?
Compartilhe com seus amigos coffee lovers nas redes sociais!
E se você tem alguma sugestão, dúvida ou comentário, é só entrar em contato com a nossa equipe por e-mail.
Até a próxima.
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.