Café irlandês: como preparar o delicioso Irish coffee

Café Irlandês

Você já ouviu falar do café irlandês? O Irish coffee é uma bebida bastante conhecida ao redor do mundo e também tem muitos apreciadores no Brasil.

Afinal, a bebida é uma mistura deliciosa de café, uísque e também creme de leite fresco. Mas, a Irlanda é um país com muita tradição e cultura. E o café irlandês faz parte dessa história. Vamos falar um pouco mais sobre isso e como fazer o famoso café irlandês.

Ao final desse artigo, certamente você estará com muita vontade de experimentar um Irish Coffee. Confira!

A Irlanda e o café

Café Irlandes
Fonte: Seva_blsv (Elements)

A Irlanda é um país com rica cultura. Muitos conhecem a celebração do Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day), quando verde é utilizado e símbolos da cultura e folclore irlandês, como o Leprechaun, o famoso duende verde do folclore irlandês, estão espalhados por vários locais.

Além disso, o café faz parte da cultura e do dia a dia irlandês. De fato, a bebida é bastante consumida, sendo servida de maneira bastante forte. Dados [1] mostram que atualmente mais de 70% da população da Irlanda toma mais de uma xícara de café por dia, aumento de 20% em relação a 2017.

Segundo a jornalista Elizabeth Gonçalves, que mora há mais de 5 anos em Dublin, na Irlanda, o café forte, bem como o chá, é constantemente servido no país.

Os irlandeses costumam colocar um pouco de leite no café (e também no chá), conforme a jornalista.

Ela conta, um pouco, sobre a história do famoso Irish Coffee, que foi inventado em 1943, pelo chef Joe Sheridan. Confira um pouco dessa história!

A história do café irlandês

A jornalista Elizabeth Gonçalves conta, em seu site, o edublin, um pouco de como surgiu o famoso café irlandês. A história também é contada nesse artigo do KQED.

Em 1943, no antigo aeroporto de Foynes, um voo que saía em direção a Nova York teve que voltar, devido às más condições climáticas. Então, o renomado chef Joe Sheridan, que trabalhava no aeroporto de Foynes, foi solicitado a servir algo quente para os passageiros.

Joe Sheridan, então, teve a ideia de misturar ao café uma dose de uísque irlandês e ainda colocou creme fresco, no topo. Um dos passageiros perguntou para Sheridan se aquele café era brasileiro. Não, respondeu Sheridan. Aquele era o café irlandês. Nascia ali o famoso Irish Coffee.

O aeroporto de Foynes encerrou as operações e o restaurante foi transferido para Shannon. Mas foi só em 1951, que um jornalista americano do San Francisco Chronicle chamado Stan Delaplane divulgou o café irlandês para o mundo.

Stan Delaplane experimentou o café irlandês no aeroporto de Shannon. E quis reproduzi-lo com Jack Koeppler, dono do Buena Vista Café, nos Estados Unidos.

Mas, não deu certo! Tudo foi tentado, mas o creme continuava indo para o fundo do café. Foram feitas inúmeras tentativas, mas nada do sabor ficar igual ao que Stan Delaplane havia saboreado na Irlanda.

Portanto, os donos do Buena Vista Café fizeram uma proposta para Joe Sheridan, para ele ser barista no Buena Vista em 1952. E Sheridan aceitou!

A partir dali, com o chef criador da receita na Irlanda, agora trabalhando no Buena Vista Café, o Irish Coffee se popularizou nos Estados Unidos e até entrou para o livro dos recordes, o Guinness, em 2008.

Números do café irlandês

Para se ter uma ideia de como a bebida é popular, só no Buena Vista Café, considerado o marco inicial do café irlandês nos Estados Unidos, são servidos, diariamente, cerca de 2000 xícaras de Irish coffee.

Em um final de semana bem agitado, esse número pode subir para 2500 xícaras por dia. No Brasil, a bebida tem adeptos, embora receitas com variações, como incluindo o licor Bayley’s, também estejam presentes em algumas cafeterias.

O brasileiro não é o povo que mais bebe uísque no planeta e pela bebida levar, originalmente, uísque, ainda não tem um grande número de adeptos. Mas, para quem já experimentou o café irlandês garante: a bebida é simplesmente deliciosa.

E se formos ver pelo número de xícaras de Irish Coffee servidas diariamente nos Estados Unidos, só no famoso Buena Vista Café, realmente, seu sabor deve ser delicioso e conquista muito o paladar!

Receita de café irlandês

Café Irlandês
Fonte: lyulkamazur (Elements)

Agora que você já sabe como o café irlandês surgiu e como ele se espalhou pelo mundo, vamos à tradicional receita do Irish Coffee.

Essa é a receita do tradicional café irlandês, servido até hoje no Buena Vista Café. Confira os ingredientes e o modo de fazer.

Ingredientes

  • Uma medida de água quente;
  • Açúcar em cubos;
  • Café quente e fresco, preferencialmente café expresso;
  • Uma dose de uísque, preferencialmente, uísque irlandês;
  • Creme de leite fresco.

Modo de fazer

Comece despejando a água quente no copo ou xícara que receberá o café irlandês. Deixe a água quente no copo ou xícara por alguns segundos e despreze. Isso é apenas para aquecer o recipiente que receberá a bebida.

Antes, bata o creme de leite fresco em ponto de chantili. Para aqueles que gostam de usar chantili em spray, o ideal é bater o creme de leite fresco, visto que o chantili em spray não fica tão bom nesse tipo de receita.

Inclusive, o ponto do chantili é bastante importante: ele não pode estar mole, mas também nem duro demais, que você não consiga colocá-lo ou despejá-lo no como com facilidade. Lembre-se que se você exagerar em quanto bate o creme de leite fresco, ele vira manteiga e isso você não quer!

Para deixar o creme de leite fresco no ponto ideal, deixe- o bem gelado antes.

Se você ainda for fazer o café e já tiver batido o chantili, deixe-o no congelador um pouco. O segredo é justamente o ponto do chantili.

Então, coloque no copo ou xícara dois cubos de açúcar. Despeje o café quente na metade do copo, o suficiente para cobrir os cubos de açúcar.

Mexa até que o açúcar tenha sido dissolvido. A seguir, misture bem. A mistura do café com o açúcar antes é essencial. Se você não tiver açúcar em cubos, como manda a receita original, utilize açúcar mascavo.

Coloque uma dose de uísque e complete o restante do copo, com o café, deixando dois dedos de espaço.

É hora de adicionar o chantili, com uma colherada. Não mexa mais. Esse é outro segredo para o chantili não parar no fundo do copo.

Pronto! Seu café irlandês está pronto para ser apreciado!

Dicas para seu café irlandês ficar perfeito

Café Irlandês
Fonte: bhofack2 (Elements)
  • O passo de escaldar o copo ou xícara garante que não haja choque térmico entre o café e o recipiente. Portanto, não pule essa etapa!
  • Opte, sempre que possível, pelo café expresso, por ser mais intenso;
  • Organize-se para assim que extrair o café expresso, todas os demais ingredientes e passos da receita já estejam prontos, para o café não esfriar antes;
  • A qualidade do uísque também influencia no sabor final do café irlandês;
  • Uma boa dica é despejar o creme de leite batido, caso não esteja tão firme, através do verso de uma colher aquecida, no copo já com café, misturado com açúcar e uísque;
  • Embora muitas receitas de café irlandês levem licor Bayley’s, a receita original leva uísque.

Que tal experimentar essa deliciosa receita? Aqui no ReviewCafe, há sempre muito conteúdo de qualidade e deliciosas receitas para você, que adora café, experimentar! Aproveite!

Referência

[1] https://www.irishtimes.com/life-and-style/food-and-drink/caffeine-hit-the-rise-and-rise-of-irish-coffee-culture-1.3432851

Compre itens de café com desconto!