Se você chegou até aqui porque quer saber quais são as melhores garrafas térmicas para manter seu café sempre quentinho, não precisa mais procurar.
Tomar um café quentinho é uma das melhores coisas em um dia frio. Por outro lado, servir a bebida e o café estar frio é desanimador. Portanto, uma garrafa térmica (ou “bule térmico”, em alguns locais) para manter o café quente é essencial.
A garrafa térmica de café é um item cuja compra deve ser bem pensada, uma vez que a qualidade e gosto do café podem ser alterados se sua conservação não for bem-feita.
Convenhamos: o café não passa por todo aquele processo de plantação, torrefação e produção para estragarmos seu sabor por conta do armazenamento incorreto.
Mas, de qualquer forma, o que considerar na hora de comprar a melhor garrafa térmica? E quais são os principais modelos de garrafas térmicas para café? É sobre isso que falaremos hoje.
Além de mostrar os melhores modelos e marcas de garrafa térmica, vamos falar sobre pontos importantes que você precisa aprender (como a capacidade de conservar a temperatura até a hora de servir), os tipos de sistema e muito mais.
Aqui, explicaremos tudo o que você precisa saber para comprar a melhor garrafa térmica e fazer uma boa compra. Então, confira nossas dicas de excelente custo benefício e escolha o produto ideal para você!
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
Escolha Top
|
Tramontina Ampola de Vidro
|
Verificar Preço → |
Mais Vendida
|
Firenze Mini Invicta
|
Verificar Preço → |
Ampola de Vidro
|
Air Pot Slim Invicta
|
Verificar Preço → |
Design Incrível
|
Termopro Aço Inox
|
Verificar Preço → |
Boas Avaliações
|
Viena Invicta
|
Verificar Preço → |
Quais são as Melhores Garrafas Térmicas para Manter o Café Quente?
Existem diversos modelos de garrafa térmicas disponíveis no mercado, com características diferentes em relação a isolamento térmico, sistema de servir e outros detalhes.
Você viu as nossas escolhas, de maneira resumida. Vamos apresentar, em seguida, algumas informações extras sobre cada uma delas, que vão te ajudar a escolher a melhor garrafa térmica.
Além disso, não se esqueça de avaliar questões como custo benefício, isolamento térmico, conservação térmica, opções de cores, material (inox, vidro, entre outros) e demais detalhes antes de colocar a mão no bolso e fazer a compra.
As melhores opções de garrafas térmicas de 2023 estão a seguir. Pegue um cafezinho e confira!
1. Garrafa Térmica Tramontina Em Aço Inox Com Ampola De Vidro
Uma marca de garrafa térmica que, com certeza, surge na sua cabeça quando você busca por qualidade, é a Tramontina.
Esse modelo de garrafa térmica da Tramontina apresenta diversas características positivas, dentre elas sua capacidade de armazenamento pouco mais de 1 litro: especificamente, ela tem 1,2 litros.
Além disso, ela possui alça que permite levá-la para qualquer lugar, fora seu design bastante clean e moderno, combinando em qualquer ambiente.
Ela possui botão de acionamento em aço inox e conta com sistema corta-pingos, o que é uma grande vantagem, evitando que o café fique pingando após ser servido.
Por último, o acabamento dessa garrafa térmica da Tramontina tem uma cobertura especial denominada fingertip free, que não deixa marca dos dedos quando manuseada.
Sem dúvidas, essa é uma garrafa térmica inox fácil de manusear e com design moderno e atraente.
A única ressalva fica por conta da ampola de vidro. Aqui, recomenda-se evitar choque térmico, caso contrário, o vidro pode trincar.
- Tem boa capacidade de armazenamento
- Sistema de servir: bombeamento
- Ampola feita em vidro, com acabamento em inox
- Acabamento que não deixa marca de dedos quando a garrafa é manuseada
- Boa conservação térmica, com capacidade de conservar a temperatura das bebidas quentes e frias por até 12 horas
- Preço elevado
2. Garrafa Térmica Firenze Mini Invicta
A Invicta é uma das marcas mais tradicionais de garrafas térmicas no Brasil, presente há anos no mercado.
De todos os modelos da Invicta, a Firenze Mini é ideal para quem procura uma garrafa térmica pequena, uma vez que sua capacidade de armazenamento é de 250 mL.
Com certeza, ela pode ser levada na bolsa para o trabalho ou para onde você desejar. A fim de manter a bebida na temperatura ideal, vale a pena escaldar antes de colocar o café. Para isso, basta “passar” uma água quente antes de guardar a bebida.
Mesmo assim, ela mantém o café quente por até 4 horas, portanto, não é um longo tempo.
Por dentro, possui ampola de vidro e seu acabamento é em plástico.
De fato, é um modelo bem simples, em conta e que atende bem uma única pessoa.
- Preço bastante ameno
- Sistema de servir: rosca (sua tampinha pode ser utilizada como copo, quando você estiver na rua com a sua garrafa)
- Capacidade de 250 mL, ideal para quem mora sozinho
- Ampola feita em vidro
- Atende uma demanda pequena
- Tempo de conservação térmica de bebidas quentes e frias de apenas 4 horas
3. Garrafa Térmica Air Pot Slim Invicta
Com capacidade de 1,8 litros, a garrafa térmica Air Pot Slim tem bonito design. É de marca consagrada no mercado e possui sistema por bombeamento.
A Air Pot Slim Invicta é feita de ampola de vidro, com acabamento em inox. Seu preço é intermediário, não sendo o modelo mais caro, nem o mais barato.
Além disso, a conservação da temperatura chega a 9 horas, sendo essa uma característica bastante positiva, demostrando um bom isolamento térmico do modelo.
Ela possui sistema corta pingos e mola dupla para melhor pressão de bombeamento, garantindo fluxo eficiente e constante do café na retirada.
Assim, seu sistema de retirada, bem como suas propriedades, fazem com que o café não respingue nem faça sujeira.
É um dos modelos mais adquiridos justamente pelas suas características positivas, portanto, vale a pena considerar tanto para líquidos quentes quanto para líquidos frios.
Aliás, da lista, é uma das que mantém a bebida quente por mais tempo.
- Capacidade de armazenamento de 1,8 L
- Ampola feita em vidro
- Sistema por bombeamento com mola dupla
- É capaz de manter a temperatura de bebidas quentes ou frias por até 9 horas
- Seu preço é intermediário, não sendo o modelo mais caro, nem o mais barato, tendo um bom custo benefício
4. Garrafa Térmica Termopro Aço Inox
Esse modelo tem capacidade de armazenamento de 1,5 L. Ela é feita de aço inoxidável e possui rosca de fechamento.
A capacidade dessa garrafa em manter o café quente é de 12 horas. Sem dúvida, uma boa conservação térmica, garantindo que as bebidas quentes se mantenham em uma ótima temperatura até a hora de servir.
Para um modelo com rosca, o preço dessa garrafa térmica é mais elevado do que outras opções da lista de melhores garrafas térmicas, mas isso se deve à sua maior capacidade de armazenamento e corpo todo em aço inox.
Sem dúvida, além de muito bonita, essa garrafa encanta pelo design moderno e arrojado, combinando com os diversos ambientes e estilos.
- Capacidade de armazenamento de 1,5 L
- Excelente conservação térmica, mantendo o café quente por 12 horas
- Corpo todo em aço inox
- Preço mais elevado em relação a outros modelos com rosca
5. Garrafa Térmica Viena Invicta
Esse modelo é um dos que apresentam melhor custo-benefício, sobretudo quem procura um modelo com preço bom e que pode ser utilizado em casa, por até 4 pessoas.
Há diversas opções de cores. As mais vendidas costumam ser as garrafas nas cores preto, rosa perolado, branco, cappuccino, vermelho e azul.
Suas características positivas não param por aí. Afinal, essa garrafa térmica possui rosca na abertura e ampola feita em vidro, com acabamento externo de plástico.
Sua capacidade de armazenamento, seja de café ou chá, é de 750 mL.
Tudo isso faz do bule Viena Invicta um dos modelos mais vendidos. Sem dúvida, uma das melhores opções dessa lista.
- Preço ameno
- Ampola de vidro
- Capacidade de armazenamento de 750 ml
- Sistema de rosca
Onde Comprar Cafeteiras e Acessórios com Bom Preço?
Na hora de comprar, nem sempre é fácil escolher uma loja virtual confiável.
Muitas fraudes e roubos são noticiados diariamente. Por isso, escolher uma loja com boa reputação é fundamental.
Recomendamos a Amazon, que é uma gigante no mercado mundial e tem centenas de opções para que você escolha o produto certo – com preços muito baixos.
Para clientes Prime, você ainda consegue aproveitar frete grátis para muitos produtos selecionados.
Para ajudar ainda mais, eles possuem diversas promoções no site, diariamente. Fique de olho, selecione o produto ideal e garanta agora para não perder a chance.
Clique no botão abaixo e garanta seu novo produto.
Quais as Características Importantes para Escolher a Melhor Garrafa Térmica?
Existem garrafas térmicas para todos os gostos e perfis.
Como vimos logo no início, as garrafas térmicas, dependendo do modelo, também podem ser chamadas de “bule térmico”.
De fato, algumas características devem ser consideradas antes de você comprar uma garrafa térmica. É sobre esses detalhes que falaremos a seguir.
Capacidade
Existem garrafas térmicas maiores e menores, mas nem sempre seu tamanho externo reflete sua capacidade de armazenamento.
Assim, se você mora sozinho, uma garrafa térmica de 750 mL é mais que suficiente.
Já em uma casa com maior número de moradores ou em um escritório, considere modelos com capacidade de armazenamento de no mínimo 2 L.
Obviamente, uma garrafa térmica com maior capacidade de armazenamento será mais pesada do que um modelo mais leve, mas com menor capacidade de armazenamento.
Tempo de conservação (ou conservação térmica)
Esse é um fator importantíssimo, mas que pouca gente presta atenção. Você sabia que cada garrafa térmica (ou bule térmico) tem um tempo de conservação?
Como o nome indica, a conservação térmica trata-se do tempo que a garrafa térmica mantém a bebida quente (ou até fria, claro).
Existem modelos cujo tempo de conservação é pequeno, cerca de 6 horas. Já outros modelos têm tempo de conservação de até 12 ou 24 horas.
Então, a conservação térmica da garrafa é o que determina por quanto tempo ela irá conseguir manter a temperatura da bebida.
Portanto, depende muito do que você necessita: se você precisa manter a temperatura por mais tempo, pois não terá como fazer a bebida fresca novamente em menos tempo, opte por um modelo de garrafa com maior conservação térmica.
Nesse quesito, as garrafas térmicas da Stanley são demais!
Método de servir o café
Existem modelos com tampa em rosca e modelos nos quais há sistema de bombeamento (ou acionamento por pressão) para servir a bebida.
Em modelos com tampa de rosca, há necessidade de levantar e entornar a garrafa. Já nas garrafas com sistema por bombeamento, basta colocar a xícara embaixo da garrafa térmica e apertar o botão.
De fato, modelos com tampa de rosca são mais em conta do que modelos com sistema por bombeamento.
Ambientes mais formais, com maior número de pessoas, pedem garrafas térmicas com sistema por bombeamento, até por serem mais práticas.
Já se o uso for individual ou para poucas pessoas, o sistema com tampa em rosca atende bem.
Material
As melhores garrafas térmicas podem ser de ampola feita em vidro ou inox.
O vidro teoricamente tem isolamento melhor, mas essas garrafas são mais frágeis. Se derrubou, tem grandes chances de sua garrafa térmica não funcionar mais.
Já as de inox costumam ter um design mais bonito e com preço mais ameno, mantendo a bebida quente e sempre na temperatura ideal para todos.
Quais são os cuidados necessários para conservar a sua garrafa térmica?
As melhores garrafas térmicas precisam ser conservadas e higienizadas de modo correto, visando mantê-las livres de bactérias e maus odores, além de prolongar a vida útil.
Entretanto, para atingir esses objetivos, é necessário observar algumas dicas úteis e, felizmente, bastante simples.
Em primeiro lugar, é importante falar sobre a vedação da garrafa térmica.
Desse modo, as borrachas de vedação devem ser frequentemente lavadas. É provável que, caso apresentem perfurações ou danos, você tenha que adquirir uma garrafa térmica nova.
A conservação da temperatura depende muito desse ponto, afinal, é isso que promove o isolamento térmico. Vamos, agora, avaliar mais detalhes para que a sua garrafa térmica fique sempre impecável?
Limpeza
Assim também, para a remoção de odores, é altamente recomendável utilizar duas colheres (sopa) com bicarbonato de sódio dissolvido em água quente ou morna.
Desde que você deixe essa solução agir por uma noite, poderá lavar a garrafa térmica na manhã seguinte.
Em suma, espere secar antes de utilizá-la novamente. Porquanto o detergente e o sabão possam deixar resíduos, tais partículas podem interferir no sabor do seu café.
Sobretudo, para que a lavagem seja facilitada, garanta que a mistura alcance o fundo e o limpe apropriadamente.
Além disso, para que o procedimento funcione da melhor forma, não se esqueça de enxaguar bem.
Escaldar
Ao mesmo tempo que bebidas geladas combinam com outras geladas, a mesma lógica se mantém em relação aos quentes.
Com toda a certeza, para que o café ou chá se mantenha aquecido mais tempo, você deve ferver água e deixá-la na garrafa térmica até que sua bebida fique pronta. Logo que for colocar o preparo, esvazie o recipiente.
Já que é cada vez mais popular o consumo de variados tipos de cafés frios, convém lembrar que a dica é a mesma: abasteça sua garrafa térmica com água gelada, de modo a prolongar o frescor e reduzir sua temperatura interna.
Ou seja, tanto para bebida quente ou gelada, o ato de escaldar sua garrafa térmica é essencial para garantir a temperatura ideal na hora de servir.
Exclusividade
Em virtude do hábito de tomar, diariamente, café coado, é indicado investir em uma garrafa térmica exclusiva para essa finalidade.
Depois que se decidir pela exclusividade, sempre que tiver vontade de beber um suco ou chá, use outro recipiente.
Dessa maneira, será mais fácil impedir que tanto o odor quanto o gosto de uma bebida interfiram nas características de outras. Entretanto, se essa iniciativa não for viável, utilize vinagre branco para acabar com os odores.
Assim sendo, use uma colher do vinagre diluído em 500 ml de água fria, deixando a mistura em repouso, por cerca de quinze minutos, na garrafa térmica.
Em seguida, enxágue cuidadosamente antes de reutilizar.
Qual é a origem das garrafas térmicas?
Conforme mencionado, as garrafas térmicas são recipientes isolados de armazenamento, servindo para manter seus conteúdos em temperatura original, seja quente ou fria, independentemente das influências ambientais.
Esse item foi criado 1892, pelo químico e físico escocês James Dewar.
Ela é constituída por 2 recipientes – com um colocado no interior do outro – que se juntam na altura do gargalo. A esse sistema também podemos dar o nome de parede dupla.
Na verdade, toda garrafa térmica possui parede dupla, caso contrário não consegue conservar a água gelada, o café quente ou qualquer outra bebida na temperatura desejada.
Logo depois, o ar restante entre os recipientes é retirado, total ou parcialmente, gerando o vácuo que, por sua vez, é o responsável por impedir as trocas de calor entre os ambientes externo e interno, preservando os conteúdos na garrafa térmica.
Nesse ínterim, há garrafas mais simples (comumente utilizadas nas residências) que não evitam totalmente as trocas de calor, uma vez que o vão entre os recipientes não fica inteiramente livre de ar.
Ademais, existem as garrafas térmicas de uso industrial, bem mais confiáveis e empregadas para os mais diversos objetivos.
O início da comercialização
Com efeito, a primeira garrafa térmica com fins comerciais foi elaborada em 1904, a partir da criação da empresa germânica Thermos GmbH.
Por mais que Dewar, o inventor, não tenha conseguido patentear a sua criação, ela foi obtida pela companhia alemã.
Por causa disso, houve uma disputa jurídica, na qual Dewar saiu derrotado. Primeiro, atualmente, a palavra “Thermos” ainda é marca registrada nos mais diferentes países.
Primeiramente, a característica central de uma garrafa térmica consiste na formação, no espaço entre 2 recipientes, do vácuo.
As trocas termais entre o ambiente e o conteúdo de uma garrafa térmica podem ser reduzidas com a utilização de paredes espelhadas no recipiente interno (tanto em seu lado de dentro quanto no de fora).
A propósito, é justamente isso que contribui para retardar qualquer irradiação de calor. Por isso, a troca de calor se concentra no gargalo e, através de sua abertura, sempre que o conteúdo fica inteiramente exposta aos ambientes externos.
Visto que, de modo geral, esses produtos são feitos de plástico, espuma, vidro ou metal, é possível elevar sua eficiência ao preencher o vácuo com uma espécie de vapor resfriado, isto é, um elemento que pode ser irradiado para o interior da garrafa térmica.
Por conseguinte, assim que chegaram ao mercado, as melhores garrafas térmicas se tornaram “mascotes” em quase todas as cozinhas do mundo, graças, principalmente, à sua imensa utilidade e ao fato de ser um objeto considerado simples.
Nesse hiato, uma garrafa térmica doméstica pode manter um determinado líquido frio por quase vinte e quatro horas e, em contrapartida, um líquido quente pelo período de oito horas.
Se acaso pensava que a utilização da garrafa térmica era restrita apenas aos ambientes domésticos e industriais, você se enganou: ela está presente nos transportes de mercadorias que, dadas as suas peculiaridades, devem se manter em temperatura ótima.
Usos não domésticos
A fim de proteger ou preservar líquidos que podem adquirir instabilidade ou serem gaseificados se expostos à luz solar ou temperatura ambiente, as indústrias e os laboratórios utilizam muitos tipos de garrafas térmicas.
Por exemplo, ao lidar com nitrogênio ou oxigênio, os recipientes térmicos são compostos de diferentes dispositivos de segurança, no intuito de impedir que os conteúdos da garrafa térmica sejam influenciados pela pressão ou pelo calor externo.
Decerto, esses recipientes térmicos são utilizados com altos níveis de sucesso na proteção de combustíveis extremamente voláteis – como os que são usados em foguetes espaciais.
Além disso, desde o fim de 2010, as garrafas térmicas passam por inspeções minuciosas em todos os aeroportos do mundo, em função da ameaça de que elas sejam usadas para transportar e esconder explosivos ou outros materiais ilegais.
Como se sabe, uma garrafa térmica falsa pode ter as suas paredes internas compostas por materiais que “burlem” o raio-x.
Como as garrafas térmicas funcionam?
Porque muitas pessoas se interessam por entender melhor o funcionamento das garrafas térmicas, elencamos, abaixo, 3 processos distintos nos quais ocorrem a troca de calor. São eles:
- Convecção: conceito empregado para descrever a propagação do calor em meios gasosos ou líquidos, considerando as diferenças na densidade entre as partes que integram o sistema;
- Condução: transferência, entre partículas, de energia térmica de um material a outra, em virtude das diferentes temperaturas;
- Irradiação: modo de propagação de calor sem a ocorrência de contato entre corpos. De tal sorte que, na irradiação, o calor é propagado por ondas eletromagnéticas (a exemplo do que acontece quando o sol aquece o nosso planeta, a despeito da imensa distância entre ambos).
Surpreendentemente, a construção das melhores garrafas térmicas é capaz de evitar a ocorrência de qualquer um desses processos, impedindo todas as formas de troca de calor, seja para bebidas quentes ou frias.
Materiais
Como sabemos, as melhores garrafas térmicas são constituídas por 2 camadas. Nesse sentido, é como se um recipiente estivesse dentro de outro, com ambos utilizando um mesmo gargalo.
Igualmente, essas camadas são produzidas com materiais isolantes térmicos, embora, na maioria das vezes, a matéria prima seja o vidro. Seja como for, cada parte tem a sua função, evitando a condução, troca de calor e o contato com o ar.
Conclusão
Uma boa garrafa térmica para café deverá ter uma capacidade de armazenamento que atenda seu perfil, sendo prática e tendo um preço interessante.
Todas essas características dependem do que você busca, portanto, os modelos que selecionamos na lista de melhores garrafas térmicas podem representar uma boa escolha para você, seja qual for o seu perfil, afinal, buscamos trazer uma lista diversa e de qualidade.
Ou seja, escolhemos opções que se encaixam em todos os perfis e esperamos que você possa fazer uma boa compra.
Por fim, em relação às marcas, é difícil definir qual a melhor marca de garrafa térmica.
Entretanto, garrafas térmicas da Tramontina e Invicta são consideradas as mais indicadas no mercado, uma vez que são marcas consagradas e com boa avaliação de usuários, bem como apresentam ótimo custo benefício.
Assim, fica mais fácil você escolher a melhor garrafa térmica para você!
Quer continuar aprendendo sobre cafés e acessórios? Acompanhe outros reviews aqui no site.
Se tem dúvidas, mande um e-mail pra nossa equipe. E ajude seus amigos a escolherem a melhor garrafa térmica compartilhando esse conteúdo nas suas redes sociais.
Veja também:
Até a próxima – e bom cafezinho!
Eu era concursado, tinha uma rotina de trabalho super tranquila! Sempre tomei muito café no trabalho, que ficava pronto na térmica, tinham dias que estava bom, outros ruins, outros intragáveis kkk…Foi aí que eu quis descobrir porque mudava tanto de um dia para o outro e descobri os Cafés Especiais, depois disso, virou uma paixão, abandonei o concurso para viver apenas do Café e não me arrependo em nada.