Chá de Saquinho Faz Mal? Saiba Tudo Sobre o Assunto

Chá de Saquinho

Os chás, além de muito saborosos, trazem diversos benefícios para a saúde. Mas, apesar de ser um produto prático e natural, ele é industrializado. Então, será que o chá de saquinho faz mal?

Confira a resposta a seguir!

Chá de saquinho faz mal à saúde?

Chá de saquinho faz mal a saúde?
Fonte: jirkaejc (Elements)

Na verdade, se o chá de saquinho faz mal ou não depende de dois fatores: a embalagem e a sua composição.

A maioria das embalagens dos chás de saquinhos é lacrada com um composto químico chamado polipropileno, um tipo de plástico. Esse produto pode se fundir nas folhas do chá, liberando algumas substâncias tóxicas no organismo.

Segundo um estudo da Sociedade Americana de Química, apenas um saquinho pode conter até 11,6 milhões de microplásticos, como tereftalato de polietileno e nylon.

Embora ainda não seja claro qual é o efeito real dos microplásticos para a nossa saúde, sabe-se que eles aumentam o risco de obstruções intestinais, alterações hormonais e até alguns tipos de tumores.

Contudo, hoje várias marcas de chá possuem embalagens biodegradáveis, livres de plásticos — tornando seus produtos mais saudáveis.

Outro fator que determina se o chá de saquinho faz mal é a sua composição.

Apesar de ser um produto natural, algumas marcas adicionam aromatizantes sintéticos, açúcares e conservantes para melhorar o sabor ou aumentar a validade dos produtos.

Então, sempre olhe a lista de ingredientes e certifique-se de que o produto é composto apenas pelas plantas e/ou frutas que dão sabor ao chá.

Vale a pena mencionar que, embora o chá de saquinho não faça mal à saúde, ele não possui os mesmos nutrientes do que o chá a granel ou o fresco.

O processo de fabricação dos chás industrializados faz com que a bebida perca algumas propriedades nutritivas, como a vitamina C, e uma boa parte dos seus óleos essenciais.

Resumindo, se bem escolhido, o chá de saquinho não faz mal para a saúde, mas não é tão saudável quanto o chá a granel ou feito de folhas e frutas frescas.

Como escolher um chá de saquinho saudável?

Como escolher um chá de saquinho saudável
Fonte: twenty20photos (Elements)

Como vimos, existem chás de saquinhos mais saudáveis, e você pode usá-los no seu dia a dia para consumir a bebida de forma mais prática.

A primeira coisa que você deve observar para escolher um bom chá de saquinho é a embalagem.

Prefira os produtos com selo biodegradável, pois eles são livres de plásticos. Outra opção é escolher sachês orgânicos, já que normalmente os selantes usados também são livres de plástico.

Além da embalagem, também é importante ficar de olho na lista de ingredientes dos chás de saquinho.

No geral, o melhor é comprar produtos que possuem somente a folha ou a fruta que dá sabor ao chá. Por exemplo, no caso do chá verde, o ideal é que o produto tenha apenas Camellia sinensis.

Além disso, caso prefira chás adoçados, escolha os que contêm produtos naturais, como stévia.

Vale a pena trocar o chá verde de saquinho pelo chá a granel?

Chá de Saquinho
Fonte: halfpoint (Elements)

A diferença entre o chá de saquinho e o chá a granel é o processo industrial pelo qual cada um passa.

Para o chá a granel, são usadas apenas partes especiais das plantas. No geral, o processo de separação das folhas é mais cuidadoso. Depois de selecionadas, as folhas são secas para aumentar sua validade.

Por outro lado, as plantas dos chás de sachê não passam por uma boa seleção. Na verdade, as partes das ervas que não servem para granel são usadas nesse produto.

Além disso, no processo de fabricação dos chás de saquinho, a planta é triturada, o que faz com se percam alguns nutrientes e o sabor fique menos intenso.

Então, vale a pena trocar o chá de saquinho pelo chá a granel?

Se você puder, sim.

Na verdade, muitas pessoas deixam de consumir o chá a granel porque acham que é muito complicado de preparar. Mas hoje em dia existem vários acessórios que facilitam a preparação do chá, como infusores reutilizáveis e até canecas infusoras.

Mas isso não significa que você não deve tomar chá de saquinho. Como vimos, dependendo do produto que escolher, ele não faz tão mal. Mas não tem como negar que o chá a granel é mais gostoso e mais saudável.

Confira outras vantagens do chá de saquinho e do chá a granel, em seguida.

Vantagens do chá de saquinho

Praticidade

A maior vantagem dos sachês de chá é a praticidade. O modo de preparo é simples. Basta aquecer a água e deixar as ervas em infusão de 2 a 15 minutos. Depois, basta consumir em até 24 horas.

Dependendo da embalagem, você pode levar o chá de saquinho na bolsa e prepará-lo em praticamente qualquer lugar que tenha água quente. Na verdade, algumas marcas até mesmo possuem chás que podem ser preparados diretamente na água gelada.

Variedade de sabores

Outra vantagem é que existem muito mais sabores de chá de saquinho do que a granel ou natural. Afinal de contas, o processo de fabricação do produto permite a combinação de diversas ervas e frutas.

Contudo, sempre verifique a lista de ingredientes para saber se todos são naturais.

Vantagens do chá a granel

Melhor qualidade

O processo de seleção e produção dos chás a granel é mais cuidadoso, pois utiliza apenas as melhores partes das ervas. Por isso, esse produto tem maior qualidade do que os de saquinho.

Maior disponibilidade de nutrientes

A forma como os chás a granel são produzidos, geralmente por meio da desidratação das ervas, faz com que ele tenha uma quantidade maior de nutrientes do que os de sachê. Por isso, geralmente ele traz mais benefícios para a saúde.

Sabor intenso

A qualidade dos chás a granel também influencia o sabor da bebida. No geral, o gosto do chá a granel é mais marcante. Mas se quiser um sabor mais suave, basta deixar a erva em infusão por menos tempo.

Gera menos lixo

Por fim, os chás a granel geram menos lixo do que os de saquinho. Afinal de contas, a bebida pode ser preparada em um infusor reutilizável, ou diretamente na caneca, sem gerar nenhum tipo de resíduo prejudicial ao meio ambiente.

Agora que você já sabe se chá de saquinho faz mal, venha tirar outra dúvida: “Café Requentado: Faz Mal à Saúde ou é Mito?

Até a próxima!

Compre itens de café com desconto!