Affogato significa “afogado”. E resume muito bem como ele é feito, afinal, o affogado é um sorvete “afogado” em uma dose de café expresso.
Mas, qual é a história por trás do affogato? E como você pode fazer essa receita em casa? Se você ficou curioso(a) sobre o que é o affogato e como fazer essa delícia, então, continue com a gente até o final.
História do affogato
Não se sabe, ao certo, quando o affogato surgiu. Porém, como ele leva, tradicionalmente, uma dose de café expresso. Por conta disso, acredita-se que ele tenha surgido na Itália na mesma época que as máquinas de café espresso foram criadas.
Sim, o affogato é uma receita italiana e, de maneira bem tradicional, é a mistura de café despejado por cima do sorvete. E essa receita, acredita-se também, tem mais de 100 anos!
Entretanto, não se tem dados históricos que confirmem isso. Não há ninguém que registrou a criação do affogato. Nem nenhuma cafeteria que foi a primeira que serviu essa mistura deliciosa.
Vale lembrar que os sorvetes também sempre foram populares na Itália e como os gellatos fazem sucesso, bem como o café espresso, misturou-se ambos na criação do affogato.
Na receita do affogato tradicional, o sorvete utilizado é o fior de latte, um sorvete feito somente com leite, açúcar e amido, mas que não utiliza ovos. A tradução é sorvete “flor de leite”, justamente por não levar ovo na receita.
Como em outros lugares nem sempre é fácil achar um sorvete assim. Portanto, a receita sofreu adaptações ao redor do mundo, usando sorvete de baunilha, sorvete de creme, sorvete de chocolate e até sorvete de frutas, por exemplo.
No Brasil, há cafeterias que oferecem o affogato com sorvetes de frutas da época.
Porém, se você quiser um affogato com a receita tradicional, aposte em uma dose de expresso e uma bola de sorvete fior de latte. Afinal, apesar de delicioso, o sorvete de frutas misturado ao café não tem o mesmo sabor da receita original.
Variações da receita
Se você deseja fazer uma receita de affogato, mas não tem uma máquina de expresso em casa, pode fazer variações.
Uma dessas variações é usar café Moka ou um café coado mais concentrado, por exemplo.
Já quem tem as máquinas de café de cápsulas, mais modernas, poderá fazer a receita com uma dose de ristretto, por exemplo.
Ainda há outras possibilidades, como bater o sorvete escolhido com o café e ter um frapê, uma variação do affogato.
Além disso, você também pode decorar o sorvete escolhido com calda de chocolate ou até colocar biscoitinhos de wafer. Tudo depende da sua criatividade!
E para quem gosta de uma crocância, você pode espalhar castanhas ou amendoim por cima do sorvete.
Portanto, o que vale é ser criativo para fazer uma combinação só sua de ingredientes e deixar o café com sorvete perfeito!
Mas, vale sempre a pena lembrar: a receita tradicional leva apena dois ingredientes: café espresso e uma bola de sorvete fior de latte.
Affogato: sobremesa ou bebida?
Um questionamento comumente feito é se o affogato é uma sobremesa ou uma bebida.
Você encontra o affogato em diversas cafeterias espalhadas pelo mundo. E também no menu de alguns lugares que servem sobremesas. Mas, afinal, trata-se de uma bebida à base de café ou de uma sobremesa?
Muitos baristas o consideram uma sobremesa. Isso porque o maior volume é de sorvete e você precisa de uma colher para poder saborear. Não tem como “beber” um affogato, visto que ele deve consumido antes que o sorvete derreta por completo.
No entanto muitas cafeterias colocam o affogato como bebida, o que pode gerar certa dúvida.
Nós, do ReviewCafé, acreditamos que ele está mais para uma sobremesa do que para uma bebida. Chegamos a essa conclusão pois a parte sólida da receita, ou seja, o sorvete, se sobrepõe ao líquido (café) em quantidade.
Como fazer affogato em casa: receita e dicas (passo a passo)
Antes de seguirmos para a receita do affogato propriamente dita, vamos começar com alguns detalhes essenciais para o sabor final.
Escolha dos ingredientes e a louça
Para começar, escolha os ingredientes e onde você vai servir a sobremesa. O café tem que ser sempre de qualidade, não é mesmo? A regra para o sorvete é a mesma: escolha produtos de qualidade.
Quanto à louça, sugerimos um bowl ou taça, para poder acomodar a bola de sorvete e demais ingredientes, caso você opte por fazer variações, conforme já explicamos.
Uma xícara pode ficar muito pequena para acomodar tanto a dose de café expresso como a bola de sorvete. E isso dificultará o processo de apreciar o “afogado’.
A seguir, considere o café expresso. Uma máquina de expresso faz parte do equipamento essencial na tradicional receita italiana. Mas, conforme também já dissemos, não é todo mundo que tem uma máquina de expresso à disposição em casa para usar.
E, se esse for o seu caso, lembre-se: um café expresso é marcado pela sua intensidade e por ser encorpado. Portanto, a melhor opção para substituir o expresso na receita de affogato é o café Moka.
Mas, se você só tem como fazer um café coado, sem problemas! Apenas lembre de fazer uma proporção mais concentrada.
Dica
Não adoce o café!
Muita gente só toma café com açúcar. Mas, nessa receita, o doce virá do sorvete e o café serve justamente para dar um contraste no doce. Se você adoçar também o café, provavelmente sua receita ficará doce demais e muito enjoativa.
O objetivo do café é dar uma equilibrada no doce da receita. Portanto, fica a nossa dica: não adoce o café.
Agora que já falamos das dicas, vamos à receita!
Receita tradicional de affogato
Ingredientes
- 1 dose de café expresso;
- Uma bola de sorvete (recomendamos de baunilha).
Modo de fazer
- Posicione a bola de sorvete no recipiente e, assim que extrair o café expresso, despeje sobre o sorvete.
- Sirva e consuma imediatamente.
Receita de affogato com variação
Ingredientes
- Uma dose de café sem açúcar;
- 2 bolas de sorvete, sabor à sua escolha;
- Licor Bailey’s;
- Calda de chocolate;
- Raspas de chocolate;
- Amendoim triturado;
- 2 colheres de sopa de creme de leite;
- Canudinhos de wafer.
Modo de preparo
- Coloque as bolas de sorvete no recipiente escolhido.
- À parte, misture uma dose de licor Bailey’s com o café espresso e o creme de leite. Despeje sobre o sorvete.
- Por cima do sorvete, coloque a calda de chocolate, o amendoim triturado e as raspas de chocolate.
- Termine posicionando os canudinhos de wafer na lateral.
Pronto! Essa variação também fica uma delícia!
E então, gostou? Que tal fazer a receita tradicional ou a variação que apresentamos na sua casa? Deixe seus comentários sobre essa receita ou envie um e-mail para o Review Café contando o que você achou.
Aproveite essa delícia!
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.