Dia do café: quando e como comemorar essa data especial?

Dia do Café

Dia do café… Nada mais emblemático do que reservar um dia inteiro para a segunda bebida mais consumida no mundo! De fato, o café só perde para água em consumo no mundo.

Mas, você sabia que existe um dia internacional do café, um dia nacional do café e também o dia mundial do café? E por que existem 3 datas diferentes? Ou será que elas são mesmo, diferentes?

Sim, existem 3 datas diferentes, cada uma estabelecida de uma maneira, em que se foca no café, mas também em tudo o que essa bebida deliciosa e mundialmente consumida representa.

Se você ficou curioso (a) para saber mais sobre o dia do café, vamos te explicar, em todos os detalhes, o que é o dia do café, por que existem datas diferentes e como você pode aproveitar para celebrar esse dia tão especial! Confira!

Qual é o dia do café?

Dia do Café
Fonte: ASphotostudio (Elements)

Para nós, que amamos café, o dia de café é todo dia! Afinal, todo dia é dia de aproveitar e saborear um delicioso café. Seja que horas for, um café fresquinho sempre cai bem e renova as energias!

Porém, embora amemos o café diariamente, vamos falar de 3 dias específicos, no ano, em que o café é celebrado. Essas datas são famosas por serem os dias do café.

Conforme já dissemos, há três datas específicas para celebrar o dia do café: uma nacional, uma internacional e outra mundial. Vamos falar de cada uma delas especificamente e suas principais características.

Dia mundial do café – 14 de abril

O dia 14 de abril foi escolhido para ser o dia mundial do café. De fato, é a data com mais referências sobre ela na internet.

Você sabia que em um ano, existem diversas datas comemorativas? E claro, não poderia o café não ter a data específica dele.

Assim, no dia 14 de abril, estabeleceu-se que esse seria o dia mundial do café.

Dia internacional do café – 01 de outubro

Já o dia 01 de outubro é reservado para a celebração do dia internacional do café. Essa é uma data não escolhida aleatoriamente, mas sim indicada pela Organização Internacional do Café (International Coffee Organization), considerada a associação mundial mais importante relacionada ao café.

A data foi escolhida na cidade de Milão, em 2014, pela ICO. O objetivo era reunir as festividades ao redor do mundo em uma única data.

Além das celebrações, o objetivo da data é promover o comércio justo entre fornecedores de grãos e grandes empresas.

Em alguns países, inclusive, há oferecimento de xícaras de café gratuitas, ou amostras grátis de diferentes tipos de pó, ou grãos de café.

A ICO tem uma programação específica voltada para essa data. No site da ICO, você encontra toda a campanha feita para celebrar o International Coffee Day, em diversos países.

Nessa programação, você encontra informações sobre a produção de café nos 77 países que compõe a ICO. No caso do Brasil, por exemplo, a ICO divulgou, em 2021, que o país celebrava também os 30 anos da Associação Brasileira de Cafés Especiais.

O Brasil é o maior exportador de café do mundo, com mais de 330.000 produtores e gera, só com o café, mais de 8 milhões de empregos. Realmente, o café faz parte do dia a dia do brasileiro e tem grande importância na economia do país.

Com isso, a hashtag #internationalcoffeeday é sempre uma das mais divulgadas nas mídias sociais em 01 de outubro, devido à celebração dessa data ao redor do mundo.

Dia nacional do café

Essa é uma data tipicamente brasileira. Ou seja, o dia nacional do café é celebrado em diferentes datas, conforme os mais variados países.

Veja algumas datas diferentes, conforme os países:

  • Mongólia: 3 de janeiro;
  • Portugal: 14 de abril;
  • Dinamarca: 06 de maio;
  • Colômbia e Coreia do Norte: 27 de junho;
  • Peru: 22 de agosto;
  • Costa Rica: segunda sexta-feira de setembro;
  • Holanda: quarta quinta-feira de setembro;
  • Suíça: 28 de setembro;
  • Áustria, Bélgica, Canadá, Etiópia, Hungria, Índia, Indonésia, Noruega, África do Sul, Suécia, Taiwan, Estados Unidos, Paquistão e Polônia: 29 de setembro;
  • Austrália, Alemanha, Honduras, Irlanda, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Singapura, Sri Lanka, Reino Unido: 01 de outubro.

Assim, deu para perceber como o dia do café é importante em muitos países, visto que diversos deles escolheram datas específicas para essa comemoração de forma nacional.

No Brasil, dia 24 de maio

Além de comemorarmos o dia nacional do café em 24 de maio, essa também é a data do dia do barista.

O barista é o profissional responsável não só por servir um excelente café, mas também por criar receitas de bebidas com café.

Por ser um profissional que necessita de muito conhecimento e prática, nada mais justo que ter um dia só para ele.

No dia 24 de maio, ou seja, dia nacional do café, escolhido pela Associação Brasileira da Indústria do Café, em 2005, comemora-se a abertura das colheitas em grande parte do país.

Portanto, é uma data bastante simbólica, que comemora não somente a profissão de barista, como também as variadas colheiras de café espalhadas pelo território brasileiro.

Como comemorar o dia do café?

Se você ama café, certamente vai querer comemorar o dia do café. Mas, se você ainda não sabe como comemorar o dia do café, vamos te dar algumas sugestões de aproveitar essa data especial.

Mas, claro, você pode também inovar e comemorar as três datas em um único dia, ou então cada uma delas de uma maneira diferente. O que importa é celebrar o cafezinho nosso de todos os dias!

1 – Vá a uma cafeteria e prove cafés de um país diferente

Cafeteria
Fonte: twenty20photos (Elements)

Você já provou um café da Etiópia? Se não, saiba que o país é muito famoso pela qualidade de seus grãos. Para você ter uma ideia, só em 2018, a Etiópia produziu 167 milhões de sacas de café, dados da ICO.

Mas, você não precisa se deslocar até Adis Abeba para experimentar o sabor marcante do café etíope.

Os grãos de cafés da Etiópia já são bastante frequentes em diversas cafeterias espalhadas nos grandes centros urbanos.

E aqui vai uma dica: na Etiópia, o café é geralmente servido com pipoca. Assim, você conseguirá apreciar bem as notas doces e marcantes desse tipo de café.

E o café colombiano? O que ele tem de tão diferente assim? Já falamos sobre como é o café colombiano aqui no ReviewCafé. Em resumo, por ser um café feito com grãos lavados, ele é considerado um café mais suave do que o café brasileiro.

Assim, se você gosta de um café mais suave, certamente vai se apaixonar pelo café colombiano.

2 – Visitar uma fazenda de café

Fazenda de Café
Fonte: twenty20photos (Elements)

Caso você tenha disponibilidade, visitar uma fazenda de café é uma experiência incrível! Além de você entrar em contato com os cafezais, poderá ver os processos de colheita, torra e ensacamento dos grãos.

Portanto, se você deseja conhecer um pouco mais sobre como o café é produzido, na sua região, visitar uma fazenda de café é uma excelente forma de adquirir mais cultura sobre café.

3 – Poste aquela foto no Instagram

Foto de Café no Instagram
Fonte: Fannanstudio (Elements)

Dia de café tem que ter aquela postagem, especial, no Instagram com várias hashtags: #diadocafe #amocafe #horadocafe, dentre tantas outras, por exemplo. Nessa data especial, muitas hashtags serão relacionadas a café. E certamente elas também estarão nos assuntos mais comentados nos trending topics do Twitter.

Aqui, vale postar aquela xícara de café ou de cappuccino com chantilly, caprichada, ou simplesmente alguns grãos, perto do seu moedor de café.

Ainda, vale caprichar na foto e marcar o local comercial, caso você esteja saboreando o café fora de casa. Use e abuse da sua criatividade e imaginação para celebrar a data!

E claro, não esqueça de marcar os amigos e compartilhar a foto nos grupos de amigos e família, no whattsapp, para que mais pessoas comemorem com você o dia do café!

Gostou de saber mais sobre o dia do café? Deixe seu comentário, falando como você pretende celebrar essa data tão especial! E não se esqueça de continuar acompanhando todo o conteúdo do ReviewCafé, sempre com novidades para você que, assim como nós, ama café!

Compre itens de café com desconto!