Café conilon: o que é, características e como apreciar

Café Conilon

Você já deve ter ouvido falar em café conilon e café arábica. Inclusive, se você aprecia uma xícara de café gourmet, já deve ter visto no pacote de grãos ou pó a expressão “100% arábica”.

Mas, o que isso significa afinal? Qual são as diferenças entre café conilon e café arábica? E no sabor, será que há tanta diferença assim? É sobre essas questões que falaremos, confira!

O que é café conilon?

Café Conilon
Fonte: ArtRachen (Elements)

O café dito conilon é uma espécie de café. Ele é considerado um café do tipo canéfora, do qual o mais comum é o robusta. No Brasil, esse tipo de café é conhecido como conilon.

Ele é originário da África Central, vindo de países como Congo, Camarões e Sudão, por exemplo.

Esse tipo de café se desenvolve melhor em regiões de clima quente e de média/baixa altitude.

No Brasil, ele é produzido especialmente no Espírito Santo, o qual é responsável por 75% da produção desse tipo de café conilon no Brasil, cultivado em regiões de até 600m de altitude e próximas do litoral.

História do café conilon no Brasil

Muitas pessoas podem achar que o café conilon é “inferior” ao café arábica. Inclusive, pode-se dizer, até sem grande conhecimento, que o café conilon tem forte amargor e seu sabor não é tão delicado, quanto o café arábica.

Porém, para entendermos porque esse café tinha essa fama e por que isso mudou atualmente, vamos falar um pouco sobre a história do café conilon no Brasil.

Em relação a isso, temos que entender que o café conilon começou a ser cultivado como uma alternativa de renda ao café arábica. Para isso, ele tinha sua colheita antecipada, o que fazia com que os grãos não tivessem seu processo de amadurecimento respeitado.

Assim, esses grãos colhidos de forma antecipada, imaturos, eram secos em altas temperaturas. Aqui vai uma informação importante: esses grãos têm amadurecimento mais tardio do que os grãos arábica.

Conclusão: com a colheira antecipada, de grãos imaturos, o sabor desse produto realmente continha forte amargor e até mesmo um sabor desagradável. Portanto, ele fez pouco sucesso no início.

Evolução

Nessa época, o mercado para esse tipo de café ainda era pequeno. Afinal, já se cultivava café arábica como sendo um café especial, de mais alta qualidade e o café conilon, como era cultivado então, estava longe disso.

A fama desse café como sendo inferior e de sabor desagradável veio desse período.

Então, com a realização de estudos e aplicação de técnicas de manejamento e beneficiamento, inéditas, esse tipo de café foi ganhando qualidade e valor agregado ao produto.

Foi só em 2017 que o café conilon especial começou a ganhar as prateleiras brasileiras e em 2018, iniciaram-se as primeiras exportações do produto, com alto valor agregado.

Inclusive, há o Protocolo de Degustação de Robustas Finas, no qual o café conilon se inclui, desenvolvido pelo Coffee Quality Institute.

Dados sobre o café conilon

De acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no Brasil, o plantio de café conilon ocupa 375,99 mil hectares.

Assim, esses números mostram um aumento do plantio de café conilon de 1,9% em 2021, em relação à safra de 2020.

Quando vemos os números espalhados pelo mundo, a safra 2021/2022 apresentará um total de 164,8 milhões de sacas de 60 kg. Desse número, 87,7 milhões de café arábica e 77,1 milhões de café conilon.

Dessa forma, observa-se que o volume esperado para essa safra é de 53% de café arábica e 47% de café conilon. Porém, vale observar que a produção de café conilon, quando comparada a atual safra com a anterior, teve aumento de 5%, enquanto a arábica apresentou redução de 14%.

Características do café conilon

Os grãos desse tipo de café têm características que os diferem dos grãos do tipo arábica.

  • Grãos do café conilon são menores e mais arredondados;
  • Maior concentração de cafeína: 2,2% no café conilon contra 1,2% do arábica;
  • Seus grãos demoram até 11 meses para amadurecer, ao contrário do café arábica, que leva até 9 meses;
  • É uma planta mais produtiva (floresce mais de uma vez ao ano) e mais resistente à doença;
  • Tem doçura menor;
  • Possui sabor mais forte e marcante.

Fatos importantes

É importante citar que no mercado internacional, o valor cobrado pelo café arábica ainda é superior ao café conilon.

De fato, o café arábica é o café utilizado para os produtos gourmet ou café especial. Já o café conilon é bastante utilizado para os blends e também para o café solúvel (liofilizado).

Com o manejo, torra adequada e mais desenvolvida, nos quais a doçura é pouco perdida, esse café é bastante utilizado em café espresso e bebidas com leite, devido ao seu sabor intenso.

Quer um exemplo? A cápsula Kazaar, da Nespresso, de intensidade 12, ideal para Ristretto e Espresso, utiliza blends de grãos do tipo Robusta e Arábica.

A torra ideal, bem como a qualidade dos seus grãos, é ideal para isso ser traduzido em uma bebida de qualidade. Muitas das concepções erradas sobre esse tipo de café está em seu manejo errado.

Mas, atualmente, o café conilon especial já está presente não só em mercados como também em cafeterias, por exemplo.

Como fazer uma xícara de café conilon?

Café Conilon
Fonte: twenty20photos (Elements)

Se você se interessou sobre o café conilon e deseja provar esse café, é ideal saber preparar a bebida com qualidade. Assim, o ideal é utilizar um método de preparo de café como o V60, por exemplo.

Em relação aos grãos, a moagem deve ser média.

O ideal é usar a proporção de 13 g de café moído para 200 mL de água.

Aqueça a água, não deixando ferver. A seguir, despeje 50 mL de água em movimentos circulares, para hidratar o pó.

Então, adicione mais água até chegar nos 150 mL que faltam.

O tempo total de extração deve girar em torno de 2 minutos.

Lembre-se que, conforme sempre descrevemos aqui no ReviewCafé, uma boa xícara de café começa com uma boa matéria-prima.

Portanto, escolha com carinho o pó do café e tenha atenção à torra. Dessa forma, você não será mais um consumidor de café que terá a concepção errada desse café como sendo interior.

Opte sempre por um café de qualidade, de bons produtores, certificados, os quais certamente usam muito conhecimento e cuidado no manejo do café conilon.

Compre itens de café com desconto!