Se você procura um método de extração de café sem energia elétrica ou cápsulas, que fará do ritual do café algo extremamente interessante, então, por que não adquirir uma prensa francesa? Aliás, qual será que é a melhor prensa francesa disponível no mercado?
Também chamada de cafeteira francesa ou french press, é um dos métodos de preparação favoritos de aficionados por café.
A prensa francesa é um dos modos mais elegantes de se preparar café. É um modo mais simples e completamente manual, realmente transformando a experiência como um todo.
Funcionando com um filtro no êmbolo, só precisa de água em ponto de fervura.
Uma bela vantagem é que podem ser usadas para todo tipo de infusão, como chás e ervas. A existência do êmbolo permite usá-la, inclusive, para vaporizar leite.
Assim, ela se torna um produto três em um, ideal para preparar cafés, infusões de chás e uma espuma de leite deliciosa.
Existem vários modelos disponíveis, como os de alça de nylon ou copo de vidro, mas, neste conteúdo de hoje, separamos 6 modelos dentre as melhores prensas francesas para ajudar você a escolher o tipo ideal.
Confira abaixo nossa análise e também quais são os principais critérios de escolhas.
Assim, você saberá como escolher a melhor prensa francesa e poderá fazer uma excelente compra!
CARACTERÍSTICA | PRENSA FRANCESA | |
---|---|---|
Mais vendida
|
French Press Preziosa Bialetti
|
Verificar Preço → |
Melhor custo benefício
|
French Press Smart Bialetti
|
Verificar Preço → |
Melhor preço
|
Blend Mondo Maxwell & Williams
|
Verificar Preço → |
Design diferenciado
|
Parede Dupla HARIO
|
Verificar Preço → |
Escolha top
|
ZWILLING SORRENTO
|
Verificar Preço → |
Esses modelos que você viu são as melhores cafeteiras francesas do mercado atualmente.
Existem, ainda, diversos outros modelos de prensas francesas.
Muitas pessoas optam por utilizar modelos genéricos, mas isso não quer dizer que não existem linhas de produtos com mais qualidade e valor agregado.
De fato, as melhores cafeteiras francesas são aquelas feitas em vidro mais resistente, aguentando bem o calor.
Sem contar que o vidro não ‘pega gosto’ do café. Desse modo, você garante a qualidade entre uma bebida e outra, sem contaminar.
Além disso, também são importantes peças em aço inox, sistemas mais eficientes para separadas o líquido do pó e, claro, design mais distintos e elegantes.
É importante, também, que a prensa seja feita em aço inox para ser livre de BPA, um tipo de plástico que faz mal à saúde humana.
Então, o combo “aço inoxidável e vidro” é super eficaz na hora de encontrar a melhor cafeteira francesa, mas não são esses os únicos critérios que você precisa avaliar.
Então, separamos apenas cafeteiras top de linha para você conhecer melhor. Vamos mostrar alguns excelentes modelos para você escolher aquele que mais combina com você e com sua cozinha.
Em seguida, você vai ter uma análise individual de cada uma das melhores cafeteiras francesas do mercado, mostrando um pouco mais das opções.
Leia atentamente o review de cada cafeteira e escolha a mais adequada para você ter o melhor café feito na hora!
A Bialetti é um dos fabricantes de cafeteiras mais ligados ao mundo do café e uma das melhores opções.
Ela é muito conhecida por fazer as melhores cafeteiras italianas (aquele modelo chamado também de moka). Seu logotipo, com um personagem ilustrado, é inconfundível.
A qualidade da Bialetti é conhecida de todos os entusiastas de café e também por quem gosta de ter materiais de alta qualidade à sua disposição.
Não tem como negar que a French Press Preziosa da Bialetti já conquistou o público, sendo uma das mais populares da marca. Trata-se de uma prensa de alta qualidade e muita elegância!
As cafeteiras francesas French Press Preziosa da Bialetti possuem corpo em aço inox e vidro borossilicato. O nome parece complicado, mas o borossilicato é mais comum do que você pensa.
Basicamente, é um vidro enriquecido, muito resistente a choques térmicos e agentes químicos.
Ou seja, a Bialetti pode ser usada para infundir chás e passar o café sem risco de riscar ou quebrar. Além disso, o material não degrada com o calor (afinal, as peças são feitas em aço inox) e acaba sendo mais saudável.
O vidro borossilicato, resistente a altas temperaturas, é o mesmo material usado em vidrarias de laboratório. É um vidro produzido para resistir ao choque térmico, como já informamos.
Aliás, adquirir um produto de uma marca conhecida como a Bialetti e as demais que vamos mostrar, sem dúvidas, é uma garantia que você está recebendo um material de alta qualidade, mais resistente e até mesmo mais amigável à sua saúde.
A Bialetti é compacta, podendo produzir até 350 mL da bebida, suficiente para o café da manhã de uma família inteira. Dessa lista, contudo, é a menor.
Não é a mais cara, mas é bastante funcional e tem bom custo-benefício. Seu punho de silicone é ergonômico e também é resistente ao calor. Então, garante muito conforto e uma ótima usabilidade.
Além da cafeteira francesa Preziosa da Bialetti, outras cafeteiras da marca se destacam bastante. É o caso da French Press Smart.
Como o nome já diz, ela possui recursos mais avançados, saindo por um preço um pouco mais elevado que o modelo anterior.
De todo modo, é uma cafeteira francesa perfeita para quem é exigente com qualidade e também para quem gosta de itens um pouco mais refinados.
A French Press conta com um design diferenciado, devido à disponibilidade de cores alternativas. Fabricada na cor vermelha ou preta, tem o poder de agradar diferentes consumidores.
As peças exteriores podem não ser de aço inox, mas as peças interiores (o êmbolo e o filtro) são confeccionadas nesse material.
O recipiente da French Press é maior, permitindo até 1 litro de um bom café fresquinho. Ou seja, quase o triplo da prensa anterior (que tinha 350 mL).
É capaz de preparar café, de uma só vez, para um grupo grande de visitas e amigos.
O maior diferencial das cafeteiras francesas French Press Smart é a segurança contra quedas e derrapagens. A French Press Smart possui uma base antiderrapante em ABS, sendo mais segura. Na hora de fazer o café, esse recurso é bastante útil.
Fora isso, além de sua maior elegância, essa cafeteira francesa conta com uma jarra de vidro em borossilicato e empunhadura de silicone, todos resistentes ao calor.
Como mencionamos acima, ela sai um pouco mais cara que o modelo analisado anteriormente. Ainda assim, olhando para a oferta de prensa francesa como um todo, seu preço é considerado intermediário.
A Maxwell & Williams é uma marca australiana de artigos de cozinha com charme e design muito atrativos.
O seu modelo de prensa francesa mais popular é a Blend Mondo, que se destaca pela simplicidade do desenho.
Essas cafeteiras francesas comportam até 1 litro de café, cerca de 8 xícaras e suficientes para um grupo maior. Ou seja, você consegue passar café para toda a família ao mesmo tempo.
Isso é bacana, principalmente, para quem mora com várias pessoas, recebe mais visitas e quer servir um ótimo cafezinho.
Seu design é simples, mas interessante. Seu corpo também é em vidro de borossilicato, resistente ao calor e a choques térmicos.
Seu preço é mais ameno que os melhores modelos anteriores, então é uma opção bastante interessante se você está buscando algo mais modesto e não liga muito para recursos mais avançados.
Pode ser levada ao lava-louças, mas não ao microondas.
Assim como a Bialetti, a HARIO é extremamente conhecida no mercado de café. É uma das favoritas em termos de equipamentos para o preparo do café.
Com 100 anos de história, a empresa começou por criar um dos primeiros materiais de vidro duplo resistente ao calor e não perdeu essa liderança até hoje!
A cafeteira francesa da HARIO tem como principais atrativos seu design único e a parede dupla de vidro.
Com esse recurso de vidro duplo, mais raro no mercado da cafeteira francesa, é possível conservar o calor da bebida por muito mais tempo.
Além do mais, o produto conserva o calor no interior da cafeteira francesa e não passa para o vidro externo. Assim, não há risco de encostar no vidro quente e derrubar a prensa, derramando o café ou até se queimando.
Por outro lado, esse não é tão grande, pois permite apenas 400 mL de bebida. Ou seja, essa prensa não produz tanto volume de café, apesar do espaço que ocupa.
Caso você more sozinho ou com até duas pessoas, esse modelo ainda pode ser interessante. Mas, para famílias maiores, começa a ser um problema pois levaria muito tempo até preparar café para todos.
Outra desvantagem é seu preço, bem mais elevado que as outras opções dentre as melhores cafeteiras francesas.
Pode ser melhor lavá-la a mão pelo seu formato, do que no lava-louças.
A cafeteira francesa ZWILLING SORRENTO, embora com preço mais elevado que os modelos da Bialetti, ainda é mais em conta que o modelo da HARIO.
Além disso, tem parede dupla (mas com um espaçamento menor do que o da HARIO) e conta com um design minimalista muito moderno.
O espaçamento menor da jarra de vidro duplo da cafeteira francesa Zwilling Sorrento corrige a desvantagem da cafeteira da HARIO: ela protege o usuário de se queimar, mas mantém o produto quase do mesmo tamanho.
Assim, a cafeteria ocupa apenas o espaço que ela precisa para preparar o café.
Ao fazer o café com a cafeteira Zwilling Sorrento, você notará uma vantagem na conservação da temperatura da bebida por mais tempo.
O desenho dessa cafeteira francesa é de Matteo Thun e Antonio Rodriguez, muito conceituados no mercado mundial.
E a produção é feita de forma artesanal, por sopradores de vidro. Isso garante exclusividade e elegância para essa french press.
Portanto, além de um produto de qualidade, escolher essa prensa francesa garante que você levará para casa um modelo distinto.
Embora o desenho seja italiano, o filtro e demais partes foram projetadas na Alemanha. Ou seja, tem design italiano e engenharia alemã.
Essas características falam por si só sobre a qualidade da cafeteira francesa Zwilling Sorrento.
Suas peças internas (êmbolo e filtragem) são de aço inox, assim como o tampo superior.
Além disso, nesse modelo cabem 798 mL de um bom café, uma quantidade intermediária entre os tipos de 350 mL e de 1 litro.
O vidro duplo é em borossilicato. Pode ir ao lava-louças e, removendo as partes de metal, pode ir até mesmo ao microondas.
Por último, na nossa lista, temos cafeteira da Bodum Brazil.
Com um design mais singelo e focado nos detalhes de silicone, ela pode ser uma boa opção para quem quer algo mais moderno.
A Bodum tem um visual interessante, mas seguindo a estrutura clássica.
Nesse produto nós temos uma jarra de vidro de 1 litro, resistente ao calor e peças de aço inox. Além disso, a jarra de vidro possui gradação, o que pode ser bastante útil na hora de fazer medições.
O preço da Bodum é mediano, sendo uma boa opção para quem quer um modelo grande por um valor menor.
Por fim, possui base antiderrapante, para maior segurança na hora do preparo.
A prensa francesa é um dispositivo usado para extração de café há vários e vários anos.
De acordo com um artigo do New York Times, a cafeteira francesa, embora tenha sido bastante divulgada pelos italianos, pode ter surgido na França anos antes, de onde tirou seu nome.
Vamos saber mais dessa história?
Em 1852, um ferreiro francês criou um dispositivo cilíndrico de vidro com um pistão, o qual era abaixado e o café era extraído na porção superior.
Foi o primeiro esboço de uma cafeteira francesa. Nesse tempo, não era usado ainda nem o vidro borossilicato nem o aço inoxidável.
Porém, em 1929, o modelo parecido com o que temos hoje foi patenteado pelo italiano Attilo Calimani, mas a versão mais famosa e que fez a prensa francesa ser conhecida no mundo todo foi patenteada por Faliero Bondani em 1958.
Esse foi o modelo de cafeteira francesa que inspirou todas as cafeteiras modernas que temos hoje.
Também conhecida como cafetière, press pot ou coffee plunger, a prensa ou cafeteira francesa é um método bastante popular de se preparar café utilizando as técnicas de infusão e filtragem.
Ela é composta por um recipiente de vidro em forma de cilindro e um pistão ou êmbolo de metal ou aço inoxidável.
Hoje em dia, como mencionamos ao descrever as cafeteiras francesas, o material mais comumente utilizado é o vidro borossilicato.
Na cafeteira, encontramos um filtro que costuma ser de aço inoxidável, bem como uma tela de arame. Ela pode até possuir molas ou outros sistemas para garantir que nada escapar de uma parte para a outra.
Com o preparo da cafeteira francesa, é possível obter uma fusão mais densa entre a água e o café moído (sem precisar de energia elétrica).
O contato direto com a água quente sem a intermediação de filtros de papel ou de outros sistemas (como o de percolação) permite que os óleos naturais do café cheguem até a sua xícara. O resultado é um café mais encorpado.
Isso é possível porque o filtro de metal, que é uma tela bem fina, não absorve o óleo do café (como o filtro de papel faz), que então chega até sua xícara, deixando o sabor da bebida bastante interessante.
Em termos de sabor, o café preparado na cafeteira francesa é mais parecido com o café turco. Ambos os métodos de preparação usam o contato direto do pó de café com a água, por isso a semelhança.
Inclusive, é dito que a quantidade de óleos presentes no café extraído da prensa francesa é maior que no café expresso, por exemplo.
Assim, se você extrair o café na cafeteira francesa deve consumi-lo imediatamente, senão a tendência é que ele fique mais amargo.
Para te ajudar a definir pela opção ideal entre as melhores cafeteiras francesas, você pode utilizar os critérios abaixo:
Pontos positivos:
Pontos negativos:
Fazer café na prensa francesa é bastante simples e rápido. Veja como usar.
1. Escalde o recipiente
O cilindro da cafeteira francesa não conserva o calor por muito tempo.
Assim, se você encher sua cafeteira francesa com água quente e depois descartá-la, o recipiente já ficará aquecido e seu café sairá melhor.
2. Escolha o pó de café
O ideal é usar pó ou grãos moído na hora, uma vez que a espessura da moagem influencia na qualidade, características e nuances da bebida. O pó mais espesso pode deixar o café mais encorpado.
Caso você deseje usar pós já prontos, para isso se atente à espessura: ele deve ter a espessura média-grossa, ou no mínimo semelhante à areia ou ao açúcar cristal.
Esteja atento também à proporção correta: são 10 g de pó para 200 mL de água.
3. Aqueça a água
O ideal é deixar a temperatura da água a 90 graus (ou seja, quase fervendo, mas ainda não fervendo de fato).
Não tem termômetro em casa? Tudo bem, deixe a água ferver e espere 40 segundos. Pronto, estará na temperatura certa.
4. Adicione a água e mexa
Adicione a água e deixe misturar com o pó. Use uma colher de plástico, para não riscar o interior da prensa.
A seguir, tampe a cafeteira francesa e aguarde cerca de 4 minutos. Mantenha a haste para cima. Não deixe passar dos 4 minutos.
5. Empurre o êmbolo
A seguir, empurre o êmbolo da cafeteira francesa com delicadeza até que o pó seja todo prensado. O café a ser bebido aparecerá na parte de cima da cafeteira.
6. Sirva imediatamente
O ideal, assim que o café estiver pronto, é servi-lo.
Isso porque se o café for deixado alguns minutos na cafeteira francesa, o sabor amargo será marcante e pode não agradar a todos.
O vidro borossilicato é resistente a alta temperaturas, choques térmicos e abrasivos. Assim, a jarra pode ser levada ao lava-louças em quase todas as ocasiões.
Como as peças costumam ser feita em aço inox, o lava-louças também não deve prejudicá-las.
Você notará como essa cafeteira é um dos tipos mais fáceis de limpar, senão o mais fácil! Como o formato da jarra é muito regular, é fácil limpá-la com as próprias mãos. As demais partes, igualmente.
Ou seja, a cafeteira prensa francesa é realmente fácil de limpar, o que é mais um benefício.
Esperamos ter ajudado você a escolher as melhores cafeteiras francesas para a sua cozinha! Lembre-se que todas estão disponíveis em lojas online.
Usar uma cafeteira francesa para extrair seu café pode ser um excelente ritual: basta você ter o equipamento adequado, o pó na espessura correta e fazer a técnica adequadamente.
Uma última dica é que se você vai comprar café moído em lojas especializadas, pode pedir que o grão seja moído na espessura para cafeteira francesa, que é uma espessura maior.
Dessa forma, você consegue o café ideal para utilizar na sua prensa francesa!
De fato, certamente você obterá uma bebida de gosto marcante, que agradará vários paladares.
Basta você escolher uma das melhores prensas francesas para criar esse novo hábito na hora do café.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos coffee lovers nas redes sociais!
E se você tem alguma sugestão, dúvida ou comentário, é só entrar em contato com a nossa equipe por e-mail.
Até a próxima.
Preparamos diversos conteúdos, com o intuito de facilitar seu entendimento e aprendizagem, para que, não apenas conheça os produtos certos, mas também, para que entenda como são feitos alguns dos cafés, seus tipos, etc
48.709.848/0001-10 – QB MARKETING LTDA
Av. Bandeirantes, 730 – Americana/SP
REVIEWCAFE