O café é uma das bebidas mais apreciadas do mundo, que faz parte do dia a dia de milhões de pessoas e acompanha os mais diversos momentos, do café até o encontro entre amigos.

Nada melhor, então, do que saber que existem variações do amado café.

Que o grão que nasceu em uma planta da Etiópia dominou o mundo e transforma o nascer do dia de tanta gente em algo gostoso, intenso e quente. Ou frio. Ou do jeito que você quiser.

Como o café tem variações de suas misturas, com receitas tão diversificadas quanto a criatividade permite, é claro que existem tipos que compõem o bolso dos mais curiosos.

São os cafés mais caros do mundo.

O que pode encarecer tanto um grão de café?

Muitas pessoas acham estranho que alguns grãos de café possam ser tão caros, tendo em vista o valor geralmente encontrado no mercado.

O que os diferencia dos grãos que encontramos nas prateleiras é justamente o que os encarece: a sua produção – e, em alguns casos, a logística de entrega e armazenamento.

Alguns são plantados nas altas montanhas de países tropicais, outros passam por processos digestivos dos animais certos, que liberam enzimas responsáveis por acentuar o sabor e incluir, em muitos casos, nuances diferentes.

O que torna tudo isso possível para que determinados tipos da bebida sejam apreciados por quem pode.

Sabe por quê? Porque esses são os 8 cafés mais caros e famosos do mundo.

Quais são os Cafés Mais Caros do Mundo?

Fizemos uma listinha com alguns dos mais famosos e também mais caros para você tirar todas as suas dúvidas agora.

Cuidado, não se assuste com os valores cobrados.

café luwak

Kopi Luwak

Produzido na Indonésia, o Kopi Luwak é um café produzido dentro de um mamífero! Sim, você leu certo.

Uma civeta, pequeno animal que lembra um guaxinim, ingere os grãos de café e o resultado disso cria o grão especial.

A diferença dessa corajosa fermentação é que dentro desse animal o grão de café ganha nuances frutadas, e após a sua excreção e higienização, ele é vendido por quase USD 3.000,00 o quilo!

Infelizmente, a origem desse café causa um mal às civetas, que tem sido muito exploradas para que turistas conheçam a “origem” do Kopi Luwak. Você pode ler detalhes da crueldade aqui.

Jamaica Blue Mountain Coffee

Produzido em altura elevada, a cerca de 1500 metros acima do nível do mar, o Jamaica Blue Mountain Coffee é um grão que não amarga em sua produção, muito menos na bebida final.

Como o clima é sempre frio e úmido, o resultado é um grão que guarda um sabor leve, gostoso para saborear suas nuances mais frutadas.

O quilo deste tipo custa em torno de USD 200,00.

Black Ivory Coffee

Um café que tem nuances de chocolate e ervas, que torna a bebida quente simplesmente deliciosa, misturando a intensidade da bebida com o sabor diferenciado.

Parece incrível, não é?

Depende. Se você aceita o seu modo de ser produzido, realmente vai ser muito bom.

Os grãos são plantados e colhidos nas montanhas da Tailândia, a cerca de 1500 metros de altura, o que faz as sementes estarem em clima constantemente úmido e frio.

A bebida resultante vai além disso. Elefantes pisam nos grãos, os esmagando. Em seguida, eles comem essas migalhas e o que sai em suas fezes é higienizado e processado, resultando no Black Ivory Coffee.

Curioso, não? Mais ainda é o seu valor: USD 1.200,00 o quilo!

separando os grãos de café

Hacienda la Esmeralda

O Panamá oferece terra excelente para o plantio do café, pois seus dias são quentes, mas constantemente úmidos, com noites propensas ao plantio.

Desde 1988, então, a Hacienda la Esmeralda produz um dos grãos mais premiados do mundo, famoso pelo equilíbrio da bebida gerada por ele.

O quilo desse grão custa USD 350,00.

Jacu Bird Coffee

O Jacu Bird Coffee é famoso por envolver uma produção polêmica, mas eficaz do ponto de vista degustativo.

O pássaro que dá nome ao grão o ingere sem danificá-lo, em uma bicada só. Em seu sistema digestivo, ele libera alguns ácidos e enzimas, que são absorvidos pelo café, fazendo a diferença em seu gosto.

Por ser uma produção delicada, o Jacu Bird Coffee se tornou premiado no mundo inteiro porque o resultado é tão equilibrado quanto saboroso.

Por isso, o quilo de seu grão custa em torno de USD 1.200,00.

Saint Helena Coffee

O Saint Helena Coffee faz sucesso porque a ilha na qual é produzido, no meio do Oceano Atlântico, pertenceu a ninguém menos que Napoleão Bonaparte.

Ele gostava tanto do sabor que o grão plantado nessa ilha produz, que tratou de manter uma plantação, a qual existe até hoje.

O Saint Helena Coffee não é tão caro quanto a maioria de seus concorrentes da lista de cafés mais caros do mundo, tendo em vista que sua produção não é complicada como as demais.

O que encarece o seu quilo, que custa em torno de USD 80,00, é o transporte, tendo em vista que a ilha continua isolada, gerando uma logística mais complicada.

grãos de café em coração

Finca El Injerto

Na Guatemala, que também conta com um clima bastante tropical, favorável à plantação de café por conta da umidade de seu ar, está uma das plantações mais interessantes do fruto que gera o grão.

A Finca El Injerto custa em torno de USD 100,00 o quilo, mas o seu equilíbrio é tão elogiado que ele já ganhou inúmeras vezes o prêmio Cup of Excellence como o melhor grão do mundo.

O resultado disso é a fama que ele carrega, sobretudo em sua versão coada, aquela que pode ser feita em casa, gerando uma bebida encorpada, de sabor intenso sem deixar o amargor incômodo na boca.

Starbucks Quadrinoctuple Frap

Quem diria que uma das marcas mais famosas do mundo também seria a responsável por incluir o grão mais barato desta lista.

Pois é, o café Starbucks Quadrinoctuple Frap entra aqui porque é um verdadeiro achado no cardápio da empresa, custando USD 47,00 o quilo, o que é bastante elevado diante dos demais que a marca oferece.

Sabe o que o torna tão especial?

O grão dessa seleção é aromatizado com mocha, lascas de baunilha e sorvete de caramelo, ou seja, o resultado por si só é extremamente aromático, mas também muito saboroso.

É por isso que tanta gente busca esse produto para experimentar.

Prefere o “simples e barato”? Confira ótimas receitas para preparar o cafézinho.

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.