Se você tem uma cafeteira em casa, pode já deve ter observado um símbolo no visor, pedindo a sua descalcificação. É apenas a máquina avisando que precisa passar por um processo de manutenção.

Mas você sabe como descalcificar cafeteira?

Dentre alguns cuidados necessários para a manutenção da cafeteira, a descalcificação é um dos mais importantes.

Ela garante não só o bom funcionamento da máquina por mais tempo, como também evita danos e entupimentos, entre outros problemas.

A calcificação ocorre devido ao pH (nível de acidez) da água utilizada para fazer o café após algum tempo de uso (doses ou litros extraídos). Caso ela se encontre com um pH superior a 7 (alcalina) a calcificação é mais rápida, e a manutenção necessária.

O tempo que leva para calcificar já vem pré-determinado pelo software na máquina, por isso, alguns modelos automaticamente avisam quando está na hora de descalcificar.

Se o pH da água estiver sempre abaixo de 7 (mais ácido) a própria passagem do líquido durante o funcionamento normal da cafeteira fará a descalcificação e essa manutenção será apenas necessária nos períodos pré-determinados.

Entenda melhor o processo de como descalcificar cafeteira abaixo!

O que é descalcificação de cafeteiras?

Como você já pode perceber, a descalcificação é um procedimento de manutenção da cafeteira importante e que deve ser realizado periodicamente, a fim de evitar danos à máquina com o passar do tempo de uso.

É apenas uma manutenção de rotina, dentre tantos outros cuidados básicos que você deve ter para garantir o bom funcionamento do equipamento por muito mais tempo.

A calcificação da cafeteira tem a ver com o pH (nível de acidez) da água utilizada para fazer o seu café todos os dias.

Normalmente, cada equipamento tem um número de doses ou litros de café a serem servidos pré-determinado pelo seu software até que seja necessário realizar o processo de descalcificação.

Quanto mais alto for o pH (superior a 7), mais alcalina a água se apresenta e a calcificação da cafeteira se torna mais rápida.

Já se o pH da água for mantido sempre abaixo de 7 (mais ácido) a própria passagem dela ao funcionar normalmente fará a descalcificação, fazendo com que essa manutenção seja apenas necessária nos períodos pré-determinados pela fabricante.

Mas, porque a calcificação acontece?

A água que utilizamos no reservatório da cafeteira para fazer o café, muitas vezes, pode conter altos níveis de sais de cálcio e magnésio, que são minerais importantes para o nosso organismo.

No entanto, ao aquecer a água dentro da cafeteira, esses sais minerais se quebram, dando origem ao carbonato de cálcio, que se deposita formando uma camada de calcário.

Com o passar do tempo de uso, essa camada vai se tornando mais firme e espessa, podendo causar danos às partes internas da cafeteira que ficam em contato com a água.

Obviamente, as áreas em contato com a água por mais tempo são as mais afetadas, sendo que alguns componentes, como a bomba de água, acabam tendo que trabalhar mais que o normal, gerando ruídos e mais desgaste do equipamento.

Por isso, a descalcificação é importante para garantir que esses resíduos sólidos de calcário provenientes da água sejam removidos das caldeiras da máquina de café, principalmente se você usa água com pH superior a 7 (mais alcalina).

Se você utiliza água mineral, observe o que diz no rótulo da embalagem sobre o pH da água. Ou verifique a acidez da água com uma Fita Medidora de pH, a fim de manter ela sempre ácida (pH abaixo de 7).

cafeteira três em ambiente

Quais os sintomas da calcificação na cafeteira?

Como dissemos, alguns modelos de máquinas de café avisam quando é necessário fazer a descalcificação da cafeteira.

No entanto, nem todos eles possuem esse recurso, principalmente as cafeteiras elétricas mais tradicionais.

Neste caso, existem alguns sintomas que podem ser percebidos na sua cafeteira, caso ela já esteja apresentando um acúmulo de calcário ou outros resíduos.

Se for o caso, o manual de instruções do equipamento pode ajudar a entender como descalcificar a cafeteria.

No mais, observe o seguinte:

  • Diminuição no volume de café ao ser preparado;
  • Capacidade da caldeira reduzida;
  • Aquecimento fora do normal;
  • Entupimentos (mangueira de passagem da água, ou outros orifícios);
  • Ruídos ao funcionar;
  • Redução da espuma do café, com aparência mais fina.

Porque devo aprender a descalcificar cafeteira?

Depois de entender o que é descalcificação e como acontece, já deve dar para imaginar porque é importante aprender como descalcificar cafeteira.

Os benefícios do processo para a manutenção do aparelho quando feita da forma correta e regularmente são vários.

Afinal, o mais importante é garantir o bom funcionamento da sua cafeteira por mais tempo possível, ou seja, prolongar a sua vida útil ao máximo.

Veja abaixo porque você deve aprender como descalcificar cafeteira:

  • Para garantir o volume máximo de café em cada xícara;
  • Assegurar que a temperatura do café esteja sempre adequada;
  • Evitar ruídos anormais durante o preparo do café;
  • Evitar gastos ou reposição da máquina por falta de manutenção e calcário acumulado;
  • Garantir que o seu café saia perfeito.

máquina espresso

Como descalcificar cafeteira?

Cada máquina de café ou cafeteira virá com o seu manual de instruções de uso, podendo utilizar processos diferentes para realizar a descalcificação, de acordo com as suas peças internas e modo de funcionar.

No entanto, há como descalcificar cafeteira de uma forma simples, principalmente se a sua cafeteira for de um modelo elétrico mais tradicional.

Para os demais modelos, como as máquinas de espresso, consulte o manual de cada um deles, ou acesso os links individuais abaixo:

Passo a passo para descalcificar a cafeteira:

  • Despeje 500ml de água no reservatório;
  • Dissolva 2 colheres de ácido cítrico (pode ser encontrado facilmente em farmácias de manipulação, lojas para laboratório, ou suco de limão);
  • Desencaixe o porta-filtro e coloque um recipiente embaixo da máquina para aparar a água;
  • Ligue a máquina até que o indicador de temperatura para café esteja OK e aperte o botão para ligar;
  • Extraia metade da solução neste processo;
  • Desligue a máquina;
  • Deixe a solução agir por 15 a 20 minutos;
  • Ligue novamente e extraia o restante da solução;
  • Para enxaguar, encha o reservatório com água limpa e extraia água até o mesmo ficar totalmente vazio por 2 vezes.

Pode usar vinagre para descalcificar a cafeteira?

A internet está cheia de tutoriais e receitas milagrosas para isso ou aquilo.

Neste caso, se você digitar “como descalcificar cafeteira”, vai encontrar informações que recomendam utilizar vinagre para a descalcificação da máquina.

Embora o vinagre seja composto principalmente de ácido acético e água, o que ajudaria na descalcificação, ele não é recomendado para este trabalho.

Da mesma forma que outras receitas de descalcificantes caseiros, principalmente os de base em ácidos minerais (como ácido sulfúrico, hidroclorídrico ou sulfâmico), capazes de danificar o sistema de tubulação da cafeteira.

Dicas para evitar a calcificação da cafeteira

Não há como evitar o acúmulo de calcário na cafeteira, pois a calcificação em algum momento vai ocorrer.

No entanto, há como prolongar o uso e protelar por mais tempo esse processo de manutenção. Muitos modelos de cafeteiras já alertam quando é necessário fazer a descalcificação.

De modo geral, mantendo sempre o pH da água ácido, você consegue utilizá-la por mais tempo e evitar o rápido acúmulo de calcário. No entanto, é importante manter em mente que a descalcificação da cafeteira deve ser feita anualmente ou a cada 1000 xícaras servidas.

Essa manutenção regular vai garantir o bom funcionamento da máquina e evitar que problemas comecem a surgir, por falta dessa limpeza.

Como, por exemplo, perda de temperatura da caldeira, resíduos e partículas sólidas no café, fluxo pequeno de água, etc.

Portanto, cuide da sua cafeteira com carinho, quem sabe assim você consiga adiar o processo de descalcificação por mais tempo.

cafeteria preparando delicioso café

Cafeteiras e Acessórios com Bons Preços

A Amazon preparou uma sessão com os produtos mais vendidos em sua categoria de cafeteiras e acessórios para café.

São centenas de produtos com preços acessíveis para você preparar seu café melhor.

Não perca a oportunidade de conferir os produtos em destaque.