Você sabe como usar cafeteira italiana para preparar o seu próprio café em casa?
Se você aprecia cafés especiais, aposto que curte explorar vários métodos de extração para descobrir novos sabores e aromas.
Então, já deve ter ouvido falar ou experimentado um café preparado na cafeteira italiana.
Essa cafeteira é também conhecida por Moka, ou Moka Bialetti, nome oficial dado pelo seu criador, Alfonso Bialetti, em 1933.
Ela é super charmosa e prática, estando presente na maioria das casas italianas, mas nem tão utilizada aqui no Brasil.
Na época em que foi criada, a Moka revolucionou o modo com que se preparava café. As cafeteiras italianas Bialetti ganharam popularidade depois que Renato Bialeiti, filho de Alfonso, assumiu a parte comercial da empresa.
Assim, foi ele o responsável pela popularização do café expresso na Itália e no resto do mundo.
Outro ponto interessante a ser mencionado é que o design da Moka foi tão importante na época que, inclusive, é exposto em locais como o Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma) e a Trienal de Milão, na Itália.
Embora a cafeteira não seja uma máquina de espresso, ela também utiliza a pressão como método de extração.
Por isso, muita gente compara o café resultante com o sabor do espresso. Isso porque ela pode produzir uma bebida forte, encorpada, de amargor ressaltado e menos ácida, como o próprio espresso.
Quer saber mais sobre ela e aprender a usar cafeteira italiana Moka para preparar um delicioso café e impressionar a todos? Confira em seguida!
Como funciona a cafeteira italiana Moka?
Antes de saber como fazer café na cafeteira italiana Moka, você deve entender como ela funciona.
A cafeteira possui dois compartimentos principais: a parte de baixo é para colocar a água, que fica em contato direto com o fogo; a parte de cima, em formato octagonal, furada no meio, é para onde sobe o café depois de pronto.
É através de um pequeno tubo central com dois orifícios em cima que passa o café para o compartimento de cima, sob o efeito da pressão que o vapor da água em ebulição exerce.
Ou seja, à medida que a água esquenta, o vapor começa a subir, forçando a água a também subir e passar pelo pó de café.
O pó de café é colocado em uma peça de metal com furinhos, que permite a passagem da água. Essa parte, menor que as duas anteriores, fica bem no meio da cafeteira.
Além disso, o compartimento de cima possui uma placa de metal com pequenos orifícios, que serve de filtro, para que a água suba em direção à superfície sem levar o pó de café junto.
Assim, a água aquecida do recipiente de baixo passa lentamente pelo pó e pelo filtro. Em seguida, sobre pelo tubo central e sai pelos orifícios do topo. Aos poucos o café se acumula no recipiente de cima e fica pronto para consumo.
Como usar cafeteira italiana Moka?
Agora que você já entendeu o mecanismo, vamos aprender os passos para usar cafeteira italiana e preparar um café delicioso, encorpado, com amargor destacado e levemente ácido.
Confira, então, o passo a passo mais prático para usar a cafeteira Moka:
- Coloque água na parte de baixo, respeitando o nível da válvula de segurança;
- Enrosque o filtro em forma de funil;
- No filtro, compartimento metálico que se encaixa dentro da base, coloque o pó de café (moagem média) até encher, mas sem pressionar, para que a água possa passar;
- Rosqueie a parte de cima girando no sentido horário, respingando um pouco de água gelada dentro para que a bebida não “queime” ao tocar as paredes de alumínio;
- Coloque a cafeteira sobre a chama do fogão (baixa);
- Espere o vapor atingir uma pressão suficiente para forçar a água a subir, passando pelo funil onde está o pó de café, indo parar na parte de cima;
- Preste atenção ao som característico como um gorgolejo quando o café começa a subir;
- Assim que o café subir para o compartimento indicado, feche a tampa e desligue o fogo. Não demore nesse processo para não queimar o café;
- Sirva imediatamente em seguida, pois a Moka não é térmica.
Dicas importantes de preparo
Para que o seu café saia perfeito da cafeteira italiana, é fundamental escolher um café gourmet de qualidade, bem como colocar água e pó nas medidas certas.
Se você colocar pouca água, sem respeitar o nível indicado (na altura da válvula), a cafeteira não fará a quantidade de necessária para a água subir.
A quantidade ideal de pó é a proporção 1:16 (1g de pó para 16 ml de água), de acordo com o tamanho da cafeteira.
Embora existam vários tamanhos de Moka, a cafeteira segue as medidas do café espresso, que corresponde a 50 ml.
Portanto, se a sua cafeteria faz 200 ml (4 xícaras), calcule 200÷16 = 12,5 g, lembrando que a quantidade de pó deve ser suficiente para encher o compartimento, sem compactar.
Alguns errinhos frequentes
É normal cometer alguns erros durante o preparo do café na cafeteira italiana, até que você se acostume.
Um dos mais frequentes é deixar o café ferver na cafeteira por muito tempo e utilizar moagem de pó inapropriada.
Veja abaixo mais detalhes:
- A moagem de café correta é de granulometria média para grossa, pois o pó muito fino impede a passagem da água e o pó muito grosso deixa a bebida fraca (mesma moagem da French Press);
- Não se esqueça de adicionar umas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar queimar o café e amargar. Além disso, essa pequena quantidade de água evita que o café queime quando começar a sair pelo tubo;
- Sempre faça seu café em fogo baixo, isso garante a velocidade correta de aquecimento e que sua bebida saia perfeita;
- Preste atenção na hora que a água estiver subindo. Logo que começar a subir, espere cerca de 10 segundos e retire a cafeteira do fogo ou desligue a chama;
- Não deixe a chama do fogão acesa até passar todo o café para a parte de cima. Isso vai queimar o pó e deixar a bebida com gosto impróprio.
Afinal, cafeteira italiana faz espresso?
O café expresso é um método de preparo que também utiliza a alta pressão para passar a água quente pelo pó de café.
Uma máquina industrial de café expresso tradicional utiliza uma pressão de 900 a 1000 quilopascal (9 a 10 atmosferas ou bars).
Portanto, nenhuma máquina de uso doméstico que vai ao fogo irá produzir a mesma pressão, suficiente para fazer um café preparado nas máquinas das cafeterias.
Ou seja, a Moka não é uma máquina de café espresso, mas um equipamento que também utiliza a pressão para preparar um café de sabor próximo ao café espresso.
Já um café 100% espresso, só mesmo nas cafeterias ou comprando uma cafeteira espresso.
E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que sim, pois queremos agradar os coffee lovers de plantão!
Mande um e-mail para nós se tiver alguma dúvida ou sugestão. Se puder, compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais.
Até logo!
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.