Sachê de café: como apreciar?

Sachê de café

Quem ama café sabe que nada mais gostoso que poder apreciar uma bela xícara de café, a qualquer hora ou lugar. E é nesse conceito que entra o sachê de café.

Mas, afinal, o que é um sachê de café e será que ele resulta em um café saboroso mesmo? Vamos falar sobre as vantagens do sachê de café e como utilizá-lo em algumas cafeteiras, inclusive. Confira!

O que é sachê de café?

Sachê de café
Fonte: twenty20photos (Elements)

Uma almofada perfeitamente selada, contendo o pó de café, já moído, na quantidade ideal e pronto para ser utilizado. De fato, esse é o conceito por detrás do sachê de café.

Com isso, você pode levá-lo a qualquer lugar e assim, ter o seu tipo de café apreciado.

Uma das grandes vantagens dos sachês de café é o fato de serem prático e ecológicos, visto que quando utilizados, podem ser dispensados com facilidade, evitando o desperdício.

Vamos ver quais são outras vantagens do sachê de café.

Vantagens

  • Praticidade;
  • Evita desperdício;
  • Resulta em um café ideal, quando a proporção de água é seguida corretamente;
  • Permite que você experimente tipos diferentes de café;
  • Preservação ambiental, visto que os sachês são feitos de material biodegradável;
  • Higiene;
  • Economia.

Tipos de sachês

Padrão ESE

Quando você for adquirir sachês no mercado, muitos virão descritos como “padrão ESE”. Já outros não tem esse padrão.

Mas, o que é o padrão ESE? ESE significa Ease Serving Espresso.

Uma das grandes vantagens do sachê é que ele elimina as dificuldades de se fazer um café expresso ideal: moagem incorreta, concentração errada do pó, torra errada, dentre outros problemas.

Assim, em 1998, foi criado o Consortium ESE, o qual determina o padrão a ser seguido:

  • Café torrado e moído, conforme as especificações do consórcio;
  • Em seguida, o café é prensado e envolto em um papel;
  • Então, o café é colocado em uma embalagem, onde o ar (oxigênio) é substituído pelo nitrogênio, o que evita a oxidação do café.

Dessa forma, o sachê vem com 7 g de pó, nessas condições, permitindo a extração de uma dose.

Outros tipos de sachês

No mercado encontramos sachês compatíveis com Senseo, os quais podem ser utilizados na cafeteira Phillips Senseo. Esses sachês são menores que o padrão ESE.

E por último, você também encontra outros sachês, os quais não são necessariamente sachês de café, mas de bebidas à base de leite com café e chocolate, como cappuccino, por exemplo.

Essas bebidas vêm em um sachê, de uso único, mas que deve ser rompido e o pó misturado com água. Portanto, não se considera, esse tipo, um sachê de café.

Como usar sachê de café?

Sachê de café
Fonte: twenty20photos (Elements)

Existem algumas opções de cafeteira para você que deseja experimentar um sachê de café.

Cafeteiras para usar sachês de café

Algumas cafeteiras permitem o uso do sachê para extração do café. Vejam quais são.

Oster Prima Latte

Já falamos sobre essa cafeteira aqui no ReviewCafé. Trata-se de uma cafeteira bem completa, que vem com bico vaporizador e permite a utilização de pó, cápsulas e sachês de café.

Com seu exclusivo reservatório de leite, você também consegue fazer com facilidade bebidas à base de café que utilizam leite vaporizado.

Seu preço é um pouco mais salgado do que outras cafeteiras, mas vale lembrar que esse é um modelo bastante completo. Ideal para quem gosta de apreciar o café em todas as maneiras que a bebida pode ser degustada.

Máquina de Café Mondial Espresso Coffee Cream

Outra cafeteira que permite o uso de sachê é o modelo da Mondial Espresso Coffee Cream.

Essa cafeteira permite fazer um delicioso expresso, ou usando pó, ou usando sachê. Além disso, ela também vem com bico vaporizador, o qual permite vaporizar o leite para receitas com esse ingrediente.

Cafeteira Philco Senseo

O modelo Senseo da Phillips tornou-se bastante popular, embora a cafeteira seja vendida pelo site da marca, é possível encontrar com facilidade os sachês de diferentes sabores, vendidos na Amazon, por exemplo.

Com a Senseo, você tem à disposição diversos sabores de café, conforme a intensidade (extraforte, intenso e clássico, por exemplo). Ou seja, há opção para todos os apreciadores de café.

Marcas de sachê de café

Sachê de café
Fonte: twenty20photos (Elements)

Agora que você já sabe as cafeteiras que permitem utilizar sachês, saiba que existem diferentes marcas de sachês à disposição no mercado para você.

Com isso, você pode aproveitar e escolher a marca que mais gosta, bem como a intensidade do café que prefere.

Além disso, vale lembrar haver bebidas à base de café, como cappuccino, por exemplo, em sachês, as quais são exigem cafeteiras, somente a água quente para sua execução.

Confira algumas marcas de café que oferecem a opção de sachês.

1 – Cappuccino Sachê Café Santa Mônica

Para os amantes de cappuccino, vindo diretamente da Fazenda Santa Mônica, uma das pioneiras no cultivo de café especial no Brasil, o sachê cappuccino é uma ótima opção.

Dessa forma, a caixa vem com 20 sachês, com cada sachê contendo a mistura perfeita de café, leite, chocolate e canela. Já adoçado, basta romper o sachê, misturar com água e apreciar essa deliciosa bebida.

Embora, conforme já dissemos, esse não é um sachê de café. Mas é um sachê, com uma bebida à base de café, que pode ser feita sem a necessidade de cafeteiras.

2 – Bravo Café Tenor Em Sachês

Café gourmet em sachês, com torra média. A Bravo é uma marca bastante tradicional e produz café de altíssima qualidade.

Esses sachês têm padrão ESE, ou seja, são menores que os da Senseo, mas podendo ser usadas em outras cafeteiras, como a Oster Prima Latte e a Mondial Espresso Coffee Cream, por exemplo.

3 – Senseo Pilão Degustações

Para quem deseja experimentar as diferentes intensidades de café, uma boa ideia é comprar o kit degustação Pilão, compatível com a cafeteira Senseo.

Nesse kit, você terá opções de sachês clássico, intenso e extraforte.

4 – Clássico Illy

A Illy foi a marca que iniciou o consórcio ESE. Portanto, quem deseja apreciar o autêntico expresso italiano, com grãos 100% Arábica, moídos, na dose certa, essa é uma excelente escolha.

5 – Santa Fé Intenso

Esse sachê é compatível com a cafeteira Senseo. A caixa vem com 75 sachês, de pó 100% Arábica e intensidade bastante forte.

Ideal para quem curte um café de sabor marcante e alta qualidade.

Agora que você já sabe o que é um sachê de café, os tipos de sachês existentes no mercado, como utilizá-lo nas cafeteiras e algumas marcas interessantes, basta escolher o seu tipo favorito e apreciar!

Compre itens de café com desconto!