Você já ouviu falar em Chemex? Pois, a Chemex é um excelente método de se ter um café coado, limpo e sem amargor.
Vamos saber mais sobre a Chemex, como ela foi criada, vantagens e desvantagens, além de como você deve utilizá-la para obter o melhor café! Confira!
O que é Chemex?
A Chemex é uma cafeteira feita com um tipo especial de vidro chamado de borossilicato. Ela possui uma parte de madeira circular, no centro, envolta por um laçarote de couro.
Só para ter uma ideia, o borossilicado é um material utilizado em dispositivos de vidro de laboratórios. Por isso é mais resistente e não solta nenhum tipo de resíduo no líquido em seu interior.
Com design muito interessante, com formato que lembra uma ampulheta, a Chemex foi desenvolvida pelo alemão Dr. Peter Schlumbohm, em 1941.
Schlumbohm era um químico alemão, mas emigrou para os Estados Unidos, fugindo do governo alemão de Aldof Hitler.
Após apenas 5 anos em terras americanas, em 1941, o químico alemão Schlumbohm criou a cafeteira de vidro com design arrojado e formato de ampulheta, capaz de produr um café com sabor limpo e delicioso.
O desenho da Chamex é tão incrível, elegante e diferente, que ela ganhou destaque, sobretudo por seguir a tendência modernista da época. Isso fez com que a Chemex se tornasse uma peça permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMa, tamanha sua importância.
Obviamente, a peça, considerada uma peça de arte, não ficou restrita à Nova York, fazendo sucesso no mundo todo com o passar do tempo.
Quais são as principais características da Chemex?
O design diferenciado não é a única coisa que chama a atenção em uma cafeteira Chemex. Confira, em seguida, outras características desse modelo:
1) Filtro diferenciado
O grande destaque da Chemex, além do seu belo design, é o seu filtro, em formato de cone, que é mais grosso que o filtro comum.
Na verdade, o criador da Chemex, na época, utilizou filtros de laboratório, que são mais grossos do que os coadores de papel descartáveis.
O filtro, na verdade, é 30% mais grosso do que o filtro tradicional e isso influencia, diretamente, na qualidade final da bebida em sua xícara.
Afinal, como o filtro tem maior poder de absorção, a bebida fica mais limpa e clara.
2) Bebida limpa sem resíduos
Assim como o material o qual compõe a estrutura dessa cafeteira, em associação ao filtro mais grosso, resultam em uma bebida mais bem filtrada.
Dessa forma, o café feito na Chemex é mais bem-filtrado, o que resulta em uma bebida mais limpa e com menos presença dos óleos essenciais, deixando seu sabor claro e delicioso!
Além disso, quando você finaliza sua xícara de café passado na Chemex, não vai perceber nenhum resíduo no fundo dela.
Característica importante dessa cafeteira de vidro, além do seu filtro com desenho cônico exclusivo e gramatura mais grossa, é a canaleta, situada na abertura, a qual também serve para evaporação rápida do ar, enquanto o café é coado. Isso também influencia no sabor final do café.
3) Manipulação fácil
A parte de madeira, onde a ampulheta afina, é justamente o local por a Chemex deve ser manipulada, no momento de servir o café.
Dessa forma, quem serve o café, não deve encostar no vidro, que estará bem quente, segurando apenas pela parte de madeira.
Essa parte está ali para preservar as mãos de quem manuseia a cafeteira. Afinal, ninguém quer sair com a mão queimada, certo?
4) Tamanhos diferenciados
A Chemex é oferecida no mercado para quem deseja utilizar esse método de preparo de café em diferentes tamanhos.
Assim, você encontra 4 tamanhos diferentes: três, quatro, seis e oito xícaras de café. Portanto, escolha o tamanho adequado, conforme o seu consumo de café, para que um preparo seja suficiente para atender a sua demanda.
5) Preparo simples e fácil do café
Embora muitas pessoas achem difícil, o preparo do café na Chemex é bastante simples. São necessários alguns cuidados, como o pó de café na moagem adequada, despejar a água da maneira adequada e fazer o pré-escaldo do filtro com água quente.
Se você seguir esses passos, vai notar ser bem simples utilizar a Chemex.
Desvantagens da Chemex
Mas, como tudo na vida, não existe nada que agrade a todo mundo. Dessa forma, a Chemex também apresenta algumas desvantagens.
1) Tempo e paciência
Para começar, quando se compara esse método com o das cafeteiras elétricas, por exemplo, a Chemex é bem mais lenta.
Portanto, se você tem pressa ou não tem paciência para esperar a água descer e o café ser coado, no tempo certo, então, outro tipo de método de preparo de café pode ser mais ideal a você.
2) Estrutura
Outra desvantagem é sua estrutura, que embora seja de borossilicato, um material bem resistente, ainda se trata de um vidro. Isto é, você deve ter cuidado ao lavar e ao manusear, pois, pode quebrar.
3) Utilizar filtros adequados
Além disso, para obter as vantagens desse método de preparo de café, você deve adquirir os filtros adequados. Senão, de nada adianta ter esse tipo de cafeteira em casa.
Existem diferentes modelos de filtros para Chemex disponíveis para compra e cada um deles possui um jeito certo de usar. O que você não deve fazer é utilizar os filtros de cafeteiras convencionais que existem nos mercados. Isso porque, o resultado final do seu café não será o mesmo.
4) Moagem
E você necessita usar um café moído na espessura correta. Ou seja, de nada adianta ter uma excelente cafeteira, se o produto que você usa nela não é de tão alta qualidade.
Opte por grãos moídos na hora ou então pó moído na espessura média a média/grossa. De fato, a granulometria do pó é essencial para que você tenha uma boa experiência e um ótimo resultado durante o processo de fazer café com a Chemex.
5) Diferente de máquinas de cafés expressos
Por último, há pessoas que gostam mais de cafés expressos. Se esse for o seu caso, então saiba que o café produzido pela Chemex não tem o mesmo sabor forte dos cafés expressos, por exemplo.
Nesse caso, uma cafeteira de cápsula ou uma cafeteira que possua cachimbo e você possa fazer seu café expresso, seja mais indicada.
Créditos do vídeo: canal do Youtube – Cortes Não Sou Barista.
Como é o método correto de preparo de café na Chemex?
Agora que você já sabe como a Chemex foi criada e quais são suas vantagens e desvantagens, chegou a hora de descrever, passo a passo, a maneira correta de se preparar o café utilizando esse método.
Para começar, lembre-se das dicas que demos previamente: escolha o tamanho adequado, use o filtro apropriado, tenha o café moído na espessura correta.
Agora, coloque a água para esquentar. Lembre-se que a temperatura correta da água para fazer um bom café não é fervendo, mas entre 85 °C e 95 °C.
Se você não tem um termômetro para medir a temperatura, deixe a água ferver, desligue o fogo e aguarde 5 minutos para a temperatura abaixar um pouco.
Coloque o filtro na posição certa, com a dobra tripla virada para o bico.
Agora, siga os passos descritos abaixo:
1. Faça o pré-escaldamento do filtro
De fato, esse passo é bem importante, para que os cafés servidos não apresentem nenhum gosto ligado ao papel. Outro fator é que o pré-escaldamento já deixa o recipiente aquecido, evitando o choque térmico.
Despreze a água utilizada no pré-escaldamento fora.
2. Coloque o pó na proporção correta
O ideal é você ter uma balança. Mas, se você não tiver, utilize a proporção abaixo:
- 60 g de pó (6 colheres de sopa);
- 660 mL de água. (cerca de 6 xícaras de 100 mL).
3. Pré-infusão
A pré-infusão nos preparos de cafés significa deixar apenas uma pequena quantidade de água com o pó. Nesse momento, o pó é hidratado e os gases do café são liberados.
Aguarde cerca de 30 segundos antes de seguir para a próxima etapa.
4. Adicione água devagar
Agora, coloque o restante da água, de maneira devagar, segura e em movimentos circulares.
Evite jogar água nas paredes do filtro. Espere o gotejamento do café para retirar o filtro, com cuidado.
5. Aprecie sua bebida
Sirva o café em uma xícara e aprecie o café feito através da Chemex.
E então? Gostou de saber tudo sobre a Chemex? Acredita ser uma experiência interessante apreciar um café assim? Pensa em adquirir uma ou você gosta mais de cafés expressos?
Afinal, bons produtos podem melhorar, ainda mais, o delicioso ato de curtir um café, bem como o processo de fazer esse café.
Conta para gente o seu tipo favorito de café e qual é o seu processo ideal de ter o seu café quentinho feito na hora!
Neto e filho de produtores, vi nesse ramo meu futuro e também a sequência de uma história de muitos anos, a paixão realmente nasceu quando vi que na CAFEICULTURA é possível ter uma ótima qualidade de vida e ser sempre recompensando pelo trabalho bem feito.