Já ouviu falar em cápsulas de café reutilizáveis?

As máquinas de café espresso domésticas permitiram saborear variedades de café todos os dias, de forma simples, rápida, no conforto de casa, com toda a praticidade.

Por isso o tamanho sucesso dessas máquinas de espresso.

Posso apostar que não há uma pessoa sequer que não tenha provado um café espresso tirado na hora por essas máquinas.

Se você ainda não teve o privilégio de utilizar essas belezinhas, todos os modelos funcionam da mesma forma: a máquina é carregada com cápsulas de sua escolha, extraindo o café a partir da pressão exercida por ela, como uma máquina de espresso profissional.

O processo é bem rápido e o equipamento muito fácil de usar e limpar. Parece perfeito não?!

Mas tamanha praticidade vem com um preço.

Além do custo das cápsulas ser maior que o tradicional café em grão ou em pó, o descarte das cápsulas se tornou uma preocupação ambiental, principalmente se a frequência de uso e quantidade de pessoas for alta.

Aí é que entram as cápsulas de café reutilizáveis, uma alternativa sustentável, que permite recarregar e reutilizar cápsulas e, ainda criar o seu blend de café favorito, sem agredir o ambiente com tantos resíduo plásticos.

Saiba mais abaixo e quem sabe, ajude a salvar o planeta!

Por que usar cápsulas de café reutilizáveis?

Desde o seu surgimento no mercado, a máquina de café em cápsulas não parou de conquistar novos adeptos, seja em casa ou em ambientes comerciais.

As cápsulas passaram a ser verdadeiros objetos de desejo de todo consumidor apreciador de café.

A máquina de expresso só não supera as cafeteiras elétricas nas residências, apenas pelo custo da cápsula.

A sua praticidade, rapidez, facilidade de uso, simplicidade no preparo e variedade de sabores chega até compensar, na opinião de alguns consumidores.

São muitas as vantagens, mas tamanha popularidade trouxe consigo um aumento de consumo muito rápido, que já demonstra um impacto ambiental preocupante.

Como a maioria das cápsulas vendidas no mercado são feitas de alumínio, plástico e algum outro material orgânico, elas acabam tendo um custo alto e são mais difíceis de reciclar.

O seu alto consumo também produz uma enorme quantidade de resíduos descartados todos os dias no meio ambiente. Só no Brasil, são descartadas, anualmente, cerca de 8 mil toneladas de cápsulas de café.

Por isso, a pressão constante de ambientalistas por soluções mais sustentáveis no mercado, fez com que diversas fabricantes de café apresentassem alternativas através novos materiais que pudessem ser reutilizáveis ou mais facilmente reciclados.

A pressão foi tão grande, que o próprio criador das primeiras cápsulas descartáveis de café, John Sylvan, disse em entrevista ter se arrependido da invenção, por conta do seu impacto ambiental.

Na mesma onda de conscientização ambiental, a cidade de Hamburgo, na Alemanha, não mais permite a compra de cápsulas de café em suas repartições públicas.

Assim, seguindo a mesma tendência, muita gente já está mudando para as cápsulas reutilizáveis.

Afinal, elas podem gerar economia ao permitir a recarga e não precisar ser descartada, além de não agredir o ambiente com tantos resíduos.

capsulas de café

Como são as cápsulas de café reutilizáveis?

As cápsulas de café espresso reutilizáveis surgiram em 2015, como uma alternativa para diminuir a quantidade de resíduos poluentes a cada preparo de uma única xícara.

Aparentemente, os modelos de cápsulas reutilizáveis possuem o mesmo formato das cápsulas de café originais.

Todas elas são fabricadas em dimensões padrão, compatíveis com a maioria das máquinas de espresso vendidas no mercado.

Contudo, alguns modelos também podem ser de uso restrito a alguns equipamentos. De qualquer forma, essa informação é fornecida pela fabricante.

Portanto, elas se encaixarem perfeitamente nas máquinas e também funcionam de forma prática, sendo também fáceis de limpar.

O grande diferencial, obviamente, é poder ser reutilizada. Elas são recarregadas a cada preparo pelo próprio consumidor, como é feito nas máquinas de espresso profissionais.

A cápsula vem com um mecanismo de abertura e fechamento hermético, após colocar o pó de café.

Após usar, ou você recarrega de novo para extrair outro café ou coloca para lavar para reutilizar no próximo preparo.

Em relação ao material, as cápsulas de café reutilizáveis podem ser de alumínio ou plástico, até de aço inox, entre outros materiais.

Alguns modelos também podem vir com um minúsculo filtro de papel para ser inserido na parte interna da cápsula ou ter outros sistemas de filtragem.

Como funcionam?

Em relação à sua utilização, nada mudou.

Basta escolher a cápsula compatível com a sua máquina de café espresso, ligar a máquina, preenchê-la com água normalmente, carregar a cápsula com o seu pó de café favorito, encaixá-la e apertar o botão de preparo.

Agora é só esperar alguns poucos minutinhos e pronto! Seu café favorito, quentinho, preparado na hora!

Embora seja ainda uma “novidade”, já existem opções nacionais, além das importadas.

Inclusive existem modelos que incluem kits com diferentes peças, como escovinhas de limpeza, filtros e compartimentos (estojos) para armazenar as cápsulas.

De resto, basta tomar cuidado ao lavar e manter o acessório sempre limpo após cada extração para que os resíduos de café não interfiram no sabor do próximo preparo.

diversos modelos de capsulas

Vantagens e desvantagens das cápsulas de café reutilizáveis

Após conhecer um pouco sobre as cápsulas de café reutilizáveis, não deve ser difícil imaginar as vantagens que elas podem lhe oferecer.

Além de serem ecológicas e não apresentarem perigo ao meio ambiente, pela quantidade exagerada de descarte de resíduos poluentes, elas permitem a criação de blends exclusivos com seus cafés favoritos.

Ou seja, como você precisa moer o grão a cada preparo, é possível individualizar a experiência na xícara, misturando diferentes grãos se quiser, ou preparando uma xícara diferente a gosto do freguês.

Diferentemente das cápsulas tradicionais, que já vem com a sua seleção de grãos estabelecida, a vantagem de investir na cápsula reutilizável é poder variar no café que você utiliza, dando preferência ao perfil que mais gosta.

Outra vantagem é a economia, pois uma embalagem de café em grão ou em pó acaba saindo bem mais em conta “per serving”, visto que as cápsulas tradicionais são vendidas por unidade, com custo de descarte embutido no preço final.

A única desvantagem do produto é ter que investir em um moedor de café e moer o grão a cada preparo e prestar atenção na moagem especificada pela marca da cápsula.

Se você já consumia café em grãos para outros preparos, já deve estar acostumado e não vai precisar investir em um moedor.

Se optar pelo pó de café, não há desvantagem alguma!

Dicas para usar

Para ter o melhor aproveitamento do produto, é necessário saber escolher a cápsula reutilizável ideal para a sua máquina, observando alguns critérios importantes, como a seguir:

  • A cápsula escolhida deve ser compatível com o modelo da máquina de espresso que você possui ou vai utilizar;
  • O encaixe deve ser perfeito para evitar a perda de pressão e de líquido no momento da extração;
  • Observe a capacidade da cápsula reutilizável para o pó de café, para que seja adequada à quantidade de xícaras que vai preparar;
  • Atente-se à moagem do grão e mantenha o seu moedor ajustado (a maioria das marcas de cápsulas recomendam uma moagem de café específica).

Observação importante: Existem cápsulas de café reutilizáveis com tampas diferentes que servem diferentes granulações, sendo que outras são específicas para cada grau de moagem. O ideal é sempre moer o café logo antes do preparo para não perder a qualidade na extração, independente da escolha de uma cápsula adaptável diferentes moagens ou específica.

Principais marcas de cápsulas de café reutilizáveis

Embora não sejam fáceis de ser encontradas aqui no Brasil, já existem várias marcas de cápsulas de café reutilizáveis disponíveis no mercado com diferentes modelos.

Basicamente, cada uma traz características próprias e maneiras de usar, sendo mais adequadas a certas fabricantes e modelos de máquinas de espresso.

De qualquer forma, a fabricante deve oferecer estas informações na embalagem do produto.

Por isso, preste atenção antes de comprar para não errar e acabar indo para casa com um produto incompatível à sua máquina.

Selecionamos algumas marcas nacionais e importadas, que podem ser encontradas em seus sites oficiais ou na Amazon, Mercado Livre e outros revendedores, sendo a maioria compatível com a maioria dos modelos de máquinas espresso vendidas no Brasil.

1. Waycap

Essa cápsula de café reutilizável é feita em aço inoxidável, sendo compatível com a maioria dos modelos de máquinas Nespresso e Dolce Gusto (exceto a Le Cube).

2. Tostio

A Tostio é uma marca de cápsulas de café reutilizáveis 100% brasileira, feitas de aço cirúrgico de alta qualidade, mas também com opções em alumínio.

Elas podem ser usadas nas máquinas da Nespresso, Dolce Gusto e Três Corações, podendo ser encontradas no Mercado Livre com opções de caixas com apenas uma unidade ou mais.

3. Mycoffeestar

Embora seja suíça, essa cápsula é compatível com as máquinas Nespresso e Dolce Gusto.

Ela é feita de aço inoxidável, mas exige a granulometria correta, para evitar entupir a cápsula e prejudicar a extração.

Apesar de ser um produto importado, a marca possui revendedora no Brasil, sem precisar importar.

4. Sealpod

A Sealpod é uma cápsula de café reutilizável de sistema patenteado e compatível com as máquinas Nespresso e OriginalLine.

Elas são ​​feitas de aço inoxidável, com tampas também recicláveis​, feitas em alumínio ou papel.

As cápsulas podem ser adquiridas separadamente ou em kits que incluem dosador de pó e pincel para limpar, entre outros peças.

O site da marca indica onde comprar, sendo que os preços podem variar de acordo com a loja, física ou virtual, como Mercado Livre.

5. Coffeeduck

As cápsulas da Coffeeduck contam com um dos sistemas de cápsulas de café reutilizáveis mais populares do mercado, sendo compatíveis com as máquinas Nespresso e Senseo.

Elas podem ser utilizadas por tempo indefinido e vários tipos de café, desde que se respeite a moagem correta.

Conclusão

Pronto, agora você sabe tudo sobre cápsulas de café reutilizáveis.

Se você já era adepto às cápsulas tradicionais e não dispensa um bom café espresso feito em casa, a escolha é sua!

Vai querer contribuir para a conservação do meio ambiente ou continuar a produzir resíduos que demoram mais tempo para se degradar?

Apenas para Leitores do ReviewCafé

Nós como parceiros da Amazon criamos uma lista com diversas promoções de cafeteiras e acessórios para café. Veja agora!