Quem ama café sabe que nada mais gostoso que poder apreciar uma bela xícara de café, a qualquer hora ou lugar. E é nesse conceito que entra o sachê de café.
Mas, afinal, o que é um sachê de café e será que ele resulta em um café saboroso mesmo? Vamos falar sobre as vantagens do sachê de café e como utilizá-lo em algumas cafeteiras, inclusive. Confira!
O que é sachê de café?
Uma almofada perfeitamente selada, contendo o pó de café, já moído, na quantidade ideal e pronto para ser utilizado. De fato, esse é o conceito por detrás do sachê de café, também chamado de drip coffee.
Com isso, você pode levá-lo a qualquer lugar e assim, ter o seu tipo de café apreciado.
Uma das grandes vantagens dos sachês de café é o fato de serem prático e ecológicos, visto que quando utilizados, podem ser dispensados com facilidade, evitando o desperdício. No entanto, seus benefícios não param por aí!
Vamos ver quais são outras vantagens do sachê de café.
Vantagens
- Praticidade;
- Evita desperdício;
- Resulta em um café ideal, quando a proporção de água é seguida corretamente;
- Permite que você experimente tipos diferentes de café;
- Preservação ambiental, visto que os sachês são feitos de material biodegradável;
- Higiene;
- Economia.
Tipos de sachês
Padrão ESE
Quando você for adquirir sachês no mercado, muitos virão descritos como “padrão ESE”. Já outros não tem esse padrão.
Mas, o que é o padrão ESE? ESE significa Easy Serving Espresso.
Esse café se caracteriza por conter o pó de café dentro de um filtro-papel com ambiente controlado.
Uma das grandes vantagens do sachê é que ele elimina as dificuldades de se fazer um café expresso ideal: moagem incorreta, concentração errada do pó, torra errada, dentre outros problemas.
Assim, em 1998, foi criado o Consortium ESE, o qual determina o padrão a ser seguido:
- Café torrado e moído, conforme as especificações do consórcio;
- Em seguida, o café é prensado e envolto em um papel;
- Então, o café é colocado em uma embalagem, onde o ar (oxigênio) é substituído pelo nitrogênio, o que evita a oxidação do café.
Dessa forma, o sachê vem com 7 g de pó, nessas condições, permitindo a extração de uma dose.
Outros tipos de sachês
No mercado encontramos sachês compatíveis com Senseo, os quais podem ser utilizados na cafeteira Phillips Senseo. Esses sachês são menores que o padrão ESE.
São estes mesmos sachês que você pode utilizar na máquina Prima Latte II, da marca Oster.
E por último, você também encontra outros sachês, os quais não são necessariamente sachês de café, mas de bebidas à base de leite com café e chocolate, como cappuccino, por exemplo.
Essas bebidas vêm em um sachê, de uso único, mas que deve ser rompido e o pó misturado com água. Portanto, não se considera, esse tipo, um sachê de café.
Como usar sachê de café?
Existem algumas opções de cafeteira para você que deseja experimentar um sachê de café.
Cafeteiras para usar sachês de café
Algumas cafeteiras permitem o uso do sachê para extração do café. Vejam quais são.
Oster Prima Latte
Já falamos sobre essa cafeteira aqui no ReviewCafé. Trata-se de uma cafeteira bem completa, que vem com bico vaporizador e permite a utilização de pó, cápsulas e sachês de café.
Com seu exclusivo reservatório de leite, você também consegue fazer com facilidade bebidas à base de café que utilizam leite vaporizado.
Assim, você pode conciliar o uso de um sachê com o leite vaporizado e criar receitas como cappuccino, latte e mocaccino.
Seu preço é um pouco mais salgado do que outras cafeteiras, mas vale lembrar que esse é um modelo bastante completo. Ideal para quem gosta de apreciar o café em todas as maneiras que a bebida pode ser degustada.
Máquina de Café Mondial Espresso Coffee Cream
Outra cafeteira que permite o uso de sachê é o modelo da Mondial Espresso Coffee Cream.
Essa cafeteira permite fazer um delicioso expresso, ou usando pó, ou usando sachê. Além disso, ela também vem com bico vaporizador, o qual permite vaporizar o leite para receitas com esse ingrediente.
Cafeteira Philco Senseo
O modelo Senseo da Phillips tornou-se bastante popular, embora a cafeteira seja vendida pelo site da marca, é possível encontrar com facilidade os sachês de diferentes sabores, vendidos na Amazon, por exemplo.
Com a Senseo, você tem à disposição diversos sabores de café, conforme a intensidade (extraforte, intenso e clássico, por exemplo). Ou seja, há opção para todos os apreciadores de café.
Marcas de sachê de café
Agora que você já sabe as cafeteiras que permitem utilizar sachês, saiba que existem diferentes marcas de sachês à disposição no mercado para você.
Com isso, você pode aproveitar e escolher a marca que mais gosta, bem como a intensidade do café que prefere.
Além disso, vale lembrar haver bebidas à base de café, como cappuccino, por exemplo, em sachês, as quais são exigem cafeteiras, somente a água quente para sua execução.
Confira algumas marcas de café que oferecem a opção de sachês.
1 – Cappuccino Sachê Café Santa Mônica
Para os amantes de cappuccino, vindo diretamente da Fazenda Santa Mônica, uma das pioneiras no cultivo de café especial no Brasil, o sachê cappuccino é uma ótima opção.
Dessa forma, a caixa vem com 20 sachês, com cada sachê contendo a mistura perfeita de café, leite, chocolate e canela. Já adoçado, basta romper o sachê, misturar com água e apreciar essa deliciosa bebida.
Embora, conforme já dissemos, esse não é um sachê de café. Mas é um sachê, com uma bebida à base de café, que pode ser feita sem a necessidade de cafeteiras.
2 – Bravo Café Tenor Em Sachês
Café gourmet em sachês, com torra média. A Bravo é uma marca bastante tradicional e produz café de altíssima qualidade.
Esses sachês têm padrão ESE, ou seja, são menores que os da Senseo, mas podendo ser usadas em outras cafeteiras, como a Oster Prima Latte e a Mondial Espresso Coffee Cream, por exemplo.
3 – Senseo Pilão Degustações
Para quem deseja experimentar as diferentes intensidades de café, uma boa ideia é comprar o kit degustação Pilão, compatível com a cafeteira Senseo.
Nesse kit, você terá opções de sachês clássico, intenso e extraforte.
4 – Clássico Illy
A Illy foi a marca que iniciou o consórcio ESE. Portanto, quem deseja apreciar o autêntico expresso italiano, com grãos 100% Arábica, moídos, na dose certa, essa é uma excelente escolha.
5 – Santa Fé Intenso
Esse sachê é compatível com a cafeteira Senseo. A caixa vem com 75 sachês, de pó 100% Arábica e intensidade bastante forte.
Ideal para quem curte um café de sabor marcante e alta qualidade.
Agora que você já sabe o que é um sachê de café, os tipos de sachês existentes no mercado, como utilizá-lo nas cafeteiras e algumas marcas interessantes, basta escolher o seu tipo favorito e apreciar!
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.